quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

violência domestica vem sendo tratado nas redes sociais,Tv's

Eduardo Matine was feeling concerned.

Olhando a forma leviana como este assunto violência domestica vem sendo tratado nas redes sociais,Tv's e por ai a fora cada um puxando a sardinha para sua brasa dependendo apenas do facto de simpatizar ou não com a vitima ou o infractor, algo me diz que daqui a nada alguns vão exigir que se estabeleça um regulamento legal que obrigue tanto a mulher como ao homem a declarar na esquadra mais proxíma da sua residência que instrumentos mantemos em casa que possam tornar-se passiveis de ser considerados contundentes no caso em que os cônjuges cheguem a vias de facto, tais quais uso de força para supostamente resolver possiveis (des)entendimentos e apartir dai feriem-se um ao outro com recurso ao mesmos! O homem apresentaria chaves de roda, chaves de fenda, martelo, chave inglesa, chave francesa,etc, a mulher por sua vez a faca de cozinha, o pau de pilar, a tesoura,etc e cada um juraria perante um conselho de controle de instrumentos perigosos, só e somente dar-lhes o uso devido sem nunca estes servirem de recurso para sanar diferenças conjugais!
Digo isto porque em tudo que se fala por aqui, o que mais salta a vista é encontrar um culpado, e que esse coitado seja punido exemplarmente como forma desencorajar possiveis situações futuras, sempre deixando de lado o que Eu acho questão primordial, a causa cá muitas vezes acobertada pelas consequências, só pensamos no ferido, na assassinada e em nenhum momento nos actos que ele ou ela terá praticado antes do fatídico momento!
Continuo a pensar que a violência do jeito que está sendo publicitada como sendo algo que somente afecta a mulheres e crianças, e se manifesta por actos do HOMEM e não por actos HUMANOS, no caso resposta fisíca a uma situação descontrolada, é a meu ver o calcanhar de aquiles que mina as relações entre os casais neste momento! Se a minha mulher pode tudo desde que não me toque, então estamos assumir que o outro, neste caso Eu, sou um ser insensível, incapaz até de amar essa pessoa, aquela minha mão que lhe tocou com violência não é a mesma que a acariciou durante anos, sempre foi uma bomba relógio prestes a explodir!Não creio que as pessoas no caso mulheres acreditem nessa farsa, cada uma de voces sabe,em cada segundo, cada palavra, cada exagero sai das vossas bocas quando se sentem aborrecidas, sabem tbem que muitas vezes nem estão certas do que realmente vos aborrece, ouviram dizer swiku ine ine e la vão tirar a paz do vosso homem para se explicar sobre coisas que falaram na ausência dele! Podia inumerar outra, centenas de situações que hoje tornam os lares Moçambicanos autênticas bombas relógios, fazendo com que esses jovens ainda na idade de namorar e curtir suas parceiras prefiram ir parar a uma esquina qualquer ao invês de sair do expediente para suas casas só para evitar bate boca desnecessário, mas como vossa casa não podes fugir para sempre e um dia voltas e verifica-se o inevítavel!!!Enfim, vão aparecer aqueles que sempre preferem virar a cara a realidade e dizer ''nada justifica a violência'' como se nunca tivessem assistido mulheres a baterem-se sem dó nem piedade ou se o homem tivessse saido da terra e voltado com essa tendência maléfica!Ntla
Tenho dito,Hugs


LikeShow more reactionsCommentShare
88
Comments


Lecuanhane Wa Mutxopi De facto, há muitas relações tóxicas, onde por alguma razão, as pessoas vão aguentando, protelando até que perdem a cabeça e cometem um disparate. Entretanto, nada justifica a violência passional.
Like · Reply · 4 hrs · Edited


Eduardo Matine Se é passional a sua motivação ja está justificada ilustre...Hugs
Like · Reply · 4 hrs · Edited


Lecuanhane Wa Mutxopi Não concordo. Levar o casaco e ir embora ainda é melhor opção para mim.
Like · Reply · 4 hrs


Eduardo Matine Então não é passional, é violência! É só o que estou a tentar explicar em função do disse anteriormente ''Entretanto, nada justifica a violência passional.''! Eu tbem julgo que nada justifica a violência, seja ela de tipo for...!Onde não houver reacção, certamente não haverá acção...


De uma leitura rápida sobre FRAUDE ELEITORAL, olhem o que eu encontrei:
Uma fraude eleitoral é a intervenção deliberada numa eleição com o propósito de impedir, anular ou modificar os resultados reais, favorecendo ou prejudicando alguma candidatura, partido ou coligação.
A fraude eleitoral pode acontecer de forma previamente planificada:
* a partir da fase de recenseamento eleitoral e registo total dos eleitores;
* no processo de votação;
* durante o processo de apuramento dos votos.
Porque em Moçambique ainda usamos o sistema de votação manual, a fraude eleitoral é feita da seguinte maneira:
* inserção de ELEITORES-FANTASMA - consiste em incluir nomes de eleitores inexistentes nos cadernos eleitorais, ou manter como ativos eleitores já falecidos, para que de alguma forma alguém, de carne-e-osso, vote no lugar deles;
* Substituição de eleitores: consiste em fazer com que uma pessoa vote em lugar de outra ou outras, por exemplo, passando por pessoas falecidas;
* Compra de votos ou coacção sobre eleitores para impedir que livremente elejam candidatos ou opções propostas na votação;
* ROUBO DE URNAS ou boletins eleitorais antes de serem devidamente apurados e contados;
* ADULTERAÇÃO DAS ACTAS ELEITORAIS modificando os números dos resultados reais;
* Substituição de boletins eleitorais, actas, etc.
* INTRODUÇÃO DE BOLETINS PREVIAMENTE PREENCHIDOS nas urnas;
* CORTES DE ENERGIA PROPOSITADOS fazendo com que o apuramento manual ou os sistemas de cálculo electrónicos possam sem manipulados através da substituição de valores nas bases de dados;
* SUBORNO das pessoas que contam os votos.
* ADULTERAÇÃO DE PROGRAMAS INFORMÁTICOS (software) na fase do apuramento final. Aqui importa salientar que se a adulteração for feita pelos próprios programadores do sistema, fica impossível de ser detectada.
PS: Amigos, foram ou não reportados todos esses casos de EVIDENTE FRAUDE ELEITORAL nas recentes eleições gerais e cujos resultados ficaremos a conhecer a partir de hoje?

LikeShow more reactions
Comment
41 Comments
Comments
Láilo Machava
Láilo Machava E com direito a fotografias....
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Foram reportados a que autoridade do Estado cuja responsabilidade seria se pronunciar sobre as mesmas irregularidades?
Edgar Barroso
Edgar Barroso Jeremias, andas deliberadamente distraído né?

A imprensa reportou casos fragrantes. Os eleitores idem. O próprio STAE ou a CNE idem. Observadores eleitorais nacionais e internacionais também. Pessoas foram flagradas a roubar, adulterar e falsificar urnas, boletins ou actas. A polícia prendeu pessoas. Os tribunais receberam queixas.
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Mas não é a imprensa que derime os casos de ilícitos eleitorais, são os tribunais.
Antonio Zefanias
Antonio Zefanias Tribunais nao funcionaram 24 horas como andaram a dizer, pelomenos aqui na Zambézia.
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Sobre as eleições:
-374 pessoas foram julgadas por envolvimento em ilícitos eleitorais, sendo que 60% refere-se aos crimes de vandalização de material de propaganda, 4% por campanha a boca das urnas, 6% por tentativa de voto-clone (tentativa de votar m...See More
Anacleto Machava
Anacleto Machava Estão reunidos todos os ingredientes. Daqui a nada será servido o prato: fraude à moda CNE/STAE!
Geronimo Alexandre
Edgar Barroso
Edgar Barroso Jeremias, creio que me tenha esquecido de acrescentar no meu post mais um elemento de fraude: a FRAGILIZAÇÃO INSTITUCIONAL PROPOSITADA DO SISTEMA ASMINISTRATIVO DA JUSTIÇA (tribunais).
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Os dados de que dispomos mostram desconhecimento da lei por parte dos partidos políticos, com ou sem fraude. Publicitou-se muito a questão da necessidade dos ilícitos eleitorais serem apresentados aos tribunais distritais e no prazo de 48horas, de acordo com a Lei Eleitoral proposta pela RENAMO. Porque cargas de agua os casos foram apresentados nos tribunais provinciais e fora dos prazos.
Edgar Barroso
Edgar Barroso Jeremias, quanto a esse assunto prefiro objectivamente esperar pelo pronunciamento final tanto da Comissão Nacional de Eleições como do Conselho Constitucional.

Voltemos ao cerne do post. Ainda bem que me lembraste do PAPEL DECISIVO dos tribunais na legitimação de fraudes. Ora, com efeito, constituem também técnicas de fraude eleitoral:

1. Cumplicidade tendenciosa dos órgãos que participam do processo eleitoral (CNE, STAE, observadores, Governo, Tribunais);

2. Controle e manipulação dos órgãos públicos (e privados) de comunicação social para confundir e enganar os eleitores, fazendo-os achar que os resultados fraudulentos são legítimos;
Iuri Samsser Khan
Iuri Samsser Khan Jeremias Luis Chauque Vou te ilustar de outra forma sobre o que esta a acontecer neste nosso país "... o avançado frel agarra a bola com a mão, poe dentro da baliza, e corre desenfreado a gritar GOLO!!!!...Os adeptos (povo), as camaras de televisao (observadores), o treinador e substitutos de cada banco (os membros dos partidos), e os arbitros (STAE, CNE e Tribunais) estao surpresos por aquele grito de GOLO! (vitoria nas eleicoes).. porque todos viram que foi com a mão (fraude)... será que pelo avançado correr a gritar GOLO!!! o mesmo é válido?! ... talvez com esta ilustraçao percebes o que sempre aconteceu em Moçambique desde 1994.
Dinis Chembene
Dinis Chembene Muito complicado o nosso caso. Se não temos confiança nos nossos órgão de justiça o que fazemos agora para repor a legalidade sobre as eleições (tendo em conta que foram fraudulentas)? Alguem deve ser o arbitro neste caso, quem?
Edgar Barroso
Edgar Barroso O Tribunal Constitucional, Dinis Chembene. Anulando e mandando repetir as eleições gerais à escala nacional. Simples.,
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Não creio que isso va acontecer. Penso que podemos esperar repetição em Tsangano, Tete, e nada mais.
Dinis Chembene
Dinis Chembene Ok. Então pelo menos temos um salvador da patria que não esta corrompido como o restante sistema da justiça, uffff que alivio... Uma pergunta: e se o tribunal constitucional validar estas eleições?
Edgar Barroso
Edgar Barroso As eleições são de CARÁCTER GERAL. Não são circunstanciais, prezado Jeremias Luis Chauque.

PS: Fiquei honesta e agradavelmente feliz por teres reconhecido que, AFINAL, houve mesmo fraude (pode ser que ainda estejas em Tsangano, Tete, e nada mais). Nada mais para ti. Porque, para o povo e para as partes políticas também interessadas neste processo, HOUVE FRAUDE ELEITORAL em vários outros sítios.
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Em Tsangano houve destruição de material eleitoral logo nas primeiras horas e as pessoas não poderam votar. No distrito de Lago tambem não se votou e espero que as pessoas tenham a oportunidade de votar, como o fizemos nosotros. Agora anular as eleiçoes? Nada mano.
Toninho Tembe
Toninho Tembe há questão que o apóstolo da degraca coloca e boa mas não nos leva a qualquer lado senão nos informar o que e fraude, pelo que devia se discutir o que aconteceu a luz do que ele disse ser fraude e ver se tal pode nos ajudar e evitar que o mesmo não aconteça das próximas vezes, o como evitar, peco que a grande lição que temos que aprender com os problemas, porque as soluções que vamos apresentado como por exemplo os extremos de anular as eleições ou proclamar a renamo e o seu candidato como vencedor são no mínimo exageradas, houve fraude sim, mas temos que saber se a mesma e significativa que justifique tais atos que propomos como solução, para mim um bom processo eleitoral não e aquele que não registra irregularidades porque isso e impossível, mas aquele que nos permite ver quais as irregularidades cometidas e quais as soluções, e se isso passar por processos criminais que seja assim, peco que devemos discutir os assuntos com frieza e não pensando nas nossas feridas abertas pelo assunto a discutir porque certamente iremos perder toda a objetividade e cairmos no senso comum
Pascoal Alexander Mucumbi
Vicente Machel
Labmahc Ocsav
Labmahc Ocsav Caros ilustres, saudo-vos.

Respeito as vossas opinioes, em democracia defendemos e promovemos a divergencia de opinioes, assim, estao de parabens....See More
Nadinho Mate
Nadinho Mate Fraude è fraude nao existe fraude de pequena escala.
Iuri Samsser Khan
Iuri Samsser Khan Vasco Chambal tambem sou jurista...e nao vale a pena escamutiarmos factos com analises cientificas da coisa. Ou é ou nao é. Ponto final...e estas eleiçoes foram tudo menos justas e livres. entendes?
GMan Producoes
GMan Producoes Fraude, sempre fraude, não há outra justificação? Sempre fraude? Haja paciência.
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Edgar Barroso, é disto que falávamos:

Eleiçoes anuladas em Tsangano

O Tribunal supremo decidiu anular os resultados eleitorais de 26 mesas de voto que funcionaram no distrito de Tsangano, província de Tete, na sequência de actos de violência registados no dia 15 de Outubro, data da votação.
Esta decisão foi anunciada hoje pelo Porta-voz do Tribunal Supremo numa conferência de imprensa dada na Cidade de Maputo.
Assim, cabe a CNE decidir se repete ou não as eleiçoes naquele canto do País.
Germano Milagre
Germano Milagre A melhor parte e esta ... O porta voz da CNE Cuinica disse que caso algum partido o deseje pode impugnar as eleições com o tribunal constitucional ... Como se o presidente do mesmo veio a público creio a semana passada a dizer que os perdedores devem aceitar os resultados em paz ? Então já está julgado ... Noutro país o presidente do CC ja se teria demitido mas aqui ...
Germano Milagre
Germano Milagre E mesmo com fraude e com menos de 50% a nivel nacional de votantes, a frelimo perdeu em Tete, Manica, Zambezia, Nampula e Sofala. Em Niassa empate técnico ... Não fossem as vitorias esmagadoras nas provincias com menor taxa de abstenção ( note-se essa ligação entre vitorias esmagadoras e menores indices de abstencão ) de Gaza, Maputo provincia e Inhambane e perderiam o poder ... Mas isto mostra uma divisão no país geográficamente com muito potencial para conflito ... Eu daria um conselho a frelimo ... Envolvam, ouçam e sejam equilibrados a lidar com a oposição porque vivemos numa panela de pressão .... Nunca se esqueçam que a frelimo só teve 26% de todos os Moçambicanos registados p votar ... Mesmo com as fraudes ...
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane mas estamos a ver mesmos dados? Germano Milagre, os que vi aqui a frelimo ganha em Manica, (perde nyusi) ganha em Tete (perde nyusi), empate em Nampula (perde nyusi), ganha em Cabo delgado, Niassa, Gaza, Inhambane, Maputo provincia e Maputo cidade..perde em zambezia, Sofala
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Germano revisite os resultados, pois os que eu tenho sao diferentes dos teus. Por exemplo em Nampula a FRELIMO obteve 22 lugares, os mesmos da RENAMO. Entao como eh que a FRELIMO perdeu em Nampula?
Edgar Barroso
Edgar Barroso A Frelimo PERDEU DEPUTADOS naquelas províncias todas arroladas pelo Germano, bradas!

E ainda perdeu em Maputo-cidade e Maputo-província... FRANCAMENTE!
Edgar Barroso
Edgar Barroso E isso tudo MESMO COM A FRAUDE...
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane percentualemente segundo esses resultados fornecidos em nampula ganhou a frelimo por centesimas (perdeu nyusi)..
Edgar Barroso
Edgar Barroso Afinal de que vitória e de que derrota estamos aqui a falar?!
Edgar Barroso
Edgar Barroso O sofware não é protegido por direitos de propriedade intelectual, Livre Pensador?
Edgar Barroso
Edgar Barroso Hehehehehe... não sei dizer.


Mercia Cossa Tem de existir um exame médico tipo teste de nível de violência aos casais. Poxa! Esta de mais. Agora é esconder tudo: chaves de fenda, facas, catanas, bobotchana, nunca se sabe quando esse "espirito" intolerante baixa no casal. Swa txavissa.
Like · Reply · 1 · 4 hrs


Amosse Mucavele É ter um bom advogado tipo Canal de Moçambique
Like · Reply · 1 · 1 hr
Edgar Barroso
November 2, 2014 ·



Revendo o programa "Resenha Semanal", da Televisão Miramar, sobre os resultados eleitorais em Mocambique:

António Muchanga: "O Presidente da Comissão Nacional de Eleições é de tal maneira mentiroso que, por ser um líder religioso muçulmano, os crentes desta religião se quisessem escapar do inferno deveriam abandonar o islamismo e começar a procurar igrejas"

Venâncio Mondlane Jr: "Esses analistas políticos que andam por ai nos meios de comunicação social a promoverem um autêntico festival de pornografia intelectual deveriam ser todos processados"

Eu: Heheheheheheheheheheh...

Hehehehehe... parece que eu estav equivocado, nos primeiros momentos que se seguiram aos anúncios dos resultados preliminares das últimas eleições gerais.
Não houve, afinal, nada de "vitória asfixiante" por parte da Frelimo. Estão é a ter PERDA ANGUSTIANTE de deputados eleitos, a cada dia que passa. Isto me dá uma felicidade tremeeeeenda... eish! Gosto!
LikeShow more reactions
Comment
54 Comments
Comments
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Apóstolo Da Desgraça deteram ate vogal da CNE para forjar resultados!!! Afinal CDEs, CPE e CNE sao lavandarias...
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw A frustracao expressa-se de varias formas, sendo uma das mais antigas o autoconsolo. A FRELIMO continuara a ditar as regras d jogo, com ou sem perca de mandatos.
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto A caminho dos 125 assentos. Uma contagem regressiva.
Nelio Raul Joao
Nelio Raul Joao E ainda vai perder mais deputados com a validação dos votos nulos, por isso eu estarei em cima do muro a ver o filme em câmara lenta....
Sérgio Siquiçane H'lavanguane
Sérgio Siquiçane H'lavanguane Não se mata o monstro pela garganta. De pequenos em pequenos golpes vão derrubar essa coisa.
Estou contigo Apóstolo Da Desgraça!!!!
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi E é por essa e outras razões q eu não vou mencionar eu tenho preferido manter o meu rico silêncio enquanto degusto o sentimento de colera q consome aquelizali
Edgar Barroso
Mauro Pacule
Mauro Pacule Pra mim é importante a Frelimo não ter um número de deputados que lhe possa dar o poder de decidir a seu bel prazer! Por incrível que pareça, o país precisa de todos na tomada de decisões benéficas, justas e abrangentes. A sociedade é construída e constituída por todos e o nosso Parlamento não pode ser uma ilha...
Rodrigues Tembe
Rodrigues Tembe Mas essa novela não da pa entender mesmo. Se eu li um jornal electeónico da praça que dizia que a Frelimo conseguiu 145 deputados, Renamo 88 e MDM 16 e que a Frelimo continuava a controlar o parlamento e não precisaria do voto dos outros partidos para dar continuidade aos programas de governação iniciado pelo governo anterior.
Mito Devesse Jr.
Mito Devesse Jr. Apóstolo Da Desgraça, sera k mesmo nao vamos ter esta vez as victorias retumbantes e esmagaroras, pelo menos no parlamento e o k eu keria mais ver
Nadinho Mate
Nadinho Mate Um parlamento sem maioria asfixiadora podera olhar pra o povo
Isaac J S Mandlate
Isaac J S Mandlate Os resultados já são mais "aceitaveis"?
Paula Lovena Amade Mosse
Paula Lovena Amade Mosse O senhor seu pai não irá levar-te no carro dele. Hehehehehehehe
Iuri Samsser Khan
Iuri Samsser Khan Esqueçam estes resultados... estas eleiçoes foram (como todas desde 1994) uma farsa... so que este ano temos a internet a favor da democracia...ja nada escapa. Este país vai mudar!
Dom Silvino Muchiguere
Dom Silvino Muchiguere Apostolo da Desgraça é da RENAMO ou MDM? Os seus comentarios mostram seres um verdadeiro decepcionado com actual governacao da FRELIMO. O mais importante o povo moçambicano cumpriu o seu dever civico: VOTAR. O resto esse que ganhou tem que continuar coma caroça. Haja espirito de harmonia. Com o nivel de disercoes na MDM voce acha qual seria o fim?
Dom Silvino Muchiguere
Dom Silvino Muchiguere Moçambique caracterizado por oposicao fragmentada e sem nocoes basicas de exercicio da democracia. voces pensam que com esta oposicao mocambicana a Frelimo sairá do poder? nem pensar.
Magacebe Majacunene
Magacebe Majacunene Nao está em dúvida o vencedor.Tenho dúvida Sim se o meu voto, o voto do meu vizinho foi contado.Alguem pode esclarecer para que NÃO DURMA angustiada?
Germano Milagre
Germano Milagre Se chegarmos a verdade a frelimo nao chega a 50% e Nyusi tem q ir a segunda volta ... So falta saber se se consegue chegar a verdade ou nao ...
Matilwene Bucar
Matilwene Bucar Kakakakka eh motivo de dizer tambem k tiveram uma perda retumbante.kakakakakakakaka
Edgar Barroso
Edgar Barroso Vocês têm de perceber uma cena. A oposição aqui em Moçambique (e a grande fasquia do povo moçambicano que nela vota ou apoia) está não só a lutar contra a Frelimo e a sua crónica má governação. Está também a lutar contra a fraude generalizada, contra a CNE, contra o STAE, contra a PRM, contra o SISE e contra a comunidade internacional... mesmo contra toda esta corrente do mal, promíscua e criminosa, estamos a ter estes animadores resultados. Isso é obra!
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Não há vitória nenhuma por parte da Frelimo e Nyusi. Tudo foi fabricado pelo CNE & STAE Moçambique. Fabricado sem o mínimo de escrúpulo.
Momade Ali
Momade Ali Apóstolo Da Desgraça, meu amigo, ao teu sentimento se chama SADISMO. Procure um dicionario e saberas o significado, e nao perca muito tempo, procure um psicologo.
Edgar Barroso
Edgar Barroso Momade Ali, não ataque a minha pessoa. Ataque o meu argumento.
Matilwene Bucar
Matilwene Bucar Momade Ali mais uma vez vem mostrar que nao sabe fazer comentario sem ofender os outros ou seja vc eh aquele tipo de gente k diz "quem nao esta comigo eh meu inimigo" sera?
Edgar Barroso
Edgar Barroso Não será. É mesmo isso, Cisca.
Matilwene Bucar
Matilwene Bucar Quando eh assim para nao se sentir ofendido nem ofender ao outro nao comenta.fica ai a dica
Momade Ali
Momade Ali O recado foi dado ao meu amigo Apóstolo Da Desgraça, e mais nao disse!
Matilwene Bucar
Matilwene Bucar Kakakakak Momade Ali qual recado? Seja directo soooo nao ha recados aqui
Momade Ali
Momade Ali Cisca Messi, ja que insistes, vou dar-lhe um conselho: volte a ler o post do nosso amigo Apóstolo Da Desgraça, bem no final ele manifesta um sentimento em face dos resultados eleitorais. No meu primeiro comentario (recado), eu traduzi o sentimento do nosso amigo como um acto manifesto de SADISMO, e pedi a ele para buscar o significado dessa palavra no dicionario, e procurar imediatamente um psicolo. Nada mais disse! Entendeu ou preciso desenhar?
Nadinho Mate
Nadinho Mate Apostolos nao te preocupes com doentes continue comentando.
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi Acho justo o argumento do Apóstolo da desgraça como eu. Sem ataque directo à pessoa, podemos ter um debate construtivo à volta do teor do post.
Não ha q inflamar de dor de cotovelo quando é todo o braço q ta a se quebrar.
Sadismo ou não, a verdade é q
a expressão da verdade é tao pesada nos ombros dos q vivem reclinados em mentiras. E as fazem colosso à semelhança do teatro da campanha eleitoral em Nampula onde a bofetada está a ser do lado reverso.
Matilwene Bucar
Momade Ali
Momade Ali Primo Abdullah Abou-Shakur, sabes que nao eh novidade para ninguem o que esta a acontecer em Nampula, nao nos iludamos. Nampula, Zambezia, Sofala e Tete apenas perfazem o nosso numero. O pais tem mais circulos eleitorias, primo! E a vitoria eh certa. Fico me perguntando da avaliacao que se faz da tal paridade que fez sacrificar cidadaos indefesos, porquanto a musica contina a mesma. Maus perdedores!
Matilwene Bucar
Matilwene Bucar Kakakakakak Momade Ali haaaa vc me faz rir juro como pode comemorarbuma coisa roubada? Ora vejamos, so existiu confusao nas províncias/distritos onde a frelimo nao se confia e pk sera heimmmm? eh essa vitória k te faz bem em saber k para ganhar houve sangue?
Momade Ali
Momade Ali Depende do ponto vista Cisca Messi, e eh bom que te rias, porque isso faz bem a saude, e eu fogo em saber que estou a ajudar. Qaunto aos roubos, me pergunto: afinal quem o ladrao? Aquele que a todo o custo coloca guardas e vigias e mesmo assim reclama roubo, porquanto desorganizado? Ou aquele que eh roubado, e mesmo assim nao empobrece, enriquece, porquanto o povo continuar a confiar nele? Apenas para reflexao!
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi Claro primo Momade Ali, a música essa deve ja estar riscada tanto q de soar desafinada a viragem se mostra inevitável. Futuro melhor e bla ble bli, a força da mudança e bli blo blu e agora uma utopica mudança na continuidade...
Ha q percebermos q o pov
o ja ha muito sabe casar o pato com a pata e que o ganso nao pode estilar em pedaço de barro.
Sobre a paridade vs savimbizaçao dhlakamaica, eu acredito q a repercussão do caso e a malevola mediatizacao do diabolismo foi oportuno contrariando os anseios dos camaradas.
Se Dhlaka fosse savimbizado, mesmo com a hecatombe dos transferidos ao reino dos mortos por balas dos dois lados, isso seria mais uma conquista da Frelimo, afinal a Frelimo é q fez (assassinios no antes-democracia) e a Frelimo é q faz (crimes e violações actualmente). E quando o pavio se mostrou curto e molhado, a vitimizaçao é a via.
Enfim, so pa refrescar, voltemos à luz do teor do post se para alguns que vivem no escuro da mentira isso não incomodar.
Momade Ali
Momade Ali Hehehehehehe.... meu primo Abdullah Abou-Shakur, e as suas genias teorias de conspiracao. Haja modestia, haja respeito pela decisao soberana do povo. Nao foi desta, e mais pleitos virao. Se vivermos saberemos dizer se alguns candidatos sao vitalicios, e mesmo assim reclamam mudancas, ou sao escolhidos a dedo, e mesmo assim reclamam democracia. Saberemos dizer, certamente. Quanto ao post supracitado, nao tenho mais nada a dizer, e a moral da historia eh que tenho amigos sadicos, porquanto contentam-se com a desgracas dos outros, alias, sao Apostolos da Desgraca. Mais nao disse! E jumma mubarak, primo Abdullah Abou-Shakur! Haja muita saude, paz, amor e riqueza! Hugs!
Mirza Mu
Mirza Mu Vão se matar aqui... ........
Matilwene Bucar
Matilwene Bucar Vc Momad Ali deve nao estqr bem juro, a conclusao k chego eh essa pk mesmo pertecendo a um certo partido as coisas estao cristalinas nesta mer.a de país. Pessoas vivendo parecem ter um cancro, no conformismo e os abutres apoderando se da inocencia do povo. Nthla pessoas com tu nem deviam existir, antes de ecrever ana
Monane Sergio Zitha
Monane Sergio Zitha estou de volta, nico dentro. pandani psiuari. Cisca Messi, Apóstolo Da Desgraça, país da verdade...
Monane Sergio Zitha
Monane Sergio Zitha hehehe, antes de eu começar a dar o meu contributo ja estam a ficar com medo. características mesmo dos inseguros e daltónicos
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi So para aclarar, quando meu primo Momade Ali fala de decisão soberana do povo, na semântica do batuque do qual dança quer dizer, cegueira induzida do povo ante este descalabro perpetrado por alguns bem enfatados e totalmente despidos de dignidade no q tange a democracia. Democratas não usam da mesquinhez para do povo abusar e chamar de burros. Isso é de pessoas tacanhas, q não chegam a se considerar gente.
Haja modéstia, haja respeito pela REAL vontade soberana do povo expressa em cada dedo sujo de tinta indelevel no 15-10-14.
Mais posso dizer...
E
Juma mubarak, primo Momade Ali
Silvy Ustá
Jose Cossa
Jose Cossa Quem pediu vitoria asfixiante? a FRELIMO ja pediu vitoria retumbante e o povo ja deu...nesta nao pediu!
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi Gostei dessa... so nao sei de q povo se trata. Marcianos
Jose Cossa
Jose Cossa Lembrar apenas que a FRELIMO é visionaria! cinquentaria!
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi Cinquentenária, quis dizer...
Abel Vilanculos
Abel Vilanculos AINDA FALTA UM NÚMERO RAZOÁVEL PARA QUE OS APÓSTOLOS DA DESGRAÇA, TENHAM ALGUNS FEITOS QUE CONTRARIE O MEU PARTIDO FRELIMO. MELHOR, PROCUARAREM OUTRAS PROFISSÕES !!
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua O Partido Frelimo foi criado em 77 manos, logo, não é cinquentenário...
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi Ya. Belo raciocinio.
A Frente é q seria cinquentenária se ainda existisse.
Dom Silvino Muchiguere
Lola Nhagumbe Tembe
Lola Nhagumbe Tembe Se assim fosse teriamos que descartar todos cinquentenarios...
Vaneyo Nhamussua
Vaneyo Nhamussua yeah isto tinha que estar tripartido equitativament!
October 25, 2014 at 9:22pm · LikeComments

Donganyane Flores hehehehehehehehe.....
November 2, 2014 at 9:44pm · Like

Master Nwadjahane Chivindze Na TVM promove se Pornografia intelectual kakakakakakakak e forte
November 2, 2014 at 9:45pm · Like · 2

Edgar Barroso António Muchanga: "Eu, se tivesse um filho a estudar no Instituto Superior de Relações Internacionais, onde é Reitor o analista politico Patrício José, rasgaria o diploma. Porque tudo o que ele assina é haram".

Kakakakakkakakakakakakakakakakakakah...
November 2, 2014 at 9:45pm · Like · 22

Euclides Cumbe hehehehe, esta doce
November 2, 2014 at 9:46pm · Like

Paulo São Miguel kkkkkkkkk
November 2, 2014 at 9:47pm · Like

Bayano Valy só insultos e mais nada. as pessoas devem começar a mostrar-nos provas.
o que um líder mentiroso tem a ver com o destino dos muçulmanos (paraíso ou inferno)? e tenho dificuldades em dizer que o sheikh é mentiroso.
parece que o filho do camarada dele, o mazanga, estudou ou está a estudar no isri. só falam por falar ntsém
November 2, 2014 at 9:47pm · Like · 11

Láilo Machava Eu: ka ka ka. Qua Qua QuaSee Translation
November 2, 2014 at 9:47pm · Like

Calton Cadeado Esse senhor tentou ir estudar no ISRI, mas disse que tinha problemas ler os materiasis, pois a maioria eh em ingles...!
November 2, 2014 at 9:47pm · Like · 9

Djibra Mussa Hhahahahahah, esse cota Muchanga e terrivel
November 2, 2014 at 9:48pm · Like · 1

Paulo São Miguel se vosses um dia mordem a lingua vao morrer envenenados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
November 2, 2014 at 9:48pm · Like

Master Nwadjahane Chivindze Venancio Mondlane " A nossa Policia virou seguranca privada de um partido"
November 2, 2014 at 9:49pm · Like · 3

Hi Mina Um dos prostitutos ja se pronunciou,aqui
November 2, 2014 at 9:50pm · Like · 10

Ce Henriques Como se ele ( o António Muchanga fosse santo) dá náuseas. E sabem porque? Porque ele nem aguenta os camaradas dele mais estudados que ele e menos polémicos que o tal. ... Muchanga só sabe ser grosso, malcriado e assustado com os seus mais educados que ele m
November 2, 2014 at 9:56pm · Edited · Like · 3

Calton Cadeado Mas, felizmente, esse tal prostitute que se pronunciou nao fugiu de escolar porque nao sabe ler ingles...!
November 2, 2014 at 9:52pm · Like · 8

Schauque Spirou Tem razão o Rui Miguel Lamarques. Da boca dele não saem ideias mas piadas que animam o público. Vamos lá rir.
November 2, 2014 at 9:53pm · Like · 9

Hi Mina Parece que a carapuca serviu
November 2, 2014 at 9:53pm · Like · 1

Edgar Barroso Venâncio Mondlane Jr: "É bárbaro que até um Reitor de uma instituição pública de ensino superior apareça numa televisão pública a emitir opiniões cpm base em presunções. Isso só revela à quantas vamos em termos de qualidade de ensino no nosso país. Estamos à caminho da gangsterizacao do ensino superior e isso só revela a dimensão dos desafios que ainda temos de ultrapassar aqui em Moçambique".

Real talk.
November 2, 2014 at 9:54pm · Like · 20

Rafael Ricardo Dias Machalela Eu vou rir para não ser como tia Filomena ntsem.
November 2, 2014 at 9:54pm · Like · 5

Calton Cadeado ka ka ka ka ka!See Translation
November 2, 2014 at 9:54pm · Like · 4

Waka Chitlango Bwakakaka
November 2, 2014 at 9:56pm · Like

Calton Cadeado Ha pessoas que nao conseguem dizer uma vaga de ideias vagas (Vasconcelos).
November 2, 2014 at 9:58pm · Like · 4

Edgar Barroso Mudem lá o canal de televisão para a Miramar, vocês. Eu só estou a transcrever o que eles têm estado a dizer.
November 2, 2014 at 9:59pm · Like · 5

Hi Mina Como as que promovem pornografia intelectual nas tv's
November 2, 2014 at 10:00pm · Like

Germano Milagre Kkkkkkkkkkkk finalmente chamarem as coisas pelos nomes .. O problema é que na altura errada ... Too little too late por parte da Miramar
November 2, 2014 at 10:01pm · Edited · Like · 1

Kamal Badrú Kkkkkkkkkkkkkk
November 2, 2014 at 10:01pm · Like

Jorge Sitoe Voto haram!
November 2, 2014 at 10:02pm · Like · 1

Rafael Ricardo Dias Machalela Venâncio Mondlane
November 2, 2014 at 10:10pm · Like · 1

Edgar Barroso Venâncio Mondlane Jr: "Estas eleições só vieram institucionalizar o banditismo eleitoral".
November 2, 2014 at 10:11pm · Like · 8

Master Nwadjahane Chivindze Venancio Mondlane "Nestas Eleicoes ganhou o elogio da mentira"
November 2, 2014 at 10:14pm · Like · 5

Master Nwadjahane Chivindze Agora vai dar ponto de vista STV Fernando Lima
November 2, 2014 at 10:15pm · Like · 1

Gugu Chivale O meu diploma ( estudei no ISRI e com muito orgulho) eh sagrado. Se Muchanga fosse meu pai eu sairia de casa e aceitaria ser deserdada so para nao ver meu diploma rasgado. Nao pelo Patrico Jose mas pelo valor que o mesmo tem para mim. Boa noite
November 2, 2014 at 10:17pm · Like · 4

Zeiss Lacerda Hehehehehhe. Gostei do "Eu: Hehehehehhe"
November 2, 2014 at 10:21pm · Like · 1

Manuel Antonio Makanga Kkkkkkkkkkkkkkkkk
November 2, 2014 at 10:22pm · Like · 1

Calton Cadeado Enquanto uns falam mal do ISRI, outros esforcam-se ardentemente para fazer os exams de admissao para estudar Relacoes internacionais... Logo, isso nao assusta ninguem!
November 2, 2014 at 10:24pm · Like · 1

Edgar Barroso Gugu Chivale, eu também estudei no ISRI. Com muito orgulho.

Eu acho que temos de olhar aqui para o lado "punchline" do comentário do António Muchanga... Por exemplo, que nível de seriedade teremos de uma instituição de ensino superior como o ISRI, particularmente por ser dirigido por alguém que aparece publicamente a tecer opiniões daquele género. Mesmo à título pessoal e não vinculativo à instituição que dirige.
November 2, 2014 at 10:25pm · Like · 11

Gugu Chivale Ai esta o ponto. Ele tece os comentarios a titulo pessoal. Com muitos dos msmo nao concordo e nada me obriga a concordar e isso nao tira o valor do diploma que adquirimos com muito suor. As opinioes sao dele......
November 2, 2014 at 10:28pm · Like · 2

Remane Abudo A ver vamos.
November 2, 2014 at 10:30pm · Like

Edgar Barroso Pois é... Mas outras questões ressaltam. Por exemplo, qual é o papel social da academia (ou dos seus dirigentes)? Exercer militância política activa?!
November 2, 2014 at 10:34pm · Like · 4

Germano Milagre Perdi ... Alguma forma de ver isso no youtube ou coisa q o valha ?
November 2, 2014 at 10:35pm · Like

Germano Milagre Calton Cadeado ha alguma outra instituicao a competir ? Quem quiser no futuro ser diplomata vai estudar aonde ?
November 2, 2014 at 10:36pm · Like · 1

Edgar Barroso Germano Milagre, não sei responder. Soube que o programa estava a passar em repetição, esta noite.
November 2, 2014 at 10:37pm · Like

Calton Cadeado Na Beira tem uma instituicao que lecciona Relacoes Internacionais. Quase todo o capital humano provem do ISRI. Ja houve outras instituicoes que tentaram leccionar Relacoes Internacionais, mas nao conseguiram e tiveram que abandoner!
November 2, 2014 at 10:38pm · Like · 2

Master Nwadjahane Chivindze Temos que entender que o Muchanga estava a falar dum dirigente de uma instituicao academica de nivel superior que aparece publicamente a fazer lambe botismo na TVM porque na TVM nos debates so vai os lambe botas
November 2, 2014 at 10:40pm · Like · 7

Hi Mina hahahaha
November 2, 2014 at 10:42pm · Like · 1

Lello Fijamo Esse programa tem dias contados alma davo... Sera banido
November 2, 2014 at 10:51pm · Like · 1

Geronimo Alexandre Eu só posso dizer k o Muchanga é uma máquina de punchline..... Agora tou a ver repitição do Gungu debate
November 2, 2014 at 10:55pm · Like · 1

Germano Milagre Se o estado é quem escolhe o pessoal diplomatico ou p MNE iria buscar a uma escola desalinhada ideologicamente ? Obvio q nao ... As embaixadas de Moçambique e consulados têm-se comportado simultâneamente como escritórios da Frelimo ... Ele nunca vão querer mudar isso ... Por isso o Isri esta garantido
November 2, 2014 at 10:57pm · Like · 3

Estevao Joaquim tou decepcionado com o senhor calton, com suas analises tendenciosas, que na verdade nem sao analises. parece me k alguem do partidao escreve pra ele.
November 2, 2014 at 10:57pm · Like · 1

Vagner Basilio Hey. KkkkkSee Translation
November 2, 2014 at 10:58pm · Like

Geronimo Alexandre Tudo que é haram não se serve na mesa,serve-se halal.By Muchanga
November 2, 2014 at 10:58pm · Like · 1

Zenaida Machado Independentemente do ISRI ser ou não uma boa instituição de ensino, não deixa de ser vergonhoso que o reitor da mesma - que em princípio, deveria ser um académico independente - apareça na televisão e radio a fazer o papel que faz... É a mesma história com jornalistas de órgãos públicos que aparecem a revelar as suas preferências politicas… Ou os membros do Conselho de Magistratura a usarem espaço de atenta, para atacar a oposição… Isso é preocupante. E coloca em causa a independência e imparcialidade de órgãos que são constituídos para servirem de árbitros e/ou observadores dos sistemas sociais/económicos e políticos em vigor… Que tipo de pais queremos construir? Um país em que todos concordamos e seguimos a mesma linha de pensamento emanada pelo partido no poder? #IamJustSaying
November 2, 2014 at 10:58pm · Like · 17

Calton Cadeado Que pais eh que queremos construer?! Um pais em que todos concordamos uns com os outros nos debates promovidos em orgaos publicos que so veem o errado no governo?!!!
November 2, 2014 at 11:00pm · Like · 2

Zenaida Machado Estas a perguntar ou a afirmar?
November 2, 2014 at 11:02pm · Like · 1

Master Nwadjahane Chivindze O senhor Calton faz parte do auge do lambe botismo os analistas da vergonha TVM
November 2, 2014 at 11:02pm · Like · 1

Calton Cadeado Estou a perguntar!
November 2, 2014 at 11:02pm · Like

Master Nwadjahane Chivindze Nos queremos o direito resposta nao o yes man a frelimo e falar mal de outros partidos sem direito a resposta
November 2, 2014 at 11:04pm · Like · 1

Calton Cadeado Senhor Master Nwadjahane Chivindze! Voce consegue produzir uma vaga de ideias vagas?! S nao conseguir, pode ter a certeza de que nao tera, da minha parte, nenhuma consideracao neste, nem noutro post!
November 2, 2014 at 11:05pm · Like

Zenaida Machado A sua pergunta é redundante, patética e preguiçosa… Acho que voce é inteligente (ao menos pesei que fosss) o suficiente para saber que um país só pode crescer saudável, num ambiente em que há diversidade de opiniões… E no qual os órgãos dos quais se exige independência e imparcialidade, assim actuam…
November 2, 2014 at 11:05pm · Like · 13

Calton Cadeado Que tipo de pais queremos construir? Um país em que todos concordamos e seguimos a mesma linha de pensamento emanada pelo partido no poder? #IamJustSaying" Autor Zenaida Machado. Estas perguntas nao sao redundante, nem pateticas e muito menos preguicosas?!!!!
November 2, 2014 at 11:10pm · Like

Gugu Chivale Cada um defende o seu pao e a sua maneira. Ha quem estudou tanto e tanto para hoje ser dito o que e como deve pensar. Eh uma forma de resolver problemas de fome ainda que essa fome seja de uma viatura e nao de pao na mesa.
November 2, 2014 at 11:11pm · Like · 8

Edgar Barroso hehehehehe...
November 2, 2014 at 11:12pm · Like · 2

Calton Cadeado Algumas pessoas dao aulas em 6 disciplinas em grandes universidades sobre assuntos que nao tem dominio por causa de fome...
November 2, 2014 at 11:13pm · Like · 3

Edgar Barroso heheheheheheheheheheheheheheheh...
November 2, 2014 at 11:14pm · Like · 4

Geronimo Alexandre O magnissimo reitor do ISRI meteu e mete muita água ao ser comentador de lambe bota.....
November 2, 2014 at 11:15pm · Like · 1

Matilwene Bucar Chigamanhane Mazanga eh verdadevque vc estudabo ISRI ?
November 2, 2014 at 11:16pm · Like

Edgar Barroso Cisca Messi, sim. Ele também estudou no ISRI. O ISRI é um viveiro de quadros (e ardósias).
November 2, 2014 at 11:18pm · Like · 4

Gugu Chivale E na minha opiniao o pior vai ser sempre aquele que vende a sua independencia. Como eh bom poder falar o que se pensa e como se pensa. Deve ser frustrante pensar algo e nao poder falar..... Mas cada um eh livre de escolher o lado a seguir.
November 2, 2014 at 11:18pm · Like · 2

Matilwene Bucar Bayano Valy disse k filho de mazanga estuda ou estudou no ISRI. Chigamanhane Mazanga meu amigo eh verdade???? Anda ca
November 2, 2014 at 11:18pm · Like · 1

Hélder Chambule Epah
November 2, 2014 at 11:18pm · Like

Magacebe Majacunene 42% dos votantes apostaram nos partidos da oposição. É justo ou não que o próximo governo reflicta estes resultados?
November 2, 2014 at 11:19pm · Like

Gugu Chivale O Chigamanhane Mazanga foi meu colega de turma. Atrevo-me a dizer: um dos melhores da turma. Admiro-o.......o Ivan Mazanga...meu colega de turma.
November 2, 2014 at 11:20pm · Like

Matilwene Bucar Calton Cadeado heheheehe teus comentarios hummmm acho k ferrem mesmo alguns "camaradas" da tua filiacao politica so nao sabia k o fazem por fome.heheheheh
November 2, 2014 at 11:20pm · Like · 3

Calton Cadeado Algumas ardosias que dao aulas em 6 cadeiras vem aqui falar coisas que nao sabem...
November 2, 2014 at 11:20pm · Like · 1

Paulo Araujo Vou aconselhar o venancio a se resguardar para a AR e deixar esse programa. Esta a gastar municoes hehehe
November 2, 2014 at 11:20pm · Like · 7

Magacebe Majacunene Mais vale a honestidade do que a riqueza financeira nestes momentos imprevisíveis.
November 2, 2014 at 11:21pm · Like · 2

Paulo Araujo Cisca Messi o Manuel Araujo foi estudante e professor do ISRI. Entao podes imaginar que aquela universidade forma um pouco de tudo.
November 2, 2014 at 11:23pm · Like · 2

Calton Cadeado A pessoa que diz que os meus comentarios sao por fome tem provas materias ou eh uma pura especulacao igual a que anda a fazer nas suas 6 aulas nas grandes universidades!!!! Cisca Messi. Ha muitas pessoas que andam aqui a falar coisas que nao sabem e passaram por mim na sala de aulas. Se eu nao fosse escravo da minha etica professional, nao queira imaginar o espetaculo...
November 2, 2014 at 11:25pm · Like · 3

Alexandre Manhica Comparo o Calton como um cigarro puxado as prexas
November 2, 2014 at 11:25pm · Like · 6

Matilwene Bucar Paulo Araujo concordoooo perfeitamente so nao concordo com alguns membros do G40 querendo manchar os outros. Ate agora nao percebi o pk de um fulano ter mencionado ou ter tentado mencionar filho do Mazanga
November 2, 2014 at 11:26pm · Like · 1

Gugu Chivale Quadros ou ardosias importante eh que cada um faca aquilo que lhe faz bem segundo sua regras de moral e etica. Se quer se vender que se venda; e se nao quer....que nao se venda. Somos livres para escolher.
November 2, 2014 at 11:28pm · Like · 1

Matilwene Bucar Calton Cadeado imagino do que fala mas nao fica bem falar da vida alheia cada qual sabe de si, imagina que alguem dissesse k vc vai passear na universidade como se sentiria? Por vezes antes de falar/escrever algo devemos pensar a quem atingimos pk em algum momento a bala pode mudar de alvo e atingir a nós proprios
November 2, 2014 at 11:29pm · Like · 2

Calton Cadeado Se a pessoa tem provas de que eu vou passear, Cisca maria, isso nao eh problema. O problema eh ver pessoas, aqui, a falar de coisas que nao sabem. Eh curioso ver pessoas que expressam as suas frustracoes atacando os outros com coisas que nao sabem e nem tem bases factuais!
November 2, 2014 at 11:33pm · Like

Matilwene Bucar Hehehhe aponta uma dessas pessoas
November 2, 2014 at 11:40pm · Like

Helder Shenga Cisca se fosse filho de muchanga a estudar na ISRI e tendo o sr reitor que parece estar a perder mais tempo a ser comentador do que a velar por sua instituição, rasgava o diploma. Mas não acha que Muchanga também terá exagerado ao assim afirmar?
November 2, 2014 at 11:42pm · Like · 2

Bitone Viage mas uma vez demostrando uma total falta de respeito com aquilo que é o nosso espirito de vida franternidade, identidade e solidariedade com o outrem que é a caracteristica fundamental de um ser enquanto pesante como vocés.. eu quistiono a todos vocés onde iremos chevar com esses discurso ad-hominem porque tanto odio e pavor? irmãos claro que questões politicas afectam nosso sistema emotivo mas essas questões não podem por em causas os nossos valores e convivencias. meus senhores e minhas senhoras olhem so para o tempo que tanto gastaram a falr mal um do outro oque é que isso trouxe de rendimento epistemologico? afinal de conta que exemplo querem ostentar a sociedade ou sera que ate ja perderam o exemplo que vocés são? feio feio feio feio esse tipo de comportamento associa-se a seres desprovidos de racionalidade e do uso racional da sua propia racionalidade... afinal que devemos seguir se vocés todos se comportam de uma forma social inaceitavel e repudiavel . meus caros o homem antes de ser um animal politico é um animal social... reajustem-se se um dia ja foram ajustados....
November 2, 2014 at 11:42pm · Like

Abou-Shakur Natooshi O facto de um clérigo muçulmano ter se revelado indigno da verdade que de forma hipócrita jurou garantir e ter se elevado a mentiroso desprezível, não deve de maneira nenhuma afectar a credibilidade dos ensinamentos da religião que professa.
Se algo é...See More
November 2, 2014 at 11:43pm · Like · 13

Calton Cadeado Cisca Messi! Ha mais de 10 anos que sou escravo da minha etica professional. Felizente ate hoje foi bem sucedido, mesmo diante de grandes cascas de banana. Nao penses que vou escorregar na casquinha de banana que me colocas, agora!
November 2, 2014 at 11:45pm · Like

Matilwene Bucar Kakakakakkaka nao me faça rir, mas como estou lhe pondo casca meu caro, apenas pedi que apontasse nomes pk falar frontalmente eh uma virtude
November 2, 2014 at 11:49pm · Edited · Like · 3

Gugu Chivale Hehehehehehehehehehehehehehe
November 2, 2014 at 11:47pm · Like · 1

Matilwene Bucar Abdullah Abou-Shakur tens razao o Muchanga exagerou um bocadinho mas ohhh acredita k o facto do Sheik compactuar com mentira mancha de certa forma aquilo que eh a moralidade da igreja
November 2, 2014 at 11:49pm · Like · 2

Calton Cadeado Cisca Messi. Se eu colocar os resultados dos teus testes aqui no facebook o que eh que vais dizer?! Grande docente, de grandes virtudes, etica e profissionalmente nota 1000?!
November 2, 2014 at 11:53pm · Like · 2

Avelino Namarrocolo Muchanga disse quem tera interesse de matar um individuo sujo como Gustavo Mavie...kkkkkkkkkkk rendi.
November 2, 2014 at 11:53pm · Like · 2

Calton Cadeado Um colega, uma vez perguntou-me "por que eh que um jovem nao pode ser PAPA?"
November 2, 2014 at 11:54pm · Like

Matilwene Bucar Calton Cadeado nao tenho nada a temer pk me confio, logo nao seria problema para mim. Constituiria problema se nao estivesse a expor as verdades.
November 2, 2014 at 11:54pm · Like

Matilwene Bucar Vc diz k conhece as pessoas nomeie as e prove k vao passear
November 2, 2014 at 11:55pm · Like · 1

Calton Cadeado Cisca Messi. Bem se vee que nao sabes o que estas a dizer. Estou a imaginar tu como candidate a emprego e dizes um disparate da dimensao que disseste no teu penultimo post!
November 2, 2014 at 11:56pm · Like

Matilwene Bucar Post? Ou comentario?
November 2, 2014 at 11:57pm · Like · 1

Bitone Viage alguem sempre disse que nao se pode rir o crocodilo antes de atravessar o rio..
November 2, 2014 at 11:58pm · Like · 5

Abou-Shakur Natooshi Verdade Cisca Messi, mas a pergunta q faço é: e porque é q as posturas de Brazao Mazula e Jamisse Taimo nao foram tomadas por esteira à incitaçao da renúncia à religião se ambos tambem foram escolhidos em consideração à sua carga religiosa? So acho que é feio incitar o povo à apostasia e reconheçamos que pode até representar um suicídio político para oradores explosivos
November 2, 2014 at 11:58pm · Like · 3

Dadivo Jose Litsecuane Combane Quando uma personagem (que so a incluiria num enredo tragicomico) profere absurdos sem sequer tomar cuidado com as possiveis ofensas a praticantes de uma determinada religiao, quando tira palavras que acabam pondo em causa a qualidade de uma instituic...See More
November 3, 2014 at 12:05am · Edited · Like · 2

Bitone Viage se descutir pessoas equivalesse a um nivel vocés ja seria catedratica Cisca Messi.. muito doloroso e angustiante ver uma mente corroida pela ignorancia gnosiologca...
November 3, 2014 at 12:07am · Like · 2

Abou-Shakur Natooshi Ja sobre os dizeres de Venâncio Mondlane Jr, ha que aceitar q o tipo falou a verdade, e ele so é punido por as suas afirmações virem aqui juntas das do Muchanga (não sei se por ordem cronológica e relacional). Mas se separados os 2, veremos muita lógica, clarividencia e não estigma no do ultimo.
November 3, 2014 at 12:08am · Like · 4

Juno Max

November 3, 2014 at 12:47am · Like · 6

Bayano Valy parece que ficou confirmado, Cisca
November 3, 2014 at 12:48am · Like

Manuel J. P. Sumbana Muchanga exagerou. Mas quanto ao Reitor do ISRI (e o Calton Cadeado) concordo. Sâo uma vergonha para o ensino superior. Se fosse deles discente teria muito pouco respeito. Subscrevo na totalidade o comentário da Zenaida Machado.
Penso que tal como os dois da magistratura deviam ter mais ética e pudor.
November 3, 2014 at 1:40am · Like · 9

Álvaro Xerinda E a ministra da justiça
November 3, 2014 at 6:14am · Like · 2

Vaneyo Nhamussua poxas pah!
November 3, 2014 at 6:28am · Like

Matilwene Bucar Bitone Viage chamou me ignorante? Hehehehe respeito eh bom e eu gosto. Ignorante eh o sr k nao sabe respeitar a opiniao dos outros quer que todo mundo pense igual a ti
November 3, 2014 at 6:47am · Like · 3

Maria Jose Mucavel Ngovene Iwe calton cadeado fungula maxo hava tai? O senhor reitor e exe cadeado nao podem penxar que sao analista politicos mas sim, miudos mal criado que abuzam o povo. Entao vem aki tentando matrekar o povo vai a m. Voxe kadeado
November 3, 2014 at 6:50am · Like · 1

Bitone Viage Cisca Messi sabe oque é respeitar a opinião do outro? é respeitar primeiro a sua integridade fisica tu achas que o que vais fazendo insultar socialmente os outros e piderem com que respeite a sua opinião? que forma de ser é essa é que a pessoa clama por um direito que não consegue dar ao outro? cisca messi faça o uso racional das suas opiniões de ral manira que elas não coloquem em causa o status social dos outros....
November 3, 2014 at 7:10am · Like · 1

Edgar Barroso Algumas pessoas aqui estão a fazer tempestade em copo de água. Sugiro que moderem a linguagem e tentem ser mais objectivos.
November 3, 2014 at 7:13am · Like · 4

Matilwene Bucar Bitone Viage vai tomar banho e ir trabalhar eh o melhor k tens a fazer. Sinceramente.nthla
November 3, 2014 at 7:16am · Like

Bitone Viage claro que vou fazer isso pois, isso qualifica aquela que é a minha personalidade, poderias fazer o mesmo. do que especializar-se em denigrir os outros o Cisca Messi
November 3, 2014 at 7:18am · Like

Ariel Sonto "Quem quer matar Gustavo Mavie? Quem pode querer sujar as maos com uma pessoa tao suja como Mavie? O Manhique que reforme para ficar em casa a criar gado (...) Se eu tivesse um filho a estudar no ISRI rasgava o diploma assinado por Patricio Jose..."
November 3, 2014 at 7:30am · Like · 5

Alex Paulo Dos Anjos Eu também hahahahahahahahahahahahahahahahah Moz anima!
November 3, 2014 at 7:38am · Like · 2

Edgar Barroso hehehehehe...
November 3, 2014 at 7:39am · Like

Avelino Namarrocolo Alguem deve por travao no reitor do ISRI, afinal nao existe uma especie duma associacao ou conselho dos reitores das universidades Mocambicanas com regras bem definidas pra limitar a pouca vergonha que o sr Patricio Jose faz na imprensa publica com destaque na TVM?
November 3, 2014 at 7:42am · Like · 4

Matilwene Bucar Hehehehe Avelino Namarrocolo e ha quem o defende com unhas e dentes. Lembra me o padre Felipe Couto
November 3, 2014 at 7:44am · Like · 1

Edgar Barroso Avelino Namarrocolo, uma espécie de "Conselho Superior de Magistratura Universitária", não é?
November 3, 2014 at 7:45am · Like · 3

Avelino Namarrocolo Sim, sim Apostolo da Desgraca.
November 3, 2014 at 7:52am · Like

Ariel Sonto Com que imagem ficam as pessoas sobre o ISRI, com a "pornografia intelectual" fomentada pelos Patricios e Cadeados?
November 3, 2014 at 7:54am · Like · 2

Edgar Barroso Pois é... e há quem pensa que está a prestar um bom serviço à nação, com as suas "doutas" intervenções.
November 3, 2014 at 7:58am · Like · 7

Gugu Chivale Kkkkkkkkkkkkkk tufa tufa tufa toma toma toma morri. Engula o veneno que Vou ali saudar os meu colegas e por em acao o plano do dia que isto aqui esta ficar improprio para alienados mentais. Um abraco amigos. Fuiii.....(se for preciso voltarei)
November 3, 2014 at 8:09am · Edited · Like · 2

Maria Jose Mucavel Ngovene Bitone nao tem razao kada um tem a sua maneira d ver as coisa.
November 3, 2014 at 8:42am · Like

Wendy Pires Ishiii toma recebe
November 3, 2014 at 11:39am · Like

Calton Cadeado O off disto, eh ver gente que anda aqui a dizer coisas estapafurdias enquanto o Muchanga e o Venancio quando se encontram comigo, a figura eh completamente diferente, completamente diferente. Felizmente, eles quando falam face to face comigo, falam com uma pessoa e nao com o diabo como os iluminatis pretendem demontrar aqui! Cuidado com o que dizem meninos! Cuidados!
November 3, 2014 at 12:48pm · Like

Ariel Sonto Baseamo-nos no que nos vemos, Dr. Cadeado. Infelismente, nao temos acesso as vossas conversas de barraca. Diga o que nao sabemos para podermos ter cuidado.
November 3, 2014 at 12:56pm · Edited · Like · 6

Edgar Barroso Heheheh... ILUMINATIS?
November 3, 2014 at 1:14pm · Like · 2

Gugu Chivale Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
November 3, 2014 at 1:17pm · Like · 1

Hi Mina kikikikikikiSee Translation
November 3, 2014 at 1:20pm · Like · 2

Maria Jose Mucavel Ngovene Esse ai ate nao podiam xamalhe de Dr. Porke do dr. Nao tem nada exe kadeado ai. Mente k muxanga fala cm sigo aonde? Nus prove ixo pa. O bm k senhor ia fazer era so fexar a sua boka voxe
November 3, 2014 at 1:20pm · Like · 1

Gugu Chivale Todo momento estao a pedir provas esse espirito de Juizes apanham aonde msmo? Hummm....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk toma toma toma toma
November 3, 2014 at 1:32pm · Edited · Like · 1

Hi Mina Onde o povo os tem no lugar,esse tipo d gentalha leva tiro na testa e ainda mija-se na merda do corpo
November 3, 2014 at 1:26pm · Edited · Like · 1

Maria Jose Mucavel Ngovene EXE AI NAO SEI QUER SER NOMEADO EMBAIXADOR DA MENTIRA NA EUROPA TALVEZ EU TENHO PENA DOS FILHOS E ALUNOS DEXE MAMPALA DO CALTON KADEADO. VOXE ENXINA A MENTIRA NA FACULDADE OU A SEU FILHO SO MAMPALA MAGAISSA
November 3, 2014 at 1:28pm · Like

DellaCerda Langa Muchanga Muchanga, O homem com testiculos no lugar
November 3, 2014 at 2:22pm · Like · 2

DellaCerda Langa So vim ler os comments. hehehehr
November 3, 2014 at 2:43pm · Like · 2

Edgar Barroso hehehehehe...
November 3, 2014 at 2:44pm · Like · 1

Genaldino Alcapone Madede Só vim ler os comentários. Ihh, xwabhindza.

November 3, 2014 at 3:02pm · Like

Bitone Viage da para ver que em algum momento em moz teriamos muitos honoris causa em questões de despromoção desnecesaaria como esta protagonizada por Maria Jose Mucavel Ngovene e a Cisca Messi, e essas atitudes mas colocadas mostram um nivel de desordem cognitiva que paira em vossos campos de percepção... lastimavel ver mukheres entreguem a esse banjulismo pleubetico.
November 3, 2014 at 3:31pm · Like

Maria Jose Mucavel Ngovene kakakakakakakakakakakakaka yu sai d me voxe. Voxe k defende a cobardia dexes gajo voxe ganha oque? Oke k kalton te da. Vai a P.
November 3, 2014 at 5:05pm · Like

Bitone Viage mulher equilave ha um diabo desprogramado quando tende a suas atitudes oh Maria Jose Mucavel Ngovene e digo mais prefiro mil mordidas de um mosquito do que aceitar uma ideaizinha sua desnutrida por conteudos epistemologicos. saia do chão porfavor...
November 3, 2014 at 5:13pm · Like

Maria Jose Mucavel Ngovene EU NU CHAO OU VOXE? OLHA JOVEM VOCE VOCE ATAKOU-ME E PORKE EQUI EU VOU TER K ME COMPACTUAL COM OS SEUS IDEIAIS? EU XTOU A CRITIKAR AKILO PARA MI NAO XTA BEM TA. QUE AXISTO E ESCUTO NA TVF E RF. KAKAKAKAKAKA
November 3, 2014 at 5:27pm · Like

Bitone Viage descutir com um ignorante é procurar domesticar um crocodilo... Maria Jose Mucavel Ngovene
November 3, 2014 at 5:37pm · Like

Maria Jose Mucavel Ngovene kakakakakakakaka
November 3, 2014 at 5:47pm · Like

Edgar Barroso Parem lá com isso, amigos.
November 3, 2014 at 5:47pm · Like · 1

Gildo Lambo Venâncio Mondlane Jr! fala sem papas na lingua kkkkkkk
November 3, 2014 at 6:01pm · Like

Celso Mapsanganhe Lí todos os comentários que provavelmente antecedam este. Há gente que discute a mensagem do post, essa está de parabéns, porque tem algo para ensinar. Mais há gente que representa o simbolo da vergonha e ódio, aquela que se ofende e se ferre mutualmente. As redes socias são um espaço, fertíl para discutir ideias ( debates ), transmitir energias positivas e esprimir solidariedade.
November 3, 2014 at 7:18pm · Like · 3

Celso Mapsanganhe Eu acho que, Muchanga expressou-se mal, quando associa a acção do Senhor Abdul Carimo a sua Religião. O Carimo deve ser julgado por aquilo que fez como presidente da CNE e não como crente de uma confição religiosa. A Renamo se quiser fazer uma política séria, tem de mobilizar alguns dos seus membros séniores a pautar por pronunciamentos públicos que caracterizam uma oposição séria. Eu não sou muçulmano, mais não alinho a discursos vazios. Quando ao Venâncio, acho que Ele tem razão, Há comentadores/académicos "discartáveis", que todos os descursos carregam vagões de esterilidade.
November 3, 2014 at 7:38pm · Like · 1

Romao Sibambo Mas Muchanga fala do Carimo como lider religioso nao da religiao k representa.
November 3, 2014 at 9:18pm · Like · 1

Chigamanhane Mazanga Cheguei Cisca Messi. Fiz ISRI sim. Aprendi muito lá. Muito do q sou hoje devo aos ensinamentos q lá obtive. Contudo, deploro o papel q o Magnífico (q por acaso foi meu tutor d tese) está a prestar. No meu ponto de vista o Magnífico está a se banalizar desnecessariamente. Com o estatuto q tem, deveria aparecer em programas de "Grande Entrevista" para produzir e partilhar conhecimento de uma forma mais profunda e não estar regularmente em TVs a tecer comentários com condão político. Se ele acha que devia contribuir um pouco mais para a política do dia a dia devia faze-lo por meio de "papers" cientificos pois eh isso q esperamos d um Reitor duma instituição tao magnânime como o ISRI.
November 3, 2014 at 10:32pm · Edited · Like · 5

Avelino Namarrocolo O vice reitor, hoje empossado pelo PR, aparenta ser um homem lucido e com personalidade. Penso que o quarentista Patricio Jose tem dias contados como reitor, oxala que isso acontece aquele senhor nao tem postura esta a manchar o ISRI, quanto ao Cadeado espero que ele se renegere e livre-se do diabo e dos maus espiritos.
November 3, 2014 at 10:08pm · Edited · Like · 2

Edgar Barroso hehehehehe...
November 3, 2014 at 10:14pm · Like

Gugu Chivale Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk aki tem gente k fala
November 3, 2014 at 10:27pm · Like

Geronimo Alexandre Kikikikikiki!!See Translation
November 3, 2014 at 10:42pm · Like

Romao Sibambo Dentre muitas verdades k Muchanga falou ha uma k mereceu mnha atencao "k cnhece Nyusi e é bm dancarino", ficou patente k ele proprio reconhece k nao ganhou pareceu-me ate envergonhado cm os resultados.
November 3, 2014 at 11:09pm · Like · 2

Icarus Phenix Fogo, perdi o tempo lendo atentamente os comentarios deixando de ler ROBERT COOPER: PODER E CAOS. Mas enfim permitam me camentar: Eu penso que os nossos politicos sao reflexos de nos proprios. se olharem os nossos comentarios observaram que estamos a discutir pessoas nao ideias, mecanismos de melhoramento e etc. Com isso, nao temos a legitimidade de criticar os nossos politicos quando nao debatem ideias mais posicoes. Alias, alguns desses politicos do amanha estao aqui no facebook e vao reproduzir amanha tudo o que estao a discutir aqui. Enfimmmmmmmm
November 4, 2014 at 12:27am · Like · 3

Manuel J. P. Sumbana Estamos a discutir ideias de pessoas.
November 4, 2014 at 9:51am · Like

Elidio Cuco O principio basico da analise politica eh a racionalidade, e quando a nossa racionalidade eh posta em causa todos dias alguma coisa nao esta bem.
November 4, 2014 at 10:33am · Like
Manuel Vulula Bem, vim para ler comentários, apenas.

Sem comentários: