sexta-feira, 17 de maio de 2019

FALIRAM A HISTORICA ACUCAREIRA DE MOCAMBIQUE

Falência da empresa Tongaat Hulett Açucareira de Mafambisse por mais gerência dos gestores daquela empresa , tudo começa quando a empresa dispediu com os brancos em 2013 ficando a empresa sob liderança dos negros na sua maioria machanganes. Vimos que nao avia mas horas extras nao havia mas promucoes para trabalhadores simples.A empresa tendo transporte, mecânicos pedreiros soldadores que eles mal pagavam começaram contratar empresas privadas de transporte pará transportar cortadores de cana 2 autocarros 100 lugar acada que pagavam 600mt acada cadeira quê nos dois gastavam 120mil (120000)vezes 30 dias ,contratava empreiteiro dá construção que éra pago por obra 20000000 , tanto como nos mecânicos.e os donos de serviços a varer isto nos sabíamos que os empreiteiros contratados eram empresas dos primos e dos chefes isto éra manobra saquiar os valores no confre da empresa.hoje a empresa nao te
há 2 horas ·
Continuando . Hoje a empresa já está na falência. Nao tem valores para pagar trabalhadores.os salários que estamos a receber tem devido os bancos .e o patrão já descobriu que havia Chang dentro da empresa Tongaat Mandou auditoria que constatou a inregulalidade. Ele dicidiu recolher todas bombas rega no campo para na armazém ficando no campo sem rega né sacha ,só vai si recolher cana que já foi regado .isto mostra que depois de moer a cana que está pedimos intervenção do governo no campo a empresa vai fechar estamos mal
há 2 horas · Enviada por telemóvel
Comentários
Escreve um comentário...
  • Samuel Jose Estao a trasados. Este post seria no tempo de saque. Agora ja nao tem nada para recoperar, espere noticias de fecho e indenimizacao.
  • Joao Jose Caraba Bom dia Unai Sera que o candidato da renamo pode mudar ou melhorar nos temos que ver que esse nao é o momento de a politica de Guerra para convencer o eleitorado. 
    Alguém visionario alguém capaz lembre que os jovens esperam o melhor k estamos acustumado.
  • Mario Bila Saudações Unay, realmente faliram com a empresa e sim foi por má gestão mas esse internauta é tribalista isso de lançar ao Machanganas é uma farsa, a gestão da empresa estava sob encargo de estrangeiros (do Zimbábue e da RSA) só pelos sobrenomes dos diretores: Hardman, Holloway, Wellmann, Muchatibaya [este último é/era o Diretor Geral],… não são nossos.

    Fico muito agastado quando oiço ou leio pessoas a se expressarem dessa forma. Corruptos existem em todo mundo então culpar isso a uma tribo/etnia não é justo.

    Está claro que este internauta expôs a situação de acordo com a sua experiência pessoal e ponto de vista.

    E digo mais sempre que há empresas cujos diretores são oriundos de países cuja língua oficial é inglês [pela minha experiência] há frequência na contratação de Moçambicanos oriundos do Sul do País e acho que a causa disso é mesmo a língua. Na minha experiência como estudante no curso de Licenciatura e Ensino de Inglês pela UP-Beira (UniLicungo) notei que na Beira (e acho que o cenário se repete em toda zona Centro) há mais dificuldades na aprendizagem do Inglês e acho que a causa disto é a falta de exposição a língua (ex. Filmes, músicas, etc… em inglês).
  • Manucha Acacio Martins Verdade mesmo,muitos trabalhadores Estao parados
  • J Oaquim Muchanga Ishiiii que pena de Moçambique, e pra onde nós vamos
  • Silvio Correia Isto está de mal ao pior.... não sei como até agora Cahora Bassa não está na mesma situação, mas acredito que irá acontecer um dia não tardará.
  • Elisio Vg Unay...não é só a Empresa açucareira....vamos falar das casa de:APIE,PRÈDIOS,CAHORA BASSA,AS MISSOES e porque não falar quase de tudo deixado pelo Colono faliram e estao desagratados.

    Eu so da provincia de Nampula...os meus Pais nasceram e estudaram n
    a missão de Alua e missão de Merote....no ano de 2010 levei-o pra o passeio quando chegou.....caiu por doença eu sem saber os porques....levei-o ao hospital distrital de Namapa .....depois de 14h deram alta ai perguntei a origem da doença com lagrimas revelou dizendo em poucas palavras:

    * expulsaram o colono pra marginalizarem os Museu que lhes dà de comer.

    * expulsaram o colono pra matarem o futuro de Moçambicanos.

    * expulsaram o colono pra assassinarem o futuro dos meus netos.

    * expulsaram o colono pra os seus enteresses pessoais.

    * expulsaram o colono pra escravisar o seu pròprio povo.

    E ai ele me disse que guarda-se aquelas palavras pra sempre e transmitir-as-aos meus filhos no futuro.
    1
  • Joao Chandreque O problema é nosso desculpa expressão, quando tomamos uma empresa dos brancos já não olhamos para o desenvolvimento da mesma só limitamos em olhar para os nossos bolsos e familiares e esquecemos da maioria e também esquecemos do amanhã,são todos mas alguns, no fim os brancos acabam de nos rir por esse tipo de gerencia danosa.vamos ser exemplares meus compatriotas demostrar também de que somos capaz por favor, chiiii já é demais
A opção selecionada é Mais Relevantes e alguns comentários podem ter sido filtrados.
Afinal o que vocês estão mesmo fazendo? Mais de 10% de posto de recenseamento na Zambézia não estão funcionando, e as zonas recônditas os brigadistas são orientados a não recensear pessoal da RENAMO, e onde não está se recenseando é onde a oposição reina. Obram olho, ... Me coloque em anonimato.
-Inbox
Gosto
ComentarPartilhar
Comentários
Escreve um comentário...
  • Unay Cambuma Inbox
    Viva ilustre, peço para publicar isso 


    Recente foi aberto um concurso no banco de Moçambique para a filial de xai xai que termina hoje, para a nossa surpresa na bicha longa para submeter as candidaturas, nos aparece uma camioneta contentor a trazer enormes quantidades de CV vindo de Maputo, 

    A nossa questão é 

    Se o concurso é para filial de Gaza de onde vem esses CVs?foram submetidos quanto?infelizmente Gaza nunca avança,

    Recentemente o Conselho Municipal abriu um concurso público mas toda a cidade sabe que as vagas é para o insetivo dos camaradas que apoiaram na campanha ,não é para um cidade pacata como nós 

    Peço anonimato.
  • Luis Neves Por favor Renamo, nao defraude a vontade do povo moçambicano a se ver livre da tirania no dia 15 de Outubro. Basta, basta e basta. Dirija o povo com todas as suas forças rumo à vitoria, fechando todas as portas da fraude. Se nao consegue fazer isso, entao diga ao povo o que fazer! O povo precisa de direccao e a força que o povo tem pra dirigir a sua Revolução é a Renamo. O povo está a reportar toda a preparação da fraude feita pela Frelimo atraves dos seus tentáculos: CNE/STAE/FDS e demais órgãos partidarizados e a Renamo nao devera reclamar que o povo nao alertou! Vamos a isso Renamo, o povo está contigo!
  • José Francisco Machiana Como se não bastasse no Ministério das obras públicas tal como no externato cantinho do Céu existem lá postos de recenseamento. O que significa isso?

Sem comentários: