sábado, 31 de dezembro de 2016

Ban Ki-moon despede-se da ONU “um pouco como a Cinderela”

BAN KI-MOON


O secretário-geral da ONU cessante despediu-se da equipa das Nações Unidas gracejando sentir-se "um pouco como a Cinderela". Ban Ki-moon passa o testemunho a António Guterres no dia 1.
"Amanhã (sábado) à meia-noite, tudo vai mudar"
JUSTIN LANE/EPA
Autor
  • Agência Lusa
O secretário-geral da ONU cessante, Ban Ki-moon, despediu-se esta sexta-feira da equipa das Nações Unidas gracejando sentir-se “um pouco como a Cinderela”. “Amanhã (sábado) à meia-noite, tudo vai mudar“, acrescentou, fazendo rir centenas de funcionários e diplomatas que se juntaram para a despedida.
Antes de a sua carruagem se transformar em abóbora, Ban Ki-moon terá a honra de assinalar a chegada de 2017 na Times Square, em Nova Iorque, iniciando a tradicional contagem decrescente. “Vou perder o meu cargo perante milhões de pessoas”, ironizou.
A 01 de janeiro, após dez anos na liderança das Nações Unidas, Ban Ki-moon passa o testemunho ao português António Guterres, que entrará na terça-feira, 03 de janeiro — porque segunda-feira é feriado — na sede da ONU, às 09h00 em ponto, para o seu primeiro dia de trabalho.
Em dez anos, o secretário-geral cessante quis ser “a voz daqueles que não têm voz na matéria” e o advogado “daqueles que são abandonados à sua sorte ou sem defesa”, afirmou, exortando o pessoal da ONU “a continuar”. De entre as suas prioridades, destacou o desenvolvimento sustentável, o combate às alterações climáticas e a defesa da igualdade para mulheres e jovens.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano tenciona regressar à Coreia do Sul em meados de janeiro e os analistas admitem que se candidatará à presidência do país. Após um longo périplo pelos corredores da ONU, com paragens frequentes para apertar mãos ou responder a aplausos, deixou o edifício a bordo de um Mercedes negro.

Sem comentários: