terça-feira, 25 de junho de 2013

Que paz com carregamentos bélicos?


Sexta feira o porto de Maputo recebeu um belo carregamento bélico, querem a paz????
See translation



  • Mauro Manhica Eh so uma guerrazita para devolver-nos a paz. rsrsrsrsrs

  • José de Matos Se receberam Sexta feira obviamente que ha muito tinha sido encomendado!

  • Claudio Chivambo Coisas de vergonha. Depois vem o poeta mor dizer que "os moçambicanos de gema não querem a guerra". Que patice poxa!

  • Eusébio A. P. Gwembe Então quando o exército compra material de serviço, ou por outra, quando o hospital compra cloro é porque haverá cólera? Outras coisas, manos! No tempo de paz prepara-se o exército. As armas e outros artefactos de guerra são tao importantes no ministério quando aspirina e cloroquina no hospital ou giz na sala de aulas. Não desvirtuem as coisas.

  • Claudio Chivambo Eusébio A. P. Gwembe, não te desvies do óbvio meu mano. As movimentações belicas não datam daquela sexta-feira brother. Depois dirão que não sou um moçambicano de "Gema".

  • Amina Momade Claudio Chivambo, eu ainda nao entendi o que é ser "moçambicano de gema"?!?!?!?! alguem me explica por favor

  • Américo Matavele Vocês pa! É questão essa de Moçambicano de gema? Eu acho que o é quem tem pai e mãe moçambicanos, e ou que tenha requerido a nacionalidade moçambicana. A Lei da Nacionalidade é clara quanto a isso. Epa!

  • Joanguete Celestino Se há moçambicanos de gema pressupõe que há os da clara.

  • José de Matos Boa, mano Américo Matavele, ensinar isso a muitos que gostam de condicionar a moçambicanidade!

  • Rui Jorge Neves foi uma expressão infeliz do PR , acho q não devemos dar importancia ao termo por ele utilizado o Homem anda stressado lol

  • Américo Matavele Mas acho que as pessoas tem um entendimento forçado para distorcer o cerne da mensagem. Eu não vi nada de extraordinário nisso. Mano Joanguete Celestino, há os de clara mesmo! Kikikikikikikikikikiki... Mas há os que se fazem passar por moçambicanos, como os há os que se fazem passar por americanos, tugas ou outra nacionalidade qualquer. Esses não são de gema. Custa isto? Custa entender isto?

  • Eusébio A. P. Gwembe Enquanto o cidadão de lupa não souber que o PR é poeta não apreciará os termos: tagarela, intriguista, apóstolo da desgraça, pérola do Índico, saudosista, patrão estrangeiro, moçambicano de gema e outros. É preciso compreender Guebuza na sua dimensão poética, por vezes.

  • Claudio Chivambo Hehehehe, Américo Matavele não esta facíl isto mermão.

  • José de Matos Hahahah, Eusébio A. P. Gwembe, sim, sem duvida, Guebuza é um poeta lirico!

  • Rui Jorge Neves ah afinal é poeta hahahahhahahahahahahahahahah

  • Claudio Chivambo Percepções e culpabilizações Américo Matavele. Pouco ou nada mostra a unidade de que nos queremos orgulhar. Humilde opinião!

  • Claudio Chivambo Eusébio A. P. Gwembe, ganhamos mais procurando entender a nós mesmos para que possamos fazer um bom juizo dos outros.

  • Nuria Waddington Negrao Nisto eu estou com o Eusébio A. P. Gwembe, nós não podemos por uma lado reclamar que o nosso exército (o mesmo vale para a policia) não está preparado e que só tem equipamento de à 40 anos atrás, podre e velho, e depois reclamar quando compram coisas novas. Eu acho bem que se façam alguns investimentos no exército (e na policia). Fazer investimentos nessas áreas é uma atitude responsável dos governantes, desde que esse investimento não seja demasiado (também não queremos competir com os EUA ou eles vão "descobrir" armas quimicas aqui).

  • Eusébio A. P. Gwembe Viu, Rui Jorge Neves não sabia! Se calhar não era único. Guebuza é poeta, andam por ai as estrofes dele. Pena que nos obrigaram a alterar radicalmente o Sistema Nacional de Educação e temo que os nossos filhos tenham um´conhecimento mutilado das coisas.

  • Américo Matavele Exacto, mano Claudio Chivambo. Nós nos sentimos tãããão pequenos que em qualquer palavras caçamos palavras que ofendem directamente a nós! Sempre com uma lupa que nos diminui. Quem é que não é moçambicano de gema? Sei de que mural reproduzem esta dúvida. Outros nem sabem como argumentar em prol da dúvida em si. Epa!

  • Claudio Chivambo Irmãos vamos la falar...Eu vi carros blindados e não material simples...estamos em Paz ou prevemos uma guerra? É importante que estejamos vigilantes, porém, há que acabar com certos focos que soam a secretismo camuflado. Fui a Moatize ano passado numa caravana de amigos camionistas e calhamos com uma coluna de carros de guerra naquela direçção. Ali, comecei a questionar-me. Deus existe, isso pode se explicar por Dhlakama ainda estar vivo.

  • Amina Momade obrigado Américo Matavele, Eusébio A. P. Gwembe o PR agora deve ser entendido na sua dimensao poetica, epah!!!! disso nunca soube, falhas, muitas falhas...

  • Dionisio Marrengula Eusébio A. P. Gwembe, sempre a pretender atirar areia aos olhos dos Moçambicanos ATENTOS.
    Muito feio, mesmo que seja Frelimista como, ok também somos.
    Eu resido em Boane, existe um quartel.
    Sempre tenho ido jogar futebol no recinto, Existe Muito Material Bélico Armazenado, Não precisavam Importar sem Intenção de Fazer Guerra,
    Isto tudo para dizer k Quem não quer jogar Futebol, não compra chuteiras e nem Bolas.

  • Américo Matavele Visao simplista essa de olhar as coisas nesse prisma. Precisamos de aulas de geoestrategia, ou de um curso intensivo de Maquiavel. E essa de chuteira nao e' comparavel a uma situaçao de segurança. Podemos comparar a situaçao de segurança com as grades que estao nas casas. Quer dizer que se poe electric fence depois de saber que o ladra vem hoje ou amanha? Devemos ser razoaveis nestas questoes.

  • Ser - Huo "Sexta feira o porto de Maputo recebeu um belo carregamento belico, querem a paz????" Kkkkkk eu definitivamente não entendo patavina alguma de análises e reflexões que sao aqui exibidas. Então, Guebuza se prepara para responder, e perguntam se quer a paz. Eu quero a paz, mas ha um cabrão que esta a matar e semear luto. Ja lhe perguntaram se quer a paz? Voce está em conversações e bebe café com um grupelho la para o Centro de Conferências, e outra parte está a matar civis inocentes em Sofala, pessoas estão na estrada a fazer tudo para ganhar a vida, e ainda dizem que querem a paz. que se lixe o levianismos, EU QUERO A MINHA ARMA DESSE CARREGAMENTO, É URGENTE. Alias, porque não solicitam um daqueles que voam la pra Iraque e vem limpar isto nuns segundos. (Sorry linguagem explícita, mas é melhor que o exercício de masturbacao das mentes.) ALIAS, O QUE É A PAZ MESMO? (YAH, VAMOS DEIXAR DE ENTRELINHAS, SABEM PORQUE SOU ÓRFAO DE PAI DESDE PUTO? ADIVINHEM).

  • Eusébio A. P. Gwembe Dionisio Marrengula, respeito a sua opinião e comparação futebolista com bazuka, porém, não concordo com ela.

  • Antonio A. S. Kawaria Ser - Huo, eu também já não te entendo, pois parece quereres dizer que a importação desse material era precisamente uma preparação de guerra. Dessa maneira tira-nos à discussão séria sobre o tema. Eu fico preocupado se o material de guerra não será assaltado como o do paiol de Savane sobre o qual eu quero uma explicacão convincente: Como é que o paiol foi assaltado sem deixar rastos?
    Quanto à linguagem, ainda bem que reconheces, mas também parece que só voltas ao grupo quando tens essa oportunidade.

  • Ser - Huo Kawaria, que nada de eu precisar "uma preparação de guerra", mas tambem acredito que tu também tens plena consciência que essa é uma opção que mesmo nao estando na mesa do momento, a continuar o joguinho de café no Joaquim Chissano vs matanças em Sofala, é muito provável que alguem cogite essas ideias, e provavelmente esses carregamentos sao parte do jogo. Alias, um jogo em que cada um está a jogar com as cartas que têm nos habituado ao longo do tempo (uns por um lado querem manter a ideia de diálogo dos mudos esta a correr, e outros a exibirem que a veia da matança ainda corre sangue).... Uma pergunta, o que é guerra? Se uns saiem com armas a matar, que nome se dá a isso? Bandidos, criminosos, assassinos nem, ou mano tem ai um outro qualificativo, ja que somos muito bons a inventar termos para justificarcar o injustificavel? (Haaaaa, ha um amigo que ainda pode por aqui passar para dizer "nós estamos em guerra faz tempo, assassino é o governo com salário blabla, corrupção xiquexique, nao, estou a delimitar a guerra de armas de fogo, armas de twaaaa, bummmm). Quanto a "tira-nos à discussão séria sobre o tema", mano, permita-me dizer que estamos a muitos km para comecarmos a ter um debate sério sobre algo... talvez tal dia chegue no dia que cada um começar a pensar como cidadão consciente e nao simples apaixonado em dizer qualquer coisa. FELIZ DIA 25. (mas reitero, se ha armas, eu quero uma, eweee, isto de ser teclador e especialista de facebook nem sempre anima). Viva a PAZ

  • Antonio A. S. Kawaria Ser - Huo, se de facto queres arma deve haver lá uma para ti. Mas a questão que penso que devias ter um pouco de cautela é fazer-nos entender que armas que foram encomendas há muito tempo tenham a ver com o que se passa nestes últimos dias no centro do país. Deves saber que se desenha certa hipótese sobre isso e uma certa explicacão como que é porque Armando Guebuza está arranjando motivos para não deixar o poder. Os que assim pensam, baseam-se ao que acontece em muitos países africanos. Pelo menos eu gostaria que isso ficasse na hipótese e teoria de conspiracão.
    A grande questão que tenho mano é sobre o ASSALTO PAIOL DE SAVANE. este assalto é muito estranho que tenha se consumado e sobretudo sem deixar rastos. As explicacões não me convencem.
    O debate é sobre se precisão de armamento ou não. Sobre isso lembro-me que há algum tempo haviamos falado da sua necessidade. Eu digo que se precisa armamento para as Forcas de Defesa Nacional e para a PRM o sector de proteccão civil. É isto que deviamos discutir - um assunto de Estado.

  • Ser - Huo Kawaria, estas a conseguir me puxar ao assunto PAIOL, ja que foste ao ponto, então vou tentar meter o bico:(1) eu pessoalmente NAO acredito nessas panóplias de Guebuza estar a fazer tudo pra se manter a curtir os "licopitero". O próprio sabe que na arena internacional ele sai a ganhar se mandado (ele próprio já disse e repetiu que quer sair para poder saborear e gerir em paz as % acumuladas ao longo da década que já termina) do que tentar se fazer de king à Mugabe. (2) Quanto a historieta do paiol e outras mal ditas, eu tenho minhas reservas, e acredito que muitos as têm. E uma das minhas reside no facto de se dizer que "se houve assalto a paiol, tal foi facilitado por gente de dentro, bem ou mal colocada". Ok, afinal, quem é/sao as FADM, não se canta que é também são compostas por membros vindos da renamo? Ja deves estar a entender a minha cogitacao nem? O que coibiria a um desses EX a abrir as portas ao brother e zagaza... (3) Quanto à necessidade de se potenciar e fortalecer as nossas forças de defesa, segurança e proteção para estarem à altura dos desafios actuais (¿quais?), eu subscrevo, porque ate certo ponto dá uma vergonha na tal de auto estima estarem as tais forças a levar porrada numa brincadeira nas matas de Muxungue, porque no dia que as coisa forem mais sérias, será "goleada à moda mambas". Enfim, sao mapensamento apenas. Abraços

  • Rui Cabral se o governo decidiu investir em armamento entao é porque chegaram a conclusão que existe/existia uma necessidade para tal. Mas baseado nos dados fornecidos pela a media dos recentes drásticos acontecimentos questiono se este investimento esta a justificar-se

  • Carla Reis As armas só trazem morte.

  • Nuria Waddington Negrao Eu só queria chamar à atenção a hipocrisia deste post. Se o Governo da Frelimo (e não vamos deixar a Frelimo fugir com o rabo à culpa que tem) tem a sua cota parte de culpa neste assunto (e como governo tem sempre o ônus da responsabilidade máxima) também é verdade que não estaríamos aqui hoje se a Renamo não tivesse contribuído.

    Tendo em conta isto eu também quero perguntar:
    - A Renamo sempre manteve um exército maior que o previsto pelo AGP, querem a paz???
    - O Dlhakama afirmou, sem deixar nenhuma sombra de dúvida, que não iria permitir, a qualquer custo, a realização de eleições este ano e próximo, quer a paz???
    - O Dlakama admitiu que mandou os seus homens fazerem um raid ilegal à esquadra de Muxungué que resultou na morte de 6 polícias, quer a paz???
    - O Malagueta veio a público dizer que iam alargar o círculo de proteção ao chefe e impedir o trânsito de CIVIS (!!!!!!!!!) na EN1, querem a paz???

    Aqui nem a Frelimo nem a Renamo podem se fazer de inocentes e de que fizeram tudo para haver paz! Líderes que realmente querem a paz, quando acham que a sua vida correr perigo pedem asilo político e continuam a luta de um local seguro. Não vão para a mata e não mandam voltar os homens aos quartéis!

    E se parássemos de fazer postagens destas que só servem para agudizar e dividir a opinião pública? Talvez aí eu acreditasse quando certos membros destes dois partidos afirmam que são pela paz!

  • José de Matos Nuria Waddington Negrao, nao vou discordar do que escreveu, eu mesmo nao me canso de gritar que nao ha inocentes aqui,mas temos de decidir se este material belico tem a ver com a Renamo ou se é apenas para modernizar. Se foi descarregado agora, revela que a ordem foi feita antes da crise. Se é para modernizar e melhorar a capacidade defensiva penso que esta no seu direito, é normal, mas se é para contribuir para a soluçao final que os falcoes da Frelimo possivelmente desejam, fico preocupado.

  • Nuria Waddington Negrao José de Matos, essa dúvida sempre vai existir e se fosse ao contrario, se tivéssemos um governo da Renamo e um segundo exercito da Frelimo, a mesma dúvida existiria.

    Mas uma coisa é certa, há muitos motivos legítimos para o Governo modernizar o exerci
    to para além da "solução final" que se pressagia por aí. Isto de as nossas fronteiras terem sido determinadas em Berlim gera um país por definição instável, como se isso não bastasse parte considerável da população vive em pobreza critica o que facilita a sua mobilização para um exercito separatista. Esse é o perigo interno constante. Vamos aos externos, a situação no Zimbabwé é conflituosa o suficiente que merece uma atenção por parte dos seus vizinhos, se rebenta uma guerra civil lá é importante que o nosso exercito esteja preparado para pelo menos aguentar a fronteira. O Malawi e a Swazilandia nunca desistiram dos projectos que têm de anexar parte de Moçambique aos seus territórios de maneira a terem uma saída do hinterland facilitada, um exercito forte em casa faz com que estes planos nunca tomem contornos executáveis. Para não falar das obrigações que temos como Estado Membro da UA e da ONU que significa que devíamos mandar exercito e material para as operações conjuntas destas organizações.

    Portanto há muitas razoes legitimas, sem ser a eliminação da Renamo ou do seu líder (que não seria legitima), para o Governo de Moçambique comprar material bélico.

  • Alvaro Guimaraes Adquirir material belico para as forcas armadas nacionais nao eh uma questao a por aqui. O governo tem pleno direito de o fazer

  • Rui Cabral esta conversa de ser legitimo ou nao o governo adquirir armamento é so para desconversar

  • Nuria Waddington Negrao Entao a "desconversa" comeca na pergunta inicial...

  • Nuria Waddington Negrao A pergunta inicial foi: "Sexta feira o porto de Maputo recebeu um belo carregamento belico, querem a paz????"

    Esta pergunta leva a um debate sobre os objectivos do Governo ao adquirir material bélico (ou armamento). Por outras palavras o debate é desd
    e o início sobre a legitimidade à volta do adquirir este armamento. Logo uma discussão nesse sentido não pode ser considerada "desconversar". Para não falar que apenas adjectivar os argumentos dos outros não é um contra-argumento válido - é uma falácia da lógica chamada "Apelo ao ridiculo" que serve para tirar crédito ao argumento do outro na esperança que este desista do seu argumento porque não quer ser ridicularizado.

  • Angela Maria Serras Pires Puseram o responsavel pelo massacre de mais de 100 homens da RENAMO que estavam encarcerados em tempo de paz a negociar com a RENAMO, querem a paz?

  • Rui Cabral Sera que a Angela Maria Serras Pires poderia citar de onde esta informação provem?

  • Ser - Huo Hejeee Nuria, teus últimos 2 comentários por si deixam uma certa dicotomia para perceber o teu ponto, dado que o penúltimo RESPONDE ao último.Ou seja, agora (re)convidas para debater "sobre a LEGITIMIDADE DO GOVERNO adquirir armamento", a mesma legitimidade que bem traças no antes, em que sublinhei razões como "o Governo modernizar o exercito", "país por definição instável", "aos externos e ambição de anexacao de parte do território para saída do hinterland." Estarás TE provocando uma "falácia da lógica", ou a mostrar que conheces os ângulos do que dizes?Ou melhor, so para te provocar (permite), talvez o debate tenha de também incluir a nossa rica idéia de LEGITIMIDADE, O que significa mesmo? Vamos ao dicionário de política, de sociologia, de língua, ou vamos ao dicionário do facebook? Ok, este último me diz que legitimidade para o governo adquirir armamento residiria numa assembleia popular (restrita ao fb) para Guebuza, o tal visionário perguntar "hey pessoal, eu quero comprar umas cenas de twaaa, bummmm, qual é a cena people, gramam da idéia, é bem legal, legítimo nem?"...

  • Rui Cabral eu ainda estou a espera que Angela Maria Serras Pires cite de onde esta ultima informação provem. Ou esta informação nao tem credibilidade?

  • José de Matos Rui Cabral, penso que a Angela Maria Serras Pires esta a mencionar um incidente muito triste, que é do conhecimento geral, nao me parece que esteja no contexto da postagem, mas o triste incidente é este:

    http://www.canalmoz.co.mz/component/content/article/1-artigos-2006/9832-comportamento-da-policia-domina-assembleia-da-republica.html

    www.canalmoz.co.mz
    CanalMoz - Jornal online do Canal de Moçambique

  • Rui Cabral Obrigado José de Matos, mas este link nao abre.... fico a espera entao que a pagina volte a funcionar outra vez, talvez amanha ou depois..... ou para o ano

  • Nuria Waddington Negrao Ser - Huo lol
    O com o meu comentário "Entao a "desconversa" comeca na pergunta inicial..." estava a tentar dizer que ou a pergunta inicial (e por conseguinte todos os comentários) é considerada "desconversa" ou não há "desconversação" na discussão sobr
    e a legitimidade da adquirição do armamento.

    Com o comentário seguinte justifiquei o que disse acima explicando que a pergunta leva a uma análise da legitimidade da compra de armamento (material bélico) pelo governo.

    Logo o último explica o penúltimo, ou pelo menos era esse o objectivo - mas pode ser que me tenha expressado mal.

    Eu não convido a este debate - quem convida é a Angela Maria Serras Pires com a pergunta inicial. Aliás, várias pessoas, antes dos meus últimos comentários, estiveram a debater este mesmo assunto.

    Não me apresentei como autoridade na matéria, apenas apresentei razões lógicas alternativas para a compra do material que não fossem uma "vontade de guerra". Estas razões são apresentadas como contra-posição à apresentada no inicio. Querendo com isto argumentar que há vários motivos que levam um governo a comprar material bélico que não seja a intenção de iniciar um conflito armado (ou ir à guerra) como foi sugerido.

    Podemos debater sobre o que é legitimidade, mas penso que isso retira-nos do debate em causa.

    E, por fim, acredito que se possam ter debates sem ser com o objetivo de dar diretrizes a quem está no poder. Portanto, ao debater assuntos no Facebook eu não os considero uma espécie de "assembleia popular" ou qualquer coisa parecida.

    Mas já que levou o assunto por aí, fiquei curiosa:
    - Ao ironizar sobre "assembleias populares" no Facebook como maneira de dar diretrizes ao governo está a tentar insinuar que o debate sobre assuntos de interesse nacional devia parar porque este espaço não tem legitimidade de "propor algo ao governo"? Será que o único objetivo de um debate é que este resulte em medidas concretas tomadas pelo executivo?

    Mas se realmente quer discutir sobre a legitimidade (e sim, acho que esta palavra cai que nem uma luva neste contexto) dos debates havidos neste grupo sobre assuntos do país eu vivamente aconselho que abra um outro tópico, porque essa conversa aqui seria mesmo "desconversar".

  • José de Matos Rui Cabral,verifico que agora nao abre, mas mesmo hoje eu li isso, se abrir eu mando inbox, trata-se de um incidente ha alguns anos em que morreram muitos cidadaos, alegadamente ligados a Renamo, e o Governado nessa altura era Jose Pacheco!

  • Rui Cabral ok, agradecia José de Matos! Ok deu-se a reparação, heheheehe, esta questao dos contextos é complicada

  • Ser - Huo Nuria, vou te "lolar" de volta, me dê um tempo. kkkkkk.

  • Rui Cabral Li o artigo que o Jose de Matos me mandou e agradeço por isso, e agora lembro-me +- do incidente. Mas dai a ultima sugestão feita pela Angela Maria Serras Pires, nao sei...? pois é uma sugestão forte e parece-me que nao existem evidencias concretas para que de facto possa ser sustentada (ou existem?). Mas nao deixa de ser uma hipótese a ser considerada por isso, e respeito o ponto de vista.

  • Angela Maria Serras Pires Estao a gozar comigo ou tem curta memoria? Nao sabem das centenas de prisioneiros da RENAMO que morreram asfixiados? Vao ler a Historia

  • Angela Maria Serras Pires Quais evidencias? Acha que tenho pachorra para frelimistas que tentam esconder a Historia? Nao brinquem com assuntos serios

  • Rui Cabral Frelimista? Que evidencias é que tem para isso?

  • Angela Maria Serras Pires So pode, para negar um facto assumido publicamente, so mesmo os frelos tem essa lata

  • Rui Cabral Ca para mim voce é que é da Frelimo

  • Antonio A. S. Kawaria Mas qual é a discussão aqui? É sobre os asfixiados em Montepuez, Cabo Delgado, em 2000 e ou outros asfixiados em Mogincual em 2009?

  • Nuria Waddington Negrao Antonio A. S. Kawaria eu pensava que era sobre:

    "Sexta feira o porto de Maputo recebeu um belo carregamento belico, querem a paz????"

    Mas parece que enganei-me...

  • Antonio A. S. Kawaria Falo da discussão entre Angela Maria Serras Pires e Rui Cabral. Ou por outro, o Rui não está sendo claro.

  • Rui Cabral Eu simplesmente pedi que a Angela Maria Serras Pires apresenta-se evidencias da ultima sugestão/pergunta que fez: "Puseram o responsavel pelo massacre de mais de 100 homens da RENAMO que estavam encarcerados em tempo de paz a negociar com a RENAMO, querem a paz?"
    Tenho o direito de questionar a informação que é apresentada. E a Angela Maria Serras Pires comeca a chamar-me de frelimista, e a dizer que nao tem pachorra, e sei la mais o que, sem apresentar evidencias de coisa alguma. Mas quer dizer, porque ela diz entao é assim? Ca para mim isso faz-me lembrar uma mentalidade que eu conheço muito bem...

  • José Francisco Narciso Sra. Angela, voçê esta cometendo um delito sem saber-lo, porque essa informação militar em todos Paises democraticos é um segrego militar, isso não tem nada que ver com o mau governo do Partido frelimo nem com a cara dura da renamo. O pais tem o direito de equipar o seu exêrcito, para qualquer eventualidades interno ou externo. Temos que ter muito cuidado com essa forma de manipular esse tipo de entoxicação de massas. O fim não justifica os meios sr. Compatriota.

  • Ariel Sonto "O pais tem o direito de equipar o seu exêrcito, para qualquer eventualidades interno ou externo" De outra vez foram 50 (?) carros blindados. Acho importante a questão da Angela, pois parece estar a equipar duma maneira estranha.

  • Nuria Waddington Negrao
  • Angela Maria Serras Pires, o Rui Cabral está longe há algum tempo e talvez por isso não tenha acompanhado certos "acontecimentos".

    Rui Cabral, não sei que link o José de Matos mandou mas no ano 2000 morreram 150 a 700 (depende da fonte) membros do Pa
    rtido Renamo em Montepuez por asfixia - tinham posto demasiadas pessoas na mesma cela. Nessa altura o Governador da Provincia de Cabo Delgado era o José Pacheco que é a pessoa que hoje está a liderar as conversações com a Renamo. A Renamo sempre responsabilizou o Pacheco por este acidente, a que eles chamam de assassinato intencional dos seus membros.

    A notícia pode ser conferida aqui: http://www.canalmoz.co.mz/hoje/23953-renamo-recorda-assassinato-dos-seus-membros-em-montepuez.html (se não abrir, metade da notícia está aqui: http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2012/11/renamo-recorda-assassinato-dos-seus-membros-em-montepuez.html).

    Mas concordo com o Rui Cabral, ele tem o direito de pedir evidências...

    www.canalmoz.co.mz
    Renamo recorda assassinato dos seus membros em Montepuez


  • Nuria Waddington Negrao Ariel Sonto porque é que 50 carros blindados é estranho. Que número não seria?

  • José Francisco Narciso Estranha ou não, o nosso exêrcito tem este direito, como passa tbm a todos exêrcitos do mundo. Outra coisa é que com tanta pobreza que assola ao povo, se o nosso exêrcito podia permitir esse orçamento. Mas o direito de armar-se tem e muito. Eu vivo no Pais da união europeia com todo direito de defesa da OTAN, mas mesmo assim o exêrcito de cada pais nunca deixa de equipar-se.

  • Rui Cabral Obrigado Nuria. Mas quer dizer... se um cidadão questiona a informação que é apresentada por um partido entao quer dizer que é afiliado ao partido oposto, e vice-versa?


  •  

Sem comentários: