domingo, 25 de dezembro de 2016

Mário Soares piorou e há regressão do estado de consciência “muito significativa e preocupante”

MÁRIO SOARES
132
4
Ex-Presidente da República continua em estado muito crítico, mas há um agravamento do seu estado de saúde. Hospital fala em regressão do estado de consciência "muito significativa e preocupante".
AFP/Getty Images
O ex-Presidente da República Mário Soares continua em estado crítico, mas o seu estado de saúde piorou e há uma regressão do seu estado de consciência “muito significativa e preocupante”, anunciou este domingo um porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, que diz que Mário Soares não reage a alguns estímulos externos.
“O estado de saúde do presidente Mário Soares continua a ser muito crítico. Não registou grande evolução desde ontem, relativamente ao seu estado clínico, mantendo-se sem necessidade de suporte técnico às funções vitais. Verifica-se contudo uma regressão do seu estado de consciência muito significativa e preocupante, que coloca fortes reservas em relação ao prognóstico futuro”, explicou o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.
Questionado pelos jornalistas sobre se Mário Soares tinha piorado face a dia 13, quando deu entrada no hospital, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha diz que “há um agravamento do estado de saúde de Mário Soares” e que a situação é crítica.
O responsável adiantou ainda que só irá dar novidades sobre o estado de saúde do antigo Presidente da República na segunda-feira, pelas 13h00.
O estado de saúde do antigo Presidente da República socialista agravou-se subitamente pelas 11h00 de sábado, na sequência de um “episódio agudo” que obrigou a equipa médica a transferi-lo novamente para a unidade de cuidados intensivos, em estado crítico e com prognóstico que passou de reservado a muito reservado.
De acordo com informações divulgadas às 16h de sábado pelo Hospital da Cruz Vermelha o estado de saúde do ex-Presidente da República agravou-se esta manhã na sequência de um “episódio agudo” que levou a equipa médica a transferi-lo novamente para a unidade de cuidados intensivos. Soares ficou em estado considerado “crítico” e com “prognóstico reservado”.
O atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve alguns minutos no hospital a cumprimentar a família, ao início da tarde de sábado. No final da visita, onde esteve com a filha de Soares, Isabel, o chefe de Estado não fez declarações aos jornalistas. Também o primeiro-ministro António Costa, acompanhado da mulher, foi cumprimentar a família por volta das 16h00.
Já no Barreiro, onde esteve esta tarde numa celebração de Natal, Marcelo Rebelo de Sousa não se quis alongar sobre a condição de Soares, mas fez elogios ao histórico fundador da PS. “Todos nós, portugueses, estamos muito gratos àquilo que Mário Soares tem dado, e deu, ao país. Já várias pessoas estiveram a favor e outras contra, mas há pessoas que marcam a nossa democracia. E o povo em geral está grato relativamente a essas figuras, não é preciso ser-se da mesma cor para reconhecer aquilo que têm feito pelo país”, disse. “Era só isto que queria dizer hoje”, rematou.
Também o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, falou ao início da tarde de sábado com João Soares, filho do fundador do PS, que, segundo a agência Lusa, lhe deu conta da situação clínica do pai.
Mário Soares está internado na Cruz Vermelha desde o dia 13 de dezembro. O histórico fundador do PS, com 92 anos, tinha registado melhorias da situação clínica tendo saído dos cuidados intensivos na quinta-feira, passando para a “unidade de internamento em regime reservado” do Hospital da Cruz Vermelha.
Na altura, o hospital anunciou que Mário Soares se irá manter “sob vigilância continuada a cargo da equipa clínica multidisciplinar que o acompanhou na Unidade de Cuidados Intensivos”. Segundo o hospital, o internamento em “regime reservado” permite apenas visitas de familiares. As aparentes melhorias foram interrompidas este sábado com um alerta de que o estado de saúde tinha piorado significativamente esta manhã.

Carlos Rodrigues
37 m
Respeito o senhor,mas não me posso esquecer que ele foi um dos principais reponsaveis pelo estado calamitoso a que este pais chegou nem a o compadrio e a corrupção que este senhor arrastou. E uma das figuras tristes da nossa democracia.De qualquer forma penso que brevemente iremos ter um evento mediatico em qualquer igreja lisboeta com muita lagrimas e muitos afectos.
0Responder


Dark Prince II
2 h
Já se finou ontem, mas é mais conveniente dar a noticia amanhã para não estragar as festividades da corja.
4Responder


Doctor Feelgood
3 h
Acho que o " jornaleiro " tembém deve estar com sintomas de prognóstico hiper-ultra reservado.....

0Responder


antonio luciano
4 h
bom , este ano as festas vão mesmo ser a semana toda ... é o Natal é o ano novo ...menos um ordenado de presidente ...
Carlos Tasanis O homem que mais mal fez aos portugueses. Tanto aos de cá como aos de lá (africanos)
Roubou,vendeu, destruio um império com mais de 500 anos e ainda mergulhou os povos portugueses africanos numa guerra civil e corrupta que dura até aos dias de hoje! TRAIDOR ASSASSINO!
Gosto · Responder · 42 · 5 h


Maria Figueiredo És um FCP retornado PORCO
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Diogo Ferreira Maria Figueiredo tu és o quê ? Uma porca vendida? Cada um tem as suas razões. Olha por exemplo ,a mim é-me indiferente .
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Filipe Castanheira Nunes Maria Figueiredo, és burra que nem as pedras da calçada, deixa-te ficar caladinha!
Gosto · Responder · 6 · 3 h


Armando Joao O tipo de linguagem identifica a própria pessoa.



José Ribeiro Não seria preferível não criarem a ilusão de que o envelhecimento e a doença do Dr. Mário Soares é reversível e enfrentarem isso com mais dignidade? Bem bastam as mentiras que os boateiros e as "mulheres de soalheiro" lançam sobre esta figura pata criar más disposições nas pessoas mais decentes.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Anamaria Rebelo As pessoas decentes não mereciam ter sido governadas por tal criatura ...que vá pois já devia ter ido e só se mantém por ser quem não foi enquanto muitos morrem às portas dos hospitais outrora construídos .


Manuela Soares Por amor. De Deus não se deve desejar a morte a ninguém pois é uma coisa certa que todos nós temos pois eu tbm fui vítima VC dele f tive que regressar a 40anos Moçambiqueas nos lhe desejo a.morte
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Ana Maria Farinha E os nossos presentes, oferecidos nas viagens oficiais que estão num museu que fez em Cortes e na dita Fundação? Não são devolvidos? Ou os jornais e televisões não têm tomates para falar nisso????
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Fernando Gomes Que sofra a morrer o dobro de que fez sofrer a maioria dos portugueses.
Gosto · Responder · 9 · 4 h


Luis Reis Lá vai para o além e deixa ficar por cá tudo o que empochou. Só lamento as dificuldades porque passaram os que esta múmia queria lançar aos tubarões.
Gosto · Responder · 11 · 5 h


Luís Benido Silva

Gosto · Responder · 29 · 4 h


Jose Manuel Ferreira E o atrasado mental do hospital continua a chamar-lhe presidente......presidente de quê?????
Gosto · Responder · 10 · 4 h


Rogério Neiva Presidente da Junta
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Jose Manuel Ferreira nem isso...
Gosto · Responder · 4 h


Jose Manuel Ferreira nem isso...
Gosto · Responder · 4 h


Alberto Oliveira Presidente dos xulos.


Catarina Pereira Dos Santos Foram as melhoras da morte. Deixem o homem consigo próprio que é mto necessaroo
Gosto · Responder · 1 · 4 h


António Bertoluci Por tudo e por muito que tenha feito, devemos perdoar. Lembrem se do que disse Jesus . Todo aquele que estiver limpo, que atire a primeira pedra... pois ninguém teve coragem. Vá lá pessoal rancor não vos leva a lado algo. Desculpem por dizer vos isto. Mas não se deve desejar a Marte a ninguém por favor!!!
Gosto · Responder · 1 h


Valter Ferreira Que seja desta
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Anita Coelho Da Palma Um Homem que tanto mal fêz ao País se estiver consciente deve de saber o mal que fêz que faça um exame de conçiencia se quer morrer em Paz
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Ana Dos Reis Está a demorar porque o céu diz que não aceita tamanho pecador e o inferno também não o quer porque o chefe daquilo tem medo que ele lhe tire o lugar, daí o impasse!
Gosto · Responder · 9 min


Olinda Veiga Godinha Pois ei digo que as melhoras deus lhe as de tambem e um ser de deus merece viver forca mario soares e todos seus familiares feliz natal
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Tomás Nunes de Matos O gordo não acredita em Deus
Gosto · Responder · 4 h


Simão Granja faz todo o serntido...forca... e sim o deus com minuscul...tb faz sentido
Gosto · Responder · 2 h


Olinda Isidoro Meu Deus, o Português desta Senhora é simplesmente vergonhoso. Sugiro que faça umas boas lições.


Fabio Buzal Anda la velho bate a bota de uma vez
Gosto · Responder · 7 · 5 h


Daniel Fernandes Vá 2016, tú ainda consegues mais um,e este merece.


Amândio Alves Há mais gente assim
Gosto · Responder · 1 h


Ana Ouden Já nem vou dormir...
Gosto · Responder · 5 h


António Charrua Vai dar um presente a todos os Portugueses...
Gosto · Responder · 2 h


Maria Gouveia Começo a achar q a rainha de inglaterra vai primeiro!
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Damy D'Álmeida Que mentalidade ...
Gosto · Responder · 4 h


Maria Figueiredo És um FCP Retornado
Gosto · Responder · 3 h


Maria Amorim Temos pena!

Sem comentários: