segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

FORÇAS DA FRELIMO DERROTADAS NA GORONGOZA



Unay Cambuma

BREAKING NEWS!

Já temos detalhes da grande ofensiva das forças da frelimo com o objectivo de matar Afonso Dhlakama, o candidato vencedor das eleições gerais de 2014 e a pessoa com quem a frelimo está a negociar para que a paz volte ao nosso país. Portanto, ontem, domingo, 4/12/16, os militares da frelimo em operações nas zonas de Mangrezi, Zinga Zinga, Nhataca e Estacha, foram interceptados e sofreram muitas baixas. Só na zona de Estacha, povoado de Mungrazi morreram 15 militares, cujos cadáveres e armas com respectivas cartucheiras ficaram no terreno, 9 ficaram gravemente feridos e mais tarde 23 elementos do grupo deitaram as armas nas matas e fugiram (desertaram).
Na zona de Nhataca morreram 8 e 22 ficaram feridos com gravidade. O "pequeno" número de baixas deve - se a rápida debandada dos militares frelimistas. 10 elementos do grupo de Nhataca desertaram e deitaram as suas armas e cartucheiras nas matas. Como havíamos anunciado, as perdizes já tinham conhecimento acerca desta chamada "grande ofensiva" e foi o que aconteceu mas as escaramuças aconteceram no poente da Serra, fazendo parte da localidade de Mucoza, a poucos km da Vila da Gorongoza.
Ainda ontem, por volta das 15 horas, um grupo das forças da frelimo tentou escalar a serra a partir do posto administrativo de Canda, onde há cerca de duas semanas o diplomata Mario Rafaelli encontrou se com Afonso Dhlakama, mas os atacantes foram repelidos na zona de Nhacunga e houve uma seria debandada. 7 militares tombaram e outros 8 ficaram feridos e alguns eventualmente desertaram. O desastre teria sido maior se os atacantes não fugissem de imediato mas houve uma ferroz perseguição aos tiros montanha abaixo. Ainda há agitação na área porque alguns sobreviventes do grupo derrotado está a fazer estragos as populações que vivem a jusante e os rangers decidiram "limpar" a zona hoje.
Enquanto isso, na localidade de Nhampoca, na zona de Savane, eventualmente Nhamatanda, um grupo das forças da frelimo tentou atacar uma base das forças da renamo situada naquelas bandas, e as perdizes optaram por se retirar da base, deixando o inimigo entrar, onde queimou as barracas de construção precária. Mas sem o saber, as forças da frelimo tinham entrado numa armadilha e o desastre não se fez esperar. Houve vários mortos e uma debandada geral e vários militares ainda estão perdidos nas matas e os rangers ainda estão empenhados na caça ao homem.
Entretanto, soubemos de nossas fontes que esta "grande ofensiva" da frelimo contra a Serra da Gorongoza é uma (ridicula) tentativa para pressionar a renamo no diálogo, isto é, para forçar a renamo a recuar naquilo que está a exigir. Ora, isto é estratégia barata e infantil, para dizer o mínimo, porque por aquilo que conhecemos das "excepcionais qualidades" das forças da renamo e se estas quiserem reagir à esta já fracassada "grande ofensiva" das forças da frelimo, a frelimo será trucidados e vai começar a gritar e acusar a renamo de ser belicista; e segundo informações de fontes das perdizes, Dhlakama já não tem argumentos para não ceder as pressões dos seus generais para atacar a zona sul em particular a província de Maputo e Gaza, onde os ladrões da frelimo têm muitos investimentos.
O líder da renamo já nada pode fazer para contrariar os seus militares sob risco de provocar divisões e até desobediência no seio da própria renamo. A frelimo, infelizmente, não soube aproveitar - se da grande ajuda deste homem genial chamado Afonso Dhlakama, que fez continuos e desesperados esforços para apaziguar os radicais do seu movimento. Aliás, a renamo não tem outra escolha neste momento a não ser passar para a estratégia militar, porque a frelimo está a brincar no diálogo e ainda por cima ataca a renamo.
Informações de última hora indicam que reina um clima "muito perigoso" entre os militares da frelimo e seus superiores na região da Gorongoza e há sérios riscos de algumas alta patentes, incluindo o próprio general Menete, serem emboscados pelos seus próprios subalternos em algum troço que dá acesso àquele distrito.

Unay Cambuma


LikeShow more reactionsShare
109109
31 shares
46 Comments
Comments


Jeremias Papasseco Domingos Somos apenas um
Like · 4 hrs


Vitor Constantino Siga RENAMO...acabar com esses periquitos !!! de uma vez por todas...
Like · 2 · 4 hrs


Jeremias Reddy UNAY, as vezes simular o número de homens da Renamo que foram raspados pelo tiro disparado pela parte da frelimo revelaria ao seu máximo grau acadêmico...
Like · 3 · 4 hrs


Azy Fernandes Obvio,o mano unay nunca revela as baixas por parte das perdizes,mas temos ouvido d fontes tambm k estao no terreno k ocuparam mtas bases dos referids rangers.
Like · 3 hrs


Jeremias Reddy É isso. Acaba assim me tirando a vontade de continuar a ser fanático dele
Like · 3 hrs


Ze Manel Ido Vão ouvir na TVM, quando abaterem homens armados da renamo.Aguardem.
Like · 3 hrs


Tocova Amisse Nao estam proibido vam contabilisar vces.
Like · 3 hrs


Abdul Hafido Carlos Mecanico Sim quem esta interessado em conhecer o numero dos rangeres mortos vá na tvm ou vá no terreno pessoalmente contar. O que nos interessa é a mesma informacao que Unay nos traz. Porque tambem nunca ouvi pela tvm baixas dos pirikitos.
Like · 1 · 2 hrs


Tocova Amisse Sao desses que andam formando esquadroes de morte confundindo com tecnicas de guerra. Se vces soubessem o vosso colono esta afundar por falta de inteligencia apena estar a se guiar com cmentarista que passaram na academia na caneta e dai as mortes sao maiores.
Like · 58 mins


Maulana Augusto Augusto Mas esses miudos teem familia ou sangue na veia?
Like · 1 · 4 hrs


Latito Assumate Diga-se em abono da verdade, o diálogo não está a dar nada.
Like · 1 · 4 hrs


Pascoal Nguilaze Chegou a informação.
Like · 4 hrs


Asfaq Patel Vitoria ta caminho
Like · 1 · 4 hrs


Thomas Muthimkhulu Kkkk
Like · 1 · 4 hrs


Fernando Lucas blasfêmia isso...essas tuas loucuras não tem enquadramento em nenhuma lógica da arte militar,sempre a FRELIMO perde,então oque impede a RENAMO da tomar de assalto as bases que cercam o seu lider que esta escondido como um rato no burraco...em técnicas militares que ataca é o mais forte neste caso segundo tu unay a FRELIMO é que sempre ataca,então podemos dizer que a FRELIMO é que ataca e mais forte.
Like · 5 · 3 hrs


Azy Fernandes Falou bonito,o mano unay e contra esse país....
Like · 3 hrs


Simao Francisco Matavele Fernando, do jeito como fala parece q entende alguma coisa da guerra! o agressor ou o atacante nem sempre é forte. ele apenas vem e se o dono da casa reagir foge. No dia em haverá baixas na Renamo nem vamos usar Megas pra sabermos, as televisões vão contar. A guerra ñ é game ou filme como muitos pensam...
Like · 3 hrs · Edited


Fernando Lucas concordo plenamente com tua observação, mas devemos ter em conta que segundo o UNAY sempre quem ataca é a FRELIMO, neste caso podemos descartar a tua tese,isto porque o fraco ataca em ocasiões oportunas e não frequentemente e também ataca alvos considerados fáceis.vejamos so:enquanto a RENAMO ataca através de emboscadas a colunas das fds quando vão deixar mantimentos nas suas posições, a FRELIMO ataca diretamente e frequentemente o lider da perdiz e todas posições conhecidas da RENAMO, não esquecendo que na situação em que estamos nenhuma das forças/comandantes deve usar a defensiva passiva.
Like · 3 hrs · Edited


Tocova Amisse Quem ataca é a frelimo sim nao por serem fortes mas sim orgulho de serem governantes do país, se vce tem mais força va se juntar a eles ver se voltas. Vce nao ve que desde a renamo usa 10guerrilheiros?
Like · 2 · 3 hrs


Tocova Amisse Fernando va ajudar.
Like · 2 · 3 hrs


Fernando Lucas caro tovoca amisse eu não estou a falar com o coração,estou a falar de acordo.com a lógica militar e em termos tecnicos.
Like · 3 hrs


Abdul Hafido Carlos Mecanico Quem achar melhor com a logica ou a tecnica dele nao precisa falar muito é so ir no tereno percebera as coisas como funcionam, nao precisa chamar o salvador de rato.
Like · 1 hr


Fernando Lucas correto senhor Abdul, por isso esso tipo de post não se enquadra em nehuma daa duas.por isso podemos considerar "bom pra ler"
Like · 1 hr


Pascoal Nguilaze Vai brincar de esconde-esconde com leão,1' ele entra no mato e depois vai a precura dele,ai vai ver é pego 1' kkkkk cada um.
Like · 1 · 3 hrs


Arlindo Guambe
Like · 3 hrs


Fernando Fernando Nao ha dialogo nada. Esses politicos estao a brincar com o povo e eles numa boa.
Like · 3 hrs


Fernando Fernando A renamo ja teria governado a muito tempo, esta paciencia e qui faz mandar acabar nos membros da renamo a tiros.
Like · 3 hrs


John Wetela jeremias Reddy, percebe o que e a Guerrilha ou Embuscada num sitio que voce nao conhece, e inimigo que procuras nao conhece e nem como age?
Like · 3 hrs


Fernando Lucas jeremias Reddy,existe uma área militar chamada topografia militar encarregue de estudar o terreno/sitio onde as tropas irão atuar portanto as tropas vão a um combate ja conhecendo o terreno, no que concerne a emboscadas existem varias artes militares de evitar ou causar baixas ao inimigo em caso de uma emboscadas, tou a falar da deliberação de emboscada (evitar emboscada antes de ela acontecer) e reação a emboscada/anti-emboscada(depois de cair numa emboscada)isso tudo com os equipamentos que as FDS possuem eliminam qualquer emboscada causado baixas aos inimigos e obriga los a baterem em retiradas.
Like · 3 hrs


Tocova Amisse Fernando vai la.
Like · 2 · 3 hrs


John Wetela quem caca apanha algo.
Like · 3 hrs


Bebeto Muabsa Adelina Animal e pessoa é diferente
Like · 1 hr


Carlitos Francisco Candacata Vamos em frente rangeres
Like · 1 · 3 hrs


Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Tão mais tjaía não houve pha
Like · 3 hrs


Rui Costa Antonio
Like · 3 hrs


Fernando Lucas jeremias Reddy,existe uma área militar chamada topografia militar encarregue de estudar o terreno/sitio onde as tropas irão atuar portanto as tropas vão a um combate ja conhecendo o terreno, no que concerne a emboscadas existem varias artes militares de evitar ou causar baixas ao inimigo em caso de uma emboscadas, tou a falar da deliberação de emboscada (evitar emboscada antes de ela acontecer) e reação a emboscada/anti-emboscada(depois de cair numa emboscada)isso tudo com os equipamentos que as FDS possuem eliminam qualquer emboscada causado baixas aos inimigos e obriga los a baterem em retiradas.
Like · 1 · 3 hrs


Lhuvanhane Ticatica Opahhh brincadeiras de mau gosto q à frente do roubo tem
Like · 3 hrs


GS Ndlovu L
Like · 21 mins


Sabina Paiva Paiva Armindo
Like · 1 · 3 hrs


Simao Francisco Matavele Se esse equipamento de eliminar emboscadas existir! Então ñ está a ser usado.. Uma emboscada sr monta se onde menos espera. emboscada é como um ladrão de telefones aqui na cidade aperta te o pescoço mesmo nas barbas da sua casa. Tenta se informar melhor com as pessoas que salvaram por um tris numa Emboscada.
Like · 3 hrs


Fernando Lucas não existem equipamentos pra eliminar emboscadas, mas sim técnicas pra minimizar os danos ou mesmo evitar a emboscada
Like · 3 hrs


Simao Francisco Matavele Fernando eu já vi onde o sr pensa! está a falar de uma tática que se ensina nos centros de instrução Militar. O treino é teoria a guerra é prática. Eu recordo de um instrutor q dizia se vocês ñ acatarem o q vos ensino aqui lá no Mato A Bala Vai Vos Corrigir....
Like · 2 hrs · Edited


Fernando Lucas disse tudo "se vocês ñ acatarem o q vos ensino aqui lá no Mato A Bala Vai Vos Corrigir"
Like · 1 · 2 hrs


Kungu FU FU Merci boko a Rangeres Valeu e mais Força.
Like · 3 hrs


Pedro Taremba Q embusquem os malandros q levam os miudos p morte maturo.
Like · 1 · 3 hrs


Mr'Peter Casimiro Eu sabia k seriam atropelados as minhocas k n ouvem. Valeu
Like · 1 · 2 hrs


Emídio Pedrito Manuel
Like · 2 hrs


Josias Eugenio Suaterra Dsculpe entao kuale é o trabalhor dos mediadores?
Like · 2 hrs


Pauleque Joao A COPIAR PARA LIVRO DE UNAY
Like · 1 · 2 hrs


Jose Jossai
Like · 2 hrs


Jose Jossai
Like · 2 hrs


Jose Jossai
Like · 2 hrs


Bento José
Like · 2 hrs


Graciel Sicavele Tá mal isto nós esperávamos paz efetiva .
Like · 2 hrs


Fonseca Cussaiavida Quissimisse VIVIA RENAMO
Like · 2 hrs


Arao Malata Fernando ainda e poko iso
Like · 1 hr


Gabrielsucessor Gabriel FAÇAM O QUE PODEREM.
Like · 1 · 1 hr


Leal Alfredo Jose
Like · 1 hr


Nordine Ossufo Siga em frente
Like · 1 · 1 hr


Abdul Hafido Carlos Mecanico
Like · 1 hr


Arnaldo R. Mugabe @Bate popopo.
Like · 1 hr


Tocova Amisse Senhor fernando, i seu governo esta mal precisa duma pessoa que o possa lhe ajudar para evitar baixa nos moluenes q estam acabar, o senhor tem curriculu podia se desponibilisar. So saiba que tenho filhos que precisam do seu pao lgo pela manha e nao para ir defender guerra de votos e emattum. Saber nao é falar mas sim acçao.
Like · 51 mins


Fernando Lucas no governo tem pessoas mais competentes mais que eu...portanto eu so lá ia aumentar meu numero,mas em termos técnicos em todos lados ha baixas...mas oque deva saber é que se as fds perdem 10 efetivos e a guerrilha da RENAMO perde 5 em termos de lógica militar as fds sairam em vantagem
Like · 6 mins


Jeremias Reddy Desde a data que descobri a página do meu mano UNAY CAMBUMA, se fosse a compilar os seus ideais pra criar uma obra literaria, obteria um grande livro, aproximadamente de 2 mil páginas. E isso subdividido em 3 ou 4 volumes
Like · 43 mins


Titos Filipe David Simango Forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Like · 38 mins


Pequeno Fredy eu sou d opiniao k a renamo ou o lidr nao ker governar, ele{lidr} xta d bariga cheia, cada vez k ele abri boca entra milhoes na conta dele.
Like · 12 mins


Pequeno Fredy para vcs vr pork a frilimo nao ataca familia d dhalacama? sera k ele nao tem familia? e vcs ja ouviram k familia d lidr da renamo foi morto? abre olho mocambicanos.
Like · 8 mins


Zina Ngorinenhi Thomas As provocacoes ja sao demais,agora queremos que os rangers vaporizem zona sul so e so.

Sem comentários: