quinta-feira, 21 de junho de 2018

As armas e os militares continuam a ser o trunfo da Renamo, pronto para ser activado, em caso de necessidade

A Pátria Amada foi colhida de surpresa, ontem, com a notícia do adiamento - por razões técnicas e não processuais - da sessão extraordinária da Assembleia da República, que devia ocorrer hoje e amanhã.
Mesmo sem que se diga publicamente, não é de se ignorar a narrativa que tem circulado nas redes sociais, segundo a qual, o adiamento se deve ao facto de ter falhado um encontro entre o Presidente da República e o Coordenador da Comissão Política da Renamo, ora em parte incerta. Especula-se que no referido encontro Ossufo Momade daria garantias públicas de que a Renamo se iria desmilitarizar antes das eleições de 10 de Outubro de 2018, portanto, as municipais.
Sendo ou não verdade o que por aí circula, há algumas notas a reter:
1. As armas e os militares continuam a ser o trunfo da Renamo, pronto para ser activado, em caso de necessidade;
2. Poucos saberão qual é o efectivo militar da Renamo, tão pouco a sua capacidade bélica;
3. Não resulta claro, hoje, quem é quem na liderança da Renamo e muito menos quem carrega e quem toca o piano, o que torna difícil prosseguir o modelo de diálogo/negociação one man show;
4. Tenho motivos de sobra - por razões de ordem histórica - para crer que muito dificilmente a Renamo se vai desarmar antes do desfecho das eleições de 2019.

Em todo o caso, quero estar redondamente errado!
Apreciando o cenário nas calmas 😎
Comentários
Naine Mondlane He he he he...
"Gostei" Apreciando o cenário nas calmas 😁😁😁😁😁🙅
Gerir
2 h
Forbes Nhaca Me parece que os motivos do adiamento da sessão de ontem tenha haver com esse assunto, Mas sim o ponto foi "o cabeça de lista só pode concorrer onde esta registado " constitucionalidade deste ponto.
Gerir
2 h
Alexandre Chivale Ninguém está a discutir isso. Neste post é irrelevante se isso constitui ou não verdade e está lá escrito.
Gerir
2 h
Isalcio Mahanjane Que o futuro de desminta!
Gerir
2 h
Ruffa's Infante A lunática expressão do Calton Cadeado " Não se pode negociar duas vezes com o mesmo bandido" vai prevalecer até caso contrário.
Gerir
53 min
Miro Guarda Espero que estejas errado ó Alexandre Chivale, espero mesmo...porque apreciando o cenário nas calmas vê-se que o que acima dizes é verdade. Nos somos reféns daqueles ali...

Sem comentários: