terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Cubanos viram as costas durante funeral de Fidel

10
Uma imagem que repercutiu nas redes sociais e que tem sido ignorada pela grande imprensa nacional, mostra um protesto de cubanos que viraram as costas durante a passagem das urnas com as cinzas de Fidel Castro.
A imagem foi registrada no último sábado (03), em Santiago de Cuba, na chegada do féretro que levava a urna com as cinzas do ditador. De acordo com o El País, o protesto foi organizado pela oposição. “Todos os funerais de tiranos são muito parecidos, é só olhar um pouco a história”, escreveu o ativista José Daniel Ferrer, da Unión Nacional Patriótica de Cuba. “A imprensa oficial diz que há pouca gente na rua porque as pessoas estão reclusas em sua dor. A verdade é que existe medo, muito medo”, disse por sua vez a jornalista crítica Yoani Sánchez, diretora do jornal digital 14 y medio.
Veja:
Imagem extraída do Twitter
Imagem extraída do Twitter

Jipe que levava cinzas de Fidel Castro quebrou durante funeral e teve que ser empurrado

0
O jipe que carregava as cinzas do ditador socialista Fidel Castro quebrou durante seu funeral no último sábado, enquanto passava próximo ao Quartel de Moncada, e teve que ser empurrado pelos soldados cubanos.
O fato levou a comparações entre o jipe e a ditadura socialista de Fidel. De acordo com a FoxNews, “a quebra do jipe enquanto cubanos leais à ditadura cantavam ‘vida longa a Fidel’ foi simbólica: enquanto seu legado continua inspirando a adoração fanática de alguns, outros continuam a lutar contra a ditadura cubana marcada pela burocracia ineficiente e economia estagnada”.

Jipe que levava urna com as cinzas de Fidel Castro quebrou no meio de funeral e teve que ser empurrado por soldados
Jipe que levava urna com as cinzas de Fidel Castro quebrou no meio de funeral e teve que ser empurrado por soldados

Sem comentários: