quarta-feira, 12 de junho de 2013

SEGUNDO O FMI, HÁ DINHEIRO PARA AUMENTAR O SALÁRIO DOS MÉDICOS

FMI diz que há espaço de manobra para aumentar salário dos médicos






FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que há espaço de manobra para o Governo aumentar o salário dos médicos. O representante residente do FMI em Moçambique, Victor Ledó, avançou que a instituição de Bretton Woods foi consultada pelo Governo e que o Orçamento rectificativo já prevê um reajuste salarial para a classe médica.
“Houve a primeira reivindicação no início do ano e dentro desta reivindicação ficou premente a necessidade de se retomar de forma mais activa a estratégia de revisão salarial. E é o que o Governo tem vindo a fazer e pediu o nosso conselho do ponto de vista de espaço de manobra para isto.
E, obviamente, há um espaço de manobra. Acredito que a versão actual do orçamento rectificativo concede um aumento”, explicou Ledó. O representante do FMI em Moçambique disse inclusive que “houve um desfasamento salarial” ao longo anos, em Moçambique, e que, por isso, o governo moçambicano tem estado a implementar, desde finais de 2009, uma política de aumento diferenciado de salários para os funcionários públicos de mais qualificações.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»


Vi por aí algumas declarações que fazem o título de alguns prestigiados jornais. Das duas uma: ou aquele funcionário do FMI foi mal citado, ou foi... mal citado. Nao há alternativa a estas duas hipóteses.
See translation


1Unlike ·

  • Américo Matavele E como foi mal citado! Eu acho que primeiro se fez o título e depois o texto.

  • Emidio Beula Caro Gabriel, quero acreditar que o seu post nao traduz uma crenca, pelo que ha de nos dizer por que razao acha que o representante do FMI foi mal citado pela imprensa.

  • Amina Momade ao envies de dizerem que foi mal citado e interpretado, expliquem nos com a vossa opinião ou analise. Américo Matavele.

  • Bayano Valy alguém tem a gravação?

  • Gabriel Muthisse Emídio, porque sei, de ciência certa, que ninguém do Governo lhe consultou sobre a possibilidade do aumento de 100% de salário, conforme pedido pelos médicos. Essa consulta nao fazia sentido nenhum porque o Governo sabe que já esgotou todas as possibilidades de incrementar salários com os recursos disponíveis este ano. A nao ser que se corte pesadamente em outras despesas essenciais... Ficaria a questão de se decidir quais cortar, para aumentar salários NEM SÓ DOS MÉDICOS, MAS DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

  • Amina Momade é lógico que tem que cortar outras despesas, como ja bem se diz.

  • Gabriel Muthisse Quais, Amina Momade? Quais as despesas que devem ser cortadas para acomodar aumentos generalizados de salários? Ou pensa que ee possível aumentar só aos médicos?

  • Emidio Beula Caro Gabriel, acho que nao compreendi o seu post... Eu pensava que estivesse a dizer que a imprensa citou mal o representante do FMI. Foi por isso que lhe questionei das razoes dessa afirmacao. A resposta que me da' extrasa o ambito da minha pergunta.

  • Amina Momade na minha humilde formação sem ciência certa, seria as regalias, uma coisa que eu e observo é que o estado gasta muito em meio de transpostes, e para o publico que é bom nada.

  • Nuria Waddington Negrao Gabriel Muthisse o que disse o representante do FMI então?
    Ouvi dizer que o PR acabou de nomear um "Conselheiro de Estado" para fazer "pronunciamentos regulares à imprensa em nove do Chefe de Estado".
    1) É verdade?
    2) É necessária esta posição, tendo em conta que já temos um "porta-voz do Governo" e uma "adida de imprensa da Presidência"?
    3) Qual vai ser o salário desta pessoa e que outras regalias vai ter a mesma?
    4) De onde veio o dinheiro para isso?

    Eu não duvido que seja impossível (ou quase) aumentar todos os salários dramáticamente este ano. As propostas de reorganização do orçamento que têm sido feitas não são fazíveis em dias, mas sim em meses. Só a renegociação dos mega-projectos vai levar não sei quanto tempo. Portanto entendo que há limites naquilo que o governo pode fazer agora.
    Mas também acho que estratégicamente esta foi muito má altura para nomear mais uma pessoa. Dá a impressão que há dinheiro extra, afinal esta posição também não estava prevista.

    Eu espero que esta situação se resolva urgentemente e de maneira favorável para todos.

  • Amina Momade é verdade sim Nuria.

  • Gabriel Muthisse Nao sei, Emídio, se extravasa o âmbito da tua pergunta. O que estou a dizer eh que nao ee possível que o senhor Lledoo tenha dito aquelas barbaridades. Qualquer aprendiz de economia e de gestão nao diria as coisas que li em alguns jornais. E conhecendo os recursos disponíveis, conhecendo o orçamento e conhecendo o FMI (apesar de nao conhecer o senhor que anda aí a ser citado) as coisas que se alega nao podem ter sido ditas. O mais provável ee que tenha sido mal citado. E para esta conclusão baseio-me na leitura de um dos jornais. O título grandiloqüente nao corresponde com o desenvolvimento da noticia, numa das páginas interiores (mais precisamente pagina 4)

  • Gabriel Muthisse Nuria Waddington Negrao, o paiis nao para por causa da greve dos médicos. Nao creio que esteja a sugerir que, já que há greve, mais nenhum funcionário pode ser contratado ou nomeado em todo o Moçambique!!! Essa postura seria exorbitantemente insustentável. Compras continuarão a ser feitas, pagamentos serão feitos, aquisições serão feitas, contratações serão feitas, nomeações serão feitas... Eh assim que funcionam as organizações. Agora nao se vai questionar todas as opções do paiis só porque os médicos estão em greve. Semana passada morreu uma pessoa muito querida na minha família. Mas no "minuto" seguinte compromissos estavam a ser regularizados!!!!eh assim a vida, Nuria.

  • Antonio A. S. Kawaria O país não pára, então faltava Edson Macuacua para o país andar?

  • Amina Momade meu pesamos.

  • Nuria Waddington Negrao Gabriel Muthisse não lhe estou a atacar, estou a perguntar. E quem abriu a porta para perguntas não fui eu.
    Os meus sentimentos pela morte do seu familiar.

    Eu acho bem que o país não pare por causa da greve. Mas esta greve é um assunto sério. Estamos a falar do segundo maior empregador do Estado. Com tanta contra-informação de ambos os lados é difícil saber quantas pessoas estão efectivamente em greve. Mas há medidas que alimentam a greve, que fazem os grevistas pensarem que têm razão. Esta nova medida parece-me inflamatória neste momento, posso estar enganada.

    As perguntas que fiz foram para perceber melhor o seu ponto de vista sobre o assunto, se eu não perguntar não vou conseguir saber. E eu quero mesmo entender o que está a acontecer.

    Esta situação está a tomar contornos politicos assustadores.

  • Gabriel Muthisse Amina, acredita que se deixamos de ter deputados, ministros e vices, aumentavam-se os salários de todos os funcionários? Essa eh a maior falácia que se propaga, minha amiga. Os cortes de salários e regalias dai resultantes nao dariam para fazer cantar um cego. Eh claro que para a minha casa isso corresponderia a muitíssimo dinheiro. Mas para o paiis isso corresponde a quase zero. O Professor Castel Branco fez uma contas interessantes um dia desses, creio que no Marcação Cerrada.

  • Gabriel Muthisse Nao percebi como ataque, Nuria. Esteja descansada. Mesmo que o tom da minha resposta sugira o contrario. Sabes como são estes debates. Abraco.

  • Amina Momade vi as contas do professor, aliais acompanho-o sempre. mas não é pra deixar de ter nada.boa tarde.

  • Gabriel Muthisse Obrigado pelos pêsames! Faleceu um dos irmãos do meu pai. Sofria de leucemia.

  • Nuria Waddington Negrao Pois é Gabriel Muthisse, eu também não acho que cortar as regalias e salários dos deputados e ministros vai resolver o problema de dinheiro. Acho que a maneira mais realista de termos mais dinheiro é a renegociação dos mega-projectos. E isso leva tempo.

    Mas o problema dos salários e regalias não é tanto que estão a tirar o pão da boca do povo (o que tira o pão da boca do povo são as roubalheiras todas). Mais uma vez é o problema da imagem transmitida. A imagem de que os governantes são "ricos" e longe do povo.

  • Gabriel Muthisse Concordo contigo que a percepção de parte da sociedade sobre os governantes ee francamente má, Nuria Waddington Negrao. Muitos pensam que o Mercedes em que ando ee meu e que, se amanhan cessar, levo esse veiculo para Mandlhakaze, minha aldeia Natal... Tenho para mim que essa imagem negativa foi activa e conscientemente projetada por alguns setores aqui do paiis. Como em todo o mundo, alguns governantes cometem irregularidades de diversa índole. Só que, em Moçambique, estas episódicas irregularidades são transformadas em características intrínsecas de todos os governantes. Mesmo aqui no grupo Diálogos tenho visto essa tendência. A esmagadora maioria dos governantes deste paiis são honestos. Afinal eles são o reflexo do povo de onde provêem.

  • Amina Momade hehehehehe.......gosto "Afinal eles são o reflexo do povo de onde provêem."
  • Manish Cantilal Nuria Waddington, e preciso ir com calma mesmo nas negociacoes dos mega projectos, o proprio nome ja diz as coisas nao acontecem d um dia p outro, alem disso sao bilioes de usd investidos num pais sem infraestruturas. Se corrermos em renogociacoes ficamos sem nada.
  • Nuria Waddington Negrao Manish Cantilal
    Concordo que tenha de haver calma, mas não calma em demasia. Afinal a Mozal e a Sasol já estão a operar à tempo suficiente para justificar uma renegociação ou não?

    Sabe eu aprendi na escola (era a versão oficial quando eu estudava) que Moçambique era um país pobre em recursos naturais, que o nosso único recurso de valor era a larga costa que nos proporciona grandes oportunidades de turismo e é um porto de entrada obrigatório para o hinterland. Também aprendi na escola que nós, o país mais pobre de África (na altura) estávamos muito, muito mesmo, melhor que outros países africanos. Isto é que a nossa pobreza em recursos induzia a uma governação mais responsável.

    Hoje as coisas já não são assim e o maior risco que corremos, o real risco que corremos, o que me tira o sono à noite, não é que os grandes projectos se vão embora (nós temos uma das maiores reservas de gás natural do mundo, eles não embora coisíssima nenhuma) mas sim que a nossa gestão desta riqueza seja um desastre. Moçambique tem que seguir o exemplo da Noruega e não o exemplo de Angola ou da Nigéria. E para seguirmos o exemplo da Noruega tem de haver transparência nestes contratos e temos de parar de ter medo de negociar com as multi-nacionais.
  • Manish Cantilal Nuria Waddington, Mozal e sasol sao empresas k figuram na lista dos maiores pagadores dos impostos. ja agora diz me uma coisa. Achas que os medicos nao deveiam garantir servicos mininmos? achas justa uma greve de 4 semnas ? nao podia haver uma greve com interupcoes?
  • Amina Momade Nuria, o exemplo que quer seguir é de Angola, ja esto atenta nisto faz tempo.
  • Nuria Waddington Negrao Manish Cantilal é normal que a Mozal e a Sasol paguem impostos altos, mas vamos lá:
    1) quanto é que cada uma dessas empresas paga em termos percentuais?
    2) quais são as isenções de que gozam e qual a lógica por detrás de cada uma dessas isenções?
    3) como é que isso se compara com o que pagam (incluindo isenções) empresas desse género noutros países?

    Eu estou a discutir os salários do aparelho de estado em geral, não a greve dos médicos. Quando muito aceito que entremos para outras questões orçamentais. Mas penso que uma mistura de assuntos vai confundir a questão em mão. E estou a fazer perguntas a um membro do governo sobre as medidas tomadas pelo mesmo governo, coisa a que tenho direito num Estado Livre e Democrático que acredito ser Moçambique. E quem abriu a porta a perguntas não fui eu.
  • Manish Cantilal Nuria Wassington pk a Mozal devia dar accoes ao estado? eles nao utilizam nossos recursos.
  • Nuria Waddington Negrao Manish Cantilal, onde é que eu disse que a Mozal tinha de dar acções ao Estado? Não estou a entender a sua pergunta...
    Que eu saiba terra é recurso, como disse acima antes dos carbonetos era o único recurso que tínhamos.
  • Manish Cantilal desculpe Nuria nao entendi. Acredito k pagam o suficiente para estarem nos maiores pagadores e alias s nao me falho o estado renogiciou km eles a poco tempo.
  • Nuria Waddington Negrao Manish Cantilal ok sem problemas, desentendimentos são normais.

    Eu baseio a minha ideia de que a Mozal e a Sasol, mesmo sendo dos que mais pagam em impostos, não estão a pagar o que seria justo e normal segundo standards internacionais nas diversas opiniões de pessoas que conhecem o assunto por dentro e que são especialistas na área. Por exemplo a última opinião que li nesse sentido foi a do Professor Carlos Nuno Castel-Branco que o Gabriel Muthisse menciona acima e a qual chamou de interessante.

    Aceito a possibilidade de estas análises estarem erradas. Por isso pedi-lhe acima que me apresentasse dados que comprovam que os contratos com a Mozal e com a Sasol são justos para Moçambique. De outra maneira, sem dados, vamos ficar num impasse.
  • Elisio Macamo O que eu acho estranho nestas declarações desse fulano é que as tenha feito. Uma total falta de respeito aos órgãos de soberania deste país. Ele não tem nada que se pronunciar para a opinião pública sobre assuntos desta natureza. Alguém devia lhe dizer isso. Ele não é actor político nacional, por muito que o país esteja dependente da ajuda da sua instituição.
  • Nuria Waddington Negrao Manish Cantilal, deixe-me dar-lhe um exemplo de como isso de pagar muito não significa pagar justamente. Aqui onde eu vivo os mais ricos têm direito a deduções nos impostos que implicam que eles pagam menos em termos de percentagem que eu. Apesar de eles pagarem bem mais do que eu em termos de valores absolutos eu contribuo uma maior percentagem do meu salário para o governo americano que os homens mais ricos do mundo!

    Ora aqui nos EUA discutem muito sobre isso e há quem ache que assim é que está bem. Mas em Moçambique a nossa politica de impostos é outra. A nossa politica de impostos é que quem ganha mais, paga mais. Logo o que eu quero saber é se a Mozal e a Sasol estão a pagar o justo segundo as nossas políticas oficiais e segundo os padrões internacionais?
  • Nhecuta Phambany Khossa Caro prof Elisio Macamo, concordo na integra no que disse no seu ultimo comentário. O representante do FMI não pode opinar sobre a gestão interna, nacional. Caso contrario, seria legitimo que nos os moçambicanos questionássemos e tirássemos ilações sobre o processo judicial que corre contra a chefe do FMI na França, acusada de vários crimes, o mesmo que aconteceu com o anterior chefe o S. Khan.
  • Andre Uandela Três notas:
  • Andre Uandela 1. Concordo com o Prof. Macamo diz sobre as declarações do fulano do FMI. Uma coisa é falar sobre as perspectivas económicas do país, mas a outra bem diferente é imiscuir-se em assuntos de detahe sobre orçamento, salários dos funcionários públicos etc. Alguém realmente devia dizer ao senhor para se retratar e não voltar a fazer tal coisa.
  • Andre Uandela 2. A questão da Mozal e Sasol deve ser vista na conjuntura em que esses projectos inciaram: há mais de 10 anos. Nessa altura Moçambique não era mencionado como um destino de investimento como é hoje e havia necessidade de atrair grandes empreendimentos para o país. Uma das saídas encontradas foi conceder alguns incentivos (em forma de isenções fiscais e outras). Claramente que há sempre espaço para renegociar, mas é preciso ver o que é que significa para o negócio como um todo. Apesar de Moçambique estar no mapa do mundo em termos de oportunidades para investimento, ainda carece de condições objectivas para que estes investimentos floresçam, implicando que quem vem investir deve olhar não apenas para o seu negócio, mas outros investimentos que em regra já deveriam ter sido feitos: infra-estruturas, etc...
  • Nhecuta Phambany Khossa O fulano do FIM retratou-se hoje em conferencia de imprensa. Ele deu o dito por não dito. Ficou mal na fotografia. Ele reconhece que o governo não tem margem para aumentos adicionais.



  • Há dinheiro para aumentar salários dos médicos e profissionais da saúde, segundo o FMI.
    O FMI opinou de forma favorável em relação ao aumento salarial dos profissionais da saúde e médicos em especial. Isto dito de boca cheia do representante do FMI em Moçambique Victor Lledó (Jornal da Noite, STV, dia 12 de Junho de 2013).
    De lembrar que o FMI é dos conselheiros mais influentes dos estados pobres e principalmente dos que mais dependem da ajuda externa como Moçambique. A sua opinião chega a ser vinculativa em certas linhas da políticas orçamentais e fiscais. Uma das criticas que a ela se faz “em tempos de Paz” é de que tem sido o FMI a instituição que até impõe limites na contratação de novos funcionários públicos nas áreas como saúde e educação. Os cenários fiscais de médio e longo prazos são de facto o seu principal “chamboco”; instrumento de coacção e “opressão sobre os estados .
    Se o FMI diz que há dinheiro para aumentar salários do pessoal da saúde, podemos com alguma margem de segurança afirmar também que só a vontade política pode estar a faltar para desbloquear o assunto visto que tecnicamente existem condições para derimir favoravelmente o assunto.

    See translation

    2Unlike · ·

    • Eusébio A. P. Gwembe Vela ao fundo do túnel! Quem ficou com fósforo?

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Eusébio A. P. Gwembe, esta não é vela. É mesmo chama no início do túnel, hehehe. Só falta saber se esta chama é para iluminar ou para queimar. Hehehehe. Começo a pensar que roubou-se muito dinheiro no Estado ou estão a querer desviá-lo para outros fins, ínvios, claro.

    • Eusébio A. P. Gwembe Bom, se o dono do sagudú revelou haver, que mais esperar! Oxalá que o Parlamento comece a agendar o orçamento rectificativo de modo a que a chama brilhe num diâmetro mais alargado. Hehehehe

    • Nelson Livingston Daqui a nada vou ver aqui os guardiões da soberania a desfilarem seus argumentos habituais.

    • Emidio Beula FMI...

    • Eusébio A. P. Gwembe Com FMI não há soberania!

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Dificilmente Eusébio A. P. Gwembe se verga a realidade. Ao afirmar como afirmou Eusébio, tenho a certeza que há bons sinais.

    • Manuel Paulo A. Cossa Agora vao alegar o quee?

    • Nelson Livingston Para os guardiões sempre há soberania nem que seja apenas na retórica esfarapada. Já os vi defender o indefensavel

    • Almeida Tembe De que ha dinheiro todos sabemos embora alguns nos keiram xconder ixo. Uma coisa é pedires algum valor ao teu pai e ele te dizer k nao tem nem o de chapa p ir trabalhar e meia volta ele te aparecer com fatos novos e caros e te perguntar se sao lindos e outra coisa é ele te dizer k nao tem nem o d chapa e no dia seguinte faltar ao trabalho por nao ter realmente algum p chapa.

    • Livre Pensador Esta a ver Egidio Guilherme Vaz Raposo? Os que falam de "mao externa" estao cobertos de razao. Nos e que nao os entendemos. Eles queriam dizer: - estamos a espera de uma "mao externa" amiga para nos resolver o problema. E quem mais poderia ser? O nosso patrao FMI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Elidio Chongo So nos resta saber se haverá vontade política para tal ?será que o nosso governo vai dar o braço a torcer ?

    • Marcio Morais Não ha e nunca havera vontade politica.

    • Ema Bombe Samussone Os "sacanas" do FMI desta vez vieram dizer boas coisas. Aguardamos ansiosamente por mudancas

    • Marcio Morais FMI podia se propor a pagar os primeiros 6 meses pra mostrar k existe mola suficiente

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Livre Pensador há coisas que ninguém esta a querer prestar-me ouvidos. ROUBO de dinheiro. Para mim, o FMI esta a fazer pressão no sentido de se acabar com a greve. não se trata na verdade de dar cartas brancas para o aumento salarial porque este "aval" ja tinha sido dado fazem meses (Janeiro de 2013). O que eh estranho eh mesmo a insistência de que "não há dinheiro". Não há dinheiro uma ova. La No ministério de finanças correm múltiplas “investigações de desvio de dinheiro do tesouro” sem que nenhuma delas tenha chegado a conclusões concretas: (1) investigação sobre a venda de viaturas do Estado; (2) os resultados à gestão da TVM, da RM e da AIM; (3) os resultados da investigação mandada efectuar ao Ministério da Educação, etc.….e quando o Estado diz que não há dinheiro tem razão claro. Nao e possivel ficar dinheiro assim!


    •  
E AGORA?

FMI diz que o Governo tem margem orcamental para chegar a um bom acordo com os medicos, aumentando significativamente o seu salario...

Se eles - OS DONOS DA MOLA - o dizem, quem sou eu para duvidar?
Like · · Follow Post · 57 minutes ago
  • Seen by 8

  • Tony Ciprix Serio Livre Pensador? Onde foi que o FMI disse isso?

  • Livre Pensador Acabo de ver agora no telejornal da STV...

  • Tony Ciprix Epa, cheguei tarde. Se os donos o dizem, qual a posicao dos oficiosos?

  • Livre Pensador Os oficiosos justificam-se dizendo que reconhecem que o Orcamento da Saude conheceu abaixamento nos ultimos tempos, por causa do "corte da ajuda externa". No entanto, nao explicam porque o orcamento do SISE e da Presidencia da Republica aumentou exponencialmente. E nem sequer os salarios e regalias dos ministros e deputados da AR.

  • Tony Ciprix Entao, posso concluir que acrescimo de ajuda externa para esses outros sectores e corte na saude e, por extensao, na educacao?

  • Tony Ciprix Ou seja, a ajuda externa aumentou para alguns sectores e foi cortada para outros?

  • Livre Pensador Exactamente. Mas o que enerva mesmo e ouvir uns apparatchicks a defenderem teorias de conspiracao, quando eles andam com a extensao desta greve a "chantagear" os doadores para ver se eles abrem os cordoes a bolsa, para depois desviarem as verbas para o seu partido. Estes tipos sao horriveis.

  • Livre Pensador Mas o SISE, Presidencia, Interior nunca dependeram da ajuda externa. Aumentaram os gastos. E como isso, exauriram os recursos internos colocando sectores ainda mais dependentes da ajuda externa.

  • Tony Ciprix E o proprio Fundo parece ja ter aberto a torneira. Mesmo assim, podera nao haver sopa para o urso a segurar a panela quente

  • Tony Ciprix Eh paranoico: quando eh para se defender o indefensavel, recorre-se positivamente a teoria da mao externa, E eh a mesma mao externa que tb agita os grevistas. Faxa vor!

  • Livre Pensador Descredito total. Mas so "patrao" deles para lhes puxar as orelhas. Talvez atinem agora.

  • Gito Katawala Wow! A ser verdade, eu pelo menos vou condecorar os apparatchicks por terem conseguido um bom "jiu jitsu". Isto anima pa! Alias, eh triste mas interessante do ponto de vista de enredo. Oh My!

  • Livre Pensador Um depoimento mais elaborado do Egidio Guilherme Vaz Raposo: "...Há dinheiro para aumentar salários dos médicos e profissionais da saúde, segundo o FMI.
    O FMI opinou de forma favorável em relação ao aumento salarial dos profissionais da saúde e médicos
    em especial. Isto dito de boca cheia do representante do FMI em Moçambique Victor Lledó (Jornal da Noite, STV, dia 12 de Junho de 2013).
    De lembrar que o FMI é dos conselheiros mais influentes dos estados pobres e principalmente dos que mais dependem da ajuda externa como Moçambique. A sua opinião chega a ser vinculativa em certas linhas da políticas orçamentais e fiscais. Uma das criticas que a ela se faz “em tempos de Paz” é de que tem sido o FMI a instituição que até impõe limites na contratação de novos funcionários públicos nas áreas como saúde e educação. Os cenários fiscais de médio e longo prazos são de facto o seu principal “chamboco”; instrumento de coacção e “opressão sobre os estados .
    Se o FMI diz que há dinheiro para aumentar salários do pessoal da saúde, podemos com alguma margem de segurança afirmar também que só a vontade política pode estar a faltar para desbloquear o assunto visto que tecnicamente existem condições para derimir favoravelmente o assunto..."

Sem comentários: