quinta-feira, 6 de junho de 2013

Novo secretário-geral da OJM eleito com 74% de votos nulos

 
O País” revela os contornos do Comité Central extraordinário da OJM em Manica, na semana passada
Contrariamente aos dados avançados na comunicação social, Pedro Cossa foi eleito com 19 votos válidos, contra 54 votos nulos. Em termos percentuais, Cossa foi eleito com 26%, menos de um terço de votos.
A última eleição dos órgãos sociais da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), por sinal, braço juvenil da Frelimo, realizada semana passada, em Manica, criou, ainda mais, o fosso nas relações, já tensas, entre a direcção do Partido Frelimo, liderado por Filipe Paúnde, secretário-geral, e a juventude do partido.
O primeiro sinal, em resposta, emitido pela juventude da Frelimo foi de ter “votado nulo” no candidato imposto por Paúnde, o jovem Pedro Cossa. Os resultados das eleições são surpreendentes. Contrariamente aos dados avançados na comunicação social, Pedro Cossa foi eleito com 19 votos válidos, contra 54 votos nulos e em branco.
Em termos percentuais, o jovem Cossa foi eleito com 26% de votos, menos de um terço de votantes, o que gelou a sala de conferência durante o anúncio dos mesmos resultados. Mas para não alarmar a opinião pública, Filipe Paúnde, tido como o orquestrador da eleição, decidiu que os dados a ser difundidos deveriam ser invertidos. Isto é, anunciar que o novo secretário-geral da OJM foi “legitimado com 54 votos a favor de um total de 73, dos quais 19 em branco”. “Não é verdade. O que aconteceu foi o contrário.
O camarada Pedro (Cossa) foi eleito com 19 votos válidos e os restantes votos foram nulos”, confirmaram-nos vários membros da OJM que estiveram na conferência que, segundo apurámos, foi convocada na mesma semana, justamente na quarta-feira para acontecer na sexta.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: