quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A juventude da Frelimo de que país é?




Ericino de Salema adicionou 3 fotos novas.
28/11 às 6:21 ·

A juventude da Frelimo de que país é? Os jovens que não são da Frelimo, que são a maioria, são, então, preguiçosos? Qual é, afinal, o conteúdo da expressão "Ser Presidente de Todos os Moçambicanos"?
"Quem não é da Frelimo, o problema é dele", um dos slogans da Frelimo nas Eleições Gerais [Legislativas, Presidenciais e para as Assembleias Provinciais] de 2014.
"Para ter oportunidade, é preciso ser patriota. Comentar, murmurar, analisar, não resolve nada. Produzir, estar no terreno a explicar como se usa cloro, rede mosquiteira...é nisto que a juventude da Frelimo se distingue da juventude de Moçambique", Filipe Nyusi, a 27 de Novembro de 2016, em Mahubo, Boane.
"Assumo as minhas funções como presidente de todos os moçambicanos", Filipe Nyusi, na sua investidura, a 15 de Janeiro de 2015.


Comentários

Juma Aiuba Eu ainda estou a tentar digerir o discurso. Estou a tentar entender. Senti-me insultado e abandonado.
Não gosto · 12 · 28/11 às 7:32

Inocencio Alegre Vieira Mano jovens que são de moz já estão cansados com a frelimo, só pra vce ver em Gaza onde sai a frelimo neste momento o MDM já tem membros nos distritos, em chokwe vi cheio de jovens na sexta f a si entregar-se no MDM.
Não gosto · 10 · 28/11 às 7:33

Nelio Nhampossa Nhamuche Nhamuche
Gosto · 28/11 às 10:26

Milton Machel Meu Deus do céu! O Presidente de todos os moçambicanos disse isso!? Ho hanta, no mínimo...ou, no máximo, virou anta pois o PR de 16 de Janeiro terá algures se suicidado ou sido homicidado...por quem não sei! Vou escutar Jimmy Dludlu: "My Lament".
Não gosto · 17 · 28/11 às 7:48

Mel Matsinhe Digam oque disserem, somos todos deste pais, e pedra a pedra estamos a construir o pais. Essa discriminacao que objectivos tem? Um grande absurdo, senhores.
Gosto · 8 · 28/11 às 7:50 · Editado

Neolina Avelino PR chamou-me de preguicoso so porque nao fui jogar futebol e voleibol com ele no acampamento? Porque quanto ao resto nao e verdade. agente trabalha, so que nao chamamos a televisao para nos filmar...
Não gosto · 12 · 28/11 às 7:59

El Patriota O tempo é mestre!
Gosto · 3 · 28/11 às 8:06

Liliana Sulila Eishiiii! Yaaaaaaa. Aqui ha gente preparada. Eu faco a seguinte pergunta: Os Jovens dos outros partidos alguma vez convidaram o PR para fazer acompanhamento dos seus projectos?
Eu penso assim: Eu vou fazer diferente, vou parar de criticar e trabalhar mais e mais. O que os outros dizem ou fazem nao me afecta. Sei que um dia serei reconhecida. Apenas a minha maneira de pensar.
Gosto · 5 · 28/11 às 8:07
Ocultar 17 respostas

Milton Machel desculpa pa la, Liliana Sulila, o problema nao esta' nos jovens de outros partidos ou agremiacoes sociais ou socio-politicas fazerem ou deixarem de fazer algo e depois convidarem o PR. O problema esta' somente nas palavras e actos do Presidente de todos os Mocambicanos. A nao ser que foi la jogar e acampar na qualidade de Presidente da Frelimo e foi nessa qualidade que falou. E sera' a qualidade de Presidente da Frelimo, em publico, dissociavel da sua qualidade de Presidente da Republica?

Lenon Arnaldo Milton Machel que eu saiba, o acampamento era ou melhor, foi organizado pelo braço juvenil a Frelimo, Nyussi é convidado como presidente da Frelimo e não chefe de estado - ou seja, não era um acto de estado.

Dai todo e qualquer comentário que fez, fazer sentido, na medida em que insta jovens da OJM a serem diferentes de outros jovens que passam a vida em lamúrias e críticas sem nunca indicarem o caminhos. Próprio de quem reconhece os erros (próprios de processos governativas) que tem ter solução, pois, mas a vida não deve parar.

E a prova disso: é o presente post e outro feito a madrugada a criticar o facto de PR que é também presidente da Frelimo ter aceite o convite e dar o gostinho ao pé - é a este tipo de situações que o presidente a Frelimo instava os seus membros a serem exemplo e diferentes dos que passam a vida a diagnosticarem só problemas, e não alinharem nas distrações e choramingos de esquina.

Maos na massa irmãos.
Gosto · 4 · 28/11 às 8:44

Liliana Sulila Eu nao vejo outra saida senao trabalhar.
Gosto · 28/11 às 8:47

Adolfo Condo Bom trabalho, use seus recursos e trabalhe mana Liliana, depois compartilhe com a malta, queremos nos espelhar em você, pois, vais nos provar que os camponeses que madrugam e vão as suas machambas todos dias não produzem muito porque trabalham pouco, que os professores trabalham pouco ....
Gosto · 5 · 28/11 às 8:51 · Editado

Milton Machel Lenon Arnaldodesculpa pa la, Liliana Sulila, o problema nao esta' nos jovens de outros partidos ou agremiacoes sociais ou socio-politicas fazerem ou deixarem de fazer algo e depois convidarem o PR. O problema esta' somente nas palavras e actos do Presidente de todos os Mocambicanos. A nao ser que foi la jogar e acampar na qualidade de Presidente da Frelimo e foi nessa qualidade que falou. E sera' a qualidade de Presidente da Frelimo, em publico, dissociavel da sua qualidade de Presidente da Republica?

Emidio Beula Lenon Arnaldo O eterno problema de termos Presidente da República com "outras qualidades", nomeadamente presidente da Frelimo. Já agora, caro Lenon, se ele foi convidado na "qualidade" de presidente da Frelimo, em que condições viajou até lá. Usou meios do partido?
Gosto · 6 · 28/11 às 9:52

Nelson Sadoque Manhice
Gosto · 28/11 às 9:59

Lenon Arnaldo Emidio Beula esse é outro debate, do qual, ha aspectos que concordo com a maioria das críticas que é feito. Mas nem toda

Ele foi de caro pessoal - ou seja, de afectação e não protocolar.Emidio Beula
Gosto · 1 · 28/11 às 10:44

Adolfo Condo podes provar? A frota de caros que vi ali não parecem ser pessoal
Gosto · 3 · 28/11 às 10:46 · Editado

Lenon Arnaldo Adolfo Condo ilustre FJY e chefe de estado moçambicano. As actividades particulares, incluindo de índole partidária, os serviços mínimos do estado sempre se farão presente mas de forma reduzia/mínima - sem aquele protocolo observado.

Os carros que ele usa para fins particular (religiosa, familiar e política) são ou foram lhe afecto pelo estado, para uso pessoal. Do mesmo modo, e lhe dispensado número mínimo de segurança do estado para os seus afazeres. O que não deve é usar o carro protocolar da presidência ou melhor, aquele aparato protocolar que é dispensado enquanto chefe de PR em serviço para assuntos particulares.

Se me disseres que cá, por vezes, esses princípios são ponteados, aí posso concordar consigo.
Gosto · 2 · 28/11 às 11:19 · Editado

Jossias Ramos Mano Lenon a 'disdizer-se'. Viu que, como disse o mano Milton Machel, FJN (em puublico ou nao) nao ee dissociavel entre o mesmo PR e o mesmo Presidente da Frelimo, nem? kkk!...
Gosto · 3 · 28/11 às 13:36

Jr Chauque Liliana Sulila o PR já convidou os jovens dos outros partidos para os ouvir nos seus projectos COMO CHEFE DE ESTADO?
Gosto · 1 · 28/11 às 13:42

Jr Chauque Jossias Ramos não há separação
Gosto · 1 · 28/11 às 13:43

Lenon Arnaldo Jossias Ramos não entendi, podes desenhar para mim sff
Gosto · 1 · 28/11 às 16:34

Jossias Ramos Estou a dizer que, o que tentas separar, no fundo, nao se pode separar, mano Lenon, e mesmo voce, mano Lenon, aqui, neste post, tentou separar, mas nao conseguiu. Alias, so trouxeste prova de que nao se pode separar.
Gosto · 1 · 28/11 às 17:31

Ser - Huo Já que" presidente não tira férias", há poucas semanas Obama apareceu a fazer campanha pela Hillary. Agora me digam vocês entendidos, ele ia de boleia dos democratas para la, se sim, porque as imagens de um dos eventos tinham o podium ornamentado com insígnias do Estado? Os americanos de lá, mas mas americanos naturais de Mocambique não disseram nada disso, e sim, na mensagem.

Antes de ser mal entendido de estar a defender a hipocrisia dos nossos dirigente de Moçambique, usando o caso Obama, eu estou apenas a dizer nós nos concentramos tanto nas pessoas e pouco na essência. Discutimos semântica e não significados, ou seja, somos um país só grande de geografia, mas muito pequeno na forma de estar das suas gentes. Me recordo de uma viagem que o PR fez a XaiXai num evento do partido, de carros não da presidência, enquanto uns se digladiavam a comemorar esse gesto, os outros diziam "ele foi para lá escoltado sim, a gastar nosso dinheiro".
Gosto · 29/11 às 9:26

Jossias Ramos Juro que, ainda, estou tentando perceber-te (no seu comentario), mas, mesmo depois de 2 leituras sobre ele, ainda nao percebi(-te), mano Ser Huo.
Gosto · 29/11 às 9:36

Álvaro Xerinda Juventude mentalmente sequestrada, sem ideais próprios
Gosto · 1 · 28/11 às 8:07

Eddy Prínce Simbine Iso d chamarem OJM aquele grupinho d lambinhos vai terminar, logo que o país passar a ser uma democracia jenuina aquilo será tramsformado em liga, prk a sigla OJM engloba os moçambicanos e não um grupinho.
Gosto · 3 · 28/11 às 8:10

Justina Lieque
Gosto · 28/11 às 8:22

Pascoal Isaias Donald Trump disse no dia da confirmação dos resultados, "I will be the President of all Americans", manifestando a inclusão e retirando os "ditos propagandistas " contra imigrantes .
Gosto · 4 · 28/11 às 8:25

Milton Machel Nyusi disse, no dia 15 de Janeiro de 2015: "No meu coracao cabem todos os Mocambicanos''. E jurou inclusao e prometeu ser Presidente de todos os Mocambicanos. Passados 21 meses...o que nos diz o JOGO DE ESPELHOS entre o Discurso e a Pratica? Bem, volto ja, vou ler Leite de Vasconcelos, "Pela Boca Morre o Peixe'', cronicas de 1996/97 mas actualissimas.
Gosto · 2 · 28/11 às 13:45

Ismael C. Gocaldas Este é o princípio do fim do regime do dia.
Gosto · 4 · 28/11 às 8:36

Liliana Sulila Melhor esperar deitado



Marcelo Mosse adicionou 2 fotos novas.

Luis Fuchs contra Jose Viegas
No caso dos alegados subornos da Embraer para conseguir vender duas aeronaves a LAM em 2009, e no que diz respeito a Jose Viegas, parece-me que, de acordo com o documento atribuido ao Ministerio Publico Federal brasileiro, ha apenas um conjunto de declaracoes atribuidas pelo executivo brasileiro, Luis Fuchs, ao antigo PCA da LAM. Sao alegacoes graves para o nome de Viegas e uma investigacao aprofundada eh necessaria para se saber o que de facto aconteceu. As declaracoes de Fuchs, no entanto, nao sao suficientes para que desenrole toda esta onda condenatoria. Eh certo que da mesma forma que Viegas goza de presuncao de inocencia, tambem recai sobre ele uma certa presuncao de culpa. Mas apenas presuncao. Eh por isso que as autoridades mocambicanas devem agir rapidamente. O que implica que Luis Fuchs deve ser ouvido e deve fornecer mais detalhes sobre o envolvimento de Viegas. Tal como estah o documento, a coisa pode morrer como "palavra contra palavra". A palavra de Fuchs contra uma provavel palavra de Viegas. A nao ser que se prove que Viegas recebeu, de facto, dinheiro dessas alegadas transaccoes corruptas. A justica brasileira ainda nao provou isso. Nem sobre ter criado empresas e aberto contas bancarias com esse proposito la fora. A sua condenacao publica parece-se ser apressada.



Teo Nhangumele Eu adoro gente prudente e esta tua postura é deveras prudente.
Gosto · Responder · 5 · 10 h · Editado

Bruno Mayer Há algo que não está bem explicado aí.
Gosto · Responder · 10 h

Mauro Manhica É um bom princípio resistir a tentação de tomar partidos ou condenar sem antes ouvir todas as partes. No entanto, ficar a espera que sejam trazidos a terreiro todos os dados, todas as declarações, todas as provas e contraprovas é privilégio só para alguns. A opinião pública e alguma publicada não é feita dessas "paciências". Estamos cansados de escândalos e aqui, sem querer condenar o Eng. Viegas, tomo o partido da maioria, do povo, que não sabe nada do Direito e seus princípios mas sente que o sr. Eng. não pode estar isento de responsabilidades neste caso. Falta-nos saber até onde vai a sua "culpa".
Gosto · Responder · 20 · 10 h · Editado

Jasmin Rodrigues 100%
Gosto · Responder · 7 h

Mauricio Mahoze Mahoze Assino por baixo...

Armistício Mulande Eu ainda estou calado sobre Viegas, Marcelo Mosse. Já o mesmo não posso fazer sobre Mateus Zimba. A empresa nas Ilhas Maravilhosas é dele e o dinheiro entrou lá. Os oitocentos mil de que se fala na conversa entre Fuchs e Viegas. Presunção de inocência sim, inocência presunçosa...não!
Gosto · Responder · 9 · 8 h · Editado

Lucio Guente Concordo. Presunção presuncosa

Paulo da Conceição Oremos irmãos!
Gosto · Responder · 10 h

Joao Mazivila Antonio Este nao tem culpa,a filosofia de Governação do vovo Guepatos era de comissões em tudo,nínguem podia ficar alheio a essas jogadas sobre o risco de ser deitado fora.
Gosto · Responder · 4 · 10 h

Lenon Arnaldo Esse é o ponto. E o mais caricato no meio disso tudo, o maior visado é MZ e nem tanto o JV - percebe-se porquê nem.
Gosto · Responder · 2 · 10 h

Danilo Tiago Ha um termo que Marcelo Mosse tocou "se ha presuncao de inocencia, ha igualmente presuncao de culpa" e para existir acusacao do Ministerio Publico, tudo inicia com o juizo de suspeita. Deixemos que as autoridades trabalhem. Enquanto JV continuar figura publica, vai haver sempre um julgamento popular enquanto pairar sobre si algum juizo de suspeita sobre uma eventual conduta de improbidade. Deixemos as autoridades trabalhem.
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Lenon Arnaldo Danilo Tiago fala sério - deixar as autoridades trabalharem 😂👀🙈

Há vezes que duvido sejas tu a escrever: já que estamos no campo das presunções, presumo que seja outra pessoa a escrever por ti kkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Danilo Tiago Leste por acaso o post do Egidio Vaz? Tem razao, a Justica tem desta vez tudo para mostrar servico. O teu problema Lenon Arnaldo e' usar oculus de madeira. Achas que as acusacoes do Fuchs nao podem dar lugar a que a justica, o MP inicie uma investigacao? Sao os tais juizos de suspeita. Volta a terra irmao, volta a reler as licoes de Direito Penal, Processual Penal. Assim ja nao da mais velho. Defendes o indefensavel, porque Lenon Arnaldo?
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Lenon Arnaldo Danilo Tiago kkkkkkkkkk duas pessoas numa só. Não é esse Danilo que vi no post do Marcelo Mosse

Herminio Chivura E no meio de tudo isso, qual é a posição do Viegas? Recebeu ou não. Vai se deixar enlamar inocente e impávido? Processa a embraer ou pelo menos ao Luís Fuchs pelo atentado ao bom nome
Gosto · Responder · 4 · 9 h

Sergio Baloi Sergio A bomba rebentou
Gosto · Responder · 9 h

Nelo Txuma "in dubio pro reo..."
Gosto · Responder · 9 h · Editado

Danilo Tiago In dubio pro reo ocorre depois de comprovada ausencia de juizo de juizo e de culpa sobre um reu. Por enquanto sobre o Engenehiro JV impera o principio da presuncao de inocencia.
Gosto · Responder · 9 h

Nelo Txuma esta entre aspas...tsc.é preciso saber interpretar mesmo...

Danilo Tiago Ha um termo que Marcelo Mosse tocou "se ha presuncao de inocencia, ha igualmente presuncao de culpa" e para existir acusacao do Ministerio Publico, tudo inicia com o juizo de suspeita. Deixemos que as autoridades trabalhem. Enquanto JV continuar figura publica, vai haver sempre um julgamento popular enquanto pairar sobre si algum juizo de suspeita sobre uma eventual conduta de improbidade. Deixemos as autoridades trabalhem.
Gosto · Responder · 3 · 9 h

Adriano Biza We are just lose time with cleaning service: esses tem emails, registo de chamadas telefonicas e transacoes. A propria Embraer nao ia pagar tanto balurdio para fechar um caso de 'eh palavra de X contra a de Y'. Vamos refocar no essencial
Gosto · Responder · 5 · 9 h

Evaristo Cumbane the Americans know it all as they do regarding hidden debts. it is a question of time we will also know the truth.Ver Tradução
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Jr Chauque Todos somos inocentes até prova contrário até esta certo. Mas eu sou MOÇAMBICANO e não acredito na inocência de ninguém neste caso porque a inocência não se prova no tribunal no meu país mas sim nas esquinas e os processos não andam e ficam apagados temos o caso da Emose semana passada o Gabinete de Combate à corrupção diz que não reúne provas para levar ao julgamento sobre desvios do dinheiro .agora pergunto ;até quando todos vão ser inocente a roubarem dinheiro do estado se nem há julgamento para se provar a inocência? Quem vai ao julgamento e prova se a inocência é o "roubador' de carregadores de celular outros não.
Pk a PGR não se mexe e peça a colaboração das outras PGR do Brasil;EUA? E até disse que iriam investigar passa quanto tempo?
Gosto · Responder · 2 · 9 h · Editado

Sidonio Bras Qual prudência qual quê. Há crime sim, é o criminosos devem parar na barra do Tribunal. Viegas e seus mandantes pra Cadeia
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Lucio Guente Muito radical. Gosto

Rrg Magaia Hehehehe ...
Gosto · Responder · 9 h

Helio Edmundo Qual o nome onde caiu o dinheiro??? Já diz tudo a falta de prudência. Só nos falta ver uma empresa denominada Saco Azul. Só pelo nome presumo existir matéria para crime...
Gosto · Responder · 9 h

Caetano Chicane entao a divida de ematum, sao alegacoes graves ate que se prove......Mas apenas presuncao
Gosto · Responder · 9 h

Desidério EC Chambo A questão é, a PGR está interessada em investigar algo?
Gosto · Responder · 5 · 8 h

Celso Morane Cumbe Cá estamos Marcelo Mosse. Estes 2 moçambicanos gozam da presunção de inocência e tem o direito de defender a sua honra e bom nome.
PS: espero que não se repita aquele truque de "não me recordo"
Gosto · Responder · 8 h

Luís Loforte Também acho que deve sempre prevalecer a presunção de inocência. Só que o acusado (Eng. Viegas) devia evitar a ligeireza no encarar dos factos. Segundo a STV, no primeiro jornal e quando confrontado com o problema, terá dito que passou tempo considerável e não se lembra. Ora, muito dificilmente alguém se esquece de uma transacção dessa natureza, para mais tratando-se da compra do principal activo de uma companhia aérea. Sinceramente, desejo que ele diga, com força e empenho, que'" É MENTIRA!".
Gosto · Responder · 7 · 8 h

Eliha Bukeni A presuncao de inocencia ate que haja uma sentenca transitada em julgado e uma norma constituicional inquestionavel. Agora, e legitimo reconhecer que existem factos ja apurados pela justica americana, sobre os quais, muito dificilmente se pode alegar que eram de exclusivo dominio dos operacionais. E um facto do City bank americano foram transferidos em 2 tranches 800 mil USD para a CHIHEVELE a ordem da Embraer. E um facto, que na contabilidade da Embraer a trsnsacao esta registada como pagamento de consultoria no processo sa venda de 2 aeronaves a LAM. E um facto que a LAM psgou s Embraer um preco acima do custo de cada aeronave. O Eng. JV era PCA executivo da LAM, nao cabe na cabeca de ninguem que operacionais ordenem o pagamento de 75 milhoes de USD a sua revelia. Quanto e que esse valor representa no balanco da empresa. Come on!
Gosto · Responder · 8 · 8 h

Luís Loforte E 8 anos depois se declararem ...esquecidos!
Buene Boaventura Paulo E do homem de Xihevele o que tem a dizer? O brasileiro não me parece ser pessoa que diz coisas por acaso
Gosto · Responder · 7 h

Luís Loforte Diz, diz muitas coisas por acaso, sim. Só que desta vez foi obrigado a dizer, amigo. E disso também me valeu aprender uma frase de changane que nunca antes ouvira sequer dizer. Foi ontem, na tv, que fiquei a saber o que significa a tal frase que dá nome à suposta empresa de intermediação...

Vassili Vassiliev Presuncao da inocencia! Somos um povo de presumidos seres humanos. Por isso e tao facil agir como animais irracionais.
Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado

Ismael Chutumia Marcelo sorry, tu as vezes sais com cada uma! Um simples cruzamento de informação, dois dedinhos de testa mais a declaração do visado à STV não basta? Qual inocência?
Gosto · Responder · 3 · 7 h · Editado

Massurufo Joche Josh Devolver o tako chega de roubos
Armenio Langa E a Xihivele entra no negócio por qual finalidade? E a Embraer para centena de milhoes de dolares sem ter subornado? E se suborno, nao foi a ninguem de cá? Acho até k o esquema pode ter começado do topo: assim ( Lula -???? - ???? - até chegar aos citados. A ser assim, os visados podem ser pessoas usadas dai k acho que a devolucao do roubo seria medida adequada e suficiente para este e para centenas de outros casos.Muitos "gatunos" sao vitimas, neste país.
Gosto · Responder · 6 h

Mauricio Mahoze Mahoze É um facto que ele merece a presunção de inocência...
Entretanto tanto e num momento em que o país acorda quase todos os dias debaixo de um "novo" escândalo... Não será pedir em demasia os Moçambicanos continuem a espera de inquéritos, investigações e processos que depois de levantados desaguam no infinito...

A descontração é tal que até o nome da empresa de consultoria roça a níveis de impunidade adquirida...

Este país tem provado ao longo dos tempos que não há e já mais ouve justiça...

Daí a condenação antecipada...
Gosto · Responder · 5 h

Beto Tembe Não ha fumo sem fogo. Porque o tal de Luís não diz que pagou a comissão a mim por exemplo...
O tal de Luís dormiu e sonhou com o Viegas?? Escolheu o Viegas porque tinha olhos atuais??sejamos razoáveis meu caro Mosse....
Gosto · Responder · 5 h

Beto Tembe Olhos azuis....
Gosto · Responder · 5 h

Heleno Bombe Não te metas com americanos que todo mal vai sair fora
Gosto · Responder · 5 h

Ana Baptista Esta tudo on tape..
Não é palavra de um contra o outro que aliás nao negou nem admitiu.
Mas admitiu que pode se esquecer de 800 mil USD...
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Cláudio Chiche Há uma coisa que me enche a cabeça!!! Grande dúvida... SE O AGENTE "C" FOSSE A MARLENE MANAVE O QUÊ ESTARIA A ACONTECER COM ELA? O QUE DIRIA A MÍDIA? Preciso aliviar a minha cabeça...
Gosto · Responder · 3 · 4 h

Egidio Vaz Muito estranho.
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Manuel Moises Americo Esta novela ainda "vai animar"
Gosto · Responder · 3 h


Filipe Zivane Marcelo? C'mon Man. E mesmo isso que nos querias escrever?


Marcelo Mosse
24/11 às 20:52 ·

Depois do descalabro do Nosso Banco, onde o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) detinha 77.20%, parece urgente que o fundo de pensões clarifique de uma vez por todas em que empreendimentos tem participações financeiras, especificando quais é que dão retorno e quais é que são um fardo. A informação actualmente disponivel é dispersa e resulta de uma clara falta de prestação de contas e de estratégia de comunicação. Também é fundamental que o INSS, se for o caso, contrate uma firma especializada para gerir suas aplicações financeiras, reduzindo o risco de perdas.


Por exemplo, consta que os accionistas minoritários do Nosso Banco haviam manifestado, na derradeira Assembleia Geral, a 24 de Outubro último, que pretendiam adquirir uma significativa faixa da participação dos 77.20% do INSS naquele banco. O INSS já havia decidido reduzir a sua participação e vender a maior parte das suas acções, como resultado da sua recente Política e Estratégia de Investimento, visando reduzir as suas participações em sociedades por si participadas, com fraca ou sem rentabilidade.
Como era o caso do Nosso Banco.

Mas antes que esse desejo dos accionistas minoritários se tornasse realidade, o Banco de Moçambique deu a machadada final. O INSS já injectou 500 milhões de Meticais naquele banco, desde que era Banco Mercantil de Investimentos e não recebeu nenhum dividendo, o que é inaceitavel.

Consta também que nem todo o investimento do INSS é ruim. Um dos exemplos positivos é o investimento no Millenium BIM. Mais de 1.400.000.000 (Mil milhões de meticais), ou se quiser 1,4 biliões de meticais, estāo investidos em diversas sociedades e o INSS diz ter recebido em dividendos perto de 750 milhões de meticais, dos quais cerca de 118 milhões de meticais em 2016.

Esta informação resulta de dados libertados selectivamente sempre que há um escândalo envolvendo a instituiçao. A opinião pública precisa de saber muito mais. Muito mais que os dados que a Ministra Victória Diogo libertou em Junho quando foi à Assembleia da Republica prestar, pela primeira vez, contas sobre os dinheiros da instituição, tendo apresentado informaçao incompleta e marcadamente selectiva.

Comentários

Cremildo Nhalungo Edifício/saco pintado de AZUL
Gosto · Responder · 9 · 25/11 às 8:17

Douglas Harris Saco azul pintado de azul e com forma de um edifício...

Manuel Rony Tambor furado
Gosto · Responder · 2 · 25/11 às 8:17

Bento Naiene O BANCO DOS DONOS DE MOZ
Gosto · Responder · 1 · 25/11 às 8:20

Faquir Fernandes É necessario que haja cultura de transparencia para credibilidade Das nossas instituiçoes.
Gosto · Responder · 2 · 25/11 às 8:24

Ido Alfred Precisa se de medidas adequada para chegarmos até este ponto.
Gosto · Responder · 1 · 26/11 às 2:05

Faquir Fernandes Do tipo??

Milton Cabir Metem nojo ladrōes
Gosto · Responder · 1 · 25/11 às 8:29

Manuel Moises Americo Sujeira pura!
Gosto · Responder · 25/11 às 8:54

Jasmin Rodrigues 2 pontos:
1. Na altura desses investimentos quem era o responsável do INSS? Com que base foram tomadas as decisões de investimento de 500milhoes nesse Banco?? E preciso garantir a responsabilização! Pois o risco e esse....decisões erradas de investimento porque as consequências outro gestor ira paga- las!
2. Quais são o os procedimentos a serem seguidos para casos de investimento do INSS!? Nao passam por uma assembleia geral? Comissao dos pensionistas? A decisão final e so do INSS???
Gosto · Responder · 1 · 25/11 às 8:59

Abdul Jabaru Caro Marcelo Mosse, o maior problema dos governos da '' FREL " e de gerir os destinos do INSS, sem prestar contas aos contribuintes. Alias como em tudo e notório o crescente atropelo as normas e leis por parte do governo. Para recordar, foi com atropelos a CRM, que o governo contraiu dividas ilegais e fraudulentamente ousou apelidar de ' divida soberana'. Na minha opinião engana-se todo aquele que tem esperança de algum vir a receber na totalidade o dinheiro depositado no " Nosso Banco". Pois esquemas de constituição sacos azuis são bem velhos como a prostituição.
Gosto · Responder · 2 · 25/11 às 10:11

Mauro Manhica Aqui se vê a diferença entre falir um banco e o banco falir. É um detalhe mastodóntico. Andamos aqui a discutir quem rouba mais ou menos e quase ninguém questiona uma coisa: Daqui a 15 anos haverá pensões????
Gosto · Responder · 3 · 25/11 às 11:01

Jasmin Rodrigues Daqui a 15 anos??? A questao e onde estao as pensoes de hoje!!!

Virginia Cacilda Pindula O INSS deveria prestar contas aos contribuintes? !
Gosto · Responder · 25/11 às 11:23

Abdul Jabaru o dinheiro pertence aos contribuintes

Mangane Mangane Esse é trabalho da FRELIMO mal parado, o director do bmi tem uma dívida mal parada ai no INSS cerca de 8 milhões uma parte dela comprou o Nissan v8, outro desapareceu com amigos por isso falo de valores mal parados.
Gosto · Responder · 26/11 às 7:57 · Editado

Brado Africano Penso que deverímos exigir uma auditoria forense ao INSS!!!
Gosto · Responder · 1 · 26/11 às 11:47

Maria de Almeida O governo criou o INNS para gerir dinheiro dos contribuintes que somos todos nos trabalhadores fora da funcao publica, entao, a nos reformados nos dao 40% do salario que recebiamos no activo, nao nos prestam contas, nao criam postos de saude para nos, nao criam casas de repouso para o mais necessitados e nem criam centros recreativos para nos manter activos e vivermos mais tempo, vivemos como vivemos e no entanto somos ricos. Eh hora do governo entregar a nos os donos esta galinha de ovos de ouro que certamente havera gente seria que nos ajudara a gerir.
Gosto · Responder · 2 · 26/11 às 22:45

Filipe Nhalungo Muito bem Mosse, mas todos sabemos que neste país as entidades públicas dizem ou divulgam o que lhes convém, precisamos de dados vindos de Auditores Externos e Independentes.

Josinataipo Taipo E mais eu não disse.
Gosto · 2 · 28/11 às 8:39

Mahamad Hanif Mussa Muita confusão para quem não sabe com que linhas se costura o país!
Gosto · 5 · 28/11 às 9:35

Nelson Sadoque Manhice Primeiro a designação do grupo é muito errada. Organização da juventude moçambicana. Que absurdo! Todos os jovens são da Frelimo? Devia ser Organização da Juventude da Frelimo.
Gosto · 2 · 28/11 às 9:57

Monica Tonhiua Então Moçambique tens dois grupos de Jovens? Eu com certeza faço partes do dos preguiçosos por acordar de manhã e ir ganhar o meu pão de cada dia sem precisar bajular ou passar por cima de quem quer que seja.
Gosto · 7 · 28/11 às 10:21 · Editado

Gulumba D. Mutemba "Quem não é da frelimo o problema é dele"

O slogan só veio confirmar o que é do conhecimento de poucos atentos deste Moz.
Gosto · 6 · 28/11 às 10:25

Vitorino David Cool, cool , cool ! Think ahead andar smartly!Ver Tradução
Gosto · 28/11 às 11:08

Carlos Mauricio Milton Machel estamos na senda das órgãos sociais do Partidão: desde a OMM, OTM, OJM quiçá CNJ e CTA. Estas siglas de três letras são nocivas para uma democracia genuína. Melhor dito
Gosto · 2 · 28/11 às 12:00

Vitorino David Se a lógica for sigla de 3 letras.. Então MDM .... Kkkkkkkk Carlos Mauricio
Gosto · 1 · 28/11 às 12:54

Carlos Mauricio Vitorino David deu para entender entender
Gosto · 28/11 às 19:18

Jr Chauque Afinal o PR sabe que há comentários,análises e murmúrios do povo? Os meus parabéns PR gostei de saber que sabe disso eu que pensei errado gente
Gosto · 1 · 28/11 às 12:39

Elias Valente Langa O fim desses ditadores,ladrões da pátria ta muito próximo.
Esse presidente é para esquecer é um fraco.ate hoje não consegue levar os verdadeiros ladrões da pátria a cadeia,e o mesmo que quer que o povo respeitem a mesma pátria.isto tá bem claro que a divisão nestes país.só precisão do mesmo jovem na altura das eleições.
Gosto · 3 · 28/11 às 13:03

José Luis Ernesto Fole Kwa kwa kwa..... trabalhem e deixam bizarrices para trás.
Gosto · 28/11 às 13:33

José Luis Ernesto Fole Elias Valente Langa você e seu MdM esperem por vossa vez sentados.
Gosto · 28/11 às 13:34

Elias Valente Langa Tua frelimo a roubar ao povo?
Gosto · 28/11 às 13:38

João Lameiras Esse gajo é um bossal e desorientado. Nem sabe o que diz. Pena mesmo!
Gosto · 3 · 28/11 às 13:38

Jr Chauque Pena mesmo será que alguém escreveu o tal discurso?não sei
Gosto · 1 · 28/11 às 13:39

João Lameiras É triste mesmo. ....
Gosto · 1 · 28/11 às 13:59

Elias Valente Langa Todos ladrões vão dar dentros,escreve o que tou a dizerem.todos começado por teu tio Guebuza e Cheng
Gosto · 1 · 28/11 às 13:41

Elias Valente Langa A fudarao um país para por milionário uma dúzia de pessoas.
Gosto · 28/11 às 13:43

Elias Valente Langa O dia que tu saberes fazer política vais ver que em primeiro lugar esta p povo.não partido,política não é escovar,roubar José Luis Ernesto Fole.a prede a defender a patria primeiro
Gosto · 28/11 às 13:46

José Luis Ernesto Fole A Frelimo é a vanguarda do povo moçambicano. Meu caro. Ando o presidente de todos nós fala da produção e positividade, colocando o trabalho árduo a frente dos discursos.... é afundar o país?
Gosto · 28/11 às 13:49

Elias Valente Langa Vio jovens da ANC na África do sul sairá a protestar contra o actual presidente da África do sul,pelas dívidas feitas por ele.jovens do mesmo partido.e tu como jovem da frelimo tas a favor de ladrões porque são do teu partido?achas certo isso?
Gosto · 28/11 às 13:51

Elias Valente Langa Presidente da república meu irmão desde que entrou ainda não faz nada,a não ser demissões a cima de demissão dos ministros,a três anos que vem falado da paz,ate hoje não temos essa paz.
Gosto · 28/11 às 13:55

Elias Valente Langa José Luis Ernesto Fole nós que estamos para servir o povo de verdade.
Conseguimos:Armando Guebuza Ex_pr Ovídio hoje em audição pela comissão parlamentar de inquérito que everigua a dívida pública,criada por iniciativa da Bancada do MDM.
MDM estamos comprometidos com o nosso eleitorado.
Gosto · 28/11 às 14:10

Kuyengany Produções "puta que o pariu" cito Machado da Graça...... Até o Corenelo coitado ta farto dessas "Gatunos" aqui cito o Coronelo

Gosto · 1 · 28/11 às 22:48 · Editado

Elidio Cuco kikikiiiiiii..... nao se percebe mesmo!
Gosto · 29/11 às 11:44

Chemane Bone Tlha palhaçada 1 de Janeiro até 31 de Dezembro e o ciclo continua.

Sem comentários: