sexta-feira, 7 de junho de 2013

Frelimo acusa MDM de estar a preparar fraude eleitoral no Município do Dondo

-Simpatizantes da Frelimo afirmam que querem enfrentar as próximas eleições autárquicas com a oposição do Dondo e não com a oposição da Beira

Oito supostos membros do MDM residentes na cidade da Beira foram neutralizados semana finda em vários postos de recenseamento eleitoral instalados ao nível do município do Dondo, na província central de Sofala, quando tentavam efectuar o recenseamento ilícito, tratando-se de indivíduos que não residem no perimetro da autarquia.
Trata-se de indivíduos que foram devidamente identificados, os quais mostraram terem beneficiado de treinamento para praticarem actos de fraude  eleitoral  nas  autárquicas  de  20 de  Novembro  próximo,  no  município do Dondo, a favor do Movimento Democrático de Moçambique.
Segundo alguns membros do partido Frelimo no Dondo, que denunciaram a informação ao nosso jornal, além desse caso tem o registo de vários outros envolvendo fiscais do MDM que se apresentam nos postos de recenseamento sob efeito de álcool.
As mesmas fontes do partido Frelimo no Dondo denunciaram ainda outras irregularidades promovidas pelo MDM durante o processo em curso de recenseamento eleitoral, nomeadamente a afectação de menores de 18 anos de idade para exercerem funções de fiscais nos postos de recenseamento.
“Nós, membros e simpatizantes do partido Frelimo queremos enfrentar as próximas eleições autárquicas com a oposição do Dondo e não da Beira... Como está acontecer neste momento, em que munícipes da Beira deslocam -se a Dondo para se recensear”.
A nossa reportagem contactou um membro sénior do MDM ligado ao gabinete de eleições. O referido membro que nos solicitou anonimato, alegando que não estava autorizado aprestar declarações à imprensa em nome do partido, desvalorizou a denúncia dos membros e simpatizantes da Frelimo no Dondo, afirmando que se trata de uma desculpa esfarrapada de quem procura  antecipadamente justificar a sua derrota.
“A Frelimo está sem norte devido as disputas internas para a escolha do candidato no município do Dondo.
Devido a condições naturais temos conhecimento de que Manuel Cambezo já é uma carta fora do barralho”.
Segundo a fonte, o MDM está certo que vai vencer as eleições no município do Dondo e em vários outros que vão acolher eleições no próximo dia 20 de Novembro.
Falcatruas na gestão municipal
Por outro lado, membros do MDM denunciaram ao nosso jornal o registo de muitas falcatruas na gestão municipal do Dondo. Segundo os denunciantes, tem havido uma escalada de desvio de fundos da edilidade, principalmente nos momentos de ausência do presidente do Município, Manuel Cambezo, denunciado de viajar constantemente a África do Sul nos últimos tempos  para  cuidos  médios  pessoais  e familiar.
A esse propósito abordamos o presidente Manuel Cambezo, cujo desempenho tem sido considerado um autêntico fracasso no presente mandato, em parte devido as ausências constantes do trabalho.
No contacto com a nossa  reportagem, Manuel Cambezo confirmou que  em  alguns momentos tem se ausentado de facto para a África do Sul para tratar de questões particulares.
No entanto, explicou que a estrutura de funcionamento montada no município permite que a máquina labore normalmente durante as suas ausências.
“É importante frisar que o conselho além do presidente integra directores, vereadores e outros quadros com competência comprovada”  – salientou
Manuel Cambezo.
“Também importa referir que mesmo estando ausente de Dondo eu como presidente nunca fiquei desligado da vida do município”.
Manuel Cambezo é presidentedo Município de Dondo desde as primeiras eleições autárquicas, realizadas em Junho de 1998.
Volvidos cerca de quinze anos no poder, Manuel Cambezo afirma  de viva voz que ainda possui energias suficientes cumprir seja qual for a missão que lhe for incumbida pelo seu partido.
Há informações seguras de que ele poderá recandidatar-se para mais um mandato nas eleições de 20 de Novembro próximo.(Jordane Nhane)
O AUTARCA – 07.06.2013

Sem comentários: