segunda-feira, 3 de junho de 2013

CanalMoz - Edição de 03 de Junho de 2013

Edição de 03 de Junho de 2013
Greve dos médicos já vai na
terceira semana
Maputo (Canalmoz) – Hoje inicia a terceira semana consecutiva da greve dos médicos. Paulo Samo Gudo, porta-voz da Associação Médica de Moçambique (AMM), garantiu no início da noite de ontem ao Canalmoz que a greve irá continuar. O Ministério da Saúde e o AMM, agora com a intervenção de organizações religiosas, estão a negociar o fim da greve, mas segundo o porta-voz da AMM “ainda não há consenso”.
  Durante encontro com presidente da China  
Guebuza apresenta Feliciano
Gundana como “seu sucessor”
Maputo (Canalmoz) - O chefe de Estado, Armando Guebuza, apresentou ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping, o general Feliciano Gundana como “seu sucessor” à Presidência de Moçambique.
  Diálogo entre Governo e Renamo  
Hoje é a primeira reunião para
discutir assuntos de fundo
Maputo (Canalmoz) – O Governo e a Renamo voltam nesta segunda-feira para a quinta ronda de diálogo, na qual pela primeira vez irão discutir questões de fundo, depois de na última reunião as partes terem assinado os termos de referência do diálogo, cuja cópia do documento o Canalmoz publicou na última edição.
Canal de Opinião
Por: Armando Cuna
A greve (dos médicos)
Maputo (Canalmoz) - Dia 06 de Maio de 1989. É sábado e, integrado nos festejos comemorativos do Dia Internacional dos Trabalhadores, a Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane, a mais antiga das únicas duas instituições do ensino superior em Moçambique (nessa altura, só existiam no país a UEM e a Universidade Pedagógica), organizou um torneio de futebol de salão que decorria nas instalações da hoje Faculdade de Direito daquela universidade. São 16h00. Termina o jogo.
Mingas presenteia crianças em Maputo
2013 03 06 001
Maputo (Canalmoz) - Por ocasião do Dia Internacional da Criança, que se assinalou no sábado, a conceituada cantora Mingas, em representação da associação VUKKA, e em parceria com a mcel-Moçambique Celular, proporcionou momentos de muito entusiasmo e animação aos estudantes da Escola Primária Completa 25 de Setembro.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
União Europeia embarga fundos
de apoio às eleições: donde
virá o dinheiro?
Beira (Canalmoz) - Dificuldades acrescidas avolumam-se num processo que se tem revelado cheio de surpresas. Segundo certas fontes, a União Europeia anunciou um embargo em relação à eventual apoio às eleições em Moçambique enquanto a Renamo e o governo da Frelimo não se entenderem.
Análise
Por: Adriano Nuvunga
  As Potenciais Receitas do Rovuma:  
Implicações dos contratos de
2006 nas receitas do Estado
Maputo (Canalmoz) – Qual é a receita que Moçambique vai ter do gás natural da Bacia do Rovuma? Alguns afirmam que será entre $4-5 biliões, por ano, até meados de 2020. Mas os autores destas projecções, nomeadamente, o Plano Director do Gás e o Fundo Monetário Internacional (FMI) estão agora a recuar.

Sem comentários: