terça-feira, 28 de maio de 2019

Depois chamaste Filipe Nyusi para ser teu sucessor---ele inocente das tuas falcatruas---, pensando tu que ele seria teu escudo. Erraste! Nem eu, teu filho e discípulo, faria esse papel. Ninguém deve defender falcutruas de outrem.

Carta pública ao meu pai e ídolo político

Pai, hoje quero dizer-te outras verdades dolorosas.
Tu, Armando Emílio Guebuza, és o meu pai e ídolo político. Gosto muito da tua frontalidade e honestidade. Mas não gosto dos teus excessos.
Tu enganaste os moçambicanos durante 10 anos. Inventaste o discurso de "luta contra a pobreza" para ganhares espaço e enriqueceres ilicitamente. Não vale a pena negares esta verdade. Não continues a pensar e crer que és mais inteligente que todo um povo. Eu fui ao teu gabinete avisar-te que estavas a dirigir o país com base em mentiras, e tu desprezaste o meu alerta.
Joaquim Alberto Chissano fez uma coisa melhor que tu. Ele conseguiu colocar a Luísa Dias Diogo a negociar e conseguir o perdão da dívida externa de Moçambique. Ele enriqueceu ilicitamente, também, mas sem lesar a Pátria. Saiu "limpo" do poder, razão bastante para ele merecer o respeito que se lhe tem dentro e fora de Moçambique, mesmo não sendo tão honesto e benfeitor quanto se julgue. Nenhum homem político é imaculado! O Joaquim não pode ser excepção.
Mas tu, pai Armando Emílio Guebuza---meu "ídolo" político raconroso---chegaste ao poder e f*deste a prostituta de Moçambique sem pagares pelo serviço prestado. Depois chamaste Filipe Nyusi para ser teu sucessor---ele inocente das tuas falcatruas---, pensando tu que ele seria teu escudo. Erraste! Nem eu, teu filho e discípulo, faria esse papel. Ninguém deve defender falcutruas de outrem.
Sabes, pai? Tu transformaste o Estado moçambicano num império pessoal teu. Geriste Moçambique execrando a crítica. Ignoraste e odiaste todos os que tinham opinião contrária à tua. És muito sensível à adulação. Por isso fizeste-te ladear por uma legião de bajuladores e oportunistas, para seres todo soberano, sem oposição. Nesta colocação, os teus críticos acérrimos tinham razão.
Eu sei que ainda te lembras de eu ter dito, alí na varanda daquele antigo gabinete que virou museu, que estavas a dirigir o país com base em mentiras. Fingiste que me estavas a ouvir. Mas eu notei que me achaste muito atrevido. Eu estava a tentar ser útil para ti. Estava eu a tentar evitar que tu fosses um lesapátria.
Noutro momento, também te disse que os teus juristas não te estavam a dar bons conselhos. Quiseste humilhar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), constituída para investigar as "dívidas ocultas", e foste infeliz. Eu disse-te que a tua arrogância durante a audiência na CPI tinha sido inapropriada. Lembras-te? Eu sempre te disse verdades, mesmo sabendo que algumas delas são dolorosas, como as que estou dizendo aqui. Nunca te adulei. Sempre te tratei com igual carinho e respeito com que (eu) tratava meu pai, que Deus o tem!
Transformaste o Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE) numa organização criminosa e antipatriótica. O que se fez com parte significativa do dinheiro das dívidas ocultas atesta o que estou dizer neste parágrafo. Não adiantou fazeres aquela intervenção ridícula na recente sessão ordinária do Comité Central da FRELIMO. José Óscar Monteiro, mesmo sendo o que sempre foi---instigador do divisionismo---disse uma verdade naquela reunião: tu foste enganado por Teófilo Nhangumele, sim! E o que é pior é que o Teófilo usou todo o teu pessoal---incluindo teus filhos, meus irmãos---para te enganar. Ele, o tal de Nhangumele que disseste não conheceres, sabia que tu não resistes ao dinheiro fácil.
Sabes, pai Armando Emílio Guebuza...? Se tu não sabes, agora eu digo-te uma outra verdade. É (o) seguinte:
Aquele teu director de inteligência económica está a usar parte do dinheiro das "dívidas ocultas" para financiar instabilidade em Moçambique. Até que se lhe podia enfiar um tiro na testa, lá na cadeia civil onde ele recebe visitas nocturnas ilegais a troco de pagamento de subornos aos guardas prisionais. Está vulnerável. Mas assim não será feito. A nossa justiça o vai julgar e condenar nos termos das nossas leis. Depois o resto há-de se ver...!
A propósito de leis, lembras-te que alguém vez me disseste que não devemos violar as leis que nós próprios aprovamos. Tu fizeste o contrário, pai: violaste muitas vezes as nossas próprias leis, para benefício próprio!
Esta carta é o desabafo de um filho desiludido com seu pai. Não quero morrer sem tornar pública esta minha dor. Sim, estou muito desiludido contigo, pai! E tenho comigo uma pergunta que me apoquenta. É seguinte:
Será que tu, Armando Emílio Guebuza, não sabes que aquele "rapaz" ora detido e armado em "esperto" usou parte significativa do dinheiro "desaparecido" das "dívidas ocultas" para contratar os mercenários que recrutam, aliciam, treinam e introduzem em Moçambique os bandidos armados que estão a semear luto e destruição em Cabo Delgado? Não sabes mesmo?
Pergunto assim porque duvido que não saibas, qual também já duvido que não soubesses do uso indevido dos dinheiros obtidos através dos créditos secretos da EMATUM, MAM e PROINDICUS, sendo tu que instruíste Manuel Chang para os avalizar em nome do Estado moçambicano. Aqueles créditos colocaram todo um país e seu povo, nós moçambicanos, num abismo que o teu ego doentio não te permite reconhecer.
Em vez de reconheceres públicamente os teus erros, exiges reconhecimento público pelo bem que fizeste ao teu país e ao teu povo. Não estás a ser razoável, pai! Pára de andares a exigir reconhecimento pelo que fizeste de bem por Moçambique! Ninguém te deve favores por teres participado na luta de libertação nacional deste país. Foste para aquela luta voluntariamente, por causa do teu elevado sentido de missão patriótica. E no cumprimento duma missão há sempre cometimento de erros. É da natureza humana. Pede desculpas ao teu povo pelos teus erros e pára de te desdobrares em justificações que só te tornam mais ridículo! Pára de confundir autoestima com egocentrismo, pai!
Ninguém está a fazer caça às bruxas, porque na FRELIMO não há bruxas por caçar! Tu te sentes "bruxa" porquê? O povo moçambicano está à espera do teu pedido público de desculpas pelos erros que cometeste e não das tuas justificações e exigências de reconhecimento. Não nos fizeste nenhum favor. Apenas cumpriste uma missão patriótica que a aceitaste de livre vontade quando te foi proposta. Não nos obrigues a ver só o bem que fizeste por nós. Também cometeste erros e exigimos que os reconheças e por eles nos peças desculpas. Isso fará muito bem à tua autoestima e ao bom nome da tua família. Pára hoje e para sempre com essa tua teimosia inútil!
Enfim, se ficar definitivamente estabelecido, fora de qualquer dúvida, a tua ligação com os ataques terroristas em Cabo Delgado, eu serei quem vai tomar conta de ti, pessoalmente! Tu és meu pai, Armando Emílio Guebuza! Não quero que me desonres por causa desse teu ego. Insisto que tu deves um pedido de desculpas ao povo moçambicano, que lesaste grandemente durante a tua administração. Deves-nos desculpas porque em vez de combateres a pobreza fizeste-nos mais pobres! O teu discurso era falso, cheio de mentiras fabricadas para te agradar. A verdade, porém, é que a tua administração deixou o país muito endividado e com uma economia deficitária. As estradas, escolas e unidades sanitárias construídas durante os teus dois mandatos como Presidente da República foram duma qualidade muito inferior. Tu institucionalizaste o saque do erário por "empresários" desonestos. Poupa-nos, pois, desse teu discurso arrogante, pai, por favor! Pede desculpas públicamente, para o povo mudar a opinião errada que tem a teu respeito! Isto não é te pedir demais; é o necessário para o teu bem, e para o meu também.
Mais (eu) disse.
Palavra d'onra!
Comentários
  • Alirio António 👏👏👏👏👏👏
  • Benedito Macaua Bravíssimo!
  • Manuel Luis Amosse Tiro chapéu ilustre Dr. JJC, frontalidade.
    4
  • Delfim Guivala Sim senhor 👏👏👏👏
  • Anselmo Fernando Moiane BRAVO PROFESSOR
    2
  • Somo Cheque Foi oportunidade ler , tomei conhecimento sobre outros aspectos ( interpretado) o Guebuza é meu ídolo! Aguardo que ele tenha oportunidade de ler e fazer correctamente o uso da orientação dos Filhos.
    7
  • Maitu Buanango Caro Julião João Cumbane, tem-se dito que na briga de família não se deve meter a colher. Porėm, ha que reconhecer que a reflexão que faz é por demais profunda e carregada de emoção. Tenho certeza que vai fazer correr muita tinta. Faço votos para que rapidamente chegue ao destinatário. Se ontem a bravura e tenacidade eram medidas através das armas, hoje a frontalidade toma dianteira. 
    Apesar de tudo (reconhecimento de muita verdade) outros hao-de vir para dizer: " disciplina hoyeeee".
  • Nelia Piores Oh, sim, sim! Essa é a tua faceta que admiro! Nunca se sabe o que esperar de ti. Simplesmente multiorgasmático!
  • DellaCerda Langa Ha muito sentimento nesta carta, que a mesma chegue ao destinatario e que sinta se comovido e peça perdao em publico.
    4
  • Jose Maphanga Julião cumbane sempre foi bom em tudo, foi bom que teve domínio da tecnologia para partilhar conosco essa sua iluminação! Amandla...
    6
  • Júlio Massango Bonito!
    Deveria ter sido o Comité Central a fazer uma abordagem exaustiva deste sensível assunto, contudo, bravo professor Cumbana!
    4
  • Tomas Mario No mínimo, um "desabafo" profundamente perturbador!Tem lá assuntos que extravasam o espaço de catarse familiar, atingindo materiais sensiveis da soberania nacional: quem de direito deve seguir com a devida atenção questões de soberania de Estado que o Prof. Julião João Cumbane aqui levanta!
    • Eliha Bukeni De facto, nao faz sentido que o presidente do partido tenha usado o podio do CC para nos dizer que nao sabe qual e a origem e as motivacoes dos ataques barbaros dos insurgentes, quanto havia militantes dentro da sala do CC devidamente informados!
    • Júlio Massango De facto, são assuntos sensíveis que deveriam ser tratados em fórum apropriado porque a SOBERANIA está em causa.
      1
  • Cláudio Faranguana 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿 peço autorização para partilhar
    1
  • Gracio Abdula JJC, se foste beber de fontes seguras, puras ou fidedidnas algumas das afirmações que aqui fazes direi que ainda vou reler tudo e depois comentarei algo. Mas devo desde já afiançar ou opinar que este texto ou algo parecido deveria ter sido lido na recente reunião do CC por um dos seus membros. A crítica e auto-crítica que sempre defendi como uma prática que caracterizou a verdadeira Frelimo. Este País não pode mais viver amordaçado por causa do medo colectivo que habita o subconsciente da maioria dos cidadãos que ainda se sentem que podem fazer algo para ressuscitar a nossa Pátria!
    1
  • Julião Arnaldo Duro, franco, frontal ....por vezes é necessário este tipo de abordagem, para não nos ter de todo como parvos/burros.

    Prepare-se, para a reação dos visados!
    8
  • Silvia Tchucana Sim senhor a si tiro o meu chapéu parabens professor espero k ele tenha recebi a carta
    1
  • Carlos Paruque Razão da minha admiração pelo Prof. JJC desde que o conheci na sala de aula. Muito patriota e sempre profundo. Força
    5
  • Chadreque Capece Jr. 👍👍👍👍👍👍
  • Meck Almeida Simplesmente esta de parabens! Na verdade, Sr Prof rolou factos coerentes irrefuntaveis. Pra quem se dizia ser VISIONARIO e CLARAVIDENTE pra depois se deixar ser enganado por gente ANARQUISTAS e com pensamento de deliquentes no minimo essa pessoa e' um FRACO! Cade a folha escrita por ELE q dizia iria exterminar a corrupcao e a pobreza absoluta???
    1
  • Helena Nhiuane Aplausos!
    1
  • Custódio Sabonete É uma reflexão de outra galáxia, é o ponto mais alto do exercício da liberdade de expressão.
    Foste duro professor Julião João Cumbane, muito duro mas, dizendo o que te vai na alma.
    Certamente, deve se preparar (acredito que esteja) para receber pedras de todos os lados porque, sinto que a nossa sociedade ainda não está preparada para este tipo de frontalidade.
    Ver Mais
  • Aparício Marques Parabéns caro JJulião João Cumbane muito forte, sincero! Eu até já partilhei com " sua excelência " ya este tiro é forte
    1
  • Manuel Chipeja Ishhh...Profe... clonaram a tua página?
    2
  • Claudio Zunguene Para a nossa reflexao!
  • Ramalho Edson Paris Ele disse para pararem de lhe perseguir pelos erros que cometeu,pelo dinheiro que roubou,porque a frelimo è dele também .kkkkkkkkkkkkk
    1
  • Otilio Mangave Grande lição de democracia e liberdade de expressão vindo do Prof. Julião Cumbane, está de parabéns! Espero que o AEG perceba e siga o conselho do professor.
  • 1
  • Felizardo Manhice Do meu ponto de vista o Professor Juliao Cumbane devia tambem pedir desculpas ao povo moçambicano por ter defendido de forma consciente ao Senhor ex-presidente. contudo a sua abordagem é legitima se a mensagem chegar ao destinatário e ter efeito transformacional.
  • Catarina Bendane Sem comentários
    1
  • Vagner Basilio Muita reflexão e limpeza da alma.
  • Buene Boaventura Paulo Uma bomba "H", made in Mozambique... Leitura obrigatória, sff
    1
  • Único Filho Iste texto tocou me baste ou tocou nos, ao visado e toda corja Deus tenha piedade de vós, eu como cidadão moçambicano te perdoou, apenas reconheça conforme dito pedido de desculpas.
    1
  • Gaspar Americo Gove Sentimental conteudo muito forte.
    1
  • Salmate Chuaibo Profundo
    1
  • France De Assis Joseph Grande texto.
    1
  • José Luís JJC Homem Bomba, Bomba nuclear...É este atrevimento que queremos...Basta! Congratulation prof.
  • Carltonn Sumale Profundo por demais, sem comentários ainda... Tocou-me mais o assunto dos ataques no norte do país!!!
  • Joaquim Constantino Mexeu com Professor Elisio Macamo ..... igual fez, Herói N. Óscar Monteiro.
    2
  • Neves Nhavene Double like 👏👏👏
  • Sergio Vicente Sitoe Estas de parabens Sr.Prof JJC pelo seu ponto de vista e pelas suas palavras sabias,isto nos remete a uma profunda Reflexao. A sua abordagem é legítima e faco votos para que a mensagem chegue ao destinatario

Sem comentários: