quinta-feira, 14 de junho de 2018

SG da Renamo diz que diálogo sobre desmilitarização está a fluir


SG da Renamo diz que diálogo sobre desmilitarização está a fluir
O secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, diz que o processo de diálogo entre o coordenador da comissão política e o Chefe do Estado está a fluir, embora a complexidade do segundo ponto que tem a ver com assuntos de defesa e segurança. O primeiro ponto que tem a ver com descentralização logrou consensos e, segundo suas palavras, o que se pretende é que igualmente no ponto que está a ser discutido, se alcance consensos desejados.
"O diálogo com o governo está a ter lugar mas é preciso reconhecer que é um processo complexo que exige calma, cedências e isto custa o seu tempo, todavia, o processo está a andar. A um contacto permanente com o governo no sentido de que este processo ocorra normalmente e é nossa vontade que tudo ocorra para termos o desfecho e Moçambique sempre vá para frente com paz e estabilidade económica" disse.
Manuel Bissopo diz que está na Zambézia, onde vai trabalhar nos seis municípios para preparar, junto do seu partido, o processo eleitoral autárquico deste ano, recordou que a presença de Issufo Momade, coordenador da comissão política daquele partido, nas matas da Gorongosa tem em vista o cumprimento da paz e estabilidade do país. "Tudo o que a comissão política decidiu, em termos da nova residência do Issufo Momade, traz a clara demonstração que somos fiéis às orientações do nosso comandante em chefe nomeadamente em relação à trégua sem limites, paz e estabilidade no país" disse.
Bissopo disse quinda que Issufo Momade tem igualmente a responsabilidade de manter a paz e estabilidade num ambiente de um diálogo permanente de modo que, efectivamente, o segundo ponto sobre as questões de defesa e segurança terminem no espírito e letra tal como o falecido líder da Renamo Afonso Dhlakama tinha idealizado com o Presidente da República.

Sem comentários: