Há vilarejos completamente cobertos de lava e poeira. Jornal local fala em demora para retirar moradores após alerta de que ocorreria forte explosão no domingo (3).
Por G1
As equipes de resgate continuam nesta quarta-feira (6) as buscas pelos 192 desaparecidos após a erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala. Setenta e cinco pessoas morreram, mas apenas 23 pessoas foram identificadas até agora. Cerca de 3 mil tiveram que deixar suas casas.
O secretário-executivo da Coordenadora Nacional para a Gestão de Desastres (Conred), Sergio García, esclareceu que o número de desaparecidos poderia ser reduzido, já que muitos dos corpos ainda não foram identificados. "Praticamente todos os desaparecidos estão identificados, suas idades e de que comunidade eram", não os corpos recuperados, cuja identificação é realizada pelo Inacif, explicou, segundo a agência Deutsche Welle.
Na terça-feira, o trabalho de resgate foi interrompido por causa de uma nova explosão que lançou lava na parte sul do vulcão que fica a 3.763 metros de altura, situado a cerca de 50 km da capital, cidade da Guatemala. Mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela erupção de domingo, considerada a mais forte desde 1974.
O aumento da atividade vulcânica provocou pânico na cidade de Escuintla, perto do vulcão, onde moradores entraram em seus automóveis para sair do lugar, provocando um caos no tráfego de veículos.
Demora para retirar moradores
Uma reportagem do jornal “El Períodico” acusa a Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred) de ter demorado para colocar em prática o esvaziamento das redondezas do vulcão, que fica entre os departamentos de Escuintla (sul) e Sacatepéquez (oeste) e Chimaltenango (oeste).
Segundo jornal, o Instituto de Vulcanologia (Insivumeh) emitiu desde as 6h (horário local) antes avisos de erupção com fluxo piroclástico, que é uma forte nuvem de gás quente e fragmentos de pedra.
O fenômeno, que possui um efeito devastador, é o mesmo que atingiu habitantes da antiga cidade italiana de Pompeia, que viviam no ano 79 d.C. e acabaram dizimados pela erupção do Vesúvio.
O ex-secretário do Conrad, Alejandro Maldonado, ouvido pelo “El Períódico”, os protocolos do coordenador afirmam que, devido à rápida velocidade com que o fluxo piroclástico se desloca, recomenda-se a evacuação das comunidades localizadas nas encostas do vulcão. É difícil prever em que direção o fluxo seguiria, porque ele depende muito do vento.
Sobreviventes ouvidos pelo jornal disseram que apenas depois que a lava chegou a alguns vilarejos, foi que as autoridades começaram a considerar a retirada de moradores. A decisão de retirar os moradores foi anunciada apenas às 14h (locais), ou seja, 1h40 antes da mais forte explosão do vulcão.
18
comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
populares
- Dedé Gomeshá 11 horasO planeta também agride quem o destrói, não é simplesmente passivo enquanto lhe retiram a pele verde e matam seus seres vivos não racionais...
- Anoni Mushá 8 horasEntão quer dizer que se as pessoas não interferissem no meio ambiente, o processo natural milenar chamado erupção vulcânica não ocorreria? kkkkkkkkkkkk
- Gabriel Jesushá 6 horasAnonis, quem sabe hein?
- Silas Patriciohá 11 horasquantos comentários RIDÍCULOS para um assunto extremamente sério.............O G1 deveria poibrir
- Carnambussú Orelhahá 8 horasCala a boca que vc nao sabe de nada
- Alexandre Noguchihá 6 horasO mais engraçado do G1 são esses comentários bestas
- Ernesto Geiselhá 11 horasdevemos repensar o que aconteceu em pompeia
- Carnambussú Orelhahá 8 horasAh....capitei! Capitei a vossa mensagem digníssimo gurú! Na verdade Pompeia estava deprimida pelo término do casamento com Sansão e convenhamos ela não era la essas coisas e decidiu Sumir do mapa.
- Alexandre Noguchihá 6 horasPalavras de sabedoria
- Rubens Palhanohá 8 horasEntrem no google mapas,vulcão Acatenango,poderão ver que desde Abril de 2018 o Vulcão de Fogo já dava sinais de erupção.
- Marlleyhá 8 horasO VULCÃO DO BRASIL SÃO ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS, ELES SÃO AS LAVAS DE DESTRUIÇÃO DO PAÍS!
- Alanhá 8 horasCALA A BOCA FAZ O FAVOR
- Carnambussú Orelhahá 8 horasEu nunca ví um vulcao no brasil
- Luciano Gomeshá 11 horasOla meu nome é Luciano Gomes, e o Brasil que eu quero para mim, é que não tenha mais terremotos aqui no Japão.
- Gabriella Magahá 11 horasE o meu é o fim do Rio de Janeiro, temos que acabar com aquele inverno!
- Silas Patriciohá 11 horasinfelizmente uma tragédia anunciada................MEUS SINCEROS SENTIMENTOS E QUE O NOSSO BONDOSO DEUS CONFORTE AS FAMÍLIAS NESTA HORA DOR...........
Sem comentários:
Enviar um comentário