segunda-feira, 24 de junho de 2013

Prisão de Malagueta poderá condicionar negociações

Prisão de Malagueta poderá condicionar negociações
Rail Khan
"Malagueta não foi detido, e sim raptado."
Depois da detenção do brigadeiro Jerónimo Malagueta, na última sexta-feira, o partido Renamo veio a público reagir, na voz de Rail Khan, responsavél e coordenador na região sul do país.
Para aquele quadro sénior da “Perdiz”, Malagueta não foi detido, e sim raptado.  
De acordo com a Renamo, não há dúvidas de que se trata de uma acção levada a cabo pelo partido no poder. “Julgamos que o governo da Frelimo está por detrás disto, não sabemos exactamente o que eles pretendem com esta acção”, disse Rail Khan.
No entanto, o Governo convocou a Renamo para mais uma ronda negocial, agendada para está segunda-feira. Segundo Rail Khan, a prisão de Malagueta poderá condicionar as negociações. “Parecendo que não, o rapto ou prisão de Malagueta vai prejudicar todo o processo de negociações que está em curso e isto leva-nos a indagar a seriedade com que este governo lida com as questões nacionais. Portanto, está a demonstrar incapacidade de gerir e resolver esta questão”.
Já são no total seis rondas negociais, mas ainda não houve qualquer decisão à volta dos quatro pontos propostos pela Renamo. Consta ainda que aquele partido da oposição vai também levar à mesa das negociações a prisão de Malagueta.  
Em relação aos ataques que provocaram a morte de dois civis e cinco feridos em Machanga, Sofala, a Renamo não quis se pronunciar.

Sem comentários: