terça-feira, 12 de junho de 2018

EMPURRA EMPURRA NA FRELIMO

EMPURRA EMPURRA NA FRELIMO


Quando faltam trê dias para início do processo de inscrição dos partidos, nove para entrega de candidaturas às eleições autáquicas (21 de Junho a 27 de Julho) e vinte para entrega de candidaturas a presidente do município (de 01 a 27 de Julho), o partido Frelimo ainda continua com a batata quente em relação à escolha do rosto certo para ser cabeça de lista no município de Maputo.

Gilberto Mendes e Samora Machel Júnior foram os primeiros a dar indicações ao partido de forma informal de que estão prontos a avançar, mas há movimentações nos bastidores de membros notáveis que estão a fazer consultas internas para perceber se ainda tem potencial político para ocupar o lugar.- Contudo, houve reunião magna da Frelimo em Bilene que nada definiu para Maputo.




Ao que ocomparsa.blogspot.com  apurou a disputa interna pela posição de cabeça de lista na edilidade da cidade de Mputoé tanta. – Uns que avançaram informalmente e outros que no silêncio fazem consultas no sentido de perceber se vale ou não apena entrar na caravana da corrida.

Ocomparsa.blogspot.com sabe que a Frelimo esteve a dias reunido em Bilene precisamente para discutir o processo eleitoral de 10 de outubro, sendo que do encontro nada ficou claro em relação a Maputo e matola, o que pode indiciar que a luta poderá ir até ao ultimo segundo, até porque em relação algumas autarquias a situção foi definida.



Até agora Gilberto Mendes e Samora Machel Júnior é que terão informalmente manifestado dentro do partido a vontade de ser a figural central da Frelimo na disputa pelo lugar.


Informações também em nosso poder indicam ainda que o Secretário do Partido Frelimo na cidade de Maputo Francisco Mabjaia é outra figura política cotada para cabeça de lista, sendo o único entrave que pesa sobre ele "o facto de poder estar numa situação de conflito de interesses, apesar  do partido entender que ele é um bom mobilizador e político".



Entretanto, as nossas fontes revelaram que  até agora todas movimentações que ocorrem nos corredores do batuque e da massaroca neste ponto do país estão a ser encaradas apenas como " manifestações e vontades".


Há também segundo informações por nós colhidas alguns notáveis que desejam sentar-se na cadeira de edil em substituição de David Simango.- Dai que dizem que o verdadeiro jogo está a ser feito em consultas discretas por parte dos referidos membros influentes.


Aliais, foi-nos dito que devido a essa apetência reina uma aparente divisão entre os militantes jovens, pois alguns jovens do partido puxam por um nome e outros por outras figuras.


Contudo, dentro do partido a agitação e ambição dos membros pelo cargo é encarrada como "normal e parte de manifestação da disponibilidade de apoio ao partido na preparação da vitória".



As candidaturas para edis dos municípios terão início de 01 a 27 de Julho, tempo "que se acredita ser suficiente para tudo estar decidido. Há ainda a possibilidade do calendário voltar a sofrer alteração".



Por via disso afasta-se a ideia do partido estar sob pressão, pois segundo dizem "no final vai existir consenso sobre quem será o cabeça de lista e que a escolha pode até não cair para nenhum dos três que tem sido muito mencionados."


PARTIDO QUER REVITALIZAR MAPUTO

No seio do partido frelimo alguns membro reconhecem que o partido perdeu vigor na sua popularidade a custa de um desgaste causado pela dívida pública, crise económica que trouxe consigo o desemprego, subida constante de preços de principais produtos básico traduzido em elevado custo de vida. -"Porém um estudo por eles feito ainda confere possibilidade de vitória o que vai permitir que alterem a má imagem".

1 comentário:

Mazama Kulunguisa disse...

KKKKKK permitir que alterem a ma imagem!