sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

DIÁLOGO ENCALHADO


Unay Cambuma

Desde o mês de Agosto que já víamos que as coisas não levariam a lado nenhum no diálogo entre a frelimo e a renamo, visto que o partido ilegalmente no poder, a frelimo, vem sabotando o processo. Como é do conhecimento dos moçambicanos, haviam esperanças para se resolver três pontos até antes da quadra festiva:
1. Cessação provisória das hostilidades - que permitiria a passagem das festas em ambiente pacífico;
2. Submissão a Assembleia da Republica do pacote contendo os princípios de leis da descentralização da administração do estado;
3. Nomeação e tomada de posse dos (6) governadores da renamo.
Portanto, só ficariam para Janeiro próximo assuntos relativos às forças de defesa e segurança (FADM, FIR, PRM e SISE). Como pode - se ver, nenhum ponto foi resolvido porque a frelimo andou a brincar. Quiz ganhar tempo para fazer mais tentativas para acabar com Dhlakama na Gorongoza e também para arrastar o processo até as vésperas dos próximos pleitos eleitorais. A frelimo foi usando de várias manobras sempre que o processo mostrasse sinais de avanço.
Na verdade a frelimo não está interessada em manter o conflito porque já foi derrotada pela renamo mas prefere manter o caos actual para continuar ilegalmente no poder e assim escapar a responsabilização dos inúmeros crimes praticados contra o povo moçambicano. A frelimo prefere arrastar o conflito consciente de que jamais terá sucesso, o importante é permanecer no poder. Mas estas brincadeiras frelimo já são do conhecimento da comunidade internacional, representada pelos mediadores.
E nos últimos dias a frelimo tenta fomentar boatos para dividir os mediadores internacionais, ao dar a entender que estes ditam as coisas na mesa negocial enquanto não. Os mediadores que estão no país trabalham seguindo estritamente os termos de referência previamente acordados. Eles apenas tem o papel de ajudar os moçambicanos a alcançarem a paz, fazem aproximar as posições da frelimo e da renamo, lançam propostas, aconselham ambas as partes e também ver quem é que de facto quer ou não a paz.
Mas a frelimo, habituada a manobras, batotas e fraudes, não está a sentir se bem com a presença da mediação internacional, porque sabe que estes informam aos seus países tudo o que acontece durante o processo negocial, é por isso que a frelimo sempre negou a presença da mediação internacional. Quiz sempre os mediadores mocambicanos, como Sengulane, Do Rosário, entre outros, que são membros da frelimo que apenas sabem dizer "sim, sim, camarada".
Mas na nossa opinião, embora a frelimo esteja a retardar o processo negocial, o mundo já viu quem é que não quer a paz em Moçambique e a frelimo será a culpada e responsabilizada pela continuação do conflito militar. Também somos da opinião que a frelimo não tem outra saída a não ser aceitar as exigências da renamo porque caso contrário vai dar motivos a renamo a enveredar pela estratégia militar, o que é muito mau para o país e em particular para a própria frelimo, porque vai perder tudo.
Infelizmente, por culpa da frelimo, vamos passar a quadra festiva em ambiente de guerra mas esperamos que tudo seja resolvido no próximo ano a partir de Janeiro. Já estamos cansados da guerra e também de cabeças duras da frelimo, daquela meia dúzia de comunistas sentados em Maputo que está a dar ordens para a destruição do país. Mas em breve serão capturados e julgados.
Até porque a justiça divina parece já estar a tomar conta do recado com a incrível e trágica morte da Valentina Guebuza. O estranho é que depois de um casamento digno de Hollywood, seguiu se também uma morte digna de Hollywood, com o Guebuza a ver ao vivo como é que morre um filho, ele que já mandou a morte mais de 6.000 filhos dos outros só para acabar com Dhlakama. Que ironia, ein?!

Unay Cambuma

Comentários


Ivanildo Mucavel Pronto, governação já não está para este Dezembro, mas sim Janeiro.


Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Vamos varrer esse lixo daq no nosso pais
Gosto · 5 h


David Jairosse Alfredo O Povo Inocente É Qui Vai Acabar De Morrer!
Gosto · 5 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Hiiiiii cada coisa.so espero k a renamo seja forte


Michael Amido Abibo Eu ja diz o preto nunca sabe resolver os seus problemas sem um grito dividem la essa merda d pais ja estamos fartos d sermos humilhados


Filipe Augusto Augusto Filipe A frelixo nao aceita por sabe k se dividir morera de fome tudo k o pais depende esta n centro.
Gosto · 5 h


Alberto António Gravata Estamos cansados
Gosto · 5 h


Salvador Matavele Salvador Matavele Deve se dar um basta aos usurpradores da vitoria do povo.
Gosto · 5 h


Araujo Manuenca Jose Etams sem vontade de ouvir isso porque etao 0 plano da frelimo porque desde muito dizia nao ia dar as 6 provincias
Gosto · 5 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Se essa vadia e o pai morerem pelo menos algumas coisas estaram normal eu acho. Mas por favor se alguem ter as imagens do funeral ou tiroteito enviem kero faser uma festa. De parabens
Gosto · 5 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Irmaos a frelimo vai dar as 6provincias mas hiiiiiiiiii nao sera facil assim com essa cilada de morte e ataque cardiaco o dialogo vai prolongar bem vao ver.mas e so agente ser forte


Batista Ndlayani Vimos que afrelimo ñ presta.
Msa ningue sabe disso tudo ai..

Cheio de milhoes,mas compram materias belico para acabar com avida de um cidadão mocçambicano(dlhakama.
e morrem em hospitais por falta de condiçoes e sem educaçao
Gosto · 5 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Ta mal pessoal
Gosto · 5 h


Pequeno Fredy irmao, o lidr da renamo xta comer com eses gajos d camarada nao podmx ser enganado, ele nao é deuso ja pasam mas d 7 anos sem conseso.
Gosto · 4 h


Gote Rafa Bem dito, a desgraça já começou bater porta dos tubarões.
Gosto · 4 h


Ferrao Reino Junior Junior RENAMO é uma merda ,nao aguenta com a FRELIMO,desde k começaram nunca cansaram mentir pra o povo,ate quando k vamos xtar a xpera da vossa decisão???pensem bem nisto!!
Gosto · 4 h


Electrico Laoterio Electrico Kero fotos d morte d tal valentina Sangue hospital ou mas
Gosto · 4 h


Pequeno Fredy os camaradas nao vao mandar ele numca e dialogo nao vai ter o seu fim, nos a morrer familia d dhacama e dos camaradas a vivr numa boa, abre vista meu irmao,
Gosto · 1 · 4 h


Ferrao Reino Junior Junior É o que xtou a ver,ultimamente os da renamo xtao sendo morto tipo galinha sem nenhuma intervenção dos big big
Gosto · 4 h


Pequeno Fredy vmx pesar asi: comeda k ele come com homens dle pasa daond? fungulani maso.
Gosto · 4 h


Mbalamanje Uzende Chanunkha Agora, qual é o plano aseguir depois dessa humilhaçaõ?
Gosto · 4 h


António Álvaro Nhanala Irmão,de verdade a Valetina Morreu? Quem tiver indícios peço por favor, só espero que desta vez não arranje um marqui e pinte a cor dela para nos enganarem.


Filipe Augusto Augusto Filipe O lider da renamo sabe uk esta a faser. Se estivessem a comer junto a frelimo nao estaria se fritando.estariam numa boa mas ha k a renamo e uma pedra n sapato da frelimo estao ai se fritando dum lado para outro. Pessoal a renamo nao come com a frelimo.se comia foi n passado antes de ver uk acontecia mesmo mas agora k ja sabe hiiiiiiiiiiii eu nao acho k estao junto


Filipe Augusto Augusto Filipe Yes can you help
Gosto · 3 h


Osvaldo Salvaterra esse nunca vao entregar o poder
Gosto · 2 h


Joaquim DoCastelo Com membros esquizofrenicos como o Joaquim Alberto Chipande 's Comissao Politica da FRELIMO que soh acreditam na morte do Dhlakama como a unica do conflito armado em Mocambique, jamais havera uma solucao negociada, senhor Unay Cambuma.
Gosto · 1 h


Ergilio Julio é contigo isso...onde é que o povo entra nisso tudo, ja Há muito te vens contradizendo e nos so te olhamos.
Gosto · 1 · 1 h


Nofati Manuel Dos Santos nao ha dialogo serio.
Gosto · 1 h


Joaquim DoCastelo Senhor Ergilio Julio!... Talvez nao ouviu o sehor Joaquim Alberto Chipande a dizer que nao existia nenhum dialogo com a RENAMO e que na sua historia a FRELIMO apenas negociou com os Portugueses, em Lusaka. Pode ser tambem que nunca tenha ouvido este mesmo senhor a jurar, apes juntos, que em Mocambique neste momento nao existe nenhum conflito armado e que o que existe eh apenas um banditismo armado. E isto tudo em pleno curso das negociacoes tanto anteriores como as actuais, entre a FRELIMO e a RENAMO. Se o senhor considera o meu pornunciamento de uma contradicao, gostaria de saber em relacao a que pornuciamento meu, anterior?

Sem comentários: