quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Novo Recruta causa mau estar no grupo das 40 vozes




Rafael Ricardo Dias Machalela


Diz-se... Diz-se de hoje, vai ferir sensibilidades. 

"1. Reina algum nervosismo no grupo coral urdida para, criminosamente, sequestrar o espaço de antena em algumas rádios e televisão e páginas de jornais, estupendo a verdade. Alguns dos mais notáveis, das 40 vozes, sobretudo os da ala boçal, estão numa fervorosa troca de mimos através das redes sociais. Se isto for o início da desintegração da família, quem agradece é a democracia e o Estado de Direito Democrático. 

2. Enquanto uns se digladiam, num cenário de quase surgimento de facções, há os que estão no sentido inverso. De críticos de primeira linha do governo, tornaram-se de dia para noite, de ferrenhos defensores da acção governativa. Os academismos, quando misturados com verdinhas, como animam! 

3. Que o diga o jovem historiador com o cordão umbilical enterrado lá para as bandas da Ponte D. Ana, que está a criar um mal-estar no seio dos veteranos do famigerado G40. O novo recruta, que ontem foi conhecido como um crítico do regime do dia, transformou-se num grande admirador no empregado do Povo e a sua ascensão nos meandros do espaço de opinião do regime está a atormentar os mais velhos na arte do lambebotismo..."

Comments


Jossias Ramos Kkk!... Nao fere sensibilidades nao, Se trata-se de uma Verdade. Ademais, a mim parece que esta(o) preparado(s) aquelE.
2 · 5 January at 22:57 · EditedRemove


Luciano Mapanga 

2 · 5 January at 22:52Remove


Lenine Daniel Luta para lamber botas? É o que nos faltava!!!
2 · 5 January at 22:52Remove


Mussá Roots Há "EV"idências disso que escreveste, Rafael Ricardo Dias Machalela...mas é normal hoje eu posso optar por um "endorsement" a tí, dependendo do resultado, podes passar de "bestial a besta"... É a economia de mercado.
17 · 5 January at 22:58Remove


Luciano Mapanga Há gajos que escrevem pá.
1 · 5 January at 23:00Remove


Rafael Ricardo Dias Machalela Eu fiz copy and paste Hehehehehe
1 · 5 January at 23:20Remove


Ariel Sonto VaiZ nos matar com a tua fisga, Mussa...
6 · 5 January at 23:33Remove


Osh Macamo Ariel, Ariel, kakakakak
3 · Yesterday at 00:24Remove


Ariel Sonto Osh, não te lembras do "vou te fisgar, Nyusi", de 2014?
3 · Yesterday at 00:40Remove


Osh Macamo Kakakakakakakak... EVita...
1 · Yesterday at 00:44Remove


Moniz S. Walunga Mussá Roots, voce escreve bem pah👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾E
3 · Yesterday at 00:46 · EditedRemove


Emanuel Anti-Heroi Nkojola Kkkkk
Yesterday at 02:40Remove


Luciano Mapanga Escassez de H2O VUMBA lá no famigerado grupo?
2 · 5 January at 22:59Remove


Helio Filemone Inguane He he. piadas satíricas
2 · 5 January at 23:04Remove


Gilder Anibal Kakakaka
1 · 5 January at 23:07Remove


Osh Macamo Êsh...
1 · 5 January at 23:11Remove


Joaquim da Costa 
3 · 5 January at 23:16Remove


Euclides Flavio Todo este barulho resumi-se em cinco ASPECTOS: 1. Fome, 2. Crise de identidade, 3.Falta de opinião própria, 4. Mercenarismo. 5. Falta de patriotismo. 

Há quem pode procurar entender o que quis dizer com o ponto 5. Referente a falta de patriotismo. É assim, alguns pseudointelectuias e académicos proregime querem alimentar a falsa ideia de que tapar o sol com a peneira é ser moçambicano em relação ao outro e que é preciso ter auto estima. Ensaiando desta forma as novas FORMAS de manipular a opinião pública. Se na década 80/90 houve vigilância popular a nível dos espaços físicos. Hoje sejamos firmes e vigilantes em espaços virtuais. Eu conheço a todos. Mais tarde farei a questão de apresentar a lista no meu mural para fazer um UPDATE.
9 · Yesterday at 02:43 · EditedRemove


Benedito Sefanhane Posse O menino de três mil meticais para pagar por um serviço de busca são quantias irrisórias.kkkkkk. tirou a mascara sozinho, dar a cara para saberem a quem pagar. Engraxou R. Domingos, teceu a carta mais elogiosa alguma vez escrita à Guebuza, puxou o saco do Dhl, agora vai investindo no FJN. Kkkk
9 · 5 January at 23:28Remove


Osh Macamo Há tipos maus, pá. 😂😂😂
2 · 5 January at 23:35Remove


Osh Macamo 
5 January at 23:36Remove


Neves Nhavene Kha kha kha
Yesterday at 06:32Remove


Zeca Becane Felisberto Sibia Esse de Tete e o Egidio Vaz. Why mudjikadjika Nwina phah kkkkk
11 · 5 January at 23:44Remove


Homer Wolf Ntsém
2 · 5 January at 23:53Remove


Adriana Dos Santos Kkkkkkkkk.... Kakakaka...
Yesterday at 02:24Remove


Manuel Maleve Kkkk.
Isso está animar
1 · 5 January at 23:44Remove


Estevao Pangueia O nervosismo no grupo é graças a evolução da sociedade, o despertar da consciência dos cidadãos fez com que os 40 perdessem credibilidade e espaço na TV, Rádio e páginas d jornais. (Basta ver um deles na TV as pessoas trocam canal), e audiência baixou, os jornais onde pululam aqueles nossos compatriotas só servem para consulta de vagas de emprego ou necrologia. 
Isso não favorece a quele que deve ser bajulado para aumento da sua popularidade, dentro e fora dali. Assim, há uma tentativa de refrescar o grupo com recurso aos antigos críticos do regime, infelizmente. 
Continuemos atentos para que mais desmandos tornem-se evidentes!
9 · Yesterday at 07:31 · EditedRemove


Moniz S. Walunga Estevao Pangueia, bem dito: a sociedade evoluiu e ja' nao permite ser cavalgada de animo leve! Vamos todos negar esta gente!
2 · Yesterday at 00:49Remove


Adriana Dos Santos Essas são as EVidências oh Estevao Pangueia.
2 · Yesterday at 02:26Remove


Ricardino Jorge Ricardo Kkkk os jornais servem para consulta de vagas, e mais, consulta aos defuntos. Shiiii...está duro isso.
Yesterday at 03:52Remove


Zarito Mutana Joaquim da Costa você não pode fazer isso, a quele é meu amigo, e esta lá...procure me
1 · Yesterday at 00:18Remove


Juma Aiuba Queremos nomes, faz favor!... Nomes!
2 · Yesterday at 00:23Remove
Hide 11 Replies


Benedito Sefanhane Posse Isto não é fofoquiche nem assunto de polícia para citar nomes! Quem anda atento, sabe quem é o mercenário.
2 · Yesterday at 00:26Remove


Manuel Maleve Estava a espera do teu comentário ilustre Juma Aiuba
Kkkkkk
1 · Yesterday at 00:26Remove


Juma Aiuba Alguem tem ideia de quem seja o tal historiador?
Yesterday at 00:58Remove


Manuel Maleve Sim , com cordão umbilical enterrado na Ponte dona Ana. 
Lá nas bandas de Tetê.
Yesterday at 01:13Remove


Juma Aiuba Ai é!!! Mas ele sabe?
Yesterday at 01:14Remove


Adriana Dos Santos EVidentimente oh ilustre Juma Aiuba
1 · Yesterday at 02:28Remove


Juma Aiuba Hehehehehe... Ancioooso, a espera de reações.
Yesterday at 02:30Remove


Ariel Sonto Estamos firmes à espera...
Yesterday at 02:38Remove


Adriana Dos Santos EVasão a privacidade.... 
hehehehehe....
1 · Yesterday at 02:51Remove


Ricardino Jorge Ricardo Deve ser o (EV)erest?...
1 · Yesterday at 03:56Remove


Adriana Dos Santos As EVidências falam....
1 · Yesterday at 04:24Remove


Rafael Ricardo Dias Machalela No nosso partido somos ensinados a não citar nomes 😂😂😂😂😂😂
7 · Yesterday at 00:30Remove


Euclides Flavio No nosso partido não se aponta. Kkkkk
1 · Yesterday at 00:33Remove


Ricardino Jorge Ricardo No n(v)osso partido existe sigilo...
Yesterday at 03:58Remove


Zarito Mutana Rafael Ricardo Dias Machalela isso mesmo meu truta.
1 · Yesterday at 00:33Remove


Dércio Alfazema Já se entende porque tudo hoje sobrou para os cristãos evangélicos na conta do Egidio Vaz. Fuga pra frente? Cada um é livre nas suas escolhas. Feio é chamar nomes porque vemos a coisa doutra perspetiva. Deus Abençoe ao meu amigo EV.
3 · Yesterday at 00:55Remove


Juma Aiuba Afinal, é ele? Não façam isso!
Yesterday at 01:05Remove


Homer Wolf Isso de dizer "historiador" só náo basta. Agora temos vários historiadores na área...

EX: Ontem o Profe JJC fez um daqueles lençois, supostamente para falar das tréguas de 60, mas (como lhe é peculiar) acabou falando de tudo e mais alguma coisa...Só por isso foi-lhe "outorgado" o estatudo de Historiador, por um outro historiador...

«Egidio Vaz: Falou e disse, historiador Cumbane
Gosto · Responder · 2 · 13 h»

eh eh eh
5 · Yesterday at 01:27Remove


Euclides Flavio Não vamos banalizar está área. JJC fe-lo na vertente de cultura geral. E não no sentido de rigor da ciências históricas. A História é mais do que isso. Trazer alguns recortes do passado para o debate não é igual a fazer uma abordagem histórica. Talvez seja ESTÓRICA. Egídio Vaz é sim historiador pois, pesquisa, escreve e faz parte da AHIMO (Associação Moçambicana de Historiadores), onde eu sou membro também. Portanto, não a banalização das áreas.
7 · Yesterday at 01:36 · EditedRemove


Zeca Becane Felisberto Sibia Nem mais
1 · Yesterday at 02:05Remove


Homer Wolf Mas viste aí o comentário do sodotori da AHIMO, ntsém
1 · Yesterday at 02:07Remove


Schauque Spirou ehehheehehehehehhe esse DIZ-SE DIZ-SE nao perdeu força. ehehheheehehhehehe
Yesterday at 01:49Remove


Adriano Biza Saindo da 'toca' so para dizer 'like'....
Yesterday at 02:07Remove


Mário João Francisco Francisco vênia
1 · Yesterday at 02:08Remove


Constantino Carlos Novela Isto me parece as antigas arenas de Roma onde desfilavam os grandes Gladiadores. Diferenças são necessárias e um pouco de mudança de posições. Kkkkk viver em Moçambique anima PA.
1 · Yesterday at 02:11Remove


Feleciano Neemias Cossa Viver em Moz anima mesmo
Yesterday at 02:17Remove


Cal Barroso "Cordão Umbilical enterrado la para as bandas da ponte D.Ana" 😂😂😂😂😂
2 · Yesterday at 02:36Remove


Homer Wolf Este artigo foi publicado onde e quem o assina, Machalela?
2 · Yesterday at 02:37Remove


Cal Barroso Creio que é a rubrica "Hora do Fecho"...
4 · Yesterday at 02:38Remove


Schauque Spirou desde quando DIZ DIZ SE leva assinatura? ehehehehehhe
2 · Yesterday at 02:43Remove


Homer Wolf ahh ok... eu já não leio essa bodega há seculos
1 · Yesterday at 02:49Remove


Homer Wolf Mas por acaso sei quem escreve aquilo...
2 · Yesterday at 02:49Remove


Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehhehe. É a melhor parte do jornal pá. Já agora quem escreve mesmo?
2 · Yesterday at 02:51Remove


Homer Wolf Um insuspeito...
Yesterday at 02:51Remove


Rafael Ricardo Dias Machalela Juro que eu gostava de saber...
Yesterday at 02:57Remove


Schauque Spirou Sabia que era o falecido Machado da Graça...kkkk afinal é outro..m porque o estilo continua "quase" o mesmo..mas não interessa me quem escreve mas o jeito Yah! Ehehehehehe
1 · Yesterday at 03:23Remove


Leo Do Rosario Bem vindos à selva
20 hrsRemove


Raúl Salomão Jamisse 
Yesterday at 02:37Remove


Homer Wolf Rafael, porque não convidas o Jah Yahwah Matavele para o debate?...
1 · Yesterday at 03:28Remove


Rafael Ricardo Dias Machalela Esse fica na dele...
1 · Yesterday at 03:31Remove


Homer Wolf Sempre ouviamos o contraditório... eh eh eh
Yesterday at 03:54Remove


Américo Matavele Eu? Yuh...
1 · Yesterday at 04:32Remove


Homer Wolf Prontxu.... Jah que não quer comentar, paciencia. 
E Jah agora, há uns recadinhos interessantes (para dentro), lá no Profe Julião... 
Recomendo-os vivamente. Ainda estão "fresquinhos"... eh eh eh
1 · Yesterday at 07:04Remove


Rafael Ricardo Dias Machalela Bem-vindo profe
Yesterday at 08:56Remove


Percina B. Rucunucha Conheço... Só não direi os nomes

Osh Macamo Há tipos maus, pá. 😂😂


Marcelo Mosse
 adicionou 3 fotos novas.
Ontem às 10:16 · 



Egidio Vaz diz que não é empregado de Nyusi nem de Celso Correia

Nos últimos dias, corre com insistência a alegação de que o bloguista Egidio Vaz, agora com uma forte presença no Facebook, onde é seguido por cerca de 12 mil pessoas, abandonou sua postura de equidistância em relação ao regime no poder e escreve prosas alinhadas com a “situação”. 
Nas eleições passadas, Vaz endossou o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas hoje, alega-se, prefere cantar hossanas para Filipe Nyusi. E diz-se que ele é “controlado” pelo Ministro Celso Correio. No meio de tanta alegação, decidi entrevistá-lo. Uns dois dedinhos de conversa para clarificar. Eis as perguntas e respostas:


P: Tem visto muita alegação de que o Egídio Vaz agora escreve a soldo do PR Filipe Nyusi e do Ministro Celso Correia. É verdade?

R: Não. Não tenho contrato nem intenções. Não coordeno nem descoordeno nada com eles. Não trabalho sob agenda deles. Tudo o que escrevo resulta da minha consciência.

P: Mas toda a gente que te lê acredita que tu mudaste um bocado a tua matriz...apareces mais alinhado à situação....

R: As mudanças são conscientes. E tem alguma racionalidade. Fui sempre assim como formador de opinião. A minha consciência diz que em momentos de crise a nação deve se unir.
(...)
Consciente do momento e do que é necessários fazer, decidi apartar-me do criticismo inconsequente e partidário para me concentrar no que de facto é necessário e útil. Acompanhar os processos decisórios e dar o meu contributo para quem de facto necessita. Decidi não acrescentar mais nenhuma acha à fogueira pois creio que o que os nossos dirigentes precisam agora é a necessária serenidade e um conjunto de luzes que os guie para o bom porto. Não haja dúvidas. Nyusi é o nosso presidente até 2019.

Se o povo não lhe quiser, irá troca-lo por outro. Mas, neste momento em que nos encontramos, se continuarmos a esfaquear o marinheiro afundamos todos. Este é o meu axioma: em momentos de crise é preciso alguma racionalidade. Já dei o meu apoio ao Presidente Dhlakama quando ele mais precisava, quando foi para se obter o acordo do 4 de Setembro. Creio que quem agora precisa de mais apoio é o presidente Nyusi.
(....)
Quando apoiei, Dhlakama ninguém veio dizer que estava a soldo dele ou tinha para lá sido arregimentado. Acharam aquilo como o dever de um crítico. Agora que decidi reorientar as minhas energias para o que de facto interessa, eis que caí na fava da chacota. Ora, o que estou a dizer é que em certos momentos devemos tomar a decisão de sermos parte da solução, não atrapalhando mas ajudando na solução.


Comentários


Jorge Matine Marcelo isto é uma entrevista ou depoimentos ou são extractos de uma entrevista ainda por publicar?
Gosto · Responder · 17 · Ontem às 11:20


Marcelo Mosse É uma pequena entrevista...uns dois dedos de conversa....breves só mesmo para clarificar. Conversamos por telefone e tomei a liberdade de ele ler o texto antes de publicar. Ele fez os seus acrescimos e aqui está. É tudo fiel....também nao pretendia fazer uma "grande entrevista". Haammm e depois de ele me devolver, eu fiz uns cortes onde achei que devia...e alguma ediçao...
Gosto · Responder · 18 · Ontem às 14:32 · Editado


João Júlio Manjate Marcelo Mosse ; Gostei , You are the Best of the Best...Ver Tradução


Rmano El Bambino Eh eh eh... Egidio, Egidio!!!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 11:24


Adelino Buque Uma pessoa que influencia a opinião pública não pode ser "estatica" , aquilo que é certo hoje pode não ser amanhã, não vejo mal nenhum.
Gosto · Responder · 17 · Ontem às 11:29


Silvio BieMavila '....perguntaram a Ghandi certa vez: porque o senhor muda tanto sua oponião? Ao que Ghandi respondeu, porque hoje sei mais do qie sabia ontem"
Gosto · Responder · 15 · Ontem às 12:13


Helder Hugo De acordo
Gosto · Responder · Ontem às 13:35


Kleber Alberto Mudancas de 360 graus na opiniao sao perigosas e aqui em mocambique quando isto acontece e que se mordeu a isca.


Nairinho Mabote "Creio que quem agora precisa de mais apoio é o presidente Nyusi"

Isso significa prestar 'hossanas' ao PR porque "precisa de mais apoio"? Faltou insistência por parte do entrevistador.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 11:29


Marcelo Mosse Creio que atingi os meus objectivos. Uma clarificacao da parte dele. E a partir do que ele responde cada um pode tirar as suas ilacoes. Prestar hossanas, como eu coloco na pergunta, tem a sua carga de subjectivismo. Eu fiquei satisfeito com as respostas...
Gosto · Responder · 10 · Ontem às 11:34 · Editado


Eduardo Calane Se o PR precisa de "mais apoio", tomara o que precisa o povo desta terra?!?!
Gosto · Responder · 8 · Ontem às 11:38


Joaquim Gove O povo desta terra precisa de mais certezas, mais esperanças, boas referências. Isso passa muito por mentes cultivadas e libertas. Isso demonstra o Egídio Vaz.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:56

Escreve uma resposta...



Sidonio Bras Quando a oferta é tanta.... O santo desconfia e quando até o Adelino Buque apoia... a desconfiança aumenta .
Não gosto · Responder · 12 · Ontem às 11:38


Adelino Buque Não sei de que oferta se refere o Sidónio Brás, de qualquer forma não conheço o seu pensamento mesmo relativo a este debate, pelo que, ignoro!
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 12:45


Sidonio Bras Faz bem. Eu também ignoro.
Gosto · Responder · 12 h

Escreve uma resposta...



Sergio Baloi Sergio A não ser que este comportamento do Ev atulmente é não saber onde poderá estar Afdk que tanto apoiou agora como sabe onde FJN esta vira o apoiou para fJN
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 11:38


Nguila Nyangulane Esta "mini-entrevista" so peca por nao vir acompanhada da foto de Filipe Nyusi, Marcelo Mosse. Ha muita gente que nao conhece o Presidente da Republica.
Gosto · Responder · 19 · Ontem às 11:38


El Patriota Buakakakakakakaka! Há agitadores ora!
Gosto · Responder · Ontem às 12:32


Mansur Bazilio Mamaneeee hehehehheehhe
Gosto · Responder · Ontem às 12:55


Benjamim Muaprato kkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 16:47

Escreve uma resposta...



Elianda Cumbi Me parece que ele depende do vento ou naõ?
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 11:51


Joaquim Gove Tanto depende do vento quem o admirou e seguiu de forma inconsequente, inconsciente e irracional... Se assim quiser continuar, volte a seguir e quando ele (EV) voltar a tomar rota diferente, aí, esse / essa seguidora, muito provavelmente dará conta do quanto mente ensopada é.
Gosto · Responder · Ontem às 13:00


Jasmin Rodrigues Gove " quem o seguiu de forma incosequente, incosciente e irrational"?????
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Joaquim Gove Um monte desses "antena repetidora"!
Gosto · Responder · 11 h


Escreve uma resposta...



Dércio Alfazema Já se entende porque tudo hoje sobrou para os cristãos evangélicos na conta do Egidio Vaz. Fuga pra frente? Cada um é livre nas suas escolhas. Feio é chamar nomes porque vemos a coisa doutra perspetiva. Deus Abençoe ao meu amigo EV.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 11:53


Egidio Vaz As minhas fotos são de há dez anos. Estou diferente hoje. Kkkkkkk
Gosto · Responder · 12 · Ontem às 13:35 · Editado


Marcelo Mosse Uma foto é de 2006, do bloguista, a outra é de hoje, do facebook....
Gosto · Responder · Ontem às 12:00


Albertina Oliveira 😂😂😂 tempo passou mas Egídio continua o inconsistente de sempre. ..lol.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:28


Nurdine Abdul Tamane Eu pensei que o Egidio não
Gosto · Responder · Ontem às 12:35


Nurdine Abdul Tamane * envelhece kkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 12:35


Sunil Maugi lol.estava magro a 10anos atras.. agora com crise engordaste.. lol
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:42

Escreve uma resposta...



Ariel Sonto "Se o povo não lhe quiser, irá troca-lo por outro" Qual povo?.
Não gosto · Responder · 5 · Ontem às 12:07


Edio Matola como que tivesse sido o povo.............
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:24


Morais Correia Edio Matola... Você também pah! Esse provoco eh qual eh?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:43


Ariel Sonto tsc
Gosto · Responder · Ontem às 17:49

Escreve uma resposta...



Nordine Mussagy Mussagy Por que será?
Gosto · Responder · Ontem às 12:20


Schauque Spirou Camaleonismo as vezes é necessário
Não gosto · Responder · 5 · Ontem às 18:03 · Editado


Matilwene Bucar Kkkk lembra me as brincadeiras infantis que o menino diz "camaleao?" e os outros respondem com interrogativa 'de que cor?"kkkkk vermelhaaaaa. niku zweee
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 12:45 · Editado


Schauque Spirou kkkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 12:51


Sura Rebelo Havia um camaleao q mudava de cor mudou mudou ate q um dia viu-se ao espelho e nem se reconheceu. As vezes é melhor assim q vestir uma cor ate desaparecermos
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:08

Escreve uma resposta...



Homer Wolf So, face às respostas, (e já agora) tu concluiste que?... 
(@ Marcelo Mosse)
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 12:42


Marcelo Mosse Podemos falar de uma mobilidade ideológica? Ja houve tempos em que stalinistas convictos viravam trotkistas de conveniencia? Ou que apaniguados da direita truculenta vestiam a pele de esquerdistas moderados? Existe esse conceito de mobilidade ideológica oh Homer Wolf....Vamos la falar!!!!
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 12:48


Homer Wolf Lá isso é verdade: existe sim a tal de mobilidade ideologia. O resto depende do grau de confiabilidade e respeito que a partir daí começamos a atribuir às suas posições...
Gosto · Responder · 10 · Ontem às 12:54


Joaquim Gove E o que diz o Homer Wolf pensa e diz de EV e da interpretação bem dada do Marcelo Mosse, tirando o pequeno comentário que acabou de fazer?
Com imparcialidade... Kkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 13:14


Homer Wolf Penso, sinceramente, que este debate me fez "crescer" mais um "mucadinho", em termos intelectuais. 
Em quinhentas: aprendi que jamais se deve levar tão sério a seriedade de figuras alegadamente "sérias"... Que as (pseudo) convicçóes são como as "chuíngas": descartáveis
Gosto · Responder · 16 · Ontem às 13:14


Joaquim Gove Kkkkk.... Em quinhentistas, disseste muita coisa boa... Gramei do modo como colocaste!! Vero!!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:17

Escreve uma resposta...



Joaquim Gove A minha pobre leitura diz que Egidio Vaz é um exemplo a seguir. Leio nele a humidade que vale vale apena saudar. Leio uma tomada de consciência sobre o que importa e desejo de ajudar os incautos, vítimas de seus posicionamentos (Egídio Vaz), olharem a coisa do lado producente. 

Quem disse que somos proibidos de tornar-nos lúcidos e até decidir abandonar o copo e ajudar aos outros a abandonarem ou no mínimo, a moderate? Tudo à bem da maioria, de todos, do bem estar comum, etc...
Bem haja EV.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 12:45


Homer Wolf Porque será que já advinhava que esta seria a opiniáo do amigo Joaquim?... eh eh eh
(Náo tarda nada, vem aí os coros do Profe e do Antolinho André... )
Gosto · Responder · 6 · Ontem às 12:50


Joaquim Gove Claro, Homer Wolf!! Tão simples quanto saberes que me interessam posições conscientes em relacção à assuntos sérios. Julgo até ser bom sinal que eu e você possamos começar a perceber antecipadamente o que vem um do outro. 

Por acaso, eu já imaginava que o meu 'brada' Homer Wolf estaria a fazer pequenas observações e questionamentos superficiais sobre os posicionamentos dos outros e daqui a pouco deve vir um pouco de minializaçao de algumas ideias, uns tsc's, coisitas destas...
Gosto · Responder · Ontem às 13:10


Homer Wolf Pois entáo, errou!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:16

Escreve uma resposta...



Julio Pinto Macitela Mario Quem mais precisa de apoio e' o presidente.Kakaka.Akele cargo anima ninguem vai lhe apoiar se nao aguenta abantuna,poe o cargo a disposicao.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:50


Adelson Rafael Sou amigo do Egidio Vaz, e nossa matriz de amizade permite-nos debater/falar/discutir de temáticas sociais e profissionais, e quando possível sobre conjuntura política, estaria preocupado caso ele fosse "estático", pois enquanto as conjunturas forem dinâmicas não se espere que um "opinion maker" seja estático, inaceitável será ser "volátil"!
Gosto · Responder · 7 · Ontem às 12:55 · Editado


Homer Wolf Sim. Desde que "apresente" as razões objectivas pelas quais mudou radicalmente de posição - até mesmo para "abrir os olhos" aos seus seguidores... 
(Mas atençáo: náo estou a dizer que seja obrigado a fazè-lo)
A verdade é que nada parece ter mudado entre as duas "Eras"...
Gosto · Responder · 8 · Ontem às 13:03


Joaquim Gove Quais seriam as "razões objectivas" melhores do que as que em breves trechos aqui aparecem, ó Homer Wolf??
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:13


Milton Chembeze Wolf, as razões são um segredo. Não vai você querer que ele as apresente em public.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:15


Homer Wolf Por isso falo em "razóes objectivas" - aquelas que todos pode(ria)mos aferir, desde que bem esclarecidos...
Agora, "razões SUBJECTIVAS" não duvido que existam, mas essas nem me interessam...
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:27


Milton Chembeze Objectivas?
Está bem, vai aguardando com serenidade.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:32


Homer Wolf Yah, objectivas do tipo: 
"Renamo dizia X em 2014/15, mas de repente passou a diizer Y em 2016" por isso mudei de opiniáo e bla bla bla...
Gosto · Responder · Ontem às 13:41 · Editado


Milton Chembeze Será a dança das cadeiras como tens dito (nos últimos dias)?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:43 · Editado


Homer Wolf eh eh eh... isso tinha a ver com aquele "Chivaleaks", que tramava o Profe....
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:45 · Editado


Adelson Rafael Homer Wolf, subscrevo! Não vejo pertinência em fundamentar ou justificar "razões subjetivas", pois cada um de nós enquanto "actor político", quer na forma activa ou passiva, tem seus interesses e ideológia política que nutre simpatia, a diferença está em sua demonstração ser explícito e outros implícitos!
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 13:58


Escreve uma resposta...





Carlos Jossia Faz recordar a cena dos "nao alinhados" , entretanto a maioria adorava o foice e o martelo e a estrela vermelha! ....
Gosto · Responder · 8 · Ontem às 13:02


António Sitole Marcelo, vejo neste post e em tantos outros a tentativa de ataque ao homem e não as ideias do mesmo. Não peçam que o homem seja estático por favor, se não não será Egidio Vaz que conhecemos
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:13


Constantino Carlos Novela Isto me parece as antigas arenas de Roma onde desfilavam os grandes Gladiadores. Diferenças são necessárias e um pouco de mudança de posições. Kkkkk viver em Moçambique anima PA.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:14


Constantino Carlos Novela O Armando Nenane, meu amigo é que anda longe com as suas investidas de querer ver o catalogado G40 no tribunal.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:15


Raposo Andrade Isso está interessante! Apoio que os nossos célebres críticos e analistas não façam seus comentários por encomendas ou cores político-partidárias, mas sim pelo vigor dos seus intelectos pelo bem deste pobre país.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:16


Antonio Pensa Pensa A política moçambicana funciona desta maneira...sempre a procurar o prato mais cheio...!!!
Deixa o Vaz encher a barriga.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 13:16


Heleno Bombe Quem mais de precisa de apoio é o povo moçambicano que todos os dias tem de acordar e garantir o pão na mesa para as crianças com elevado custo de vida, guerra, dívidas ocultas, exclusão, intolerância e perseguição! Esse sim é que precisa de apoio
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 13:19


Antonio A. S. Kawaria Coerência e consistência precisam-se. É mentira que é Nyusi e provocadores da crise economica e política que precisam de algum apoio. Provavelmente aquele apoio a Dhlakama fosse uma missão.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 13:43 · Editado


Homer Wolf E tal a missão chegou ao fim?... É isso?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:35 · Editado


Antonio A. S. Kawaria Claro que não. Agora é repouso até no 2018 e 2019. Agora é tempo de benefício da missão cumprida.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:41


Homer Wolf eh eh eh... explica lá melhor essa teoria, que me parece interessante, caro Kawaria...
Gosto · Responder · Ontem às 13:43


Antonio A. S. Kawaria Kakakaka. Evidência Vai aos seus ataques a Dhlakama desde 2012 até quando vai à campanha eleitoral. Depois fez aquele simulado apoio que no último dia da campanha fez um diz até de afugentar os apoiantes. Ele declarava perseguição com Dhlakama no poder.
Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:51

Escreve uma resposta...



Carlos Mairoce Unidade é diferente de uniformismo. Podemos pensar de maneiras diferentes e mesmo assim sermos unidos. Mudar de ideias e opiniões é típico de um académico rigoroso, mas existe um conjunto de coisas que não mudam (aquilo que nos faz pensar como pensamos, o que nos caracteriza e distingue como indivíduo pensante e social), e podemos ver isso nos grandes pensadores. Em tempos de crise precisamos ser unidos, eu diria não só em tempos de crise, o que este país mais precisa é união em todos os tempos, e para mim é absurdo defender baboseiras só porque estamos em crise. Se é isso que se chama de patriotismo, estão estamos perdidos.
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 13:22


Daniel Tinga Vejo a mudança como sinônimo de tomada de consciência. EV diz não ver a necessidade de colocar mais acha à fogueira, gesto que deve ser louvado por ser patriótico se não tiver vendido a sua consciência. Todos estamos livres de adoptarmos o estilo da escrita que nos convier e opinarmos aquilo que achamos interessante para nós. Bem aja a sua racionalidade nesta época em que o país precisa da união de todos nós.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:37


Sonita Castanha As pessoas mudam, as ideologias também e as intenções? O tempo ditará, está dado o alerta.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 13:56 · Editado


Hermes Sueia É no MEIO onde está a virtude..............estar do lado da solução como muito bem diz Egídio Vaz. Áreas de intersecção.............
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:43


Tomo Junior Tenho saudades do Machado da 
Graça. A sua opinião, faz muita falta, nestas alturas de FIRMEZA. Eterna saudade.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 13:56


Circle Langa Obrigado pela entrevista, Marcelo Mosse. A diferença entre o veneno e o antídoto está na dosagem.
O tempo encarregar-se-á de revelar se o conteúdo das respostas é um "veneno ou cura". VAMOS DAR TEMPO AO TEMPO.
Gosto · Responder · 7 · Ontem às 14:02


Sonita Castanha Kkkk
Gosto · Responder · Ontem às 14:03


Escreve uma resposta...



Rogerio Cuinica

Gosto · Responder · Ontem às 14:21


Ibraimo C. Sacoor Mabota NIKU DUMMMM! Pronto vou dizer qualquer coisa pa, Esta coisa do Marcelo e do Vaz parece briga das comadres....tratam assuntos dos seus afilhados em publico. MAWAKU!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:23


Tomo Junior Fui bloqueado pelo EV.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:30


Anibal Neves Será por peso de consciência pelas "consistências dos seus discursos"?
Gosto · Responder · Ontem às 15:33

Escreve uma resposta...



KingKinho Vasquinho Mudanca de paradigma
Gosto · Responder · Ontem às 14:33


Xidakua Francisco Marcelo o homem, recebeu a unção do espirito santo.
Gosto · Responder · Ontem às 14:34


Elvino Dias No meio de tudo isso tenho uma duvida: o que o actual PR fez de tão especial a ponto de comover o coração do nosso ilustre historiador e roubar a sua imparcialidade? Quando defende o PR, está sendo imparcial ou parcial? Mera solidariedade? Mero contributo? Não existem duas verdades. Ou somos água ou vinho. Não podemos ser água ou vinho em simultâneo
Gosto · Responder · 12 · Ontem às 14:50 · Editado


Egidio Vaz Quando é que o defendi? Porquê esse julgamento moral? Onde é que nos nos divergimos? Há espaço para um debate objectivo Elvino. Estamos a gastar muito tempo fazendo julgamento morais, as vezes partidários em vez do foco nos objectivos
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 15:20


Elvino Dias Perdoe -me Dr. Egidio Vaz. Que isso não estrague a nossa amizade virtual e real que sempre nutrimos um pelo outro. Queremos o nosso Egidio de volta.
Gosto · Responder · Ontem às 17:58


Edmundo Arrone Egídio ou acha na fogueira?
Gosto · Responder · Ontem às 18:04

Escreve uma resposta...



Linette Olofsson boa Marcelo Mosse
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:37


Manganhe J. Vicente o Jornal Savana de Hoje, na ultima pagina a Hora de Fecho logo antes da voz baixa diz a verdade verdadeira.
Gosto · Responder · Ontem às 14:42


Felismino Santos Santos Coisas da crise ou crise das coisas? A ver vamos!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:54


Goncalo Mosse Mosse Eishhh. O assunto e muito serio.e nos vamos aprendendo um pouco mais.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:55


AJ Frangoulis Eu acho que anda muita reserva mental nos argumentos do meu ilustre colega de ofício e logo se verá, pois a verdade não gosta de submersão. 
Em jeito de especulação posso dizer que o excelso EV ou é candidato à dança dos tachos ou os casos CJeque, JMassango e JMacuane bateram mais forte na sua consciência. A ver vamos...!!!
Gosto · Responder · 13 · Ontem às 15:23 · Editado


Egidio Vaz Ilustre AJ Frangoulis, de facto, como um dia o meu Professor afirmou, espere pelo regresso do São João. Pense no seu percurso político e nas incompreensões que tal criou e reveja o seu texto. Julgo que o seu julgamento não faz jus à justiça que gostaria de ter tido na altura. 
Tudo o que eu faço é auditavel. Quem espera outra coisa para além do que vê e lê esta a perder tempo.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 15:29


Manganhe J. Vicente gostei deste texto!

Gosto · Responder · 5 · Ontem às 15:40


Manganhe J. Vicente do jornal savana edicao de hoje
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 15:41


AJ Frangoulis Aristóteles (384-322 a.C.), não concordando com algumas idéias do seu Mestre Platão expendeu o seguinte: ""Amicus Plato, sed magis amica veritas."" , ou seja ""Platão é amigo, mas a verdade é mais amiga"". Eu quero reiterar "...que anda muita reserva mental..." nos argumentos do meu ilustre amigo Egidio Vaz que só o tempo há-de curar. Eu sei e muita gente o sabe também o quão é difícil e bem penoso consagrar a vida inteira à #verdade e por isso eu o entendo,sejam quais forem as razões.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 16:46


Gulumba D. Mutemba Kkkkk,candidato á dança dos machos,essa foi boa.
Gosto · Responder · Ontem às 20:53


AJ Frangoulis Dança dos #tachos e ñ dos #machos, Gulumba D. Mutemba.
Gosto · Responder · 2 · 19 h


Elvino Dias Sou amigo de Platão, mas acima de Platão está a verdade. Subscrevo na totalidade. Enquanto o Dr. EV não assumir que está do lado errado da historia, logicamente que será mais amigo do Platão que da verdade
Gosto · Responder · 10 h


Egidio Vaz Elvino Dias, mostre-me o lado errado. Na aviação aérea existe um axioma que diz assim: não deixe que o avião te leve onde a sua cabeça não tenha estado lá cinco minutos antes.
Gosto · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...



Nelson Jeque Esse tal de Egidio Vaz e VIP aqui em Mocambique.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 15:22


Egidio Vaz Kkkkkkk. Estou a rir a mim mesmo.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:25


Egidio Vaz Não tinha a consciência da real situação
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 15:44


Stelio Jeree ki nada meu caro Nelson, O Vaz apanhou UM ATALHO PARA O SUCESSO. Pq infelizmente, os q (só) criticam dão + nas vistas do q os q TRABALHAM
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 16:37


Nelson Jeque Mas criticar dá trabalho!
Gosto · Responder · Ontem às 16:44


Egidio Vaz Stelio, esta a falar para a pessoa errada. Kkkkkk. Esta a dizer a Nelson isso aí? Kkkkk
Gosto · Responder · 2 · 23 h

Escreve uma resposta...



Buene Boaventura Paulo Força Egídio Vaz. Defender a verdade tem um preço alto. Estar alinhado a alguém é diferente de estar ao lado da verdade e isso muitas pessoas não sabem diferenciar. estou a imaginar muitos amigos do Facebook no lugar de juízes em tribunal, como as condenações seriam exaradas em função da origem de cada pessoa e não da razão, pois claro seria um caos de injustiça. O que cada um deve fazer para salvar o país é o que mais interessa neste momento, pois a situação é deveras preocupante. Abraço
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 15:36


Edmundo Arrone Com certeza. Aqui está evidente o verdadeiro conceito de crítica.
Gosto · Responder · Ontem às 18:12

Escreve uma resposta...



Jasmin Rodrigues Bom... ainda estou para fazer a minha opinião acerca dele! Durante um tempo achei o bem claro das suas ideias e convicções... antes das eleicoes claro! De la para ca... tenho acompanhado os seus posicionamentos...e sim concordo que houve uma mudanca de direccao e de ponto de vista (o que me chocou!).... as vezes penso ate de que existe uma agenda "oculta" com um certo objectivo... isso nao tenho duvida!!!! Sera a nova actuacao do G40?
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 16:08


Nito Ivo Não precisa estar de olhos abertos para perceber a intenção de EV.
Todo sforço empreendido pelo EV é no sentido de receber convite para alguma coisa no governo. Tipo um “independente” no governo.
O seu eufórico apoio à DHK e seus impropérios contra Frelimo e seus membros durante a campanha Eleitoral obviamente que era um levantar mais alto de mão para que DHK o enquadrasse naquela máxima de que qualquer moçambicano poderia ser Ministro desde que enviasse uma sms. EV calculou que muitos moçambicanos enviariam a sms para candidatura à Ministro dai ter adoptado essa postura do barulho nas redes sócias, plantaforma da qual ele se considera o "mais que todos".

A derrota de DHK e seu Partido não alterou a pretensão do EV. Ele quer ser convidado para o governo, quer fazer parte da malta que manda. Não importa qual seja o chefe. EV viu no Discurso de tomada de posse do PR Nyusi o reacender das esperanças das suas intentonas. De lá até cá vem tentado fazer-se ouvir junto das pessoas que mandam usando uma cadeira e uma ligação à internet.

Parece que nem tudo está perdido. Pelo menos está a ser conhecido. Tem sido convidado às TVs o que aumenta a sua visibilidade junto dos chefes.

Analisando as suas abordagens ao longo de um curto espaço de tempo é notório a sua mudança tipo camaleão e o esforço de justificar usando vocábulos pouco usados para atrapalhar os leitores. O conteúdo é desprovido de razão. EV é um dos fortes exemplos da mediocridade dos nossos intelectuais que se acham intelectuais. 

Mas como estamos em Moçambique é possível que seja chamado para alguma coisa no governo.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 21:03 · Editado


Clovis Macave Nao eh qualquer convidado que vai parar no cafe da manha... Quem diria ohh Egidio Vaz.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 16:23


Nito Ivo Na verdade café da manhã é justamente para quem não é imparcial. Ser convidado ao CM é sinonimo de ser mau analista, tendencioso.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 16:41


Ariel Sonto Ja vai pra la?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 17:58


Clovis Macave sim, se a memoria nao me falha, esteve la na Terca feira,
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:17


Ariel Sonto 360 graus!
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:18


Clovis Macave confesso que o Arao anunciou o convidado do dia, sai a correr pra ver se na minha torneira estava sair agua ou vinho...
Gosto · Responder · 6 · Ontem às 18:22 · Editado


Biana Meza Kkkkk.
Gosto · Responder · 9 h


Escreve uma resposta...



Stelio Jeree Consciente do momento e do que é necessários fazer, decidi apartar-me do criticismo inconsequente e partidário para me concentrar no que de facto é necessário e útil.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 16:37


Stelio Jeree o Egídio a assumir q era! (é) um crítico INCONSEQUENTE E PARTIDÁRIO... clap clap clap
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 16:39


Muhamad Yassine Kkķkkkkk ainda teremos história
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 16:55


Solomone Manyike Uma analise interessante!
Gosto · Responder · Ontem às 16:55


Oweni Esmael Ainda há episódios que vão correr no puxa-puxa e lambe - tudo. .!!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 17:18


Edmundo Arrone ... não acrescentar mais nenhuma acha à fogueira...
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 17:43


Douglas Harris kkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 18:34

Escreve uma resposta...



Sergio Baloi Sergio Elvino Dias tenham muita cautela Dr Ev é bom para desbloquear que tem opinião contrária dele
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 20:00


Da Camara Rafael EV tem toda razão do seu lado.Afinal é patrão de Nyussi. ou não?
Gosto · Responder · Ontem às 20:31


Creva Million Interessante debate! Lembrei dum livro com o título, " O susto morreu de medo "...
Gosto · Responder · 1 · 23 h


Jaconias Massango Quem resiste? Se não pode com eles, se junte a eles.
Gosto · Responder · 23 h


Charles John Egidio Vaz pode estar a ser preparado para uma das figuras estrategicas nas relacoes entre a presidencia da republica e a impressa ou entre governo e impressa. nao quero tirar pao ao Arsenio Herinques. vamos aguardar. este ano ele vai receber patentes de alferes ou sargento. mas é pouco para ele. talvez membro do comite da cidade do macarouca.
Gosto · Responder · 2 · 23 h


Rui Jose de Carvalho Egídio Vaz, male juntar se ao mais fortes do que os fracos. Faça o que sua consciência manda
Gosto · Responder · 23 h


Joefarman Manjate eishiii! !
Gosto · Responder · 19 h


John Wetela jovem variável pelos momentos a tentar um enquadramento, os bons lambe Botas ganham assim mesmo, ou G40s, mas vamos ver onde vai o Vaz.
Gosto · Responder · 13 h


Octavio Manguele Isso não é de se admirar, Moçambicanos compram-se e vendem-se mesmo, e a preço duma bagatela.
Gosto · Responder · 13 h


Uric Raúl Mandiquisse Sempre DHL foi parte do problema, no momento em que constituias a plateia do DHL, eu apenas espera que a razão o chama-se e as tuas publicações dos últimos tempos, revelam uma real aplicação a ciência. Infelizmente, até os mais estudados entendem que um critíco é um opositor razo, que mesmo estando cego da sua acção acredita que está na linha certa e que quem elogia é bajulador. Siga a ciência que os teus estudos ordem.
Gosto · Responder · 13 h


Uric Raúl Mandiquisse Sempre DHL foi parte do problema, no momento em que constituias a plateia do DHL, eu apenas espera que a razão o chama-se e as tuas publicações dos últimos tempos, revelam uma real aplicação a ciência. Infelizmente, até os mais estudados entendem que um critíco é um opositor razo, que mesmo estando cego da sua acção acredita que está na linha certa e que quem elogia é bajulador. Siga a ciência que os teus estudos ordem.
Gosto · Responder · 13 h


Kleber Alberto Infelismente o EV sabe que quem o le nao ira cair "a louca" na sua nova postura, estamos todos claros que nao e cantando hossanas nem dando apoios a esta gente que as coisas melhoram, e mesmo a paulada, assim o casmuro obedece.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Edwin Hounnou Numa luta desigual e injusta como a que os moçambicanos estão mergulhados, eu não me atreveria cantar uma música para o mais forte dançar. Tudo passa pela noção que cada um tem do justo e injusto, bem do mal, etc. Para mim, quem mais precisa é aquele que se encontra do lado da razão e, seguramente, esse não é Nyusi, muito menos ainda a Frelimo, analisando a forma como tem ganho o poder e como o tem exercido. Não posso nem devo contribuir para a minha própria opressão.

Sem comentários: