terça-feira, 27 de dezembro de 2016

MOÇAMBIQUE FOI SURPREENDIDO HOJE

Nitafa Nitafa Nomo com Afonso Chicuare Chicuare e Muzungu Ndini.

ESQUADRÕES DA MORTE NÃO TERÃO TRÉGUAS.

Já é do domínio público que haverá uma cessação temporária das hostilidades militares nas regiões centro e norte da nossa pérola do "Atum". Até aqui está tudo bem. Entretanto, O General Nitafa acaba de rreceber informações dando conta de que os esquadrões da morte não vão cessar suaa operações contra membros e simpatizantes da Renamo. Aliás, a Frelimo só aceitou a cessação das hostilidades militares devido ao grande movimento das temíveis forças da Renamo. Soubemos também que reina um grande desentendimento no seio dos camaradas, visto que alguns não só defendem a descentralização mas tem usado o seguinte ditado: Quem quer tudo, perde tudo. Há ainda uma grande desorganização no seio destes, tanto no seio bem como bem no seu braço armado. Não vou detalhar muito isso. Mas voltando ao assunto dos esquadrões da morte. Hoje de manhã por exemplo, um corpo de um suposto membro da perdiz foi encontrado na localidade de Caprizange, logo no
cruzamento de Samoa, totalmente crivado de balas. Portanto, tentamos contactar algumas fontes ligadas às perdizes, e estes dizem que durante este período não vão tolerar brincadeiras da frelimo e que todos cuidados estão sendo tomado. Recorde se que as perdizes já estão em cabo delegado, terra natal dos Macondes.

Unay Cambuma

MOÇAMBIQUE FOI SURPREENDIDO HOJE

Segundo fontes fidefignas, o presidente da renamo, Afonso Dhlakama, teria conversado telefonicamente ontem segunda-feira, 26/12/16, com o presidente da frelimo, Filipe Nyusi e os dois falaram longamente sobre diversos assuntos sobretudo o diálogo, paz e cessar fogo. De imediato os dois líderes partidários concordaram na cessação provisória das hostilidades militares e, para demonstrar que esta realmente a ser sério nas suas palavras, Afonso Dhlakama deu hoje, pelas 9 horas, uma teleconferência de imprensa com os jornalistas nacionais que estavam concentrados no seu próprio gabinete em Maputo.

O presidente do partido renamo anunciou a trégua dizendo o seguinte: "As zero horas de hoje 27/12/16, iremos cessar as host militares em todo o território nacional para permitir que o povo moçambicano passem as festas do Ano Novo em ambiente de paz. As pessoas podem viajar do sul ao centro e norte e vice-versa, não haverão problemas nos troços Save-Muxungue, Caia-Nhamapaza (Sofala) Chimuara-Nicoadala, Mocuba-Nampevo-Alto Molocue (Zambezia), Vanduzi-Guro (Manica) e Moatize-Zobué (Tete)".

Estes troços tem livre circulação a partir das zero horas de hoje, não haverão combates e se houver disparos não serao militares da renamo. Os homens da renamo irão permanecer nas suas bases, sem fazer operações. As forças da frelimo como as fademos e fir também vão manter-se nas suas posições e poderão fazer patrulhamento num raio de 3-4km dos seus quarteis mas so patrulhas de informação, nao devem provocar as forças da renamo. E a trégua ira terminar as zero horas da proxima terça-feira, 3 de Janeiro de 2017.

Mas o presidente da renamo disse que se tudo correr bem poderá decidir prolongar a trégua para mais dias e concentrar-se no diálogo para continuar a discutir os pontos de agenda. Afonso Dhlakama disse que seria criado um sob grupo que irá tratar especificamente a questão da descentralização para depois o documento ser submetido a Assembleia da República para aprovado, assim como outras matérias da nomeação dos governadores da renamo, a reestruturação das forças armadas e o enquadramento dos comandos e quadros indicados pela renamo nos lugares de chefia no seio das forças de defesa e segurança (fadm, fir, prm e sise) para se criar o equilíbrio.

Segundo disse Dhlakama, é importante que todas estas questões sejam resolvidas muito antes dos próximos pleitos eleitorais. Dhlakama disse também que Moçambique precisa de uma paz definitiva e a implantação da democracia e estado de direito e instituições que funcionem servindo os interesses do povo.

Mas Unay Cambuma acha que os dois lideres deviam ter abordado a questão dos esquadroes da morte e não cremos que este assunto será abrangido com a trégua. E esperamos que o diálogo seja celere e a renamo nao deve cair de novo nas futuras lengalengas da frelimo sob risco de desaparecer como organização política. Quanto a nós, julgamos que quem devia decretar trégua e a frelimo porque é ela que faz incursões e movimenta tropas e material de guerra para atacar a renamo e certamente esta trégua vai beneficiar a frelimo porque terá espaco para movimentar livremente mais armamentos e efectivos militares. De qualquer forma, é louvável a atitude do lider da renamo.

Unay Cambuma






GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

124124
19 partilhas
57 comentários
Comentários


Acacio Monjane Bom inicio....mas nao era preciso tanto sanguem derramado...
Gosto · 1 · 3 h


Joao Ntanda Eu ainda insisto dizendo que o Maestro da guerra,o pai da democracia nao é criança,penso que alguma coisa ele tambem pode xtar a armar convista a k o povo saia-se bem.vamos assistir um pouco com paciencia a fita dos dois lideres...
Gosto · 1 · 3 h · Editado


Zacarias Matope Matope A voz de Afonso é maior.
Gosto · 2 · 3 h


Abibo Amisse Abibo

Gosto · 1 · 3 h


Bartolomeu Benjamim Jaime Jaime Esse Dhlakama e um palhaso que engana o povo.
Gosto · 1 · 3 h


Tocova Amisse Inteligente mesmo
Gosto · 1 · 2 h


Joy Coulson Chamar palhaço é um elogio. Ele que está demente e só gosta de cheques bem chorudos
Gosto · 1 h


Jose Majasse Dombe Bem dito que sejam honradas as fidedgnas palavras.
Gosto · 2 h


Bartolomeu Benjamim Jaime Jaime A frelimo e do tipo morde assopra esse Dhlakama tem dias contados enquanto estiver a bricar com o Frelimistas.
Gosto · 2 h


Zacarias Matope Matope Mano o Dhlakama não admite que a fds invade a sua zona.
Gosto · 1 · 2 h


Mauro Jesus Aleluia
Gosto · 1 · 2 h


Daniel Alberto Manvura Manvura PELO MENOS.
Gosto · 2 h


Nelson Januario Januario Chexen Mano vc é dond
Gosto · 2 h


Paz Ernesto Matiias veremos.
Gosto · 2 h


Bito Boas MANO Cambuma adicione me no 847375019 vulavulani
Gosto · 2 h


Elmo Buene dlhakama e homem do povo tudo fara p o bem do povo moçambicano que depositou o voto a favor dele mais os ambiciosos n derao o que é dele por directo...
Gosto · 2 h


Nelson Januario Januario Chexen Ele sabe uk fas
Gosto · 1 · 2 h


Gina Andrade Aproveito para te desejar um Feliz Ano com todos os projectos concretizados.
Um abraço fraterno
Gosto · 1 · 2 h


Tocova Amisse Esse tipo é inteligente nao pensem que faz coisas sem pensar.
Gosto · 1 · 2 h


Gote Rafa So que ultimamente o líder deixa a desejar ao povo porque ainda atura a ideias da FRELIMO de criar grupo para debate do ponto de descentralização e remeter na AR e essa assembleia que nunca aprova a proposta da RENAMO até hoje? Depois das festas é bater e ocupar a força. A basta bater zona sul 24h vão entregar essa merda. Até quarta feira ou mais os armazéns de armamento vai encher em Gorongosa.
Gosto · 1 · 2 h


Martinho Domingos Porque Nao Sessar Definitivamente? Esses Todos Sao Palhacos Pah
Gosto · 2 h


Sergio Romao Manhisse Manhisse Seus imbecis ja tamos habituados com vossa guerra e passamos 25 nessa entao continuem se matando.
Gosto · 2 h


Nelson Januario Januario Chexen Boa sena
Gosto · 2 h


Nelson Januario Januario Chexen Boa sena
Gosto · 2 h


Pedro Manuel Baptista Baptista K bom ouvir isso
Gosto · 2 h


Pedro Manuel Baptista Baptista

Gosto · 2 h


Paz Ernesto Matiias tio dlhakama parece k esta com de governar sozinho sem a frelimo
Gosto · 2 h


Pedro Manuel Baptista Baptista Queremos paz
Gosto · 1 · 2 h


Emmanuel Rassul Tania Ribeiro
Gosto · 2 h


Chico Meque Meque Gote rafa falaste bem .
Gosto · 2 h


Gil Xavier Junior oh boa nova patriotas.valeu nyussi obrigado djakama
Gosto · 2 h


Mende Vasco Fernando Sim é verdade paz ,paz para os moçambicanos
Gosto · 1 · 2 h


Amilcar Dos Santos Mazime Frelimo nada d provocar vuco vuco para terms a paz
Gosto · 1 · 2 h


Fernando Limpo CLARO UNAY A FRELIMO JA TA LIVRE PA FAZER QUALKER TIPO DE MOVIMENTOS, ATENÇAO RENAMO CUIDADO PORQUE K O LIDER ATEND CHAMADAS DOM CRIMINOSO??
Gosto · 2 · 1 h


Raimundo Pitagoras Lauma Jovens através das redes sociais induziram no erro as lideranças com poderio militares, levantando um conflito sem ter passado por um estudo, as emoções foram acima das expectativas e hoje colheram tempestades. As guerras de ocupação sao convencionais a maior parte movidas apartir do exterior exemplo a ocupação da Líbia. Pelo k, agitem os outros para coisas impossíveis prk no fim do dia perdemos irmãos desnecessariamente.
Gosto · 1 h


Alves Selemane Selemane Nao pode ser intervalo mas sim o fim,sao brincadeiras de Pica pau ne
Gosto · 1 · 1 h


Bernardi Napoleao Objana Ya,isto naõ se defere com uma partida de basquetebol,que quando um começa a perder pontos pede desconto do tenpo.
Gosto · 1 · 1 h


Basilio Maússe Masta-Bam O cota quer espaco para sair para Kenya ir passar fim do ano.
Gosto · 2 · 1 h


Guilherme Chinamulungo

Gosto · 1 h


Jose Ofece Deniasse Ofece Brincadeira de Tom end Jerry
Gosto · 1 · 1 h


Basilio Maússe Masta-Bam O Dhlakama ao anunciar a tregua sem se aperceber, e como se estivesse a dizer ao povo que eu e que vos trouxe a guerra e agora quero vos poupar temporariamente. Esse anuncio devia vir do lado governamental nem que se fosse da voz do Ministro da Defesa.
Gosto · 2 · 1 h


Alexandre Devissone Quer viajar o cota pra Kenya ? kkkkkkkkkk
Gosto · 1 h


Castigo Miguel Fernando

Gosto · 1 h


Izaquiel Carlos Amisse Amisse Valeu ,o pvo precisa
Gosto · 1 h


Bobo King Massaba A tregua dele e so para as festas do fim do ano? Pork nao foi antes da festa do natal? Ha um gato escondido.
Gosto · 2 · 1 h


Alberto Constantino Lamento! o líder não deveria permitir essas brincadeiras do nhussy, era só arrebentar sem parar; esses bichos da frelixo só querem tempo para reativar o efectivom
Gosto · 1 · 1 h


Inusso Ahmade Ali Assim seja
Gosto · 1 h


Joy Coulson Mais uma vez a Renamo caiu na armadilha da Frelimo. A Frelimo não cedeu nada, quem cedeu foi a Renamo porque aceitou o novo grupo de trabalho. Funcionou o cheque chorudo para o sr DHL.
Gosto · 1 h · Editado


Pauleque Joao TA BONITO UNAY
Gosto · 1 h


Sandro Lelis "Dhlakama disse que Mocambique precisa... A implantação da democracia e estado de direito e INSTITUIÇÕES que funcionem servindo os interesses do povo." É só atender ao desejo de Dhlakama apresentar a proposta de reforma constitucional, transformar o conselho constitucional em tribunal constitucional com os devidos poderes judiciários e soberania que se possa pronunciar sobre a constitucionalidade do acto declarado de guerra do partido da Renamo por meios bélicos próprios e a criação dos esquadrões da morte por parte do governo sem resolução parlamentar. Aí sim os interesses do povo estariam mais salvaguardados.
Gosto · 1 · 1 h · Editado


Fernando Antonio Dias Eu acho k renamo é maduro i cheio d esperteza.
Gosto · 1 · 1 h


Dias Tembe Isso é apenas uma palhaçada.
Porquê não se entendem de uma vez por todas.
Gosto · 1 · 57 min


Abdul Carimo Muhammad Só espero que o Presidente Dhlakama não tenha levado em conta nada o que tenha dito o Nyusi, nós já sabemos que esse senhor fala fala e no final das contas não cumpre nada que tenha prometido, assim deve estar a preparar uma emboscada para esse primeiro dia, mas é uma pena porque vão ser aniquilados.
Gosto · 1 · 49 min · Editado


Biro Edgar Sarmento Cota djaka junto com seus comando plz nao dormes nuys é mafioso cota obrigado cota Cambuma
Gosto · 55 min


Americo M. Muchanga País de pessoas tristes
Gosto · 1 · 44 min


Cruz Manuel Manuel rangeres vao ser surpreentidos com uma força mista a pouco tempo.nao se deixao .
Gosto · 39 min


Josemangue Mangue Foi matrecado o kota
Gosto · 39 min


Àfrica Campo de Guerras Difícil para entender,sem comentário!
Gosto · 30 min


Xamatimba Mutadiwa Nhaca K seja um suspensão pra sempre e k nhyuse cumpra com o prometido.....
Gosto · 25 min


Luis Pat Gande Esse é jogo de xadrez meus amigos, fungula masso ulikugona iwe!

2 comentários:

Anónimo disse...

Relaxem seus parvos eu confio na renamo e no general Dlakahama nada vai acontecer esse palhaxo de Nhusy vai se danar.

Unknown disse...

o Nyusi foi forçado a negociar com Dlakhama por ter a renamo aberta uma nova frente em Cabo Delgado