quarta-feira, 29 de maio de 2019

"Não fiz acusações, apenas questionamentos"

Julião Cumbane e a "CARTA" a Armando Guebuza: 


Vinte e quatro horas depois de ter deixado quase um país inteiro aos turbilhões com acusações e questionamentos â Armando Emílio Guebuza, antigo Presidente da República, sobre os resultados da sua governação Ç2005-2014), o professor universitário Julião João Cumbane mudou *de discurso, afirmando agora que o post publicado na sua conta do Facebook, na manhã da última segunda-feira (27), não faz nenhuma acusação, mas "questionamentos sobre a gestão do país durante os 10 anos".
Na conversa que manteve com a "Carta", nesta terça-feira (28), na qual pretendíamos saber se este tinha provas que ligassem o antigo Chefe de Estado aos ataques protagonizados por desconhecidos, na província de Cabo Delgado, desde Outubro de 2017, Julião Cumbane defendeu que em nenhum momento acusou Armando Guebuza de ter ligações com a insurgência que se verifica naquela província do norte do país.
"Não fiz nenhuma acusação. Apenas fiz alguns questionamentos. Não me responsabilizo pela interpretação que se faz da carta , disse Cumbane, para quem está no direito de proteger as suas fontes de informação por tratar-se de assuntos sensíveis".
"Não vou aceitar falar na entrevista se tenho provas, porque não tenho nada a provar a ninguém em relação às interpretações que se fazem da minha carta. Apenas coloquei algumas questões ao "meu pai' que achei oportunas", defende Cumbane.
No texto, que considera "Carta pública ao meu pai e ídolo político" e que "Carta" reproduziu, nesta terça-feira, Cumbane afirma: "aquele teu Director de Inteligência Económica (em alusão á António Carlos Do Rosário) está a usar parte do dinheiro das 'dívidas ocultas' para financiar instabilidade em Moçambique. (...) Será que tu, Armando Emílio Guebuza, não sabes que aquele 'rapaz', ora detido e armado em 'esperto', usou parte significativa do dinheiro 'desaparecido' das 'dívidas ocultas' para contratar os mercenários que recrutam, aliciam, treinam e introduzem, em Moçambique, os bandidos armados que estão a semear luto e destruição em Cabo Delgado? Não sabes mesmo?".
Confrontado ainda pela nossa reportagem com a passagem do texto que afirma que "transformaste o Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) numa organização criminosa e antipatriótica", Cumbane jurou de "pés juntos" também não se tratar de uma acusação, mas questionamento, tendo em conta a situação financeira, em que o país ficou, depois de aquela entidade ter criado as empresas que levaram o país ao descrédito.
"Foram contrair dívidas, dizendo que iam desenvolver um projecto de protecção costeira, mas que nunca mais vi. Eu apoiei a ideia porque acreditava que seria uma mais-vaiia para o país, mas defraudaram a minha expectativa", anotou a fonte.
A "Carta pública ao meu pai e ídolo político" refere ainda que: "Sabes, pai? Tu transformaste o Estado moçambicano num império pessoal teu. Geriste Moçambique execrando a crítica. Ignoraste e odiaste todos os que tinham opinião contrária à tua. És muito sensível à adulação. Por isso, fizeste-te ladear por uma legião de bajuladores e oportunistas, para seres todo soberano, sem oposição. Nesta colocação, os teus críticos acérrimos tinham razão".
Sem entrar em mais detalhes em relação ao post, Cumbane reiterou que este reflete a relação que manteve com o presidente Guebuza, embora não tenha sido pessoal. Por isso, "aguardo uma resposta do visado".
Questionado se nunca teve oportunidade de abordar estes assuntos directamente com o destinatário da mensagem, antes de o escrever publicamente. Julião Júlio Cumbane revelou nunca ter privado com Armando Guebuza, desde o encontro que manteve com este, após a audição do antigo Presidente da República na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as "dívidas ocultas", realizada em 2016.
"Depois da audição, na Comissão Parlamentar de Inquérito, falei com ele e combinamos ter uma nova conversa, mas nunca veio a acontecer", diz Julião Cumbane, reiterando não o ter acusado de ter "apadrinhar" a insurgência.
"Guebuza olha para o texto com alguma indiferença", Alexandre Chivale
A"Carta" contactou ainda o advogado da família Guebuza, Alexandre Chivale, para saber como o texto tinha sido recebido pela antiga família presidencial, em particular pelo antigo Chefe de Estado.
Curto e grosso, Chivale disse que "não há nenhuma reação" e que Guebuza "olha o texto com alguma indiferença".
Para Chivale, quem tem algo a dizer é Julião Cumbane, o autor do texto. "Não há reação nenhuma. Já escreveram sobre mim, sobre Nyusi e outros, por isso, não tenho nada a dizer", respondeu a fonte, encerrando, desta forma, a conversa com a nossa reportagem. (A. Maolela)
CARTA – 29.05.2019

Sem comentários: