segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

AFONSO DHLAKAMA PODERÁ PRORROGAR A TRÉGUA TEMPORÁRIA

Acordo de tréguas estendido por mais dois meses

Dhlakama vai falar a imprensa amanhã às 09:00 horas
O acordo de tréguas entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, será estendido por mais dois meses, segundo garantiu ao O País fonte ligada ao processo.
Afonso Dhlakama já tem prevista uma conferência de imprensa para amanhã, às 09h00, onde deverá confirmar a informação.
O entendimento para o alargamento das tréguas deve-se à evolução das conversações entre a Renamo e as autoridades moçambicanas.
De acordo com a nossa fonte, a interrupção das hostilidades militares será estendida até a realização da primeira sessão da Assembleia da República, onde se espera que sejam discutidos os pontos levantados pela Renamo.
O partido de Afonso Dhlakama exige a governação das seis províncias onde teve maior número de votos, defendendo que as eleições gerais de 2014 foram fraudulentas.

Presidente remete declarações sobre tréguas a Afonso Dhlakama

Nyusi faz balanço positivo dos sete dias de trégua

Filipe Nyusi não confirma e nem recusa a extensão da cessação das hostilidades por mais 60 dias e remete todas as declarações sobre tréguas à Afonso Dhlakama. Depois de afirmar que na última segunda-feira teve uma conversa telefónica com Dlhakama, aonde o líder da RENAMO transmitiu uma postura serena e promissora para a cessão das hostilidades no país.
Depois de sete dias de trégua, o Chefe do Estado faz uma avaliação positiva da cessação temporária das hostilidades militares. ''Foi um bom ambiente. Uma forma de garantir isso, foi que, no primeiro dia houve uma assistência na circulação de viaturas, mas nos restantes dias não houve necessidade. O que mostra que devemos devolver a confiança aos moçambicanos através do diálogo.” Expressou-se.
Entretanto, Nyusi reitera que a vontade dos moçambicanos é ter uma paz não hipotecada e sem ultimatos. ''Não podemos condicionar a paz. Tréguas podem ser dadas, mas o interesse comum é garantir que haja paz efectiva'', finalizou.
Unay Cambuma

Amanha dia 03 de Janeiro de 2017, pelas zero horas, termina a trégua temporária que foi anunciada pelo líder da Renamo. Ontem comentamos sobre a possibilidade de Afonso Dhlakama prorrogar o prazo da trégua, pois, há muitos pedidos neste sentido feitos ao lider Renamo.

Por isso, Unay Cambuma, que representa os oprimidos, esquecidos e sem voz, faz um fervoroso apelo ao lider da Renamo para que faca um "milagre" e aumente os dias trégua por dois ou três meses, sem no entanto, esquecer se da questão dos esquadroes da morte.


Janeiro é um mês crucial sobretudo para as populações rurais devido a actividade agricola e também os automobilistas estao saturados da extorsão e vingancas praticadas pelos militares da Frelimo nas estradas.

Mas de acordo com fontes idôneas ligadas a ala militar da Renamo, existem fortes possibilidades de o lider da Renamo prorrogar a trégua, apesar disto também depender de boa vontade do presidente da Frelimo, Filipe Nyusi.

Unay Cambuma acredita e tem fé que o grande democrata e homem compreensivo e benevolente que é Afonso Dhlakama, vai prorrogar a trégua e esperamos que o "camarada" Filipe Jacinto Nyusi comece o ano 2017 em grande e mostre aos moçambicanos que apesar de estar no poder através de uma fraude eleitoral, sabe comportar se como um grande estadista, aceitando e corroborando mais uma vez com a iniciativa do presidente da Renamo e também desactivar as celulas dos esquadroes da morte em todas provincias.

E existem mil e uma formas para se resolver o impasse com a Renamo sem necessidade de se recorrer a artimanhas e artefatos bélicos. Não hajam ilusões, já não será possível derrotar militarmente a Renamo muito menos acabar com Dhlakama. A menos que adquiram armas nucleares.
O melhor que a frelimo deve fazer agora e encontrar uma solução pragmática para satisfazer a Renamo. Atencao que Dhlakama nao inactivo lá nas matas, aquele homem não é qualquer um.

A ideia fixa de "savimbizar" Dhlakama deve ser descartada quanto antes. Também não vale usar a estrategia "Invencible Defense Tecnology" porque Unay Cambuma não vai deixar que isto aconteça.

A melhor coisa a fazer é sentar e entenderem se, há espaço para todos neste país. Moçambique é um pais enorme, é 8 vezes maior que Portugal, e muito maior que muitos dos paises europeis. Não se sabe por que carga d'gua os políticos não se entendem neste país e o pior é que nem sabem governar como deve ser.
Só gulosisse só.

Unay Cambuma

Comentários
Alirio Amane
Alirio Amane Eishhhh
Gosto · 4 h
Aziza Throne
Aziza Throne 😡😡😡😡
Gosto · 4 h
Jorge Ofissane Cuinhane
Jorge Ofissane Cuinhane Seria muito bom para todos os moçambicanos!
Gosto · 4 h
Simao Simango
Simao Simango Paz,paz paz paz paz
Gosto · 1 · 4 h
Evaristo Emidio Baptista
Evaristo Emidio Baptista O povo agradece..

Aproveitar desejar um feliz aniversário ao pai da democracia..
Que não se canse de lutar pra que moçambique seja igual pra todos..
Gosto · 4 h
Alves Selemane Selemane
Alves Selemane Selemane MAS TEM DE SER A VONTADE DE AMBAS PARTES,pork nao faz sentido que outro pisar no travao e outro acelerar com esquadroes
Gosto · 5 · 4 h
Mugote Mugo Chiconice
Mugote Mugo Chiconice Q SEJA ASSIM
Gosto · 4 h
Castigo Miguel Fernando
Castigo Miguel Fernando Deve continuar pra eles sentire na pele
Gosto · 4 h
Bobo King Massaba
Bobo King Massaba Ya xta confirmado a tregua vai ter mas 2 meses, o lider dara conferencia d imprensa amanha
Gosto · 1 · 4 h
Ruse Faustino
Ruse Faustino Tdo isso é politica deles, nao nos perturbem mais
Gosto · 4 h
Felisberto Felizardo
Felisberto Felizardo faz isso em nome d povo
Gosto · 4 h
Sergio Licova
Sergio Licova Boa notícia
Gosto · 4 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma INBOX: " Boa nova mano Unay. Última hora: o acordo de trégua será estendido para mais dois meses. A informação foi confirmada por fontes ligados ao processo. DHLAKAMA dará conferência de imprensa amanhã para confirmar o alargamento da trégua. Obrigado 2017"
Gosto · 9 · 3 h
Filipe Ambasse
Filipe Ambasse assim que seja eternamente
Visnu Çhagan Oadan
Visnu Çhagan Oadan Seja gentil com seu povo so est mes q e mas dificil pai djaka
Gosto · 3 h
Carlitos Mario
Carlitos Mario E lucra ISO.
Gosto · 3 h
Abilio Albino
Abilio Albino Ja cumeo part dle, fez matar menbros d granc,
Gosto · 2 h
Estômago Vazio
Estômago Vazio nao xtou a ver bem isso
Gosto · 2 h
Amilcar Juvencio Alberto Sinete
Amilcar Juvencio Alberto Sinete KKKKK Politica e ansim nada mas a Frelimo e a Renamo sao responsaveis pela disgraça do povo!
Gosto · 2 h · Editado
Jacinta Magaco
Jacinta Magaco ESTAMOS A SER VINGADO C0M OS MILITARES QUE SE ENCONTRAM EM CHIUALA E HONDE NA N7,MANDAM PARAR TODAS VIATURAS QUE PASSAM E EXIGINDO DINHEIRO AOS OCUPANTES DAS MESMAS.
Gosto · 1 · 2 h
Castigo Miguel Fernando
Castigo Miguel Fernando Me aceita cmo seu amigo kero ser seu seguidor ta
Gosto · 2 h
Cufa Acuna Memba Nguenha
Cufa Acuna Memba Nguenha O povo deseja q o nyusi aproveite girir bem esses bonos oferecido por dhlakama . Pra ele ser chamado bem como president d pais mocambique , e o nyusi saber bem d q o dhlakama naoé savimbi , e arenamo é uma potencia em guirilha e ja mais podera brincar e pensando q e por ser maconde ê mais fort d q ningem.
Gosto · 1 · 2 h
Artur Domingos Domingos Mwandiebwa
Artur Domingos Domingos Mwandiebwa A sua tecn6logia e mais avançada, stou pronto pra ser o seu disciplo,favor irmao.
Gosto · 1 h
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha É bom mesmo prorrogadar a trégua porque o povo de Deus precisa a paz dele que é uma dádiva de Deus. Mas, cuidado sr. Presidente ser surpreendido a fazer exercícios físicos por amigos alheios e te liquidar como fizeram com Jeremias Chapondeca. O povo ainda te quer muito!
Gosto · 1 h
Quintino Sande
Quintino Sande Sou um discípulo de Cambuma
Gosto · 1 h
Rachid Said
Rachid Said General, assim posso ficar mais alguns dias para poder visitar toda minha família que vive no interior sem se preocupar em voltar amanhã?
Gosto · 1 h
Evaristo Jofire Jofire Evaristo
Evaristo Jofire Jofire Evaristo SEJA FEITA A VONTADE D POVO NAO D LADROS
Gosto · 1 h
Pedro Quissimissi
Pedro Quissimissi Obrigado unay cambuma continua nos dar informação
Gosto · 1 h
Assura Custodio
Assura Custodio HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ. Este é um exemplo dum homem com H máscula
Gosto · 1 h
Dofraual De Jesus Nhacha
Dofraual De Jesus Nhacha Que o SENHOR abenxoe Moçambique e aquele que pur justiça seria o seus presidente....
Martinhow Gabriel
Martinhow Gabriel Força meu mano
Bizmungo Arape Tuto
Bizmungo Arape Tuto Meu respeitado Unay Cambuma a ideia de prorrogar com a trégua é boa mas fica uma questão que é das ESQUADRÕES DA MORTE. Trégua é igual a Livre circulação da população, livre circulação dos esquadrões da morte, raptos e assassinatos dos membros da Renamo. A Renamo deve decider oque realmente quer.
Gosto · 1 · 38 min
Felizardo Albino Lenço
Felizardo Albino Lenço CONTINUA ASSIM XTOU AGRAMAR
Gosto · 1 · 29 min
Bizmungo Arape Tuto
Bizmungo Arape Tuto Não se deve esquecer que essa trégua de 03dias a frelimo violou ao movimentar seus militares , ao atacar as posições da Renamo e ao matar nossos 04 quadros. A maneira como a Renamo age perante as perseguições, sequestros e assassinatos dos seus membros protagonizado pela frelimo deve mostrar onde ela quer chegar.
Bizmungo Arape Tuto
Bizmungo Arape Tuto Queria dizer 07dias.
Fausto Julio Dias
Fausto Julio Dias Unay é mais que um jornalista de qualquer canal radiofonica ou televisiva!
Chaquiro Selemano
Chaquiro Selemano ,bonito ouvir k a tregua vai se prolongar.rumo a paz defenitiva e douradoira.mas so presidente ynhusi,nao esqueca decretar paz aos magdermanes pagando oki foi lhes roubado.na civilizacao e assim.nao precisa usar forca.perante a razao a forca nao fonciona o puder de Deus (Allah)la esta.
Filipe Augusto Natal
Filipe Augusto Natal Mano unay eu nao esta a ver boa coisa so dhlakama esta disgracar a popurracao esta plolongar a tregua por quem dhlakama esta a cabar matar os mebro digaraca por que nao esta fazer nada .
Noesozinho Golomondo
Noesozinho Golomondo Xtavamos limitados ki bom ki é....kkkkk agora nas baladas


INJUSTIÇAS NO MINISTÉRIO DO INTERIOR
INBOX:
" Bom dia mano Cambuma! Peço para omitir a minha identidade.
É que já é demais a humilhação que os membros da PRM licenciados na UEM e UP estão a passar na Policia da República de Moçambique. Ora vejamos, existem policias licenciados a mais de 4 anos mas que até a presente data não são promovidos de carreira, e o mesmo não acontece no Ministério da Defesa, que ano pós ano promovem os seus quadros.
A pergunta que fazemos ao Presidente Nyusse: Qual é o mal de nós termos estudado?
Nesta polícia, ficamos a mais de 20 anos sem promoção sob alegação da nossa escolaridade. E agora que somos licenciados continuamos sendo marginalizados. Até parece que estamos proibidos de progredir nas nossas carreiras.
NB1: Como licenciado a direito pela UEM a 04 anos, o meu salário não passa de 8000,00 MT. Haja paciência.
NB2: A ultima vez que promoveram licenciados da UP e UEM, foi preciso acontecer uma pequena greve. E o que mais nos deixa triste é que os outros colegas do Ministério da Defesa Nacional, Alfândega, Migração, etc, não passam o mesmo tipo de humilhação. Por favor mano, publique, és a única voz que temos. E peço para omitires o meu nome."
há 1 hora · Enviada através do Messenger
Nota:
A fonte e idonea e é a segunda vez que faz este tipo de denuncia. A primeira foi em fevereiro do ano passado e nos publicamos aqui, 
A publicação desta denuncia prova que Unay Cambuma e imparcial e patriota. Não é inimigo do estado mas de mamparras metidos a dirigentes do estado. 
Afinal tanto os policias como os militares, são nossos irmãos e chefes de familia e merecem uma vida condigna.
Unay Cambuma
Comentários
Misa Gonzaga
Misa Gonzaga Mas acho que depende do curso que fazem nessas Universidades. Que eu saiba, a UP e UEM não formam Polícias, então, são poucos os cursos elegíveis pra terem promoção, por exemplo, Recursos Humanos, Administração, Direito, má também depende da disponibilidade de vaga pra estas áreas........ não Sr pode esperar que um Licenciado em Ciências fe Educação, Ensino de Português, História..... seja promovido....
Gosto · 8 · 9 h
Luis Bacela
Luis Bacela Consertesa
Gosto · 9 h
Tchambene Muterruma
Tchambene Muterruma Talvez isso inicie ha ja pouco tempo. Estudei com cerca de 10 militares e 3 policias no curso de Geografia de 2001/2006 e hoje estao bem patenteados ate aos dentes
Gosto · 1 · 9 h
Leo Do Rosario
Leo Do Rosario E porque o mesmo não acontece com os licenciados formados pela UP e UEM no MDN? Formam militares?
Gosto · 3 · 8 h
Misa Gonzaga
Misa Gonzaga Até há bem pouco tempo, algumas instituições do Estado também promoviam sem olhar muito pra o curso. Mas com a exiguidade financeira, há partir de 2009 começaram a considerar a área de formação pra a mudança de carreira e, quanto mais o tempo passa, o cerco aperta.
Gosto · 1 · 5 h
Misa Gonzaga
Misa Gonzaga O quadro de pessoal do MDN pode ainda não estar preenchido em termos de pessoal de nível superior e, estarem a promover sem ter em conta a área de formação
Gosto · 4 h
Pedro Passo
Pedro Passo O ilustre Musa Gonzaga entende mal de promoção. confunde promoção com nomeação. pode ser promovido para oficial superior sem ocupar um cargo de chefia
Pedro Passo
Pedro Passo digo Misa Gonzaga
Atanasio Pitau Pitau
Atanasio Pitau Pitau Nao sou do interior mas no ministerio onde estou tem um decreto que avisa que o desvio de carreira pode resultar na nao progrssao nela.
Gosto · 8 · 9 h
Misa Gonzaga
Misa Gonzaga Isso é pra todo o aparelho do Estado, aliás, qualquer empresa exige formação específica de seus quadros....
Gosto · 2 · 9 h
Dercio Paunde
Dercio Paunde Ele diz que é licenciado a direito. O Ministro de interior não precisa destes quadro. Não vejo o não enquadramento desse nosso irmão
Gosto · 2 · 8 h
Misa Gonzaga
Misa Gonzaga Mas Ele não é o único licenciado em Direito.....numa instituição como aquela, há muitos licenciados em Direito.... e as vagas podem ser poucas e já estarem ocupadas...
Gosto · 3 h
Gomes Da Silva Silva
Gomes Da Silva Silva E mudar de ministério!
Gosto · 1 · 9 h
Tocova Amisse
Tocova Amisse Esses so reclamam porq estam sendo fintados, mas tempo das eleiçoes sao os mesmos que escondem e protegem falcatruas da frelimo.
Gosto · 7 · 9 h
Dofraual De Jesus Nhacha
Dofraual De Jesus Nhacha Opah, é triste....Até quando com isso??
Gosto · 9 h
Noesozinho Golomondo
Noesozinho Golomondo Xtam a negar províncias autônomas nada de reclamar...kkkkk...kkkkk...kkkk
Gosto · 1 · 9 h
Romeu Ricardo Candido
Romeu Ricardo Candido Devias ter frequentando academia de Ciências Polícias. Achas que a promoção no aparelho do estado é automática para quem tem feito ensino superior mesmo em área desvinculado como no ministério interior..! A sua reclamação não tem razão de ser..! Leia bem EGAFE.
Gosto · 2 · 9 h
Dercio Paunde
Dercio Paunde Olha ele tem razão sim. Temos polícia que frequentaram IFapa e mudaram pq quando se trata de nível superior já à dificuldade
Gosto · 8 h
Romeu Ricardo Candido
Romeu Ricardo Candido Leia o Estatuto Geral de Funcionários e Agentes do Estado. Existe critério a serem seguidos para a mudança de categoria ou carreira..! O que se sabe é que os últimos tempos o Estado virou um órgão de servidão do clientelismo.
Gosto · 1 · 8 h
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai Quem é que tem direito de entrar na acipol? Vai n corporação e procura se informar mais oh Romeu
Gosto · 4 h
Romeu Ricardo Candido
Romeu Ricardo Candido Meu caro Fidalgo Salomao Madeirao Mauai não precisa ir à corporação para saber quem tem direito de ir à ACIPOL..! Não faço parte do ministério do interior mas tenho a certeza que existem de que já estão estabelecidos critérios para efeito. Basta reunir os requisitos necessários pra tal..! Mas continuou na minha singela opinião de que nos últimos tempos assiste-se uma corrida enorme de funcionários de ministério de interior a frequentar vários cursos de licenciatura em várias universidades e com único intuito de melhorar a condição salarial mesmo que estes cursos estejam desajustados a realidade do ministério. Conheço alguns funcionários afecto ao ministério de interior na Cidade de Chimoio que frequentavam o curso de Saúde Pública na extinta Instituto Superior Mudjerendje..! Diga lá se estes depois da sua formação que contributo prestará ao ministério de interior?
Gosto · 1 · 3 h · Editado
Domingos Jaime Gimo Gimo
Domingos Jaime Gimo Gimo Só assim os pobres memtais ricos em oportunismo vao notar que Unay cambuma nao é de um partido como outros possuidos acham, mas é para abrir as mentes fechadas do povo sofredor, pobres mas patrao dos ricos
Gosto · 1 · 9 h
Sergio Castigo Moisés Lores
Sergio Castigo Moisés Lores Se não é do partid. Alguma vez ja lhe viu a elogiar os o que os outros partidos fazem?
Gosto · 3 · 9 h
Yassin Carimo Carimo
Yassin Carimo Carimo Tem ACipol, nao up é para dar aulas
Gosto · 9 h
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel A solução é se formarem em cursos relacionados com a vossa área. Qualquer um pode, embora de longe, pode especular que na UEM e UP não tem muito de cursos relacionados com a defesa ou interior. Claro, por exemplo, se alguém tenha se formado na UP, pode muito bem dar aulas na Academia Militar, Acipol, etc. Para tal, é preciso que haja vaga e que o curso por leccionar exista lá.
O resto para mim não faz sentido. Se te formas em Agronomia e no ramo não dão esse curso ou sequer um departamento relacionado, infelizmente isso é ir atrás da sarna. Haja reclamação.
Gosto · 3 · 9 h · Editado
Jose Ngokha
Jose Ngokha O problema é que este nosso aparelho de estado já não é normal. Quando era normal, abriam se concursos para postos de trabalho de níveis mais altos e que requeriam formação mais elevada ou a partir de certa categoria no aparelho de estado ie do funcionalismo público. Hoje funciona o clientelismo porque os lugares estão capturados e são lugares de pasto para amigos ou brothers. Quando há vagas, o seu preenchimento não é na base da meritocracia.
Gosto · 3 · 9 h · Editado
Colaço Colaço
Colaço Colaço Para mim que o MINT continue a nao promove-los, nós o povo nem sentimos que naquele ministerio ha gente k passou da escola, pois tudo quem fazem é sem base cientifica nenhuma, agem por instintos, aceitam e cumprem ordens ilegais ate vindo de um analfabeto, sao criminosos ou corroboram com o mundo do crime. Entao esta promoçao visa o quê mesmo, ter regalias sem merito? Abaixo a promoçao destes que passam a vida a desgraçar o povo e a Defender com unhas e dentes aos seus escravisadores. Quando o povo quer sair a rua para reenvindicar direitos de todos, sao esses enfardados que saem atirando para matar, agora querem k agente se compadeça com vossa porcaria de progressao?
Gosto · 7 · 9 h
Vaz Mário Omar Lamo
Vaz Mário Omar Lamo Assino por baixo!
Gosto · 8 h
Alberto Constantino
Alberto Constantino Certo! nada de reclamar esses são 100% bandidos k gritam de boca pra fora enquanto são vocês mesmos k maltratam o povo.
Gosto · 7 h
Jose Bento Jose Bento
Jose Bento Jose Bento ixactamente,k se dane esses policias d meia tijela. k sempre estao ao lado do regime ,agora nao venham aki pedir o povo para a s compadecr com eles;
Gosto · 7 h
Genito De Matos Gonsalves
Genito De Matos Gonsalves Yassim os proprios membros da prm para entrar acipol nao ê facil os xefes metem os familiares deles,e por isso os membros preferem entrar na up como ultimo recurso
Gosto · 2 · 8 h
Paulino Elias Junior
Paulino Elias Junior Ya com muita razão os ki trabalham muito ñ ganham nada praticament tinha ki aver um bom senso
Gosto · 1 · 8 h
Manuel Inacio Paulino Joaquim
Manuel Inacio Paulino Joaquim Sinto muito ainda pior agora que o país está em crise financeira e jamais mudará de carreira....
Gosto · 8 h
Goncalves Chunga
Goncalves Chunga Ki bom pra vos policias não sendo promovidos. Caraças da merda persegue o filho do povo que quer vos libertar pork? Escraçam os irmãoa kando ker manifestar pork? Formaram esquadroes da morte pra dezimar vidas pork? E se esse governo vos promover vai piorar mais a matar o povo. Vão a merda.
Gosto · 3 · 8 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma Mas para o caso vertente do denunciante, o seu curso (direito) é compatível com a Polícia. No Brasil e Portugal os chefes da esquadras e departamentos da policia geralmente são formados em direito.
Gosto · 5 · 8 h
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Sim Unay, é de facto um facto, mas para tal é preciso que haja disponibilidade. Ademais, o normal é, antes do agente ou funcionário pensar em estudar, deve acima de tudo ter orientações junto à Recursos Humanos, e aí, para além de certificação da disponibilidade ou não de condições para tal, dever ser orientado também que curso fazer.
Gosto · 8 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma Bem dito mas o que sei e que antes de frequentar curso o funcionario avisa antecipadamente a instituição e esta fica precavida sobre uma futura possível vacatura.
Gosto · 8 h
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Exactamente, agora, antes de muitas críticas a este ou aquele, temos que averiguar o caso do denuciante, se realmente avisou antecipadamente à sua instituição ou não. E este caso, caso ele aceite colaborar, nesta plataforma e neste debate podemos ajudar muita gente.
Gosto · 8 h
Kulemedzana Kulemedzana
Kulemedzana Kulemedzana Serial o ideal ou é o que vem regulado mas a prática...
Gosto · 1 · 8 h
Dercio Paunde
Dercio Paunde 4 anos sem disponibilidade
Gosto · 8 h
Alberto Constantino
Alberto Constantino Esses policiais são todos gatunos por isso não merecem promoções.
Gosto · 2 · 7 h
Sergio Castigo Moisés Lores
Sergio Castigo Moisés Lores Unay Cambuma devia perguntar a este polícia se ao fazer o curso que fez foi o ministro que o recomendou a fazer o curso. Este é o problema de muito. Faz curso de Biologia na UP e depois quer ser promovido na polícia ou não saúde e se o governo permitir isso vão ficar felizes mas os desastres depois vem para os utentes dos serviços que eles ofereceram.
Gosto · 1 · 6 h
Colaço Colaço
Colaço Colaço Nao tem importancia, se nao aplica o tal conhecimento. Tivemos comandante k se dizia ter feito direito, mas ia a imprensa dizer k a policia nao obedecia ordens do juiz. O que dizer do subordinado?
Gosto · 5 h
Pedro Passo
Pedro Passo A reclamação é óbvia. quem tem um curso superior deve ser melhorado o seu salário sem ser nomeado para um cargo de chefia.
Unay Cambuma
Unay Cambuma Mas pagar salário de 8.000 a um Polícia veterano e a todos títulos uma aberração!
Gosto · 2 · 8 h
Billy Blanks
Billy Blanks Até é muito essa mola. São esses que defende o regime tá bom assim para eles. Bom salário.
Gosto · 1 · 8 h
Alberto Constantino
Alberto Constantino Até por mim deveriam diminuir! por que são gatunos e maltratam o povo.
Gosto · 7 h · Editado
Wayne Neves Napoleao Vidigal
Wayne Neves Napoleao Vidigal Kkkkk!bem falado meus manos. Apoiam esquadrões da morte e hoje vem pedir apoio à oposição. K sofram. Enquanto estiver a defender o regime,k aguentem com o salário k o diabo o amassou
Gosto · 5 h
Manuel Inacio Paulino Joaquim
Manuel Inacio Paulino Joaquim sinto bastante com este salário de 8000 00Mt mais não há como se permanecermos com este governo corrupto que se beneficiam aos filhos de Moçambique que é a minoria vivendo no sul e não beneficiando os enteados que na sua maioria são do centro e norte do país....
Gosto · 1 · 8 h · Editado
Pedro Franiss Parruque
Pedro Franiss Parruque irmão . ..estas a instigar o Regionalismo! E isso não é bom
é mais prático dizer que estão a favorecer os filhos/familiares da cúpula corrupta que é a freli
Gosto · 1 · 7 h
Billy Blanks
Billy Blanks Se com 8mil defende o regime com garras e dentes imagina se ganhassem 80mil?
Gosto · 5 · 8 h
Victor Bernardo Afonso
Victor Bernardo Afonso ai esta, nao vejo qual e a razao de reclamar porque aceita violar seus irmaos e ate ser instrumentalizado por causa de 8 paus se fosse 80 acho que ia cuspir nos nossos pratos
Gosto · 8 h
Dercio Paunde
Dercio Paunde O polícia não defende o regime porém defende a soberania de um estado. No caso vertente o estado moçambicano esta nas mão do partido FRILIMO.
Gosto · 1 · 8 h
Billy Blanks
Billy Blanks Dercio Paunde tu vives em que país?
Gosto · 8 h
Dercio Paunde
Dercio Paunde Olha o polícia esta a defender o seu pão e o estado ele jura a bandeira nacional e não a bandeira do um partido
Gosto · 1 · 8 h
Alberto Constantino
Alberto Constantino Voce Dercio Paunde perdeste à cabeça e por isso não sabes oki falas, Polícia de moz sao gatunos k defendem o seu patrão frelimo.
Gosto · 7 h
Adilson Chicote
Adilson Chicote Comece de coma a reivindicar
Gosto · 8 h
Charles Boaventura Machava
Charles Boaventura Machava Romeu Ricardo Candido não fácil entrar no acipol tens k ter padrinhos .em k também há cursos k não tem nada ver com o próprio ministério ,ex tenho uma vizinha k é formada pela UEM em educação de infância .esse curso não tem nada ver prm
Gosto · 8 h
Dercio Paunde
Dercio Paunde Tem sim ela pode trabalhar na acção social
Gosto · 8 h
Gastao Chifinha
Gastao Chifinha No ministério do interior acho que tem la um departamento de assuntos socias onde ela pode trabalhar
Gosto · 5 h
Lucio M. Simão Nkwana
Lucio M. Simão Nkwana Aparelho de vidro
Gosto · 8 h
Custodio da Silva
Custodio da Silva Uwaa voces não tem nada a haver com desvio de careira pah. Vejo muita gente a governar em áreas que eles mesmo desconhecem, de um mecânico para ministro de defesa, eg. Agronomo em ministro de interior. Aqueles que não tem padrinho na cozinha é que passam tudo isso.
Gosto · 2 · 8 h
Anselmo Caetano Mulungo
Anselmo Caetano Mulungo Concordo contigo Mano
Gosto · 6 h
René Elisio Timamo
René Elisio Timamo A UEM e UP,não ministram cursos relacionados a Defesa e Segurança!Isso k o Sr.fez,é k estar parado num e único lugar,pelo facto de se formar numa área de Ciências de Educação. Exemplo concreto:conheço alguém k é Técnico Agrónimo,mas tá fazr licenciatura em Ensino Básico pela UP-Niassa.É na Agricultura k vai demonstrar os conhcimentos do Ensino Básico?Sinceramente pa!!!Antes deve procurar saber a área de actuação do curso k participa!Razão pela qual, reclama sem saber.A sua reclamação não tem impacto e k nem o próprio Presidente Nyusi,nao terá solução para o efeito,a não ser k se forme na Acipol ou a não ser k mude do MINT para MINEDH so mas nada!
Gosto · 6 · 8 h
Gastao Chifinha
Gastao Chifinha Tem sim. Nunca Ouviste falar de mobilidade de quadros?
Gosto · 5 h
Nordine Ossufo
Nordine Ossufo Você é um abre lata. De que estás a defender? Qual é a relação que existe entre mecânica, e administração pública?
Gosto · 4 h
Visnu Çhagan Oadan
Visnu Çhagan Oadan Esse cabrao d rene elisio cagou nas calssa nao sabs nada mesmo feixa teu rabo buro
Gosto · 3 h
Julia Ernesto
Julia Ernesto Hiii kkkkk 8000 mil ou n vi bem?! Ki decadência
Gosto · 1 · 8 h
Rosendo Fote
Rosendo Fote Ninguem merece tamanha falta de consideraçao. O mais justo, é mudar a carreira desses policiiais e enquadra-los nas respectivas áreas de formaçao. Absurdo é mesmo o facto de alguem achar k um jurista nao possa ter enquadramento no ministerio do Interior.
Gosto · 2 · 8 h
Sergio Castigo Moisés Lores
Sergio Castigo Moisés Lores Se há enquadramento então pode ser que não muitas vagas para todos. Mas também sabe que todo aquele que faz ACIPOL estando na Polícia fica sem promoção é isso que as pesdoas estão a dizer.
Gosto · 6 h
Sergio Castigo Moisés Lores
Sergio Castigo Moisés Lores Ate porque para ser jurista na Polícia pode não ser polícia não vejo problema nisso
Gosto · 1 · 6 h
Mussa Iacine Ali Iacine
Mussa Iacine Ali Iacine Nunca é tarde pra mudar cabe a nós mudar essa situação que nos encontramos que é muito simples cortando o mal pela raiz tirando a direita no poder.
Gosto · 8 h
Simon Joaquim
Simon Joaquim bem feito.se com 8paus espesinha os outros,servir d lambebotas d frelixos.k tal s ganhass 50.
Gosto · 1 · 7 h
Stela Nhalungo
Stela Nhalungo Estao ai os futuros agentes da PRM reclamando de algo com logica porfavor senhores derigente
Gosto · 7 h
Stela Nhalungo
Stela Nhalungo deixando aguns policias bandindos qui ficam n barro das mahotas e CMC ali na pensao cassando pessoas q la vao se hospedar. Criaram aqulo pra servir de cassadeira.
Gosto · 7 h
Stela Nhalungo
Stela Nhalungo Marginais com 12 classe alguns com sertificado comprado. Vou a escola senhores.
Gosto · 7 h
Zef MaCamo
Zef MaCamo Onde é k fica esse mercado k se dedica a venda de certificados?? Preciso de pelo menos dois.
Gosto · 4 h
Stela Nhalungo
Stela Nhalungo Zef macamo. Nao t aconselho a ir pelo esse caminho.
Gosto · 4 h
Stela Nhalungo
Stela Nhalungo Agora so podem patetiar os mininos afectos na difeza para irem a muxumgue.
Gosto · 7 h
Azarias Alberto Matias
Azarias Alberto Matias Este pais xta cheio de palhaxos, disculpe a espressao, mais e serio.....alguem xta clamar por justiça e outros comexam a chantagiar...amigos se hoje voce é um desempregado, entao espere um dia passar na mesma situaçao, pois o dito governo k essixte e este do dia, ke xta ao serviço d um grupinho. Nas FDS mais de 95% d cursos das nossas faculdades em mocambique tem enquadramento, nao falo isso por acaso, mais sim, é a voz da esperiencia k fala. Por isso antes de falar pense primeiro, senao ti arrepends." Arrependimento ė a ciencias dos burros".
Gosto · 7 h
Juma Rufino Dâmaso
Juma Rufino Dâmaso Estudo de Moçambique ñ tem peso sempre pesa em grama.
Gosto · 7 h
Castigo Miguel Fernando
Castigo Miguel Fernando Kkk pesa em grama?
Gosto · 7 h
Lastino Zaichelho Marrengula
Lastino Zaichelho Marrengula isso não passa de blasfêmia um agente descontente, no MINT tem varios departamento, e nem todos que estão ou que são admitidos no MINT são operacionais...alguns são civis... agora se um civil entra com nivel superior naturalmente tem que receber de acordo, agora se vc centrou com 12 e fez o nível superior no mint...tens que esperar haver cabimento salarial.
Gosto · 1 · 6 h
Óscar João Cardoso
Gosto · 1 · 6 h
Judas Hoana
Judas Hoana O cabimento orçamental é aprovado anualmente tendo em conta distintos aspectos como por exemplo o plano de estudo, por isso formados já a quatro anos deveriam ter mudado de carreira.
Gosto · 1 · 5 h · Editado
Lastino Zaichelho Marrengula
Lastino Zaichelho Marrengula sim muito certo judas...mas no mint a panteamento dos. seus agentes anualmente, aquu ja estamos nas partes das prioridades senão vejamos:vale mais um afente esperar 4anos pra mudança de carreira, do que fazer esperar uma pessoa que esta no mint a cerca de 20 anos ...além disso nos últimos anos o mint faz gastos elevadíssimos com logística,formação entre outros...por esse agente que deu a informaçao ao unay é descontente
Gosto · 3 h
Simone Tazondiwa
Simone Tazondiwa Com certeza mocambicanos.
Gosto · 1 · 6 h
Patricio Luis Alfredo
Gosto · 1 · 6 h
Paulo Nogueira
Paulo Nogueira Não basta estudar e esperar promoção, promoção vêm após dedicação, entrega, querer fazer melhor. Infelizmente muitos de nós estuda para ter um posto de trabalho e menos fazer.
Gosto · 5 h
Ismael Rugnate
Ismael Rugnate Por mim podia pedir uma transferencia para outro Ministerio que enquadra o seu curso. É possivel. Ou se fosse ciencias da educacao iam te transferir para matalane para formar os miúdos. Apenas usar a didactica que adquiriu durante os 4 anos na UP para transmitir aqueles conhecimentos de como manipular uma arma.

Mas se fizeste ensino de quimica por exemplo peça transferencia para o MINEDH para dar essa cadeira.

O problema das pessoas que já trabalham não se preocupam em cursar para mudar uma determinada coisa no seu sector mas para aumentar salário.

Aí está o resultado...... Mais fé e sonhe vais ter oque queres. ForÇa.
Gosto · 5 h
Zaqueu Pereira
Zaqueu Pereira isso ate e normal aconteceu na sexta 30 deram me guia de transferencia sem nenhuma condicao so dizem vai trabalhar la no distrito de pebane,sem casa comida e nem transporte se e ordem de cervico porque?mocambicanos....sinto muito sem condicoes nao vou a lado nenhum licenciado a 3 anos so ganho miseria ainda me manam jobar sem fundo
Gosto · 5 h
Cruz Manuel Manuel
Cruz Manuel Manuel ultima informaçao a tregua vai prevalecer ate 2 dois meses .
Gosto · 5 h
Fernando Limpo
Fernando Limpo No fundo dixto a rasismo.
Gosto · 5 h
Zef MaCamo
Zef MaCamo K racismo?? Se todos são negros.
Gosto · 4 h
Fernando Limpo
Fernando Limpo Dentro dos negros a varios dialetos materno apartir da li criax racismo. Exmplo EU sou da Beira XE meto curiclos nos xcitorios onde trabalha maxagana emediatamente eles falao asim curiclo de xigondo deita fora. Ja Defini o racismo k EU referia
Gosto · 1 min
Sergio Romao Manhisse Manhisse
Sergio Romao Manhisse Manhisse mas policia vai na up fazer o k? ensino?
Gosto · 5 h
Evaristo Emidio Baptista
Evaristo Emidio Baptista Foi a matalane correr por 6 meses pra ter emprego isso é bom. Mas sinto aqui que o nosso polícia não estava preocupado em ajudar na segurança do país mas sim viu uma via rápida de ter emprego e hoje está sendo castigado pela ambição..
Desculpa a franqueza mas são esses que no fim formam quadrilhas..

O senhor a matalane ciente do salário que cinzentinho recebe..

É polícia e vai fazer psicologia infantil na UP resultado está aí....
Gosto · 4 h
Zef MaCamo
Zef MaCamo Os tempos são outros ñ faz sentido um polícia sem nível académico ou ter 10/classe pra se dar com licenciados na via pública, O nível ajuda muito pra se dar com o cidadão hoje em dia a população k temos ñ é akela d Nachingwea, mas sim são pessoas na sua maioria académicas, imagina um polícia com 10/classe k tipo d linguagem usará pra abordar e convencer um Dr??
Gosto · 1 · 3 h · Editado
Evaristo Emidio Baptista
Evaristo Emidio Baptista Polícia fazendo educação infantil na UP..
Enfermeiro formando-se em produção animal na UEM..

A formação desses nossos compatriotas traz algum benefício nós seus sectores.?
Gosto · 1 · 4 h
Omar António
Omar António 8000,00 tambem nunka é pouco. Eu sou funcionario. Ganho no intervalo de 5/6 mil, tenho 13 filhos e 24 netos. Mas Comemox todas noitex. Algumas AlmoÇo pode nao existir
Gosto · 3 h
René Elisio Timamo
René Elisio Timamo Nada mais e nada menos!Amigos,um membro das FDS,não deve fazr Ensino Superior e Ciências de Educação,não podemos misturar as coisas!Pke k dxou Acipol e foi na UEM ou UP?Não podmos atribuir a culpa ao Governo pelos nossos erros.Entrtanto,vc como quadro do Governo, pxa transferencia do MINT pra MINEDH e o seu nível superior k fz na UEM ou UP terá impacto. Ex.concrto:estudei com 2 Policias na Formação de Professores de Nível Médio na ADPP-EPF-Niassa,e 1 deles teve a chance de progrdir com os estudos até a licenciatura em Ciências de Educação!Feito o nível Superior,pediu transferência do MINT pra MINEDH.E hj,tá com giz e apagador a bater boa moeda por mês. Trabalhamos no mesmo Distrito em Niassa e Escolas diferentes.Não perca o seu tempo,escreva pra mudar o fardamento e AKM pra bata e giz.Terás boa moeda.
Gosto · 1 · 3 h
Tonito De Sousa Mussendema
Tonito De Sousa Mussendema Problema dos nossos compatriotas o que lhes interessa é ter formação superior, mais nunca preocuparam se formar na área com equivalência do serviço que faz. É possível hoje encontrar enfermeiro a se formar na historia política, um polícia com formação médico pecuária, um professor a fazer medicina, isso tudo foz se o magro salário dos níveis a baixo do superior. O governo deve rever isso.

Sem comentários: