segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

AO INVÉS DAS AUTARQUIAS PROVINCIAIS, A RENAMO VAI CRIAR PROVÍNCIAS AUTÓNOMAS


Unay Cambuma

O regime maconde de Nyusi continua empenhado em campanhas militares contra a Serra da Gorongoza com o objectivo de matar ou capturar o lendário líder do movimento resistência nacional Moçambicana (Renamo). Temos confirmação de que é o próprio Nyusi que está em frente das operações especiais contra a Serra da Gorongoza. Ele sempre exige relatórios detalhados sobre o andamento de todas tentativas e dá todo o apoio material necessário. Este assunto está no topo da sua agenda de governação. Porque para a frelimo, Dhlakama é muito perigoso para os seus desígnios totalitaristas. A ala maconde da frelimo acha que com a morte de Dhlakama terá caminho livre para se manter permanentemente no poder, superando o tempo de permanência dos machanganas.
Como todo mundo já sabe, Afonso Dhlakama é um grande democrata e justiceiro, e a frelimo é contra isso, então com Dhlakama vivo neste mundo, a frelimo vê - se seriamente ameaçada, vai daí que faz estóicos, titânicos e desesperados esforços para tirar Dhlakama do seu caminho. Então, nós mocambicanos não podemos deixar que isto aconteça, nem mesmo os nossos irmãos do sul, sob risco de sermos escravos para todo e sempre. Só Dhlakama e seus super comandos é que têm a capacidade para parar com a pilhagem dos nossos recursos (gás de Temane, carvão de Moatize, diamantes do Save, recursos florestais e marinhos, etc) e cobrar de volta os biliões de dólares roubados por Guebuza, Manuel Chang, Ernesto Gove e outros.
Já que a frelimo continua a raptar e matar todos aqueles que estão contra as suas desastrosas políticas, a renamo irá rapidamente desenhar uma estratégia que consistirá na libertação militar de algumas províncias, onde serão instituídas uma nova administração autónoma. Estas "províncias libertadas" servirão para albergar os membros e simpatizantes da renamo e todos aqueles que sofrem injustiças e perseguições do regime maconde da frelimo. Havendo estas províncias autónomas, nenhum sequestrador da frelimo irá meter o seu focinho, porque será imediatamente preso.
Estas províncias terão total autonomia e a renamo irá implementar todas as suas políticas sectoriais, incluindo relações directas com entidades estrangeiras, sobretudo investidores. Esta será uma medida "provisória" para salvaguardar a vida dos membros e simpatizantes da renamo enquanto o conflito e as negociações decorrem. Não se trata de divisão do país, na Espanha, França e Alemanha é assim. Por exemplo, na Alemanha existe os estados da Baviera e Saxónia, que são completamente autónomos. Em Portugal existem os Açores e Madeira e aqui em África temos o Zanzibar (Tanzânia).
A frelimo recusou uma proposta muito simples e prática da renamo que são as autarquias provinciais mas como existem cabeças muito duras dentro da frelimo, agora a renamo voltou a sua ideia anterior. Recorde - se que a ideia de autarquias provinciais foi sugerida pelo malogrado Prof. Dr Gilles Cistac, que acabou pagando com a vida. Ninguém pode ficar escandalizado se um dia cada província ou região exigir a sua independência porque Moçambique nunca foi uno e muito menos é indivisível porque a actual divisão administrativa é fruto do colonialismo que juntou forçosamente diferentes tribos e etnias.
O termo "unidade nacional" é manobra da frelimo para conseguir ter acesso livre para pilhar os recursos das regiões centro e norte. Aliás, só uma pergunta: Quantos "chingondos" são proprietários de empreendimentos de vulto na região sul? Ou donos de uma empresa de cariz nacional? Ou porque as lindas e exuberantes zonas costeiras das regiões centro e norte estão "as moscas" ao passo que as do sul têm grandes empreendimentos turísticos? Porque energia de Cahora Bassa e vendida a preço de banana a África do Sul mas a Mozal paga um balúrdio a Motraco, empresa de máfia de sulistas da frelimo? Sabiam que o país não ganha quase nada com o carvão de Moatize?

UNAY CAMBUMA

NOTA DE ÚLTIMA HORA:
Forças da Renamo atacaram um comboio da Vale na madrugada de hoje, 19/12/16, algures em Inhaminga. A composição tinha 3 "cabeças" e duas delas foram seriamente alvejadas mas o maquinista da terceira conseguiu puxar até Nhamitanga. Assim é o fim da circulação dos comboios da Vale porque há duas semanas as perdizes queimaram 3 cabeças na zona de Ntuali, Niassa.
De fontes das perdizes soubemos que Afonso Dhlakama decretou um cessar-fogo durante a quadra festiva para permitir que os mocambicanos passem as férias em ambiente de paz e harmonia. Neste caso, os caros compatriotas podem viajar a vontade mas cuidado com os Piriquitos da frelimo nas estradas, estes continuam a maltrar os automobilistas e viajantes.




GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

111111
19 partilhas
48 comentários
Comentários


Barnabe Capece A luta continua
Gosto · 1 · 4 h


Augusto Jorge Chivano k luta? se na verdade nem sabem porke tao a luta.
Gosto · 4 h


Barnabe Capece Afinal o que é luta? Carros queimados, jovens inocentes a morrerem, bens pilhado, vias intrasitaveis e o simblate de medo em cada Moçambicano.
Gosto · 4 h · Editado


Aziza Throne Goood
Gosto · 4 h


Augusto Jorge Chivano a mana sobrinha ja disss. em vez d xtarem fomentar desorbem eª momento de pensarem na solucao dos problema. nao distruir infaestrutura publica mesmo voces usam.
Gosto · 4 h


Pedro Franiss Parruque O que peca em ti senhor ...é a sua Incitação ao Regionalismo! !! ..O nosso país conheceria o pleno caminho ao desenvolvimento se desde a independência tivesse sido um país federal ....com estados autónomos. ..mas que no final de tudo respondem ao poder central !!!...cada "estado " teria seu PIB. ..Os governadores seriam eleitos democraticamente. ..!!! o melhor exemplo a seguir é a dos EUA
Gosto · 1 · 4 h


James Chiseko Bem. Vou beber uma cervejinha a vontade na quadra festiva
Gosto · 1 · 4 h


Zeferino Alexandre A. Nanrye Boa noticia.
Gosto · 4 h


Ismael Vicente Vicente Manuel Uffu
Gosto · 4 h


James Chiseko Ixo nao nos tira do foco:descolonizacao total e completa de mocambique e constitui-la em republica democratica de mozambiko
Gosto · 4 h


Charles De Jesus Inácio Vão fazer mas nunca fazem, chega de falar. Quem os ver as coisas acontecerem
Gosto · 1 · 4 h


Augusto Jorge Chivano os k fazem um cabeca e as maos....... os preguisosos apenas criticam e nada fazem. a da para refletir
Gosto · 4 h


Remigio Da Helena Arnaldo Sejam sérios pelo menos!!!! Ainda são imaturos pra decidir no querem! Isso mostra que estao sendo veiculadas por fontes externas mesmo!!!!! Que gracia! Mente pobre e ideia curta!
Por favor falem em vosso nome e não pela força gravitacional dos outros! Afff! Que tarados e tolos são vocês!!!!!
Gosto · 1 · 4 h


Augusto Jorge Chivano isso e democracia?? ou lluta contra o desnvolvimento. kem vos garante k os makinistas sao da frelimo?
Gosto · 4 h


Zina Ngorinenhi Thomas Eu nao kero frelimo kero renamo a governar as regioes ou provincias ganhas pela perdiz.
Gosto · 4 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Eu espero k esse pais esteja na paz total estou cansado
Gosto · 1 · 4 h


Maria Sinalima Unay melhor implementar alem falar sempre mesma coisa nao fica bem isso o povo esta acabar sendo morto dia a pois dia.
Gosto · 4 h


Jose Joao Lucas Mafiririmo
NUNOPERA
IMBWA
IDJI.
Gosto · 4 h


Victor Bernardo Afonso traduza me la em portugues
Gosto · 4 h


Neto Augusto Ernesto Vao acabar esses caes da frelimo
Gosto · 3 h


Victor Bernardo Afonso mesmo a renamo cessar fogo as fds vao continuar a cobrar 20;50mt e pao na estrada alegando que estao com fome e sede nao sei se eles nao sao pagos pelo seu patrao ou nao
Gosto · 4 h


Jean François Dhlakama está demorando...o k el kr? + homens???? É só falar
Gosto · 1 · 4 h


Mr'Peter Casimiro Kem ouça presta atenção e kem n ker fica de lado mas o epicentro da noticia ja entrou
Gosto · 4 h


Mr'Peter Casimiro Saiam os podres do regime tamos cansados. Esse gajo de Nyussi n ta fazer nada mi parece um bebado o baixo,
Gosto · 1 · 4 h


Jose Joao Lucas Mafiririmo,
ACABARÃO
CÃES.
Gosto · 2 · 4 h


Idalino Uache Ja não acredito nas Pretensões da Renamo estão toda hora a cantar a mesma musica e nunca agem.... Kkkk
Gosto · 2 · 4 h


Ferrao Reino Junior Junior Verdade pa
Gosto · 1 h


Cristina Ussene Óptimo.
Gosto · 4 h


Fato Albino VIVA
Gosto · 1 · 4 h


Arlindo Joao Magul Já to cansado d ouvir a mesma música
Gosto · 1 · 4 h


Jose Joao Lucas Idalino,isto é political, k ñ é igwal as músicas play back k fazem 10 PR dia.
Gosto · 1 · 4 h


Jose Joao Lucas Então k ns livre nós k ñ cansamos de escutar,
Vão escutar Mr bow cm Liloca nitafa nawena my anziwa
Gosto · 1 · 4 h


Samuel Mazivila A chave da victoria esta na unidade nacional. Nenhum partido podera vencer guerra nenhuma nem alcançar uma governaçao efectiva se nao passar por reorganizar-se e involver todas as massas na sua causa. Note-se que qualquer pronunciamento tribalista enfraquecerá o sentido do movimento ou revoluçao. Quem conseguir fazer isso sem meias palavras nem reservas é que sera o digno libertador de Moçambique. A ideia de caes de caça nao funciona, onde certas etnias servem para combate e nao para desfrutar o bem da victoria
Gosto · 3 h


Vava Omar Tunichd Si isso de facto acontexer deixarei de morar na capital.
Gosto · 1 · 3 h


Anelia Silvestre Aqui em MOZ,muitos morrem por se intrometerem em coisas que não lhes diz respeito.... Lol
Gosto · 3 h


Jeremias Chiriro Paulo Paulo Isso está bem falado é oKI estamos à espera sabe quando mas com a paciência stao acabando responsável de família
Gosto · 1 · 3 h · Editado


Fato Albino Uma coisa vai a contecer na RENAMO ha muitas propostas que Esta nos bralhar cabecas. Ora, ora ora...
Gosto · 3 h


Pauleque Joao FALCIDADE PROMETE E NAO CUMPRE
Gosto · 1 · 3 h


Angandimasso Alface Luís Tudo atrazado ,não vejo a razão chegarmos denovo nas eleições de 2019.....!
Gosto · 3 h


Fato Albino Seja serio mano unay oque SE passa realmente.atacar Maputo ou arenamo vai criar provincias autonamas....
Gosto · 3 h


Customo Jo Jo Decidem duma so vez...favor
Gosto · 3 h


Auilo Alique Alique unay senhor e muito mentiroso como o seu tio
diga o seu tio voltar do mato.
Gosto · 1 · 3 h


Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Viva resistente a victoria está na porta de Moçambique, esperando
Gosto · 1 · 3 h


Tocova Amisse Faltam 2anos para as eleiçoes autarquicas vamos esperar mais ou nao?
Gosto · 3 h


Dhande Mutande A verdade é que o centro e Norte de Moçambique são "celeiros financeiros" dos Machanganas! Para os machangas não existe centro ou norte de Moçambique, para eles tudo é norte! Podemos negar mas ja estamos divididos! Os machanganas são os " senhores ou patrões" e os norte são servos! Esta mal isso! O pior é que todo chingondo é da renamo! por isso algo deve ser feito! mas não disse!
Gosto · 2 h · Editado


Filipe Augusto Augusto Filipe Gostei disso
Gosto · 2 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Agente so trabalha para sustentar os machanganas e depos uk ganhamos? R% ganhamos umilhacao so mas nada
Gosto · 2 h


Ezequiel Meque Machinga JA SE FOI 15 de Dezembro e nada xta feito
Gosto · 1 · 3 h


Castigo Miguel Fernando Como fico programa do dia 15 de Dezembro?
Gosto · 1 · 2 h


Jorge Domingos Obrigado unai voce e' mesmo the beste quanto a informacao

Gosto · 1 · 2 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Ezequiel nao sao todos planos k saem como oplanegado.uk me deicha feliz e k a renamo se defende de todas malandrissa da frelixo.
Gosto · 2 h


Fernando Limpo Na Africa nao exixte nenhuma tropa k pode desafiar com renamo. A frelimo ta gastar dinheiro degraça envez de ajudar pessoas com necesidades serias.
Gosto · 1 h


Badjai Namdhasse uma coisa e intencao outra e fzer...sempre falar falar falar...nao se cancam? pork nao fzem pra mostrar k sao capazes?
Gosto · 1 h


Eduardo Alexandre Munguelez Manga Tudo tem o seu tempo determinado na face da terra, Ecleiastico 3
Gosto · 1 h


Filipe Augusto Augusto Filipe Tudo tem o seu tempo mesmo.por isso k o tempo de partido da frelixo esta a acabar
Gosto · 1 h


Joao Lamban Bauti ENTÃO se ele consegue porque não capitura?
Gosto · 47 min


Joy Coulson Foi presidente do Centro e Norte, caiu em saco roto. Foi 30 de Março, caiu em saco roto. Foi 15 de Dezembro, caiu em saco roto, Só mentiras. A Renamo faz o papel dos terroristas da Frelimo engando o povo
Gosto · 3 min · Editado

Sem comentários: