domingo, 23 de junho de 2013

História da semana


  • História da semana:

    Ola gente amiga das madrugadas.Euchamo-me Afonso Massinga.Sou irmão gémeo do Belito Massinga.Temos 30 anos de idade e nascemos em Maputo.Euvivo na Africa Do Sul desde 2009 e neste momento estou cá porque a nossa mãe me telefonou há duas semanas a dizer-me que havia problemas sérios em casa.Na verdade esses problemas não são recentes.Comecaram há 10 anos quando eu conheci uma moca de Pemba, na altura colegas de escola do curso nocturno na Matola.
    Foi paixão á primeira vista.Eu andava louco por essa mulher de tal maneira que quando completamos o primeiro ano de namoro,fiz questão de oficializar essa relaccão junto da família dela.Fizemos uma grande festa.Eu andava satisfeito da vida.A minha família também,pois achavam a minha namorada o máximo.Era simpática,amiga de todos e em particular da minha mãe e do meu irmão gémeo Belito.
    Em 2005,decidimos que tinhamos que casar e assim aconteceu.Com as economias que eu havia guardado ao longo de 5 anos como técnico informático por conta própria,fizemos um casamento memorável.Passamos a viver na mesma casa na Matola com a minha maè e o meu irmão gémeo que herdamos do meu pai, já falecido.Dois meses depois ela deu-me a feliz noticia de que estava grávida.
    Em Maio de 2006 nasceu o nosso primeiro filho,Saudavel e bonitão.Em Novembro desse mesmo ano um amigo de infância convidou-me a interessar-me pelo negocio de mukherista como forma de ocupar melhor o meu tempo e engordar a renda em casa atendendo as novas responsabilidades de casado e pai,para além de poder ajudar a minha mae que tem uma machamba de 4 hectares a caminho de Boane.O meu irmão também ajudava com a viatura ligeira que tem e que usa como táxi.Entao a partir dai passei a fazer viagens mais frequentes a Africa Do sul,donde trazia para além de material informático,outros bens e acessórios para a venda.
    Numa dessas minhas ausências ,a minha mae ao voltar mais cedo da machamba,encontrou a minha mulher na cama com o meu irmão gémeo.Isso aconteceu em Novembro de de 2006.Mas eu não soube de nada.Em Janeiro de 2007,a minha mulher deu-me a conhecer que estava novamente grávida.E eu mais uma vez me senti satisfeito e realizado.A nossa relaccao em casa e em família parecia normal,dado que a minha mae decidiu manter-se calada e não me disse nada do que viu e sabia.
    Em Maio de 2007 a minha saúde começou a apresentar problemas.Passei a frequentar o Hospital Central De Maputo em consultas medicas até que me disseram que eu sofria de uma doença muito rara,que me inclusivamente poderia afectar a minha capacidade sexual de produzir espermatezóides vivos capazes de gerar filhos.Disseram-me que o tratamento seria muito difícil.Receitaram-me alguns medicamentos e disseram-me que o tratamento seria longo e de resultado incerto.Eu resolvi guardar segredo dos exames médicos que fiz e não disse a verdade a ninguém. Preferi dizer a família que o assunto era passageiro e sem importância.
    Entretanto na primeira semana de Novembro a minha mulher deu a luz ao nosso segundo filho.Nessa altura a namorada do meu irmão gémeo anunciava o fim do namoro que já durava há 3 anos.
    Apesar da minha insistência ela não quis dizer-me as razões de tal atitude.O meu irmão também fechou-se em copas.A minha mae disse-me que ia conversar com o casal com mais tempo afim de saber o que aconteceu.A verdade é que nunca mais soube nada sobre esse assunto e nunca mais vi a namorada do meu irmão.Ouvi rumores de que ela estava a viver em Tete,sua terra natal.
    Quanto a mim,a vida continuava normalmente.As viagens a Africa Do Sul mantinham-se;os miúdos estavam a crescer normalmente e saudáveis;,mas o meu estado de saude continuava a agravar-se.Em Marco de 2008 voltei ao Hospital para novas consultas e depois mais outras analises,fiquei a saber que o problema mantinham-se e agudizava-se.Aproveitei as minhas idas a Africa Do Sul para consultar-me de novo e o diagnostico foi o mesmo.
    Eu já não conseguia manter a situação em segredo por mais tempo,dado que física e psicologicamente os efeitos eram cada vez mais evidentes.Mas entretanto a relaccao de amantismo entre a minha mulher e o cunhado(portanto,o meu irmão)continuava e eu claro, totalmente as cegas e longe de imaginar fosse o que fosse.
    Em Dezembro ainda de 2008,cansado e desesperado e cada vez mais doente,resolvi abrir o jogo com a minha mae e contar-lhe a verdade sobre o meu estado de saúde.Aí a minha mae preferiu pedir-me uns dias para reflectir sobre o caminho a seguir,mas aconselhou-me a contar a verdade a minha mulher.Uma semana depois contei o problema ao meu irmão.Ele disse-me que o ideal seria ter calma e coragem.
    Ja em Janeiro de 2009,numa das minhas ultimas viagens a África Do Sul antes de ir pra la viver definitivamente,recebi uma mensagem telefonica não assinada a marcar um encontro urgente para falar sobre a minha vida:assim dizia a mensagem,com local e horas definidas.Assim fiz e para o meu espanto,a dona da mensagem era a minha ex-cunhada.
    Aí fiquei a saber as razões porque ela acabou o namoro com o meu irmão.Foi porque ela viu varias mensagens telefónicas trocadas entre o meu irmão e a cunhada(portanto,a minha mulher).Fiquei a saber que ela (a minha ex-cunhada) inclusivamente esteve perto de encontra-los em flagrante em nossa casa numa manha de domingo enquanto eu estava na Africa Do Sul e a minha mae na igreja.Fiquei a saber que muito provavelmente o segundo filho do meu casamento terá como verdadeiro pai o meu irmão e não eu..Eu estava sem saber o que fazer.Por fim decidi que o melhor seria procurar formas de rapidamente mudar-me para a Africa Do Sul definitivamente.Arranjei formas de o fazer sem levantar suspeitas em casa,porque não levei nada de casa.Apenas fui ao banco levantar as minhas economias e fui-me embora e não me despedi de ninguem.
    Chegado a Africa Do Sul,procurei arranjar uma casa pequena,mudei de numero de telefone e tentei levar uma vida nova.Foi dificil no inicio porque não parava de pensar em tudo o que me aconteceu e o meu estado de saúde cada vez mais critico.Cheguei a pensar que a morte seria o melhor que me podia acontecer .
    Acabei arranjando emprego fixo bem pago como técnico de informática numa empresa bem cotada em Pretoria.A empresa ajudou-me a cuidar da minha saúde numa clinica especializada e agora sinto-me muito melhor.Estava a tudo a correr-me tao bem,ate que alguém de Mocambique me localizou e foi dizer a minha família em Matola..Nao sei como mas a minha mae conseguiu obter o meu numero de telefone e assim ligou-me há duas semanas a dizer que me queria de volta porque havia problemas sérios em casa e estava gravemente doente.Temendo o pior , resolvi vir a Mocambique.
    Assim fiquei a saber que ela,a minha mae ,gravemente doente e que não queria morrer sem antes contar-me tudo o que sabia e sempre soube,mas que preferiu guardar o silencio para segundo ela,preservar o meu casamento e a união da família.Ela disse-me que na tradição as coisas se resolvem dessa maneira.Fiqueitambém a saber que ela queria que eu a perdoasse assim como ao meu irmão e a mae dos meus supostos filhos e que depois que souberam do meu paradeiro, assumiram publicamente a relaccao que mantinham em segredo com o meu irmão gemeo.É possível perdoar essa tripla traição?O QUE É QUE FACO? Peco a vossa ajuda meus amigos.
    See translation
    1Like · ·
    • 10 people like this.
    • Aurelio Manhicane Depende única e exclusivamente de si.See Translation
    • Nelson Raul meu deus, isso é complicado. tu podes perdoar a todos mas isso nao vai apagar o teu passado. isso no fundo marca negativamente e dizr k esqueceu e facil, dificil é esquecer. isso é imperdoavel por ser inesquecivelSee Translation
    • Arlindo Joaquina Benhe É sim meu irmao, a verdad é k nu dvemx nx enfrakexer perant est tpo d situaxoex, exax form tentaxoex diabolics. Tent nu dar crdto a ixo, nada akntexe ao akaso, Deus é k realment sbe do prjcto k tm ao t trazer à terra.See Translation
    • Augusto Daniel Faife É dificel teu caso mas Se és cristão então perdoe e peça perdão mas só vce sente a dor e vai ser dificel voltar a confiar o teu irmão mas apesar d tdo ele é teu irmão ele é tua familia eu acho k vce devia perdoar para o bem da sua familia mas vce é quem decide*See Translation
    • Fred Xina É tristre a sua situaxao amigo, eu acho k voce ja perdoou exa situaxao, o k vce ta em duvida é se consegues vltar a dividir do mesmo tecto com exas pessoas. por me leva a tua vida como vinhas levando so nao volte para ela pos nao ira adiantar de nada. uma vez que nao é vontade dela mas sim a vontade de uma mae que deseja harmonia entre os filhos. pos pelo que percebo a sua mae teme que devido a essa situaxao os filhos se odeiem enternamente devido uma mulherSee Translation
    • Leonel Lahade Os nossos sentimentos e a familia sao muit importantes... A resoluçao ou a soluçao deste problema tem d vir unicament de voce . Porque foi voce que sofreu. No momento em que pensast em ir pa RAS sem dzer nda cometest um erro porque deixast um problema por resolver. Nao se pode fugir dos problemas , temos de os enfrentar. Aranja meios social, moral e tradicionalmente aceites para resolver essa situaçao em que tas metido. Quanto a sua mae tens de te por nu lugar dela .See Translation
    • Orlando Jorge Álves Álves ê possivel sim, perdoa-os também Deus perdoar-te-á porque a culpa é toda do teu irmão gémeo que ñ soube resistir das seduções da cunhada dele. mas meu amigo ñ nada que possas fazer se apenas perdoar essa dupla, saibas que tu também cometeste erros na tua vida por mais q sejam insignifícantes mas o altissimo só irá te perdoar se tt também perdoares os q te magoaram, força amigo e esqueça essa esses capitulos chocantes e abra uma nova pagina da vida.See Translation
    • Roberto Nhone Nhone Meu irmao parabens! Por ser forte e corajoso. Aprecio muito sua espontania vontade de ter ajuda. Meu irmao o que te aconteceu e triste sim e partlho contigo ador de ser traido por sua propria mulher e seu irmao. Mano eles querem que lhes perdoe; mano pode te custar mas tens de perdoar lhes. Faz sua parte e o resto deixa nas maos de Deus; e a vida continua, luta por sua vida e sua felicidade, espero ter ajudado e obrigado Madrugada amiga por este programa especial.
    • Sergio Chilaule De certo que tudo se embrulhou desde o principio agora decidiu se distanciar da familia, familia pede perdao, perdoe-lhes e viva a sua vida, e lembre-se quando casar fica co sua esposa e seus filhos somente, assim ajuda na tomada de decisoes, pois vejo que agora atira culpas a sua mae, se estivesses em seu canto desde o principio, aposto que o tema seria diferente. E outra "fugir de um problema nao e resolve-lo costuma se dizer corte o mal pela raiz" refere-se a isto, boa continuação.
    • Inacio Dos Nacaches Sintam-se cumprimentados amigos da madrugada amiga!
      Por acaso pude ler e re-ler de forma detalhada para melhor perceber a historia da semana e por acaso, é complexa e sinto muito. Afonso tu podes muito bem perdoar ao teu irmao tanto como a mae dos meninos. Procure um psicologo para lhe ajudar. Força meu irmão porque para Deus nada é impossivel! Tu és um homem forte e boas coisas esperam por ti. Abr
    • Joana Siquice Perdoi a todos pra poderes viver em paz e feliz consigo mesmo.

Sem comentários: