domingo, 29 de janeiro de 2017

Já está um navio descarregando combustíveis no Porto de Maputo.

O calote atinge os combustíves
Já está um navio descarregando combustíveis no Porto de Maputo. Mais de 4 milhoes de litros. A crise eminente está debelada. Mas estas crises vão ser repetitivas. A importação de combustíveis depende da emissão por parte da banca comercial de garantias bancárias de milhões de USD. Nos últimos meses, esse processo é moroso. A banca não tem sido flexivel e os armadores não descarregam a mercadoria sem garantia feita. Tá todo mundo com medo de nosso calote. O que é pior é que a Petromoc, maioritária na Imopetro (única importadora), está altamente endividada. E o sindicato bancário formado para prestar serviço nessa área está se desintegrando. Só restaram dois ou três bancos que ainda tem vontade de emitir garantias. Tá todo o mundo com medo de calote. E afinal esses ratings das moodys e fitchs contam a valer. Como estamos ao nível de risco-País, é provável que muito mais sarna teremos para coçar.
PS: A garantia bancária é uma operação de crédito por assinatura onde o Banco garante a execução de uma obrigação constituída por um cliente (ordenador ou devedor principal) perante um terceiro (beneficiário), assumindo por isso o encargo da obrigação se o ordenador faltar ao seu cumprimento.
Gosto
Comentar
Comentários
Linette Olofsson
Linette Olofsson grata pelo alerta!
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Exactamente Marcelo Mosse. Isso e o que o Prof. Carlos Serra deveria publicar no seu blog ao inves de entrar em "indirectas": http://oficinadesociologia.blogspot.com/.../01/rumor.html...
Professor Catedrático Jubilado, investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane,…
OFICINADESOCIOLOGIA.BLOGSPOT.COM
Gosto · Responder · 3 · 9 h
Jr Chauque
Gosto · Responder · 9 h
Saria Algy
Saria Algy OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.
Gosto · Responder · 8 h
Magacebe Majacunene
Magacebe Majacunene As noticias postas a circular e o fenomeno das redes sociais eh a perspectiva de analise segura do Dr. Serra.Convelhamos que ha por ai muita noticia plantada Que sendo a primeira Eh a verdadeira para o publico.
Gosto · Responder · 8 h
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Mas quando a fonte e o regime (AIM), a duvida nunca e metodica. Por que sera?
Gosto · Responder · 3 · 5 h · Editado
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Do exposto, MM, fica claro que o "vuku-voku e o disse me disse" da semana finda tinha sua dose de razão. A fofoca do Moçambicano tem sempre alguma verdade; difícil é como extrair essa verdade na hora que te chega. 
Thanks pela informação
Gosto · Responder · 7 · 8 h · Editado
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Estamos a travar com jantes! Swa bindza
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Este episodio serve para dar razao aos credores da EMATUM, quando dizem que o calote do nao pagamento dos cerca de 60 milhoes de USD, referentes a prestacao de Janeiro dos juros da divida por parte do governo foi completamente despropositada. E que o Governador Zandamela disse que as reservas do pais em moeda convertivel estao acima de 1,8 bis de USD. Parecia-me razoavel perder 5% deste montante do que enfrentar as consequencias deste "default"!
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Há informações segundo as quais, a questão das garantias com a banca comercial não ser nova, e, ter já seu tempo (1/2 aos se não mais). Não tanto dois meses como diz o MM

Fora a questão garantia bancária, existe um braço de ferro entre a Imopetro vs P
etromoc e outros operadores do ramo: no que diz respeito as quotas, despesas de armazenamento do combustível e outros pormenores que não me ocorrem neste instante. Por isso, há um ano ou dois, houvesse rotura de Stock, com Navios atracados no Porto, que entretanto, se recusavam descarregar sem ver 💰💵
Gosto · Responder · 2 · 6 h · Editado
Joanguete Celestino
Joanguete Celestino Imopetro é uma associação de importadores de combustivel, onde a Petromoc faz parte. Entre eles existe um acordo de armazenamento, partilha e distribuição de combustivel. Nos últimos tempos, devido à crise, a Petromoc tornou-se mendigo de todos. Pede combustivel de quase todos outros distribuidores, Tornou-se mau-pagador e amigo indesejado, devido ao seu caracter esbanjador de combustivel distribuindo a Mahala aos amigos particulares.
Não gosto · Responder · 6 · 6 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo ..... Petromoc é parte, gozando da sua condição de socio maioritário (Imopetro), e o facto dela ser empresa Pública.

Quanto ao que dizes nos seus comentários, estamos juntos.
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Obrigado Lenon Arnaldo por acrescentar esses dados. O Directo Nacional de Combustiveis disse que o problema era logistico. Mas nao especificou.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Joanguete Celestino
Joanguete Celestino 4 milhões de litros são muito poucos para a cidade de Maputo que consome diariamente 5 milhões de litros. Os navios do off-shore tornaram-se muito rigorosos no descarregamento do combustivel. Antes havia confiaçam das garantias bancárias emitidas pela banca comercial. A petromoc (financeiramente falida), Imopetro e as outras companhias periféricas de análise laboratorial da qualidade de combustivel perderam credibilidade junto das outras companhias distribuidoras como (Puma, Total, BP, e outras ). Está em avanço uma solução inovadora (fusão) para destronar o monopólio da Petromoc na importação de combustível. Aguardemos a operacionalização da ideia, já que o Estado ( Petromoc) tem o direito exclusivo de importação de combustivel, muitas vezes, desvirtuando a sua qualidade pelos laboratoristas.
Gosto · Responder · 6 · 6 h · Editado
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Quer dizer que antes dos navios descarregarem o dito cujo stock já esgotou?
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Mais dados que dao para ir complentando o puzzle. Foi mesmo para isso que fiz o post. Para que outros viesse com mais detalhes. No texto eu falo de MAIS de 4 milhoes de litros. Minha fonte é da industria. Vou confronta.la. Obrigado.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Domus Oikos
Domus Oikos Obrigado ilustre.
Gosto · Responder · 6 h
Domus Oikos
Domus Oikos Obrigado Joanguete Celestino preciosa informação
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Obrigado por mais uma aula da nossa macroeconomia. Cada vez entendo melhor o PR quando diz que estamos firmes; é do jeito "até que a morte nos separe não vamos abrir a mão a correcção necessária e imperiosa para o país andar normalmente"
Gosto · Responder · 1 · 5 h
John Wetela
John Wetela Então, agradecido a diminuição dos problemas que surgem cada dia que vem.
Gosto · Responder · 5 h
Milton Machel
Milton Machel O Lenon Arnaldo está sempre armado de disposiçäo e muniçäo pra contrariar ou desvalorizar os posts do Marcelo Mosse. O que é salutar em democracia e näo numa república de Frelimistäo vs "Os Contras"...aprecio bastante a sua capacidade de substituir progressivamente o profe Jay Jay Cumbane...que parece ter-se cansado de combater o MM. Era só uma nota. Útil a info trazida pela "tripla entente": MM, djone Lenon e professor Celestino. Mais info e menos "opiniäes"...
Gosto · Responder · 4 · 5 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo No caso, foi no intuito de secundar a informação avançada. Nem tanto contrariar, muito menos, desvalorizar "os post do MM".

Longe de mim. Quem sou eu nesta praia (informação).
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Sim Milton Machel. Creio que so posso ser util aquii no FB se trouxer mais informacao que opiniao. è o que tento fazer. Mas tambem nao esperem que traga informacao acabada. Nao tenho para isso nem vivo disso. Faço a minha parte. Quem quiser contrariar, tas bem. No caso vertente, os dados trazido pelo Lenon Arnaldo e pelo Joanguete Celestino sao alimento suficiente para uma boa reportagem dos nossos jornais.
Gosto · Responder · 4 · 3 h
Noe Nhantumbo
Noe Nhantumbo A batalha de egos empobrece o debate. Negar a crise visível é insensato e caricato. A mola das contrapartidas insensatas sumiu. Vacas magras é o nome da nova era
Gosto · Responder · 5 · 2 h
Juma Ali Ali
Juma Ali Ali SIM SR NOE NHANDTUMBO EU SINCEIRAMENTE ME RENDO COM AS SUAS OBSERVACOES TOTALMENTE IMPARCIAIS E DE FORMA HONESTA TENS TI POSICIONADO DE FORMA CORAJOSA
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Não dê o poder ao camarada Guebuza, pensavam que o visionário Machel estava louco.
Gosto · Responder · 1 h
Amado Couto
Amado Couto De dificuldade em dificuldade acrescida. Alguém se lembra do racionamento de gasolina? Dos 20 litros? Quem diria com tanta importação de viaturas recondicionadas, poluentes, consumidoras, que não servem nos países asiáticos.
Gosto · Responder · 1 · 9 min

Cidade de Maputo regista falta de combustível

Governo diz que ruptura do stock se deveu a questões logísticas e não orçamentais
Desde Quinta-feira, o combustível está escasso nas principais cidades moçambicanas, sobretudo na capital. Aliás, algumas bombas de abastecimento permaneceram fechadas por falta de combustível. Alguns automobilistas foram mesmo obrigados a percorrer longas distâncias à procura do combustível. Um automobilista é um exemplo. Teve que sair do bairro Zimpeto até à zona da Marginal para conseguir abastecer a sua viatura. ”Venho do bairro de Zimpeto, todas as bombas pelas quais pude passar encontram-se encerradas devido à falta de combustível”, contou.
Outro automobilista diz que teve que fazer uma longa bicha para conseguir abastecer o seu automóvel, num dos poucos locais onde ainda é possível ter aquele produto.
No meio de escassez, há bombas que ainda conseguiram dar resposta à procura. É o caso da Galp, que durante a sexta-feira registou longas filas de viaturas. “Fomos obrigados a arranjar alternativas, pois a procura era tanta”, relatou um dos funcionários daquele local.
Entretanto, ontem, o Governo através do director nacional de Hidrocarbonetos e Energia, Moisés Paulino, reconheceu que houve realmente escassez na distribuição de combustível em algumas cidades. Moisés Paulino disse que a ruptura do stock se deveu a questões logísticas e não orçamentais. “Houve uma ligeira ruptura de combustível nos postos de abastecimento de combustível de algumas gasolineiras porque tivemos um atraso na chegada dos navios de reabastecimento”, referiu. 
Moisés Paulino informou que a situação já estava a ser acautelada, a título de exemplo, ainda ontem foi descarregado combustível nos terminais oceânicos de Maputo, Beira e Nacala. A fonte não precisou as quantidades, mas avançou que o combustível vai garantir o abastecimento às bombas durante vinte dias considerados como a margem de segurança para todo o país.
O director nacional de Hidrocarbonetos e Energia classificou como falsas as afirmações que circulam nas redes sociais sobre uma eventual subida de preço dos combustíveis. Entretanto, o combustível continua a escassear na cidade de Maputo.


Américo Matavele
18 h ·



Os boatos fazem crises.

Quando estudante da psicologia das massas, gostei muito da figura de sugestão. Está figura é apelidado como "motivadora" para uma certa acção.
Isto é, tu "sugeres" uma atitude ao teu objeto, e este gera um comportamento consentâneo com o resultado esperado, sem se aperceber que foi "motivado" para agir daquela forma.


Para ele (o objecto), as coisas aconteceram por outros fatores que não a sugestão. Esta técnica era muito usada pelos caixeiros viajantes, actualmente chamados de promotores de vendas, com intuito de convencer o cliente a tomar uma decisão "pessoal" e "soberana", sem notar que foi fisgado pelo vendedor.

Hoje diz—se que há crise de combustível. As pessoas (quase todas) que tem carros, motas e cortadores de relva, la foram às bombas para "garantirem" um stock de gasosa antes de secar nas bombas.

Claro que com tanta procura, a remessa enviada às bombas não poderia aguentar, e sempre haverá roptura de stock, porque o abastecimento dos usuários não é normal.

E assim se cria uma crise de um ou dois dias, até o camião vir encher os tanques.

A psicologia é a mãe das ciências.

Nhanisse!

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraPartilhar
2222
1 partilha
Comentários


Giro da Fonseca
Gosto · 18 h


Giro da Fonseca
Gosto · 18 h


Homer Wolf Senhor, o telejornal da Stv DESMENTE-LHE veementemente!!!
Moises Paulino, Director Nacional de Hidrocarbonetos e Energia está a CONFIRMAR a rotura de stock
Gosto · 12 · 18 h · Editado


Spirou Maltese Grita grita grita. ... e vamos oferecer palitos pra limpar os tímpanos, porque cotonetes não são suficientes heeheheheh
Gosto · 1 · 17 h


Cristiana Cuamba
Gosto · 16 h


Homer Wolf Spirou Maltese??????
Assim já não é XIXAÚQUE?...eh eh eh
Gosto · 2 · 16 h


Homer Wolf
Gosto · 16 h


Spirou Maltese Kkkkk f*** U wena
Gosto · 1 · 16 h


Homer Wolf Essas multiplas identidades pah... Tá sa esconder do "Xixe"?...eh eh eh
Gosto · 16 h


Spirou Maltese Quem é xixe?
Gosto · 16 h


Spirou Maltese Akakaakaaka ok entendi
Gosto · 1 · 16 h


Ariel Sonto O Governo reconhece. Ntsém.
Gosto · 6 · 18 h


Lúcio Langaa Aguardando a reação do psicólogo Américo Matavele... acho que lhe deram um institor cheio de combustivel para combater o incendio....kkkkkk
Gosto · 6 · 18 h


Rafael Ricardo Dias Machalela kakakakkakaka
Gosto · 18 h


Forbes Nhaca Problemas logísticos, mas nada, os fofoqueiros que diziam que é para aumentar o preço, ora é falta de fundos para comprar o combustível podem ir aquele sítio que ninguém deseja, porque da nojo.
Gosto · 1 · 18 h


Américo Matavele Ntsem.
Gosto · 18 h


Forbes Nhaca

Gosto · 18 h


Américo Matavele Se leram o meu post. Falei dessa roptura de stock.
Gosto · 18 h


Homer Wolf Vc fala de rotura nas bombas, devido à procura desenfreada e invulgar por parte dos consumidores (alegadamente devido ao que chama de boato)... Não tente nos "maviar" aqui...
Gosto · 5 · 18 h


Américo Matavele É há dois tipos de roptura?
Gosto · 6 h


Homer Wolf tsc..
Gosto · 4 h


Spirou Maltese Bwakakakakakakakak descontinuidade. Andam de costas voltadas com a realidade vcs eheheheheheh
Gosto · 18 h


Zeca Becane Felisberto Sibia Wo hemba Americo Américo Matavele

A combustivel la kala ntsem. Pior na baixa nas bombas da petromoc a gasolina alikona desde 5 feira demanha
Gosto · 2 · 16 h


Zeca Becane Felisberto Sibia Aleswo swa ma psicologia das massas so funciona kamateoria na pratica lomu afrika aswitiri
Gosto · 4 · 16 h


Spirou Maltese Bwaakakakak
Gosto · 1 · 16 h


Homer Wolf eh eh eh
Gosto · 1 · 16 h


Lúcio Langaa Kkkkkkkk
Gosto · 5 h


Josefina Massango Heshiiii... yaaaa... sem se darem conta são psicólogos vcs
Gosto · 4 h


Cristina Amelia Nhanisse va ku tomile Américo Matavele. Uku bayeteee
Gosto · 2 · 16 h


Spirou Maltese Kkkkkk
Gosto · 16 h


Delfim Jr de Deus E o que é que achas da percepção , muitas vezes, também nas ciências sociais, eh mais importante do que a verdade. As pessoas mais facilmente reagem a percepção , ao que lhes parece.
Gosto · 2 · 15 h


Américo Matavele Isso mesmo.
Gosto · 6 h


Domingos Estevao Fumo Kkkkj
Gosto · 6 h


Egas Nhantumbo De facto, esse é o poder dos boatos. Só não quero imaginar esse fenómeno na área da banca.
Gosto · 6 h


Forbes Nhaca Moçambicano boateiro inimigo do povo, xiconhoca boateiro inimigo do povo. Dizia o saudoso Presidente Samora Machel.
Gosto · 4 h


Milton Machel Nhanisse!!! tsc!
Gosto · 3 h


Angela Maria Serras Pires O barco Esta a espera que o Américo Matavele va la pagar para desembarcar a gasolina porque os Frelos estao arruinados
Gosto · 2 h


Angela Maria Serras Pires Ate os comboios do carvao estao parados sem combustivel
Gosto · 2 h


Américo Matavele Afinal?
Gosto · 1 · 2 h


Spirou Maltese Hmmm kkkkk
Gosto · 1 h


Spirou Maltese Por acaso ainda hoje ouvi com agrado o apito do comboio aqui.
Gosto · 1 h

Comentários


Linette Olofsson grata pelo alerta!
Gosto · Responder · 41 min


Vassili Vassiliev Exactamente Marcelo Mosse. Isso e o que o Prof. Carlos Serra deveria publicar no seu blog ao inves de entrar em "indirectas": http://oficinadesociologia.blogspot.com/.../01/rumor.html...



Diário de um sociólogo: Rumor
Professor Catedrático Jubilado, investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane,…
OFICINADESOCIOLOGIA.BLOGSPOT.COM
Gosto · Responder · 1 · 40 min


Jr Chauque Obrigado Marcelo Mosse.
Gosto · Responder · 37 min


Saria Algy OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.
Gosto · Responder · 6 min


Magacebe Majacunene As noticias postas a circular e o fenomeno das redes sociais eh a perspectiva de analise segura do Dr. Serra.Convelhamos que ha por ai muita noticia plantada Que sendo a primeira Eh a verdadeira para o publico.
Gosto · Responder · 5 min


Jeck Alcolete Do exposto, MM, fica claro que o "vuku-voku e o disse me disse" da semana finda tinha sua dose de razão. A fofoca do Moçambicano tem sempre alguma verdade, difícil é como extrair essa verdade na hora que te chega.
Thanks pela informação

Sem comentários: