A cidade de Inhambane viveu momentos de pânico na manhã deste domingo na sequência da evasão de sessenta e trés reclusos da cadeia provincial.
Um dos reclusos perdeu a vida, dezoito outros foram neutralizados e quarenta e cinco continuam a monte. Na tentativa de fuga, um funcionário da Procuradoria Provincial morreu na troca de tiros entre os fugitivos e a polícia.
Para lograr os seus intentos, os amotinados neutralizaram um agente de segurança da penitenciária, a quem arrancaram trés armas de fogo de tipo AK-47, armas que depois viriam a ser utilizadas no assalto a diversas viaturas, na tentativa de sair da cidade de Inhambane.
Na sua primeira tenativa para deixaram a cidade de Inhambane, os fugitivos, já armados, usaram uma viatura ligeira, de seguida interpelaram duas carrinhas de transporte de passageiros e por ultimo uma viatura ligeira com a qual viriam a embater numa outra que circulava em sentido contrário, próximo da ponte sobre o Rio Mutamba, já no distrito de Jangamo.
Instantes depois chegou ao local uma unidade da FIR (Força de Intervenção Rápida) que conseguiu neutralizar sete reclusos e abater um deles, que se presume seja o cabecilha já que empunhava uma das armas de fogo roubadas na evasão.
Durante o tiroteio foi morto o proprietário da viatura ligeira, funcionário da Procuradoria Provincial de Inhambane, que na ocasião regressava de Jangamo onde participara num encontro com Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, de serviço na região.
A Cadeia Provincial de Inhambane tinha uma população prisional de duzentos e noventa e um reclusos.
Aziza Throne Mas Antonio A. S. Kawaria. Nao sei sinceramente qual é o espanto? kkkk Nao é a primeira vez que a policia demonstra falta de prontidao combative contra o crime e assaltos as esquadras e aos carros em direccao qo tribunal para libertar comparsas etc . O que me espanta é que esses ladroes estao atrasados e deviam ter começado a roubar politicos e corruptos e lambe botas. Esses sim tem mto dinheiro . Falei
Antonio A. S. Kawaria http://www.verdade.co.mz/newsflash/37849-reclusos-evadem-se-da-cadeia-civil-de-inhambane
Reclusos, em número indeterminado, evadiram-se na manhã deste domingo da cadeia civil na cidade de Inhambane, a Sul de Moçambique.
Aziza Throne tás a gozar Tony Ciprix. O que te posso garantir é que nao havia nenhum escova ou lambe botas
Tony Ciprix Aziza Throne, gozar eu? Nada, com a confusao de espiritos que vivemos ultimamente, a busca de condicoes objectivas vale-se de tudo. Pensar alto
Aziza Throne Nao pensa alto Toninhwana..... Tony Ciprix. EEEEppppa. Depois de alguns segundos estou a pensar alto tbem. Mas te garanti e dei te a certeza de algo. Nao havia lambe botas. Agora os outros nao sei. Podiam até estar, ou até ser fabricados enfim. .... Tens razao broder
Aziza Throne já viste toninhwana Tony ciprix. tás a rir, qdo o assunto é sério. e só ri. nao dizes se concordas ou dicordas dos meus ppontos de vista. kkikikikki
Tony Ciprix Aziza Throne, nada disso. Vamos aguardar o pronunciamento oficial e analisar a ordem do discurso
Asslix Asslam O director da cadeira explicou que do trabalho desencadeado visando a sua localização foram recapturados 23 fugitivos, estando ainda a monte 42. Malije acrescentou que dos evadidos fazem parte assaltantes à mão armada que se encontravam alguns a cumprir penas e outros ainda aguardando julgamento.
“Temos aqui perigosos cadastrados, assaltantes à mão armada, entre eles um elemento das Forças Armadas de Moçambique e um antigo guarda da Casa Militar. Foram estes dois que lideraram o grupo que se evadiu da cadeia. O antigo guarda da Casa Militar foi abatido na troca de tiros com a Polícia, pois ele é que empunhava a arma. O outro comparsa abandonou a arma roubada na cadeia e foi capturado”, contou Malije.
“Temos aqui perigosos cadastrados, assaltantes à mão armada, entre eles um elemento das Forças Armadas de Moçambique e um antigo guarda da Casa Militar. Foram estes dois que lideraram o grupo que se evadiu da cadeia. O antigo guarda da Casa Militar foi abatido na troca de tiros com a Polícia, pois ele é que empunhava a arma. O outro comparsa abandonou a arma roubada na cadeia e foi capturado”, contou Malije.
Antonio A. S. Kawaria Uma boa pergunta essa do Tony Ciprix. Eu também quero saber se nessa cadeia havia algum membro da Renamo preso.
Sem comentários:
Enviar um comentário