segunda-feira, 20 de maio de 2019

ESPERTEZA SEM INTELIGÊNCIA NUNCA TEM PERNAS PARA ANDAR

Em Analise
ESPERTEZA SEM INTELIGÊNCIA NUNCA TEM PERNAS PARA ANDAR
Por: Aguiar Fogueiro
Embora não em convivio directo, mas, muitos de nós conhecemos de carne osso nas pessoas como o Brigadeiro Acácio, General Maquival, entre outros na lista de oficiais reaprepresentados da parte da RNM para a PRM.
Esses cidadãos generais segundo nosso conhecimento, ate hoje que publico esta nota, alguns não tem nem acima de 50 anos de idade. E, Visto que suas aparencias fisicas atestam serem ainda quase jovens, certa vez me questionei:
Afinal com quantos anos estes oficiais tornaram se oficiais bravos e merito, ainda no auge dos 16 anos da guerra? Porque sem duvidas os guerrilheiros sabem lutar.
Alias, quando assisti o momento que estavam sendo expulsos pela frelimo das FDAM, sob estrategia ou alegações de passagem a reserva, de novo me questionei:
Como esta sendo possivel serem reformados/reservistas Generais que que começaram a pegar em armas na decada de , 80 e respiram o sangue fresco, energetico, profissional, talentoso, dinamico, etc, etc e ao contrario são mantidos nas Fadm os idosos, generais da decada de 60 e 70 tais como Graça Chongo, Minete, Julio Jane, gorge Kalau e outros caducos da frelimo com intuito de manipularem mentes de jovens paramilitares inocentes nas fileiras, sendo estes ultimos (mais velhos) que deviam passar a reforma!?
E como se bastasse, o bandido Nyusi ate se esqueceu que a bem pouco tempo e por via de nepotismo ja repescou/resurcitou o seu familiar, o general muito idoso e baixinho e assassino como ele mesmo, chamado de Lagos Lodimo e o renomeou para voltar a comandar as forças paramilitares no SISE?!
Entretanto, ironicamente o Lidimo envelheceu e morreu de trombose no comando das FDS porque seu organismo ja estava saturado de atender, orqueatrar e tratar coisas banais de um regime comunsta, stressado e sem ideias de governação.
Nyusi se esquece que quem insistentemente esta na presidencia, sectores de altos niveis, dirigente de seu partido, etc, são os seus titios e avôs reformados caducos tais o como, Jene, Kalau, Marcelino, Guebuza, Chissano, Mulembwe, Graça machel, Comiche e tantos outros que deviam estar descansando em paz em sombras de suas mansões construidas com o dinheiro roubado do Povo, mas estes ironicos, negam dar espaço para liderança, governação e desenvolvimento atraves de ideias inovadas de jovens que mensamente são graduados tanto externa como internamente.
Afonso Dhlakama por varias vezes ele citou apelando para primeiro respeitar e repor ou se reenquadrar os oficias oriundos da Rnm e que de forma compulsiva, unilateral, duvidosa e secreta o governo os exlulsou das fileiraz sem justa causa. Nos temos gravações de seus discursos.
Dai, o passo a seguir seria partilhar ou enquadrar elementos da Rnm nos serviços de informação e segredos do Estado ( SISE) porque tem sido neste sector por onde se engendram planos maquievais para perceguições e restantes crimes da Frelimo.
Terminado o dossier do SISE, então, a comissão de verificação, doadores e outros convidados, podem iniciar com o processo de acantonamentos e registo de efectivo dos comandos da Rnm, para FADM e para PRM.
Por ultimo, acontecerá a apresentação das armas.
Atenção: não se chama entrega. Entregar a quem? Chama se sim, apresentar armas, se bem que na verdade tais armas existem e quem oficialmente deu/emprestava á perdiz, para a Rnm guardar ou usa las.
Findo o game com Fifth/Fifth ai a Paz e Democracia florescerão no solo pátrio, porque ninguem se socorrerá das FDS nem para ameaçar nem ser ameaçado pois todos paramilitares serão Republicanos/apartidarios e seus elementos e oficiais terão um Foco em comum -- defender a Republica.
Ja não haverão agentes secretos Mozambicanos hipocritas e instrumentalizados para odiar, caçar, perceguir e assassinar outros Mozambicanos.
Não haverá policias e soldados Mozambicanos instrumentalizados para matar outros Mozambicanos em épocas eleitorais e não so.
Não haverá agentes paramilitares Mozambicanos manipulados para ameaçar e roubar a outros Mozambicanos nas estradas, povoações, etc.
Hamm, ja me lembrei:
Na vespera do enceramento do congresso da RNM realizado na Serra da Gorongosa, o General Sousa, o comandante das forças e chefe do Estado Maior das forças da RNM determinou e disse:
"...Não havera nem desmobilização, nem desarmamento nem outra coisa enquanto não se resolver o assunto do SISE. Queremos que os nossos sejam integrados no SISe. E nao pensam que vão nos emganar porque sua excelencia Afonso Dhlakama morreu, não, não. No dialogo não se deve retirar nem uma unica virgula porque as consequencias serão para frelimo" fim de citação
Sim, vale mais as coisas continuarem assim como estão numa tregua indefenida do que fecharem uma paz apressada e doentia ao ponto de Rnm cair outra vez no Erro Fatal.
Frelimo fez se naquele tempo de macoco esperto. Porem, não percorreu o tempo suficientemente longo e hoje está foi pegue na curva e colocada entre a espada e a parede.
20//05/2019
Gosto

Sem comentários: