domingo, 18 de dezembro de 2016

DESTA VEZ AS FORÇAS DA RENAMO VÃO ATACAR MAPUTO

Unay Cambuma


Como já o dissemos, não é desejo da frelimo continuar com o conflito porque a guerra já está perdida mas é necessário manter o caos para a sobrevivência do regime. Porque um desfecho positivo do diálogo resultará no pleno funcionamento da democracia e os autores dos muitos crimes da frelimo como a pilhagem de recursos, burla aos bancos internacionais, assassinatos de membros e simpatizantes da renamo, etc, serão levados a barra da justiça. A frelimo prefere manter o conflito para ganhar tempo e fazer esquecer as pessoas os graves problemas que afectam o país neste momento.
Mas esta é uma estratégia barata da frelimo porque o povo já acordou. As pessoas já não têm medo da frelimo, mesmo a maioria dos frelimistas já estão fartos das burrices e tirania do regime maconde de Nyusi manipulado pelo o Guebuza. A qualquer momento as coisas podem mudar neste país. Tudo vai mudar. Até a própria renamo que tinha "paciência chinesa" já perdeu as estribeiras. Sabemos que os generais da renamo finalmente conseguiram "obrigar" Dhlakama a aceitar que sejam tomadas medidas radicais contra a frelimo, devido aos raptos e matanças em massa de membros e simpatizantes da renamo e sobretudo devido ao facto de a frelimo ter feito uma ofensiva contra Dhlakama na Gorongoza numa altura em que decorrem as negociações.
Fonte sénior da ala militar da renamo contou nos que o Nyusi é mesmo um cobarde e maquiavélico. Ele vem enganando ao mundo que tem um canal directo para se comunicar com o líder da renamo e isto é até verdade mas o Nyusi só usa este canal para "contar histórias" ao lider da renamo, ao mesmo tempo que envia contigentes para serra da Gorongoza. O Nyusi até fala com Dhlakama com muito respeito e reverência mas tudo a fingir, como forma de apanhar o líder da renamo em contra pé. Quer dizer, O Nyusi tem "enrolado" Dhlakama para ganhar tempo, porque com isso ele tem conseguido fazer com a renamo adie a tomada de medidas drásticas mas agora estas brincadeiras do Nyusi já não tem espaço.
A frelimo realmente precisa de uma grande lição e vai te - lá nas próximas semanas. A renamo está absolutamente determinada em acabar com a onda de massacres e pilhagem protagonizados pela frelimo nas regiões centro e norte e não só. A renamo teve muita paciência mas há limites para tudo. A frelimo aproveitou se muito do facto de a renamo querer demonstrar ser um partido democrático mas agora a renamo vai tomar medidas radicais contra os militares e dirigentes da frelimo acomodados em Maputo e com muitos interesses económicos nas zonas rurais e costeiras das provincias de Maputo, Inhambane e Gaza.
De fontes das perdizes soubemos que as forças da renamo desta vez vão abrir a "frente sul", com epicentro a província e cidade de Maputo porque a renamo acha que se a frelimo destaca vários contigentes para fazer operações a volta da serra da Gorongoza é para demonstrar as suas capacidades militares a renamo, para dar a entender que a frelimo é forte, porque consegue atacar as bases da renamo nas regiões centro e norte, em particular a serra da Gorongoza, para matar o líder da renamo. Agora é a vez da renamo também demonstrar a frelimo que tem capacidade para cercar e se possível assaltar Maputo. Além disso, a renamo entende que a frelimo está a "gingar" no diálogo porque ainda tem espaço para brincar a volta da serra. A frelimo ainda tem muitas facilidades para fazer operações contra Dhlakama na Serra mas agora a renamo vai "apertar os parafusos".
Que fique bem claro que a frelimo já perdeu a guerra, se as forças da frelimo ainda tem espaço para fazer novas ofensivas é porque a renamo continua na defensiva. Meus caros, a renamo é muito forte e formidável em termos militares, sem comparação. As forças da frelimo tem sofrido tremendas baixas enfrentando apena meia dúzia de guerrilheiros "mal armados". O que a frelimo fez ao sabotar o diálogo é um autêntico suicídio. As forças da frelimo não aguentam com a renamo. Estamos a falar de super comandos com mais de 20 anos de experiência.
O próprio Dhlakama é um militar de carreira que também lutou contra o exército português durante a luta de libertação. A renamo já enfrentou e infringiu uma copiosa derrota militar ao poderoso e fortemente armado exército de Samora Machel que contava com aviões, helicópteros, tanques e artilharia sofisticados, sem falar de apoio de poderosos exércitos estrangeiros, e não serão estes miúdos mancebos retirados da escolas que irão travar a renamo.
Se o conflito atingir a região sul, em particular Maputo, a situação será terrível. As rádios e televisões baseadas em Maputo vão ter muito pano para manga: notícias sobre deslocados, perda de bens, mortes, serão quase diárias. Os comboios de Goba, chapas da Nelspruit, vão conhecer dias difíceis. Haverá escassez de lenha e carvão na cidade de Maputo. Por estas alturas o troço Save - Muxungue estará totalmente bloqueado. Isto só vai parar se o povo de Maputo correr com Nyusi ou se a frelimo aceitar todas as exigências da renamo.

UNAY CAMBUMA




GostoMostrar mais reações
Partilhar

4343
13 partilhas
25 comentários
Comentários


Ofece Deniasse Chania Queremos que os d sul sintam a dor que nós d centro e norte sentimos.
Gosto · 2 · 25 min


Sabina Paiva Paiva Armindo

Gosto · 23 min


Djo Salicuchepa E verdade eles também tem k sentir a mesma dor, so também o presidente da renamo atrasa agir cedro
Gosto · 1 · 21 min


Fausto Julio Dias A ser verdade, haver um despertar de atençao!
Gosto · 19 min


Maulana Augusto Augusto Unay nunca mente,reporta o que esta planejado ou o ki ocorreu,isso ki falaste acompanhei com os membros a renamo ki durante essas duas ultimas semanas do ano havera kuduro no sul
Gosto · 1 · 18 min


Ivanildo Mucavel Ele disse para quando é que seria a governação mesmo?
Gosto · 10 min


Tocova Amisse Me mantenho cauteloso esperando das eleiçoes, assunto de guerra me desmobiliso.
Gosto · 1 · 15 min


Rosmina Momade Esperamos por vcs nos do sul
Gosto · 14 min


Dinho Massango Parem e pense antes de reagirem,esse Unay Cambuma esta meter muita polvra de bala nas sua mentes maravilhoas e brilhantes
Gosto · 13 min


Mr'Peter Casimiro Este tipo de partido com esse orgulho merece super tratamento serio acabar com esses macacos nós tamos cansados. Retirem-se deputados da Renamo pra melhor tufo.
Gosto · 13 min


Unay Cambuma Caros amigos, durante a quadra festiva podem viajar a vontade. Nao havera ataques. Minhas fontes das perdizes falaram me de tregua tácita mas e melhor voltar a casa ate ao dia 3 /1.
Gosto · 3 · 13 min


Jose Bento Jose Bento Mentira isso...
Gosto · 2 min


Ivanildo Mucavel Desde quando planos militares são popularizados assim?
Gosto · 1 · 12 min


Bebeto Muabsa Adelina O povo do sul ja cansou desses governantes mbavas, k a RENAMO vá deretamente em casa desses mbav...
Gosto · 11 min


Unay Cambuma Tacova, não eleições em Moçambique.
Gosto · 2 · 11 min


Unay Cambuma Fiquem relaxados, a frelimo tera o que merece dentro das proximas. semanas. O marechal Dhlakama vai trazêr grande alegria ao povo moçambicano.
Gosto · 1 · 8 min · Editado


Fausto Julio Dias Tenho fé nas suas publicações mas esta, estou com algumas dúvidas pois para eles(frelimo) no sul é uma fortaleza!
Gosto · 2 min


Nicolao Semo Eu também tive essas informações. Vamos em frente
Gosto · 8 min


Djo Salicuchepa Gostaria k assim fosse
Gosto · 8 min


Zito Domingos Gimo Ta ficar tarde demais...
Gosto · 7 min


Proudly Felix Mondlane Ja conhecemos esse hino da renamo
Gosto · 6 min


Jose César José

Gosto · 6 min


Unay Cambuma A Renamo vai reagir com contra ofensivas impiedosas mil superiores.
Gosto · 6 min


Mr'Peter Casimiro Mediadores ja foram agora oki si espera o povo Moçambicanos com esse grupo e partido k não tem cultura de civismo. Esses parasitas de categoria cistoide, vermes esses antes k nos atinja grandes proporções acabemos nós pk a Renamo é o povo e o povo é a Renamo. Então senhores da frelimo vampiros vão comecar ixibir a vossa ladroagem com os vossos blindados
Gosto · 5 min


Osvaldo Langa Cumbe Ja nao acredito na renamo, senpre com promessas mas no fim, nada feito.
Gosto · 5 min


Osvaldo Langa Cumbe Ja la vao nao sei quantos anos, e a renamo so fica no mesmo sitio a espera de ser atacado. Ate quando estara na defensiva?
Gosto · 4 min


Zina Ngorinenhi Thomas Pedimos mao dura contra o regime falido e cidad d maputo.afinal o povo esta com dhlakama o povo esta farto desses frelimerda. Nao custa nada os rangers devem abanar cidad de maputo por 2 minuto so por rangers.
Gosto · 1 · 3 min


Djo Salicuchepa Eu acredito na renamo,o partido mas fort k eu ja vi, eles vao agir,cedo ou tard vao mostrar a capacidade deles k são idôneos

Sem comentários: