A moeda moçambicana voltou a valorizar-se em relação ao euro na última semana, segundo a média das taxas de câmbio diárias do banco central, seguidas pela Lusa.
A moeda moçambicana voltou a valorizar-se em relação ao euro na última semana, segundo a média das taxas de câmbio diárias do banco central, seguidas pela Lusa. A tendência verifica-se desde o início de abril, altura desde a qual a divisa já recuperou cerca de 6,5 meticais face ao euro.
Em termos médios, na última semana, o euro foi comprado no país a 69,19 meticais, 69 centavos de metical mais barato que na semana anterior. A venda foi feita a uma média de 70,54 meticais por cada euro, menos 70 centavos de metical que na última semana. A média diária da cotação de compra do euro praticada pelos bancos comerciais variou entre 68,86 e 69,38 meticais, enquanto a cotação de venda oscilou entre 70,21 e 70,74 meticais.
Já em relação ao dólar, a moeda moçambicana registou uma valorização mais ligeira na última semana. A divisa dos EUA é a moeda que serve de base de cálculo às taxas de câmbio de referência para outras moedas em Moçambique. Durante a última semana, a moeda foi comprada no país a uma média de 59,44 meticais, 11 centavos de metical mais baixa que na semana anterior.
A venda foi feita a uma média de 60,60 meticais por cada dólar, menos 10 centavos de metical. A média diária da cotação de compra do dólar americano variou entre 59,32 e 59,53 meticais, enquanto a cotação de venda oscilou entre 60,46 e 60,70 meticais.