sexta-feira, 1 de junho de 2018

Ataques começam a causar deslocamentos em Cabo Delgado

Ataques começam a causar deslocamentos em Cabo Delgado
Os ataques de grupos terroristas na província de Cabo Delgado já estão a criar deslocamentos. O distrito de Macomia, localizado a 200 km da cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, vive um ambiente de medo, depois de no passado dia 16 terem sido assassinadas duas pessoas, pelo grupo terrorista que faz incursões no Centro e Norte desta província.
O caso do dia 16 aconteceu no posto administrativo de Quiterajo, a 90 km da sede do distrito. A população está a deixar a zona por medo de mais assassinatos.
Numa casa, arredores da vila de Macomia, a nossa equipa de reportagem encontrou 26 pessoas, das quais 16 pessoas vieram de Quetarejo. O medo está presente, por isso as famílias pedem para não ser identificadas, tendo falado à nossa reportagem na condição de anonimato.
Em várias outras casas, a equipa soube da fonte que o número de agregado também tem vindo a aumentar.
Os assassinatos bárbaros de 16 e 27 de Maio obrigaram o reposicionamento de forças de Defesa e Segurança. No entanto, a administradora de Macomia diz que a situação está controlada. “Consideramos que a situação, em termos de segurança, está estável”, ainda assim, pede que a população se mantenha vigilante.
Hoje duas coisas me preocupam, dentre varias.
A primeira, é a inaçao das autoridades no caso dos BANDIDOS de Mocimboa e Palma. Nao ha espaço para eufemismos, que chamemos pelo nome: terroristas, jihadistas, what what, sao bandidos a bandidar vidas e bens de pessoas. Aqueles que se foi enterrar o seu lider ha poucos dias, comecaram assim, Samora e sua malta nao lhes tomaram a serio no momento, ate se tornarem herois. O que falta ao nosso Comandante-em-chefe hoje? Deus lhe ajudou no assunto do lider, agora voce ajude o povo nesse assunto. Falando de Deus, o chamado novo czar russo disse uma vez que "Deus perdoa os pecados de cada um de nós, e sua responsabilidade como guardiao do bem de seu povo é mandar esses bandidos para ir ter com Deus o mais urgente possivel". Eu como cidadao deste país, dou carta branca para mandar esses tipos para o ceu, e depois gerimos o blablabla de Human Rights Watch.
Segunda preocupacao, são as nossas opções e prioridades de desenvolvimento neste pais. Ha poucos anos falamos atonitos sobre os semaforos de Lichinga. Uma das ultimas vezes que la estive, tratei de parar e contar o tempo e os carros que passavam do semaforo, e conclui que quem decidiu por aquilo merecia ser dado ferias num campo de reeducacao qualquer, porque de servidor publico entendia nada. Ontem, fui ter com um jovem de la da banda, conversa vai, conversa vem, me fala dos semaforos de Inhambane. Serio??? Eu que não sabia disso, ainda pensei se quem decidiu por essas engenhocas queria aumentar os atrativos turisticos da minha Cidade. Esses semaforos sao para regular qual transito mesmo? É que se os semaforos estivessem em Massinga, onde acho que fazem falta ha muito tempo, com tanto Isuzu, ate podia entender, mas ali em Inhambane Ceu, com todo respeito, tambem ha espaço para mandar esse dirigente para campo de reeducacao ou mesmo mandar para ir engrossar as fileiras em Mocimboa e fazer algo que seja verdadeiramente util ao país, porque isso tambem é bandidagem.
Comentários
Félix Esperança Quantos bandidos teremos que mandar para ir ter com o altissimo se optarmos por essa via como solução, e meia volta continuarmos a fabricar miséria e miseráveis, exclusão e excluídos em larga escala? Vimos ou ouvimos de um estudo recente, que aquela malta lá, age como age ( condeno veementemente aquela forma de reivindicar) por se sentir excluída dos "banquetes fartos" da Julius Nyerere na capital. Ontem era a Renamo, hoje é Mocimboa, amanhã não sabemos... Continuar a comer sozinhos pode ser muito bom para nós, para o nosso clube de amigos, mas é muitissimo arriscado para o projecto de nação una, indivisível e próspera de que nos gabamos de estar a forjar...
Gerir
Raposo Andrade Fiquei sem chão quando ouvi ontem, da boca da porta voz do governo que remetia o assunto dos radicais islâmicos de Cabo Delgado as autoridades de tutela, não sei se se referia as FADM ou MINT, aos olhos do pacato povo, verdadeira sacudidela e desprezo pelo sofrimento humano. Noutros quadrantes do mundo, quando esses actos acontecem, os governos param e o assunto move, inclusive ao chefe máximo da Nação. Aqui nem cara dos Ministros ou de Defesa ou da Polícia os vemos, aliás poucos cidadãos os conhecem. Só mesmo Deus nos poderá livrar de tudo isso😭😭😭😭
Gerir
Responder2 dia(s)Editado
Josefina Macunguel Os famosos isuzus d massinga kkk lembrei e rendi...kkkk
Gerir
Ser - Huo Félix Esperança, I am sorry bro, mas a dado momento esse lelele de quantos bandidos vamos mandar para o altissimo ja risquei. Vai perguntar os familiares dos "decapitados", e te asseguro que a resposta sera mandem TODOS, e eu estou nessa. Nao estamos afalar de pilha galinhas aqui, nem estamos a falar do filho dos pais dele que me roubou obtelefone ha menos de uma semana. Estamos a falar de assassinos. Ate ai me desculpe meu, mas minha posicao é essa. Esta coisa de acarinhar bandidos é que faz com que cada vez mais bandidos se tornem, afinal, no fim do dia atebtem quem lhes acha herois. 
Ps: uma coisa que eu nao gosto debfalar dela: aquele estudo NAO me convenceu em nem pouco. Aquilo parecia coisa de encomenda com resultados pre-fabricados. Li a apresentacao e fiquei mommmmm, serio isso? Se pesquisa é aquilo, entao precisamos urgentemente de universalizar nossas abordagens. Como podes pesquisar um problema como esse nuam ida e volta de uma sentada, e ainda conclui que a etnia tal se sente marginalizada em relacao a etnia tal, ayeeee, que trabalho fozeram mesmo para concluir isso? 
Reitero: assassino para mim que se aplique o Codigo de Hamurabi, e nao é por acaso quenla na terra mais democratica do mundo essa é a abordagem mais usada.
Gerir
Félix Esperança Para mim também! Que se mande ao altissimo...
Gerir
Ser - Huo Kakakakkkk, sei que tas a esnobar, mas doi essa cena bro. Ha pessoas que nao deviam ter nascido, cortar cabeca de outro gajo, tipo esta no matadouro? Xiiçççaaaa, nada.
Gerir
Félix Esperança Concordo plenamente Ser. É gravissimo... Eu tamnbém repúdio e penso que é preciso eliminar esses. O sistema também tem que mudar...
Gerir
Ser - Huo Lamento dizer, mas para mim cada vez mais vejo que nós nao temos sistema nada. Nosso sistema se parece mais um grupo de poucos bradas que usam a maioria para conseguir seus intentos, e de vez em quando pescam um Ze Ninguem para denteo do sistema temporariamente, para fazer de conta que somos um sistema. O que nos falta afinal para sermos um pais normal?
Gerir
Ser - Huo Raposo Andrade, o que irrita é que esses todos que deviam resolver esse problema, ate quando vao ao escondidinho, vao escoltados por uma seguranca maior que do puto Kim, quando o povo esta a ser massacrado, decapitado meu Deus. Arrrriiii, se for assim, eu entro na onda desses que dizem "se demitam", metam malta general Ossufo, porque assim ja naonda.
Gerir
Raposo Andrade Muito triste, Ser - Huo. Você sente na carne e osso que não têm Estado nenhum preocupado e cuidando pelo seu povo, apenas “eles” buscando sua parte neste pobre país.
Gerir
Responder2 dia(s)Editado
Ser - Huo Infelizmente.
Gerir
Adamo Manonga Estou contigo irmão. Actos bárbaros não devem existir espaço para cócigas

Sem comentários: