domingo, 19 de maio de 2019

CABO DELGADO - PALMA RESCALDO DA INCURSÃO NA ALDEIA BAGALA

CABO DELGADO - PALMA
RESCALDO DA INCURSÃO NA ALDEIA BAGALA
19 de Maio de 2019
Já anunciamos nesta semana de que no distrito de Palma e bem no coração da vila sede, foram incendiadas acima de 40 casas de construção precária e decapitados 3 nativos.
Hoje e com imagens, o Pinnacle News ilustra coqueiros plantados no tempo colonial os quais jamais voltarão a dar frutos, famílias desalojadas.
Apoios e palavras de consolo, neste canto nortenho de Moçambique e que faz fronteira com Tanzânia são ilusões.
Palma é terra do gás natural, no mínimo. Aquele gás que dentro em breve, vai custar 53 vezes o preço do problema que envolve Chang de Moçambique. Mas também, é deste canto de Moçambique onde Moçambique fica manchado, nos olhos do Mundo inteiro.
Fogo posto nunca é bom. Mas, num Pais onde existe SISE, tem que haver respostas antes e durante esta operação cesariana conhecida por Alshabaabs de Moçambique. Caso o "laser" da SISE não tenha detectado, tinha que haver exonerações em massa ou mesmo transferências dos mesmos para essas terras descoloridas.
O que falta para ela se alastrar?
Qual resposta se precisa para que se desencadeiem acções para mitigação?
Aonde se encontram especialistas em guerra e melhores comentadores em televisão? Aqueles formados e graduados naqueles países amigos de Moçambique?
Como ficam os que se interessaram em recensear para votar?
Metade daquela província encontra-se em constante migração, sem abrigo, sem alimento provinda das machambas, sem acesso ao mar para pescas, sem trânsito, sem reabilitação de estradas e acima de tudo, sem cobertura jornalística para este caso que mexe com sensibilidades.
Por ironia do destino, o ciclone veio prolongar a dor...

Sem comentários: