sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

B737-700 da LAM colide com ‘drone’ na descida para o Aeroporto de Tete

B737-700 da LAM colide com ‘drone’ na descida para o Aeroporto de Tete

 width=“750” height=
Um Boeing 737-700 da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, matrícula C9-BAQ, que fazia o voo TM136 de Maputo para Tete, terá colidido com um drone, quando na tarde desta quinta-feira, dia 5 de janeiro, descia para o aeroporto da cidade de Tete, capital da província que tem o mesmo nome, situada no centro de Moçambique.


Um comunicado distribuído ao início da tarde desta sexta-feira, dia 6 de janeiro, que reproduzimos na íntegra, no final deste texto, confirma o incidente, dizendo que a “aeronave teve contacto com um organismo externo que não perturbou a realização do voo até à aterragem”. A bordo do avião viajavam 80 passageiros e seis tripulantes, segundo uma informação da companhia aérea moçambicana colocada na sua página oficial de Facebook pelas 14h45 de Maputo (12h45 UTC).

A companhia aérea não refere, na sua nota informativa, que objecto terá colidido com o avião, cabendo esse apuramento às investigações que agora se iniciaram. As autoridades de segurança aeronáutica, nomeadamente o IACM (Instituto de Aviação Civil de Moçambique), tomaram conta deste incidente, invulgar na República de Moçambique, e abriram um inquérito para apuramento das circunstâncias em que ocorreu o incidente.
O avião, que está ao serviço da LAM desde o final de maio de 2014, data em que foi batizado em Maputo com o nome de ‘Poelela’, está estacionado no Aeroporto de Tete, onde vai ser vistoriado por técnicos da companhia e inspetores do IACM. Por via da imobilização do aparelho, a LAM alerta os seus clientes para a possibilidade de ocorrerem reprogramações de alguns voos da companhia.
As imagens que publicamos mostram o rombo sofrido pelo avião, no lado direito da parte frontal da fuselagem, zona que normalmente é designada pelo nariz da aeronave.

Nota informativa da LAM Linhas Aéreas de Moçambique sobre o voo TM 136 de 05 de janeiro de 2016:
“A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, S. A. comunica que a aeronave Boeing 737-700 que ontem, dia 05 de Janeiro de 2017, realizou o voo TM 136, tendo partido de Maputo às 15:35 horas e chegado em Tete às 17:15 horas, com 80 passageiros a bordo e 06 membros da tripulação, sofreu danos do lado direito da parte frontal da fuselagem.
A ocorrência foi confirmada no acto de vistoria rotineira que a tripulação faz à aeronave depois da aterragem. Contudo, os danos foram registados, sensivelmente, no momento em que se iniciou o processo de aproximação, já com a pista à vista para a aterragem no Aeroporto de Tete. 
Nesse instante, a tripulação ouviu um estrondo, o que alertou sobre a possibilidade da aeronave ter tido contacto com um organismo externo que, mesmo assim, não perturbou a realização normal do voo até à aterragem. 
Devido à ocorrência foi feita uma reengenharia para a realocação de uma outra aeronave que transportou os passageiros de Tete para Maputo. 
Relativamente ao Boeing 737-700 decorrem ações de substituição da parte que sofreu danos, bem como procedimentos adequados para situações do género junto da entidade reguladora.
Enquanto se procede o processo de reintegração da aeronave na operação normal, poderão ocorrer reprogramações de alguns voos da companhia.”


  • Notícia atualizada às 13h15 de 06 de janeiro de 2015

Sem comentários: