sábado, 28 de janeiro de 2017

Refugiados detidos em Nova Iorque, muçulmanos barrados no Egipto



Advogados e organizações cívicas norte-americanas organizam-se na contestação judicial ao decreto presidencial que impede muçulmanos de entrarem nos EUA.


Passageiros no aeroporto de La Guardia, um dos que servem Nova Iorque
Foto
Passageiros no aeroporto de La Guardia, um dos que servem Nova Iorque REUTERS/BRENDAN MCDERMID

As autoridades americanas não perderam tempo para executar o decreto administrativo de Donald Trump que impede a entrada nos EUA de todos os refugiados muçulmanos, bem como de todos os cidadãos oriundos de sete países árabes. Nas últimas horas, diferentes jornais e agências noticiosas deram conta de problemas em aeroportos norte-americanos, onde foram recusadas as entradas de cidadãos iraquianos, bem como no Egipto, onde alguns iraquianos em trânsito para os EUA foram afastados do seu voo e recambiados para casa.


Cinco passageiros iraquianos e um iemenita foram impedidos de embarcar, neste sábado, no Cairo, num voo que tinha como destino Nova Iorque. Apesar de terem vistos de entrada nos EUA dentro da validade, os seis cidadãos muçulmanos foram barrados no aeroporto da capital egípcia, em resultado do decreto presidencial, assinado na sexta-feira à noite, pelo Presidente Donald Trump, que proíbe, durante 90 dias, a entrada nos EUA de cidadãos oriundos de sete países (Iraque, Síria, Irão, Sudão, Líbia, Somália e Iémen). Além disso, o diploma suspende, durante 120 dias, todas as entradas de refugiados nos EUA.


Companhias aéras como a Qatar Airways já publicaram avisos que dão conta das restrições à entrada de cidadãos destes países nos EUA, salvo se tiverem um visto de representação diplomática. Como explicaram fontes da Administração, a proibição vigora mesmo para os cidadãos dos sete países que têm autorização de residência nos Estados Unidos (o chamado green card).
Segundo o jornal The New York Times (NYT) o controlo apertadíssimo nos aeroportos já levou diversas organizações e advogados a encetar processos judiciais contra a Administração, por uma decisão que consideram arbitrária e que afecta todos os muçulmanos por igual. Aliás, não são os únicos a contestar a medida e a mostrar preocupação com o impacto indiscriminado. Neste sábado, alguns especialistas ouvidos pelo NYT criticaram o decreto. Um analista diz mesmo que a retórica anti-muçulmana de Trump "reforça o Daesh".
Diz o mesmo jornal que mesmo aqueles passageiros que estavam num voo rumo aos EUA, durante a noite de sexta-feira – quando Trump assinou o decreto – chegam a território norte-americano e são pura e simplesmente mandados para trás.
Por agora, não é claro quantas pessoas estão nesta situação nos diferentes aeroportos norte-americanos, sublinha o NYT, acrescentando porém que organizações como a American Civil Liberties Union ou o National Immigration Law Center já avançaram com queixas judiciais contra a decisão da Administração Trump que, diz o jornal, deixou todos os viajantes muçulmanos numa espécie de “limbo” legal.
No maior aeroporto de Nova Iorque, o JFK, dois iraquianos foram detidos. Um deles, tinha trabalhado para o Governo norte-americano durante uma década. O outro estava a chegar aos EUA para se juntar à mulher, que trabalhou para empresas norte-americanas, e ao filho, ambos já residentes nos EUA.
Ambos foram detidos na sexta, depois de chegarem ao JFK em voos distintos. Um dos advogados que representam um dos detidos entregou, de imediato um pedido de habeas corpus, com o objectivo de conseguir a libertação imediata do seu c
Público

O decreto que Donald Trump assinou na sexta-feira já está a gerar problemas nos aeroportos, dentro e fora dos EUA.


Refugiados detidos em Nova Iorque, muçulmanos barrados no Egipto
Advogados e organizações cívicas norte-americanas organizam-se na contestação judicial ao decreto que impede muçulmanos de entrarem nos EUA.
PUBLICO.PT


26 comentários
82 partilhas
294294
Comentários principais

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraComentar
Partilhar

Comentários


Escreve um comentário...




Ricardo Diogo Que confusão vai na cabecinha do Público...

Confundem viajantes com emigrantes e refugiados e misturam tudo numa bela tigela de Propaganda!
Gosto · Responder · 59 · 3 h


Romeu Monteiro Que notícia retardada. Qualquer muçulmano português, indonésio (maior país muçulmano do mundo) ou albanês continua a viajar para os EUA normalmente. Esta notícia de que os muçulmanos estão banidos de entrar nos EUA é enganadora. Vergonha, Público!
Gosto · Responder · 41 · 3 h


Eduardo Oliveira Sei que não leu a notícia mas Egipto está no título por algum motivo.
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Romeu Monteiro Diga lá porquê se leu a notícia (eu li). Os egípcios estão proibidos de voar para os EUA, por acaso?
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Titinha SCaeiro Eduardo Oliveira não foi um egípcio que ficou retido mas sim iraquianos e um iemenita, no Cairo! Não que eu concorde, pois lá por haver ladrões em Portugal, não faz de todos os portugueses ladrões!
Gosto · Responder · 5 · 2 h


John Hudson Tem que barrar mesmo. Maomé ensinou esses porquinhos a ter ódio do Ocidente, então fiquem longe do ocidente.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Ricardo Diogo Romeu Monteiro os egípcios NÃO ESTÃO proibidos de voar para os EUA.
Gosto · Responder · 1 h


Felipe Bertaglia Por enquanto...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Escreve uma resposta...




Santos Sousa Lá está o BULLYING da imprensa contra o Trump. Acusam os EUA de não aceitarem refugiados muçulmanos, mas não se questionam porque é que países como a Arábia Saudita, Catar, Kuwait, Bahrein, ou seja paises eminentemente muçulmanos e dos mais ricos do mundo NÃO ACEITAREM REFUGIADOS mesmo sendo muçulmanos :D
Gosto · Responder · 27 · 3 h


Titinha SCaeiro E porque é que o Trump não proibiu a entrada a cidadãos da Arábia Saudita, Paquistão, por exemplo? Ou nesses países não há terroristas??? LOL
E se abriu a notícias, alguns dos barrados no Cairo, tinham visto válido, ficaram lá por causa da nacionalidade, não porque eram refugiados!
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Susana Calapez Essa pergunta já a fiz à muitos meses atrás, quando se iniciou a imigração de refugiados. Ainda nem haviam candidatos a eleições para os EUA. Ninguém soube responder. Até porque além de praticarem a mesma religião, são geográficamente maiores que muitos da Europa e economicamente mais confortáveis. Porquê escolher a Europa?!
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Rui Cunha Titinha SCaeiro Tump proibiu a entrada de cidadão de 7 países que foram identificados em 2016, como sendo países de risco. Essa identificação foi feita durante a presidência de Obama, mas isso não interessa para nada.
No entanto fica a saber a razão de serem esses 7 países. São países onde o ISIS está activo: Iraque, Síria, Irão, Libía, Somalia, Sudão e Íemen
Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado


Daniela Tomaz A notícia pode ser fantasiosa como a maior parte estes dias.. agora ter pena do Trump da vontade de rir. Ele que construa um muro a volta do umbigo dele para ficar bem protegido ;)
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Titinha SCaeiro Rui Cunha eu sei, mas a pergunta é porque é que não da Arábia Saudita ou Paquistão??? Ou o ISIS não está no Paquistão por exemplo??? Hum!!!
Gosto · Responder · 1 h


Ricardo Diogo Titinha SCaeiro o ISIS NÃO ESTÁ no Paquistão.

Estão outros terroristas daqueles bonzinhos que nada têm a ver com religião, mas o ISIS não.
Gosto · Responder · 1 h


Dhélio Fh E se tivessem eleito a mulher deste senhor?? 😉
https://youtu.be/5EVBlh6pUso



Bill Clinton e sua visão sobre a imigracao ilegal…
YOUTUBE.COM
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Titinha SCaeiro Fiem-se na virgem e não corram!
Gosto · Responder · 1 h


Rui Cunha A Titinha é que sabe!!!!! O relatório feito pelos serviços de segurança americanos não sabem puto!
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...




Artur Medeiros Pereira Isto está apenas a começar. Ele é Presidente e não pode governar só com decretos. Algumas dessas ordens executivas não vão passar no Congresso (apesar de ser republicano) e metade vão ser barradas nos tribunais. A procissão vai no adro. Isto é só show...a política a sério ainda não começou.
Gosto · Responder · 6 min


Damatta Dancúa Os mulçumanos nao terroristas!, entendam isso uma vez por toda. Os paises Árabes ou mulçumanos nao sao terrorista..... Os verdadeiros terroristas sao queles q falam tanto em combate los..
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Tiago Costa O jornalismo mundial está a enlouquecer. A ficar pior do que o Trump. CNN a manipular imagens. Manchetes em jornais exacerbadas. Permanente censura ao Trump. Já não é ao dia. É à hora. Ou até ao minuto, se considerarmos o planeta. A todo o momento surgem notícias Trump. A maior parte manipuladas. O feiticeiro fixou o feitiço. Se ele for bem sucedido, estamos tramados. O radicalismo espalha-se quem nem uma peste. Como media que são, inteligência era imperativo. Parece que não. Audiência, senhores(as) jornalistas ! É o que ele quer e é que está a ter. E de borla!
Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado


Jorge Galvão Era isto mesmo que o "estado Islâmico " queria. Este tipo de medidas,apesar do curto prazo,na cabeça dos iluminados extremistas soa a justificação para atentados e propaganda .
Gosto · Responder · 6 · 2 h


Romeu Gamelas Esse é o argumento mais imbecil que existe! Até parece que o auge do ISIS se deu por políticas desfavoráveis aos gajos!
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Jorge Galvão Gamelas,alguém te perguntou alguma coisa? Lês, gostas muito bem,não gostas passas ao lado. Se pelo.menos tivesses dito alguma coisa em termos .......
Gosto · Responder · 2 h


Silvino Martins Ora aí está a democracia a funcionar!! E a boa educação, o respeito pela opinião dos outros, também!...lol...
Gosto · Responder · 5 · 2 h


Romeu Gamelas Continua lá os apelos à cobardia... Como se esses gajos alguma vez fossem respeitar essa do "se não os chatearmos eles não nos chateiam" ou funcionassem por reciprocidade.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Jorge Galvão Apelo à cobardia? Qual cobardia? Evitar a provocação? Não entendo qual o teu problema e onde queres chegar.
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...




Paulo Marques E se estas pessoas que são a favor da interdição, nascessem nesses países, de certeza que não tinham essa opinião! Antes de falarmos devemos por - nos no lugar dos outros!
Gosto · Responder · 1 h


Artur Medeiros Pereira Eu acabo de me pôr no teu lugar e cheguei à conclusão de que para falar merda é melhor estar calado.
Gosto · Responder · 12 min


Escreve uma resposta...




Edson Mesquita de Carvalho O que os muçulmanos barrados no Egito têm a ver com os detidos em Nova Iorque ?? Que confusão é esta ???
Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado


Diogo Sousa Vim agora tomar a propaganda das duas, agora vou dormir um bocadinho para enraízar melhor e às 7 estou aí a dizer que o Trump é o Hitler.
Gosto · Responder · 4 · 3 h · Editado


Paula Ferreira Para grandes males grandes remédios!! É assim mesmo!! É pena não fazermos o mesmo
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Tone Meireles Deixe o seu amén para ajudar a curar estes retardados trumpistas
Gosto · Responder · 2 h


Paulo Marques Ó Paula! Olha que podias ter nascido num desses países!? Lol
Gosto · Responder · 1 h


Artur Medeiros Pereira Troll lusitana
Gosto · Responder · 11 min


Escreve uma resposta...




Sidney Pedroso Não entendo este mundo, quando governo não faz nada pra protecção da população eles reclamam e quando faz eles reclamam.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Dhélio Fh Não reclamaram quando as medidas partiram deste senhor: 👇🏼👇🏼
https://youtu.be/5EVBlh6pUso



Bill Clinton e sua visão sobre a imigracao ilegal…
YOUTUBE.COM
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Escreve uma resposta...




Rui Costa Este anormal vai fomentar o ódio pelo mundo inteiro. As reações não vão demorar...
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Tone Meireles Adopte um PNR, todos os animais precisam de um lar
Gosto · Responder · 10 · 3 h


Barbara Fogli Foi eleito democráticamente...então tem que aceitar...
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Rui André O Hitler também foi, sabia?
Tão jovem e com tanto para aprender eheh
Gosto · Responder · 9 · 3 h


Vânia Jerónimo tem piada ver mulheres a defenderem um machista como o Trump (NOT)
Gosto · Responder · 6 · 3 h


Tiago Simões Secalhar é daquelas que gosta de levar na tromba dos homens :)
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Luis Man Deve ser prima da barbie do Trump
Gosto · Responder · 3 h


Diogo Sousa "O Hitler tambem foi"
Ai sim? Então todos os que foram democraticamentee eleitos são o Hitler? Não há paciência para aturar fanáticos de esquerda.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Fátima Silva Essa do eleito democraticamente daria muito pano para mangas...o modelo eleitoral americano é, no minimo, obsoleto.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Rui André Diogo Sousa não jovem! É preciso estar alerta e não papar gelados com a testa
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Diogo Sousa Rui André, libtardzinho, estar alerta é classificar todos os que discordarem da nossa opinião Hitler? Há quem chame isso de insuficiência cerebral, eu chamo lhe esquerdismo mas é a mesma coisa.
Gosto · Responder · 1 · 54 min


Escreve uma resposta...




Manuel Teixeira Ora gente que odeia o ocidente não faz cá falta...
Gosto · Responder · 1 · 2 h
1 resposta · 1 h


Tone Meireles Deixe o seu amén para ajudar a curar estes retardados trumpistas
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Adelino De Almeida Barrados ou impedidos, interditados? Barrados com manteiga?
Gosto · Responder · 2 h
1 resposta


Dimas Conceicao Muito bem... Também não são BEM VINDOS CÁ!
Gosto · Responder · 2 h


Maria Margarida Gabriel Ele lá sabe.😁
Gosto · Responder · 3 h


John Lu ja nao era sem tempo...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Jaime Polonorte a c.s tuga desesperada. PALAVRA DADA PALAVRA HONRADA.
Gosto · Responder · 1 h


Елена Н.Б Tem que fazer agual na Europa
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Sandra Ramos
Gosto · Responder · 3 h


Victor Almeida Que maravilha !!


Observador
4 h · 
“A Europa não é protecionista, não é fechada, tem valores e tem princípios”. “É uma força, uma garantia, uma proteção e um espaço de liberdade e de democracia”.
Uma posição que a Europa, segundo Hollande, deve transmitir com clareza ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
OBSERVADOR.PT|DE AGÊNCIA LUSA
Comentários
Arturo J Rodrigues
Arturo J Rodrigues Ahaha..e com essa conversa da chacha vais tendo atentados terroristas no teu país a matarem inocentes. Por isso esta xuxada esta em vias de extinção. Palerma irresponsável. Depois admiram-se que a extrema direita está ganhar terreno e é por culpa desta esquerdalha
Gosto · Responder · 21 · 3 h · Editado
Eduardo Pires
Eduardo Pires Trump estragou-lhes o arranjinho, pode ser que agora, contra vontade, possam arranjar uma forma de iniciarem a unificação econômica e politica da UE, antes que ela impluda, quanto mais não seja para suas sobrevivências, pois perderam o tacho americano.
Gosto · Responder · 13 · 3 h
Artur Jorge Lavinha
Artur Jorge Lavinha ...daqui a uns tempos falamos!
Vai dizendo adeus a essas patacuadas da treta...
Nas próximas eleições a França estará ao lado dos USA, esperemos que a onda se propague e chegue a Portugal que bem precisa de respirar ares menos bafientos...
Gosto · Responder · 23 · 4 h
Guidi Garibaldi
Guidi Garibaldi Curioso, de repente os EUA deixaram de ser um país soberano, e passaram a estar a mando de uns senhores que a unica coisa que soberam fazer foi falir os respectivos países e destruir a Europa !!!!!!!
Gosto · Responder · 16 · 4 h
João Eiras
João Eiras Avé Hollande. O que salva a Europa é haver gente assim, com espinha. Entretanto a May foi lamber as boas a um narcisista e nacionalista, para quê, sabe-se lá.
Gosto · Responder · 11 · 4 h
Carlos Lopes
Carlos Lopes O que o sr Hollande diz por outras palavras é que a Europa acolhe de braços abertos, dá-lhes cama e alimentação aos terroristas do islão para poderem efectuar atentados na nossa terra em vez descer na terra deles.
Gosto · Responder · 11 · 3 h
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro Pois...depois temos ataques terroristas...
Onde nos levou essa "abertura"?!...
Gosto · Responder · 15 · 4 h · Editado
Joana Carvalho
Joana Carvalho Mas há uns mais iguais do que outros
Vejamos os periféricos como são tratados, como menores, sem igualdade em muitas decisões .........
Gosto · Responder · 1 h
Paulo E Mónica Pires
Paulo E Mónica Pires Se o Turco roer a corda e "soltar os lobos" quero ver a tua cantiga, ou melhor a tua abertura de pernas...
Gosto · Responder · 8 · 4 h
Luis Reis
Luis Reis E tem excelentes atentados executados por islammitas de fina água. Aprende Trump, se os EUA não tivessem tomado medidas e eleito um presidente muçulmano também poderiam ter atentados assim com classe.
Gosto · Responder · 3 h
Manuel Meireles Meireles
Manuel Meireles Meireles A Europa não tem valores,não é uma garantia, não é uma proteção,não está a ser um espaço de liberdade etc.
Gosto · Responder · 7 · 4 h
Joao Pereira
Joao Pereira Ia ler o artigo, mas desisti quando li que o Hollande diz que a Europa não é proteccionista e fechada, tem valores e princípios.
Gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado
Ze Manuel
Ze Manuel Luis Clemente Pereira entretanto anda a Europa governada por estes palhacinhos pseudo comunas... Impressionante... Coitados quando a da Inglaterra e o Trump acabarem com eles penso que nem vai dar tempo de saírem ordeiramente da Europa...
Gosto · Responder · 1 h
Tita Tita
Tita Tita Está calado, não passas de um miserável mentiroso...cobardolas.
Gosto · Responder · 4 · 3 h
Rogério Neiva
Rogério Neiva Temos tantos valores que estamos a deixar, que quem não os tem, mande, nos atemorize e nos mate. É por causa de políticos cobardes e sem principios que a Europa está á beira da explosão.
Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado
Belmiro Martins
Belmiro Martins Para onde caminha a Europa? Com gente desta?, vão a alta velocidade contra a parede... quando baterem ou quando batermos todos é tarde!
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Santos Sousa
Santos Sousa Se Hollande e Merkell acham que a politica deles é que está certa, porque é que os eleitores se preparam para dar um pontapé no C...dos dois?
Gosto · Responder · 6 · 4 h
Carlos Gomes Pinto
Carlos Gomes Pinto A Europa está caduca e os Europeus estão sempre na linha da frente para se prostituirem por uma tuta e meia
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Antonio Pinto
Antonio Pinto É por isso que as sondagens para as próximas eleições São favoráveis .não museus de política É depois veremos a Inglaterra já foi e atrás irão outros
Gosto · Responder · 1 h
João M. M. Wemans
João M. M. Wemans "É uma força, uma garantia, uma protecção e um espaço de liberdade e de democracia” - já foi ... digo eu.
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Emanuel Alexandre
Emanuel Alexandre Enquanto estivermos Unidos, a Europa será sempre terra de liberdade.
Gosto · Responder · 1 h
Mestre Eme
Mestre Eme ...e por isso a europa vive no medio de ataques terroristas perpetrados pelos que deixámos cá entrar e se reproduziram.
Gosto · Responder · 4 h
Antonio Paulo
Antonio Paulo Quando.perdermos esta identidade que nos diferencia de todo o resto...apenas vai existir uma civilização tipo mad max....nada mais..net
Gosto · Responder · 3 · 4 h · Editado
Henrique Horta
Henrique Horta Podes metê-los todos na França, já conhecemos os Árabes de ginja pra saber que essa história vai dar porcaria.
Gosto · Responder · 1 h
Jesus Ribeiro Paulo Jorge
Jesus Ribeiro Paulo Jorge Pois pois, a seguir metem camiões contra multidões, e podem agradecer à polícia Belga não terem tido um verdadeiro massacre
Gosto · Responder · 2 · 2 h · Editado
Jose Sousa
Jose Sousa É o momento de passar das palavras aos atos! Talvez o último!!!
Gosto · Responder · 2 h
Madalena Fonseca
Madalena Fonseca O Trump nem dorme hohe a pensar no que o Holande veio dizer hoje a Lisboa
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Mário Miranda
Mário Miranda Não há LIBERDADE sem SEGURANÇA. Não há DEMOCRACIA sem LIBERDADE.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Patricia Cardoso
Patricia Cardoso E alguém dá alguma credibilidade a este medíocre que nem consegue defender o País dele?!
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Vasco Morgado
Vasco Morgado Logo o Hollande o pior. Presidente que a. França teve!
Gosto · Responder · 4 · 4 h
João Rhoza
João Rhoza Por isso é que a Europa está a ir pelo cano abaixo.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Tiago Freitas Grilo
Tiago Freitas Grilo Parabéns hollande. Esta é a Europa que se quer.

Sem comentários: