sábado, 10 de dezembro de 2016

Presidente da Gâmbia volta atrás e não reconhece derrota eleitoral

ÁFRICA


O presidente da Gâmbia ao longo de mais de duas décadas afirmou na noite de sexta-feira, durante um discurso transmitido pela televisão, que afinal não reconhece os resultados das eleições presidenciais, que ditaram o seu afastamento.
Yahya Jammeh, Presidente da Gambia
SOLAN KOLLI/EPA
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
O presidente da Gâmbia afirmou na noite de sexta-feira, durante um discurso transmitido pela televisão, que não reconhece os resultados das eleições presidenciais que ditaram o seu afastamento.
Esta posição é o contrário do que Yahya Jammeh tinha dito há uma semana, quando admitiu a derrota eleitoral, ao fim de 22 anos de exercício do poder.
Para justificar a mudança de posição, Jammeh argumentou que investigações revelaram irregularidades na votação que considerou inaceitáveis.
“Desta forma, rejeito os resultados na sua totalidade”, disse.
A decisão anterior de Jammeh de admitir a vitória do rival Adama Barrow tinha motivado várias expressões de contentamento, com populares a dançarem nas ruas e a gritarem “Liberdade”.
O regime de Jammeh há muito que é acusado de prender, torturar e matar os seus ponentes, segundo grupos de direitos humanos.
Jammeh tinha concordado em transmitir o poder a Barrow em janeiro.
Não houve reação imediata do presidente eleito, ou do seu partido, a esta intervenção televisiva do titular.

Sem comentários: