terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Só há dinheiro para pagar 50% do 13o salário na função pública

Jornal @Verdade

Segue no Twitter @DemocraciaMZ: Só há dinheiro para pagar 50% do 13o salário na função pública #Moçambique segundo o ministro Adriano Maleiane que revelou ainda que os titulares de cargos de chefia não vão receber o 13o

Governo corta “décimo terceiro” a dirigentes e governantes


Terça, 27 Dezembro 2016 19:33 Redacção


Medida visa aliviar pressão sobre o Estado

O meu caro irmão ouviu bem?
Não há dinheiro nos cofres do Estado, portanto, aquilo que tu como funcionário és retirado em cada mês e que somado perfaz um salário de mais um mês cujo o nome é décimo terceiro, ou seja 12 meses mais um do ano.
Assim, o governo através do ministro da economia, sim, aquele que dizia de boca bem cheia para a Nação moçambicana que a crise financeira provocada pelas dívidas ocultadas e a guerra que fez com que os parceiros de apoio ao orçamento do Estado resolvessem parar de apoio, não iria afectar o bolso de cidadãos, hoje é ele a dizer que a mesma começou por afectar o bolso do estado e por essa via o mesmo não tem como pagar 100% o mês em causa, daí que promete pagar 50% mas não diz, para quando irá repor os outros 50%.
Para tapar nos bocas, trás consigo uma lista de categoria cujo os ocupantes não vão ter se quer os 50%, até que pode ser boa iniciativa, só que a questão se coloca é: Quanto é que estes ganham de salários? Será que não irão receber os alimentos e cabazes que tem o direito?
O Ministro não deu dados sobre, quanto é que os Estado irá poupar ao não pagar os 50% do décimo terceiro mês aos ilustres Senhores que tentou mencionar na sua cábula ou lista. Até quando os assuntos económicos são lançados ao público como se de política tratar? A economia trás consigo números Senhor ministro, não basta nos colocar areia nas vistas, é preciso nos amostrar o horizonte do alcance da medida.
E Janeiro haverá salário? De onde virá o dinheiro que hoje não existe? Estamos ou não na banca rota? Qual é a verdadeira saúde da nossa economia?
Quando mais se esconde a verdade mais criam incertezas no seio dos cidadãos e no daqueles que pensam em nos apoiar como país. Apelo ao Senhor Nyusi, Presidente da República de Moçambique, para que perceba de que um País não se pode governar fazendo de contas.
Enquanto o Ministério da Economia e Finanças, assim como o Banco de Moçambique vaticina uma normalização e crescimento da economia para o ano 2017, a antiga ministra das finanças e hoje gestor sénior do Barclays, foi clara ao afirmar que o ano de 2017 será um ano difícil para a economia moçambicana.
O Décimo Terceiro não é uma oferta do governo para os funcionários ou empresas para os seus trabalhadores, mas sim um valor acumulado do ano de trabalho daqueles junto à contabilidade que os gere e merecem receber por lhes pertencer.
Falem a verdade!
Manos estamos na BANCA ROTA.
GostoMostrar mais reações
ComentarO décimo terceiro salário da função pública será pago pela metade, este ano, e os que exercem cargos de chefia, incluindo ministros, vice-ministros e dirigentes de empresas públicas, não vão receber.
A informação foi avançada em conferência de imprensa convocada pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, na tarde de hoje. O Governante justificou a medida pelo aperto orçamental que o país enfrenta com a interrupção da ajuda externa e diz que contribuirá para aliviar a pressão sobre o Estado nesta altura.
O Estado gasta até cinco biliões de meticais com o pagamento do décimo terceiro salário. Se tivesse de pagar 50% do valor a todos, gastaria três biliões de meticais, mas a exclusão dos que exercem cargos importantes leva a que pague 2.4 biliões de meticais.


Sergio Roques Metade do valor do salario base.


Edgar Barroso

Moçambique está firme???

Nunca, na minha memória e me baseando num passado recente, o funcionário público recebeu metade do seu décimo terceiro salário... que lhe é devido por inteiro, merecidamente.

Não há espaço aqui para responsabilização do Estado por estar a faltar com as suas responsabilidades? Foi mesmo a guerra que causou este incumprimento dos deveres do Estado para com os seus funcionários? Foram os "choques externos"? Foram as regulares calamidades naturais? Que outro Estado africano vai pagar a metade dos salários dos seus funcionários por conta disso?!

Comentários


Eusébio A. P. Gwembe 13o é salario, Edgar Barroso? Ou um bonus que depende de outros factores?


Homer Wolf Efectivamente, chama-se 13º salário, mas é um bonus...
Gosto · 44 min


Schauque Spirou De facto penso que é um bónus (se legalmente protegido não lembro por agora ) mas é um precedente sem história no país e não vai de acordo com o que se disse sobre FIRMEZA
Gosto · 4 · 44 min


Homer Wolf Eu até já tive um bate boca com um chefezito (que tb está sofrer restrições, mas defende o sistema com unhas e dentes) - a tentar convercer-me que "até um favor o que Estado tem estado a fazer"... tsc
Gosto · 3 · 40 min · Editado


Schauque Spirou Há gente que já não pensa por si. ..talvez porque tem outros rendimentos! Arrri espero eu que próximo ano cortem a fundo muitos benefícios desnecessários de muitos chefes
Gosto · 2 · 39 min


Homer Wolf Viste Boene e Bamo, ainda há pouco na TV///?
Gosto · 31 min


Schauque Spirou Tvm só quando não haver nada por ver na tv kkkkk
Gosto · 30 min


Homer Wolf Eu sintonizei porque alguem me alertou...
Eles praticamente disseram que deviamos agradecer de joelhos ao Gvt. por este brilhante serviço patriotico, prestado à nação,,,

Gosto · 25 min


Schauque Spirou Fdp
Gosto · 1 · 24 min


Lunne Pais Boene foi meu excelente docente de Direito Processual Civil. 😢😢😢😢
Gosto · 2 · 21 min


Schauque Spirou Hehehejej
Gosto · 21 min


Homer Wolf DP é uma coisa, política outra...
Gosto · 2 · 19 min


Edgar Barroso heheheheheh... também tive docentes brilhantes (para aquele período de total ingenuidade).
Gosto · 3 · 19 min


Schauque Spirou Política é uma merda já se disse. A pessoa vende sua dignidade por nada. Eheheh
Gosto · 18 min


Germano Milagre Pelo menos digam a verdade ... dinheiro das dividas ocultas criaram esta situação de falta de liquidez e o estado está a beira da falência e excepcionalmente este ano será pago so metade ... pelo menos falem assim
Gosto · 2 · 11 min


Edgar Barroso Desde que eu comecei a trabalhar para o Estado, em 2010, nunca me faltou o décimo terceiro salário. Por que é que neste ano receberei o mesmo pela metade? Ah... o décimo terceiro não é salário... por que é que o chamam de DÉCIMO TERCEIRO?
Gosto · 41 min


Eusébio A. P. Gwembe O habıto nao faz monge!!
Gosto · 34 min


Germano Milagre Não há lei ? Estatutos de funcionário publico ? O 13o não está regulamentado ? Eu sei q na tuga é por lei pagar 2 salarios extra por ano : um chamado subsídio de férias e o outro o 13o mês. Acima disso é contratual entre empregador e emoregado, mas esses 2 extra é obrigatório. Como para a segurança social o patrão parece-me q paga 33% do salario e o empregado 8% ( parece q este ano o patronato paga 31.5% so para quem recebe salário minimo ). Não estou a defender nada, mas me questiono se isso não está regulamentado.
Gosto · 5 min


Jorge Garfo Só podemos nos manter firmes irmao! Afinal firmeza eh isso. Aceitar receber metade de 13o... Enquanto o Estado finge que paga o funcionário público finge que trabalha. Kkkkkk
Gosto · 41 min


Edgar Barroso Quais são esses factores que determinam o pagamento, o não pagamento ou o pagamento pela metade do décimo terceiro?
Gosto · 1 · 40 min


Jemusse Abel A outra metade vao pagar quando? Deve ser um bônus!
Gosto · 1 · 40 min


Carlos Emanuel Hidrogénio Em Angola, nem o salário de Dezembro saiu...
Gosto · 2 · 37 min


Elvino Dias O décimo terceiro salário não é direito, é uma faculdade do empregador
Gosto · 2 · 33 min


Alzira Come Manhica What???

E o dinheiro que tiraram dos cofres do Estado???
Gosto · 15 min


Homer Wolf XiSchauque...
Gosto · 15 min


Schauque Spirou Bonus. Ntsem mas na pratica que já é reiterada desde a primeira República, não pode ser visto de ânimo leve o mexer deste dinheiro. É um mau sinal pra todos. Quem defender o contrário não está no seu perfeito juízo hehehehe.
Gosto · 1 · 13 min


Homer Wolf Elvino isso até pode estar escrito assim na lei, mas o estado náo é "qualquer" empregador. A sua relação com os funcionários públicos tem "regras implícitas"...
Gosto · 1 · 13 min


Edgar Barroso O décimo terceiro salário é um bônus... atribuído politicamente? Por caridade?
Gosto · 33 min


Elvino Dias Depois vou fundamentar
Gosto · 1 · 33 min


Jossias Ramos Os culpados sao conhecidos. Os culpados sao do regime, alias, sao o regime, por isso, bem protegidos com o proprio regime.
Gosto · 1 · 32 min


Elvino Dias Estou num ambiente inapropriado para escrever. Mas daqui a pouco
Gosto · 32 min


Jemusse Abel Escreva mano!
Gosto · 27 min


Jemusse Abel Ainda nao saimos de moçambique... Nada de compararmos com Angola.. Isto mostra um "Estado Falhado" e nao firme!
Gosto · 3 · 31 min


Roy Sunshine Okay, cortem o 13! Quantos pães compro com o meu salário minimo? Oh defensores das promessas que vos mentem!
Gosto · 30 min


Edgar Barroso Então a atribuição do décimo terceiro não tem nada a ver com os serviços prestados pelos funcionários ao Estado?
Gosto · 29 min


Zarito Mutana Angola
Gosto · 23 min


Alzira Come Manhica Dinheiro para roubarem existe, para nos pagar pelo nosso trabalho Nada....
Gosto · 1 · 16 min


Cristina Ussene Parece haver espaco por força da lei 7/2014 de 28 de Fevereiro - responsabiludade civil do estado.
Gosto · 15 min


Zacarias Tsambe Se trabalho 365 dias e no final o 13o salário e me pago pela metade, vou pedir também que a conta de água, luz, TV, IRPS, IPS, INSS, e outros "S" pague apenas a metade. Não é justo?
Gosto · 6 min


Tomo Junior Em paises serios, estaria em marcha recolha de assinaturas para uma peticao junto do TC... Para fiscalizar essa medida


Nelson Dos Algumas Nadas Na comida nao ha chefe, nunca,nao confunda regalias com 13 ,nunca excia,deve haver dinheiro para todos,como tem havido para cobrir jogos escolares,festival nacional da cultura,FACIM,Dialogo com os sabitadores da RENAMO, em fim haja 13 para todos,nao marginalize os nao culpados.





Afonso Pongo Estamos mal...isso é ter muita coragem. Senhor ministro com todo respeito que tenho pela sua pessoa mas será que o décimo terceiro salário lhe faz falta? Quero crer que não mas pergunte a um funcionário pacato. Por favor não podemos viver assim...motivem os funcionários públicos.
Gosto · Responder · 6 · 45 min


Francisco Lgd Litsuge Compreendeu o conteúdo da notícia?
Gosto · Responder · 1 · 33 min


Yunisse Albertina Caro Afonso, leia e compreenda a notícia
Gosto · Responder · 29 min


Sudjana Sudjude Alikamo Sinceramente😂😂😂😂😂😂😂.... estamos pagando por uma fatura que não é nossa😂😂😂😂😂.....uns comem outros pagam a conta.....
Gosto · Responder · 2 · 27 min


Escreve uma resposta...





Pinto Hobjane Parabens pela ciragem, contudo esta decisão não ajuda em nada ao funcionário público porque o que se recebe é deveras pouco, e no entanto ira receber 50% do pouco, gostaria de ver nos próximos dias o ministro a falar dos cirtes dos deputados, e outros altos dirigentes em relacao as regalias retirar as escoltas, e o volume de carros que se fazem a rua para escoltar um cidadão.
Gosto · Responder · 1 · 10 min


Colero de Melo isso é o que sabemos, imagina só o que está nos bastidores?
mais um ano semelhante a este, acho que o país desaparece. se calhar é tempo de repensarmos no despesismo exacerbado, tipo carro protocolar+viatura de campo+rancho+rendas altíssimas nas casas da somerahield+vinhos +senha de combustível+......... yah uma lista interminável de despesas que podem ser bem estudadas, estruturadas e acima de tudo racional, além do mais aqueles que irão receber metade, no meu ver, são sem dúvidas os que deviam ser priorizados porque o rancho não é de graça, tal como....................
Gosto · Responder · 2 · 34 min


Ismail Jose Salomao percebam a informacao antes de criticar,essa noticia e bem vinda e boa iniciativa por parte do governo,parabens
Gosto · Responder · 26 min


Colero de Melo é a minha opinião. obrigado
Gosto · Responder · 12 min


Escreve uma resposta...





Alson Mabasso Que bem haja de sua excelência ministro das finanças? Isso é um roubo ao povo. Onde é que nós entramos nas dívidas por eles contraídas? O que é 59% de um salário base? Mas isso é bom para se reverter a situação nas próximas eleições.
Gosto · Responder · 1 · 42 min


Inocencio Buque Esses ja recebem 366 vencimento durante todo ano ... Ja nao precisam de nada .. Quantos salarios minimos se gastam com o rancho para o gato do sr ministro !???
Gosto · Responder · 26 min


Alcides Pires Sr Ministro Parabéns pelo carácter que mostra ter.
Grande bem haja
Gosto · Responder · 4 · 1 h


Arsenio Nataniel Os que exercem cargos de chefia tem todas mordomias, cabaz e ...., acho que tem que dar 100% a funcionários que baixa categoria.
Gosto · Responder · 6 · 34 min


Benjamim Taiobo Assuba Esse maleane ta louco. Pressao sobre o estado? Tenham no minimo piedade dos funcionarios pulbicos. Isto é mau exemplo para o privado
Gosto · Responder · 2 · 35 min


Basilio Nipwesa Uma boa iniciativa , pois esta categoria já ganha bem e, por isso , não necessita desta mola a mais
Gosto · Responder · 4 · 1 h

1 resposta



Johnny Jack Guittar ATENÇÃO, para quem não leu este "jornalixo": NÃO HAVERÁ 13º PARA NINGUÉM NA FUNÇÃO PÚBLICA!
Gosto · Responder · 2 · 44 min

4 respostas · 9 min



Emidio Saturnino Joaquim Kkkkkkk!!!!! Que papo para o povo de Moz... Quem fez divida é outro quem paga sao outros que brincadeira isso...
Gosto · Responder · 3 · 55 min


Zef MaCamo Esses dirigentes fazem mais k décimo terceiro em uma semana!
Gosto · Responder · 4 · 49 min


Mpfana Wa Xitshungo Se for verdade a decisão foi mal aplicada, afinal um dirigente ñ é funcionário? Diriam:
os governantes ñ irão receber o 13.
Gosto · Responder · 3 · 34 min


Almeida F. Massango Vao nos cortar 50% para receberem eles 100% e se dividirem ainda mais 50% negocios so
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Osvaldo Palha Décimo terceiro e muito mais já eles ganham ou roubam todo ano,caras sem vergonha !
Gosto · Responder · 34 min


Biola Cossa Há no telejornal da Stv a notícia era de que ministros e dirigentes não seriam abrangidos pelo corte... me situem já estou a perder a firmeza.
Gosto · Responder · 23 min


Gloria Boane É metade irmãos imaginemos o salário-mínimo pra nós darem a metade nós nem temos cabazes mas eles tem tudo.....eish esse Moz pha
Gosto · Responder · 13 min


Guipson Wache Já alteraram o estatuto sem aviso previo?,isu não é coreto,cortem os salários pela metade ai poparemos mais.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Ballas BSete O pior e' que eles nem estao preocupados com o 13, o pior e' que vao roubar mais
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Dgjinhox Jinho Eu duvido disso
Porque as regalias que esses tem superam o seu Décimo terceiro
Gosto · Responder · 31 min


Manuel Simate Maquisse Boa decisão e em Abril de 2017 quando for a concertar aumento de de salários deviam por de lado os mesmos Dirigentes favorecendo os que mal recebem
Gosto · Responder · 3 · 51 min


Steve Mudender Esses já receberam o décimo primeiro, mesmo antes das festas. Isso e' uma burla.
Gosto · Responder · 22 min


Horácio Allan Costa Quem recebe como chefe está mal, sem o décimo terceiro? Kkkkk A governação do presidente Nyusi não será esquecida.
Gosto · Responder · 7 min


Wayz Curtis Que venham as próximas eleições, nunca estive com tanta vontade de exercer o meu direito de voto.
Gosto · Responder · 2 · 19 min


Shelton Gotine Meu Deus... o que será de mim! Não quero mais esse cargo de chefia, vejo que é só para me prejudicar. 😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 1 · 34 min


Badjai Namdhasse corta o 13° a dirigentes governantes e ao povo ( fincionarios) tambem... concrteza oque negavam ja comeca a sair..crise por causa da divida escondida e k por causa dela doadores deixaram de injectar dollares ao Pais...esta e a verdade..
Gosto · Responder · 8 min


Adriano Santa Rosa Isata Joao Manuel, respire que em Angola ainda dá para aturar!
Gosto · Responder · 22 min

1 resposta



Cremildo Hosseia Munguambe SE FOSSE VERDADE
Eu daria nota 10 para Malehane
Gosto · Responder · 2 · 1 h

2 respostas · 1 h



Elias Almeida Miambo Nem deveriam receber nada porque tem regalias
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Nelia MaKul Lembrando que 13* é apenas salário base.
Gosto · Responder · 3 min


Melo Alexandre Faria Momade Da para acreditar?




Edgar Barroso
2 h ·



Ok. Vou abrir um parênteses no meu período sabático como "analista político" para deixar ficar o meu parecer sobre algumas coisas que se andam a dizer sobre Moçambique. Particularmente as que alguns dos nossos proeminentes fazedores de opinião andam a propalar aqui como verdades incontestáveis: que o país está firme, que o actual pai da nação é a figura do ano e que o líder da oposição é um "poço de incongruências".

Vou ser breve e leve. Não concordo com eles. Não porque estou com inveja dos seus status e arcabouço intelectual (como se isso fosse condição sine qua non para se evitar discordar com quem quer que seja, afinal ser titular de uma licenciatura, de um mestrado ou de um doutoramento não quer automaticamente dizer que o seu saber, conhecimento e opinião é hierarquicamente superior e qualitativamente relevante do que a dos fala-baratos do Facebook). Não concordo com eles por 5 simples razões:

1. Moçambique nunca estará "firme" enquanto não houver liberdade política. Há esquadrões de morte à solta, a fuzilar ou a mutilar os que pensam o país de forma diferente da dos que o governam. Há perseguição política em períodos eleitorais, com vandalismo quanto baste. Há partidarização do aparelho de Estado, a todos os níveis.

2. Moçambique nunca estará "firme" enquanto não houver oportunidades sociais para todos (e não para a clientela aliada ao governo do dia ou ao seu partido). Há um sistema nacional de educação que está de rastos e que forma acéfalos em quantidades industriais, quase todos eles sem perspectivas reais ou hipotéticas de superação. O país do futuro claramente que não será deles. Muitos deles nem sequer têm competências básicas para ver isso, nem que tal facto tem estado a ser deliberadamente arquitectado por interesses "ocultos".

3. Moçambique nunca estará "firme" enquanto não houver facilidades económicas para todos. Olhem um pouco para além das vossas testas e vejam quem realmente tem estado a se beneficiar dessa "firmeza". Comecem pelos vossos próprios bairros de residência e terminem onde o curso da riqueza e dos privilégios desagua. Não admira que já se comece a festejar, de forma aberta e aterradora, o infortúnio de qualquer "membro da elite" ou dos seus descendentes.

4. Moçambique nunca estará "firme" enquanto não houver transparência na gestão dos assuntos e dos recursos do Estado. Há gente muito bem conhecida que abalou a estrutura do nosso destino colectivo... mas que continua ainda por ser responsabilizada ad infinitum. Perguntem-se: por que é que houve necessidade de se dizer que estamos firmes? Houve um abalo de proporções ainda não quantificáveis nas nossas contas públicas. Imagine-se quando se começar também a se publicar e a se publicitar outros "terramotos" na gestão dos nossos recursos minerais, energéticos e derivados...

5. Moçambique nunca estará "firme" enquanto a segurança pública servir apenas para proteger altas individualidades e seus interesses (políticos, sobretudo). Enquanto os nossos serviços de defesa e segurança ainda estiverem a fazer trabalho político. Enquanto o cidadão continuar fonte de enriquecimento ilícito e pornográfico da nossa polícia, objecto de abuso sistemático da sua autoridade e principal vítima do uso indiscriminado e desproporcional da sua violência.

Resumindo: não levem à sério esses nossos proeminentes fazedores de opinião, tanto aqui nas redes sociais quanto nas rádios, jornais, televisões e demais meios e canais de entorpecimento e de confusão institucionalizada em prejuízo do cidadão e do país. Há muitos intelectuais por aqui que a única coisa que têm são os seus títulos académicos e o temor que através deles andam a incutir em vocês.

Boas festas!




GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

107107
1 partilha
31 comentários
Comentários


Emmanuel Rassul CLoves Boaventura
Gosto · 2 h


Eddy Prínce Simbine Apoiado
Gosto · 2 h


Elvino Dias Concordo grande Edgar Barroso.
Gosto · 2 h


Olegàrio Samuel Muando Moçambique jamais estará firme enquanto eu, funcionário público for descontado um subsídio de assistência médica e medicamentosa do meu mísero salário e nunca beneficiar-se do mesmo quando assim se justificar...
Gosto · 8 · 2 h


Fernando Striker ....e uma parte for para quota partidária sem meu consentimento.
Gosto · 4 · 1 h · Editado


Olegàrio Samuel Muando aliado à escassez de medicamentos nas farmácias dos hospitais públicos com excepção do Paracetamol claro
Gosto · 1 · 1 h


Emmanuel Rassul Word 👊Ver Tradução
Gosto · 2 h


Tony Rosário Bungallah "Sempre houve analfabetos, mas nunca tinham vindo da universidade"

Gosto · 6 · 2 h · Editado


Homer Wolf Big like...
Aguardando a continuação... (a falácia de que "o actual pai da nação é a figura do ano e que o líder da oposição é um "poço de incongruências".)
Gosto · 8 · 2 h


Eusébio A. P. Gwembe Ao ataque? İronia? Aguardando pelas reacçoes
Não gosto · 4 · 2 h


Nilza Batista Aplausos !!!
Gosto · 1 h · Editado


Eusebio Jose Tens "tomates" no lugar apoiado,a gajos que ate defendem o absordo,se tentarem contrariem-os ou mostrar-os a verdade viram moderados dos programas nas TVs de tanto gritarem o absordo...
Gosto · 1 · 1 h


Senito Dalas Cadango Sem comentários, ilustre! Falou e disse.👍👍👍
Gosto · 1 h


Hibraymo Manuel Jamal Mano ,,,concordo plenamente com seu ponto de vista nu assunto que cobre nos todos,,,,,aplausos mano
Gosto · 1 · 1 h


Diogo Julio Tsovo Bateste no ponto amigo Edgar Barroso
Gosto · 1 · 1 h


Chitukulu Mucumba Kkkkkk. Corajoso. Ate estou a pensar num beat
Gosto · 3 · 1 h


Gil Da Vince Qual beat ja?
Gosto · 1 h


Chitukulu Mucumba Ta na cabeça e enquanto lia, tocava tipo Azagaia no Flô
Gosto · 1 h


Gil Da Vince Hummmm
Gosto · 53 min


Celso Da Silva Gil Da Vince tem k ser num Best de Dead Prez
Gosto · 48 min


Celso Da Silva *beat
Gosto · 48 min


Eurico Rogério Roque Muito bem colocado, Edgar.
Dá vergonha só de saber que existem Moçambicanos que pensam daquele jeito.
Não sei se alguma vez já tinha lido algo acerca do meu país que foge tanto da nossa realidade quanto ao que foi colocado naquele post.
Gosto · 1 h · Editado


Jemusse Abel Sem comentários.
Gosto · 1 · 1 h


Olavo Victor Prostituicao intelectual, devia ser crime
Gosto · 48 min


Júnior Chichango Esses estão sempre a pensar em como dar luxo as suas lindas mulheres. Escrevem de pau duro.
Gosto · 1 h


Eurico Rogério Roque Mas Chichango. 😂Ver Tradução
Gosto · 1 h


Olivia Mondlane Obrigada e para ti também, aguardando a segunda parte deste magnífico texto! !
Gosto · 1 · 1 h


Nelson Badaga Badaga Esses proeminentes e fazedores de opinião, andam a propalar o seu saber em troca de algo algum e fazendo-se passar de pobres contribuintes.
Gosto · 1 h


Adelle Albertinah Assim irão dizer que só queres ganhar likes.
Edie, continências para ti.
Gosto · 1 · 1 h


Melody Obc Haaa vão. Os não caçadores de likes. Tsc
Gosto · 1 · 1 h


Adelle Albertinah Tipo eles nao gostam d likes. Kikkikiki fantoches.
Gosto · 1 · 1 h


Edgar Barroso Homer Wolf, sobre Nyusi e Dhlakama, eu não diria melhor do que o Eddy Lumasai neste post:

https://m.facebook.com/story.php...

Eddy Lumasai
9 h ·



Quando Não Tens Cargo Mas Tens Poder

Prontos assim o "Chefe do Estado Moçambicano" Afonso Dhlakama já tranquilizou o povo Moçambicano no âmbito das festividades. Sim o Presidente deste País na pratica é o DHL pois é o unico que decide coisas e as mesmas acontecem, o outro, o camarada Nyusi ainda está a TOMAR POSSE desde que entrou.


Tsc mas a vida pah, quando te dão Cargo e não te dão Poder transformaste numa figura tão ridícula como a do Nyusi, o pior Presidente de nome que tivemos nos últimos 100 anos, incluindo os "presidentes" do tempo colonial.

Muito triste a figura do Filipinho, parece um administrador do Whatsapp que so mete e tira pessoas quando mandam, ele sozinho não cria regras do grupo, não estabelece ordem, não faz mais nada, eu pessolamente conheço administradores de whatsapp mais poderosos que Nyusi.
Gosto · 4 · 1 h


Saquina Hayuba Aplausos para ti Edgar,pela coragem que tens.
Gosto · 1 · 1 h


D'angelo Soulchild Mondlane Adriano Novela, Inpraise Chaguala, Marcos Machava venham cá...
Gosto · 1 h


Roland Hohberg Die Zeit in Magdeburg hat Dir gut getan.Ver Tradução
Gosto · 1 · 1 h


Guilherme Simões Good 👌
Gosto · 1 h


Elcidio Muchave Estou ansioso em ver o comentário de uma pessoa que tanto admiro aqui.
Gosto · 1 · 45 min


Munamalaro Apoiado!!!
Gosto · 38 min


Marcelo Machava Sobre o trégua acho que Chipandiase vai se suicidar
Gosto · 2 · 28 min


Dércio Tsandzana Quando se pensa que o número de likes e comentários é valor incontestável da opinião, caímos nesse marasmo. As redes sociais são sim esse espaço de debate, mas ao mesmo tempo de ilusão para os incautos. A esse de tipo de analistas, apenas os olho, por isso mesmo em 2017 pouco se ouvirá de mim. Edgar Barroso, a luta é intensa, mas confesso que podes ir desistindo com a ideia de que em redes sociais se faça academia.
Gosto · 3 · 14 min · Editado


Mario Nhantumbo Discordo #Tsandzana, é possível sim fazer academia nas redes sociais. Não se pode desistir pois é também neste meio onde eles têm estado a mostrar a sua musculatura com ataques e apelidos aos que pensam diferente! Ontem mesmo vi o Bitone Viaje ser vulgarizado num post onde ele comentara discordando com o autor.

Ainda podemos mudar está geração e fazê-la perceber qual seu Real papel para o futuro que se pretende! Não deixemos que se mate o direito à opinião, isso seria declarar Vitória à Tirania, Impunidade, Nepotismo, Partidarismo e todos males acompanhantes!
Gosto · 2 · 17 min


Dércio Tsandzana Mário, com todo o respeito, eu sou uma das pessoas que sempre acreditou nas redes sociais e faz o uso delas para algum proveito, mas percebi que por aqui não é para se fazer academia, mas sim opinião. Opinião não é nada mais que dar o nosso ponto de vista sobre um assunto, isso não é nada académico, todos podem fazer. Lutemos sim contra todas essas práticas, mas não podemos nos iludir que será neste espaço onde essas mentes serão mudadas.
Gosto · 2 · 14 min


Edgar Barroso Pode-se não necessariamente fazer academia por aqui, mas não podemos engolir elucubrações políticas disfarcadas de rigor académico (ou produzidas por presumíveis académicos), sem espaço para o contraditório.
Gosto · 2 · 11 min


Dércio Tsandzana Mas só acredita nessas elucubrações quem não faz a mínima destrinça entre o populismo e opinião de rigor académico.
Gosto · 2 · 9 min


Mario Nhantumbo O maior problema pra mim é ver académicos ou pessoas com algum prestígio na academia arrastando a juventude para o abismo. Isto é hilariante e, alguém tem que fazer a contra-campanha.

E estas coisas começam mesmo nas salas de aula onde esses "donos do saber" lecionam e só vem reforçar nas redes sociais.
Gosto · 1 · 8 min


Dércio Tsandzana Nem mais, Mário. AVANTE, a luta só agora começou.
Gosto · 1 · 7 min


Edgar Barroso Exactamente. Mas há quem acredita neles, e não são poucos. Há muitos deles a explorar a ingenuidade ou o despreparo intelectual dos seus seguidores. Devemos sempre lutar contra isso. Não na lógica do "bota-abaixo" em relação a tudo o que eles dizem, obviamente, mas sempre contrapondo quando necessário e sempre arrolando factos.
Gosto · 2 · 3 min


Donganyane Flores O PR nao disse q Moçambique estava firme. É o "estado da nação" q está firme. Hehe, ou seja "different day, same shit..."
Gosto · 17 min


Ivan Maússe Um post bastante lúcido. Isso sim é uma reflexão. Não aquilo que um novo estagiário no mundo dos mercenários da opinião procurou vergonhosamente fazer.

A juventude está atenta.
Bem-haja, Edgar Barroso.



Nelson Dos Algumas Nadas Na comida nao ha chefe, nunca,nao confunda regalias com 13 ,nunca excia,deve haver dinheiro para todos,como tem havido para cobrir jogos escolares,festival nacional da cultura,FACIM,Dialogo com os sabitadores da RENAMO, em fim haja 13 para todos,nao marginalize os nao culpados.
GostoResponder11 h
Joakim Neves Neves Vao ter com Guebuza pra vos emprestar o valor pra pagar o decimo terceiro de tdos os sacrificam e dao sangue pra desenvolver este pais
GostoResponder31 h
Domingos Antonio Cardoso Pra ta bom porque nao gozo de nenhum cargo de chefia, que venha o meu 13.
GostoResponder12 h
Matthew Randy Parece que já não há vantagem de ser chefe em Moçambique!
GostoResponder2 h
Hermenegildo Nhabinde O governo está aplicar medidas de austeridade face a crise temos que ser compreensivos, apoiado governo
GostoResponder1 h
Ilidio Dos Anjos Isso é só para dar umas aulas de democracia aos meus compatriotas. Votem em nas próximas eleições, Kkkkkkkkkkakakakakaka
GostoResponder1 h
Albino Francisco Muchanga Muchanga Eu já tenho a cabeça suficiente para perceber os factos.se é assim deixo dessa palhaçada de chefia.
Feldo Geraldo Mahangue Isso é uma palhaçada! Ou melhor ainda não tens nada a falar pra funcionários públicos.
GostoResponder2 h
Oscar Pereira Quais chefias?
GostoResponder12 h

Almeida Meque Gomundanhe Será que teremos salário de Janeiro e....?

6 comentários:

Unknown disse...

Dos 26 milhoes do mocambicanos a penas os inocentes funcionarios publicos sao lesados para ajudar o governo a pagar a divida contraida pelos altos...corruptos!

Unknown disse...

Acho que o Ministro da Economia e Finanças não tem noção da confusão que pode advir dessas medidas. O que exerce cargo e chefia é o mais sacrificado, carrega o jugo muito pesado e não ganha quase nada.Então ele deve dormir hoje é pensar amanhã.

Unknown disse...

Acho que o Ministro da Economia e Finanças não tem noção da confusão que pode advir dessas medidas. O que exerce cargo e chefia é o mais sacrificado, carrega o jugo muito pesado e não ganha quase nada.Então ele deve dormir hoje é pensar amanhã.

Unknown disse...

O 13º salário, nao não é bônus mas sim, o acúmulo dos descontos efectuados que são resultado do sistema d3 assalariamento (passo a expressão), empregue no país para remunerar os trabalhadores pelos serviços prestados ao longo do ano laboral.

Este é o meu pacato entendimento.

Pagar 50% do 13º, é como enganar o povo mais uma vez. Isso me faz crer, que estamos perante um governo orquestrado por mafiosos e muita gente de má fé, que soe me lembram as palavras do então Presidente e réu no Brasil, quando da sua visita á nossa pátria amada, passo a citar: " acumular, acumular e acumular a renda do povo para depois jogar no bolso dos politicos." Quando o excedente é muito, os politicos lambuseam e o povo fica de boca aberta. É incrível o quão caminhamos á falência e ao chamamento das revoluções em Moçambique. Que culpa têm os funcionários???

É caso pra pensar:

Presidente Filipe J. Nyusi ou nos pagas os 100% ou nos passe em mão a cabeça de Guebuza e seu elenco...

Desaforo.

Unknown disse...

Este Estado não merece confiança nenhuma, sinceramente!

Não se deve a barriga, chefões.

2016
1975
0041

41 anos de colonização... Este é o auge de toda exploração das nossas mentes pela Frelimo e seus sequases.

Voltamos á sargenta...

golf disse...

Spero k retirem alguns beneficio dakeles k acham k sao donos d moz...kem trabalha recebe megalhas eles num clima de conversa favoravel com cafe d lado,se o 13o é capital k retirado em cada mes d salario onde é k afeta os 50℅????