sexta-feira, 14 de junho de 2013

A história da Raposa e das Decisões Precipitadas


A história da Raposa e das Decisões Precipitadas

Um caçador viúvo, pai de um rapazinho de seis meses, tinha uma raposa como animal de estimação, diferentemente da maioria dos habitantes da vila que tinha cães. A raposa era a guarda fiel da sua casa, e ele ia descansado à caça, pois sabia que tinha ali uma amiga em que... podia confiar.

As pessoas da vila avisavam-lhe que deixar a criança indefesa com a raposa era perigoso, porque aquela era um animal selvagem, e a qualquer momento os seus instintos selvagens podiam lhe surgir, e aí devorava na certa a criança.

O caçador desdramatizava essas afirmações, e dizia que continuava a confiar na raposa, mesmo que as pessoas digam o contrário sobre o seu comportamento. Porém, o os que não gostavam da raposa falavam tanto disso, e de uma forma dramática e empolada, que dentro dos seus pensamentos começou a imaginar essa situação.

Um dia, ao voltar da caça, qual não foi o seu espanto ao ver na porta da sua casa a raposa com o focinho todo ensanguentado! Sem pensar duas vezes, o homem tirou o seu machado e deu dois golpes certeiros na raposa que caiu de lado morta.

O homem correu para dentro da casa, directamente para o berço, e viu o seu rapazinho, ali silencioso, num sono profundo e com um sorriso nos lábios. Ao lado do berço estava uma jibóia gigante despedaçada pela raposa.

A primavera árabe foi apoiada em informações segundo as quais, os líderes e dirigentes dos países visados eram corruptos e ditadores, e que acumulavam uma riqueza pornográfica em detrimento do povo.

Esta informação foi amadurecida de tal maneira que a população começou a acreditar nisso, uma vez que a máquina propagandista dos que queriam destroçar os tais países estava a funcionar.

A Líbia era o país mais estável de África, com um investimento social de fazer inveja a qualquer outro, e o líder líbio tinha ideias próprias, não aceitando imposições de potências mundiais, e começava a espalhar estas ideias África afora.

Os donos do mundo não gostaram, e criaram grupos de choque para manipularem a informação, com apoio dos próprios líbios em troca de uns dólares, e começou a veicular falsas informações, com promessas de que, caso se expulsasse o Kaddafi, tudo seria como no paraíso.

Os líbios caíram nessa, criaram uma frente de combate (que na verdade era a face visível da guerra) contra o seu país, e ajudados por comandos ocidentais, conseguiram matar Kaddafi.

Finalmente a Líbia estava livre!

Criou-se um Conselho de Transição e caçou-se os familiares do Kaddafi, matando-os sem dó nem piedade, e respiraram de alívio porque daí para frente era desfrutar do paraíso!

As notícias que nos chegam da Líbia são de mortes, revoltas, discussões, tentativas de assassinato, enfim, a Líbia tornou-se num inferno na Terra, e os líbios estão a comer o respectivo pão!

Idem o Iraque, que foi “democratizado” pelos Estados Unidos, passando a ser, também,um inferno onde explosões de carros-bomba é que tornaram-se numa rotina.
O Egipto está a se debater com um presidente pior que Mubarak, e há sectarismo e intolerância religiosa mais perigosa que no tempo do Hosni; há mortes e destruição do próprio Egipto como uma nação histórica.

Os anjos que andam a plantar paraísos como esses, estão agora na Síria a tentar plantar mais um, para o bem do povo sírio; a Turquia também será um paraíso, e assim, o globo será transformado em paraíso, paulatinamente.

O que me intriga, é que o modus operandi é o mesmo, e os tipos nem fazem esforço para esconder as suas reais intenções, mas o pessoal dos países alvo não vê nada de extraordinário, ficando somente a aplaudir e a incitar os fundamentos para a implantação do paraíso, talvez pensando que com eles será diferente. Falhou o paraíso na Líbia? No Egipto? No Iraque? Tunísia? Epa, esses são matrecos!

Ler os sinais, enterrar-se nos assuntos; interpretar o futuro; inteirar-se da situação global; tomar uma decisão vantajosa; destruir o ódio implantado; viver a vida que construiu. Se o caçador tivesse agido assim, talvez a raposa ainda hoje estaria viva. Quem sabe? As raposas vivem muito?

  • Nuria Waddington Negrao Hmmmmmm
    Eu não quero primaveras em Moçambique, mas daí a achar que certos regimes eram anjinhos vai uma distância, sabes que há quem faz uma analise destas em relação a Moçambique pre e pos independência...

  • Antonio Viandro ho, Américo Matavele, quem e o autor deste trecho?

  • Américo Matavele Um tipo chamado Math´av. Acho que é etíope ou israelita, ho, Antonio Viandro. Mana Nuria Waddington Negrao, anjinhos não eram. O que quero mostrar é o facto de a situação estar a ser pior que a que os "diabinhos" ofereciam. Sabe que agora a Síria também "usou armas químicas" como o Iraque? Geoestrategia, mana.

  • Antonio Viandro poderias me dar a fonte? e que eu quero cita-lo num artigo a publicar na minha universidade. please.

  • Américo Matavele Kikik... Mano Antonio Viandro, é uma brincadeira minha. Este escrito é meu, e é uma opinião minha. Não vê que o nome que te dei é o meu apelido? Sorry pela brincadeira. É meu artigo este.

  • Antonio Viandro hahahahaha...mas as ideias sao muito bem articuladas....entao vou citar a ti no meu artigo pode ser?

  • Américo Matavele Á vontade, mas não sou uma "sumidade", mano.

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, sabes que tens um discurso igualzinho aos do regime colonial?

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, procure ver a história de Mocambique e mesmo compare os dois momentos antes e depois da independência. Depois procure ver ou ler o que os do regime colonial interpretaram quando nos viam na bicha para 1 de acúcar, quando enfrentamos todo o tipo de problemas, governacão, na indústria, transporte, etc , incluindo guerra. Aliás, isso não é só em Mocambique.

  • Américo Matavele Eh eh eh... Nao pode haver discurso igual ao do colono, mano. Nao ha condiçoes para que tal aconteça.

  • Vasco Ernesto Muando É inegável que o então coronel M. A. Khadafi foi invejado por Franceses, italianos, EUA, etc porque alegadamente na Líbia não se passava a fome e ajudaram os países como França e Itália a evitar a banca rota, num sinal inacreditável para ocidentais, injectando um fundo nessas economia. Khadafi com cerca de 70 biliões $ e resultado dum investimento feito um pouco por todo o mundo cada ano que passava estava já investindo fortemente para África em geral, com sinal deste tornar possível o sonho do Ganês K. Kruman, os estados unidos da África. O investimento Líbio estava já a ser visível em Moz principalmente na revolução verde com aquisição de insumos agrícolas. Há diferenças entre o então coronel líbio e os governantes moz. Khadafi tinha sentimento patriota, ao passo que os governantes mozs que dia após dia, são responsáveis na detrioração do tecido sócio económico dos mozs.

  • Antonio Viandro se os nossos sao piores, a solucao e nao votar neles. aquela solucao que consiste em bombardiar e a que nos aqui condenamos publicamente.

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo, vais negar, mas é exactamente isso. O que devias questionar é como as coisas chegaram até naquela situacão e como podemos evitar isso em Mocambique. Nós também já tivemos situacões que apesar de não terem chegado nível líbio, elas podiam ser evitadas. Se Mocambique entrou em guerra de guerrilha para a independência, foi porque o regime colonial negou a via pacífica. E se tivemos problemas depois da independência, alguns deles foram devido a forma de governacão colonial, etc. Depois ficamos independentes, escolhemos um sistema que a priori condicionou a nossa economia e à guerra. Podiamos ter evitado...
    E como podemos evitar tanto o que passaou connosco como o que passa com a Líbia? Passa por glorificando Kadafi? Por mensagens de papão? Por endeusar de quem governa? Por monopólio da forca?
    Então que melhoremos isso e facamos cálculos racionais. Tenho dito que há países africanos que estão evitando tanto o que se passou na Líbia, Côte d'Ivoire, etc, como o que se passa no Congo, Mali, RCA, etc.

  • Américo Matavele Mano Kawaria, o que quero mostrar e' que ha uma campanha mundial para nivelar o mundo pelo caos. Aqui temos lei, e os comentarios acima de si falam disso. Se e' que algo nao esta bem, temos o recurso ao voto para darmos o poder a quem pensamos que pode melhorar as coisas. Estou a chamar atençao para a perca de valores de pertença que devemos ter. Imagina que o que aconteceu na Libia podesse acontecer na França, USA e outros imperialistas belicistas que andam a estragar o mundo para acobertar a sua ansia pelos recursos alheios. Eles usam uma propaganda enganosa, usam dolares para comprar pensamento e opiniao, e dai e' so' legitimar isso e atacar. Sabe que Siria ja usa armas quimicas como o Iraque? Aonde vamos? Abrir o olho, mano. Vamos votar naquele que pensamos que e' o melhor.

  • Gito Katawala Vasco Ernesto Muando, sabias que a Libia emprestou 8 tractores para a revolucao verde? Emprestou, nao investiu, era para serem devolvidos (maquina ou dinheiro).

    Américo Matavele, compra bilhete e vai para Tripoli aprofundar a tua pesquisa, por enquanto vou aceitar que eh a tua opiniao.

  • Vasco Ernesto Muando Tipos de investimentos: doações, empréstimos, etc...

  • Gito Katawala Tipos de investimento! Tsk...

  • Nuria Waddington Negrao Há uns meses atrás li uma reportagem na BBC (acho) que falava da relação entre a Líbia e Moçambique. A reportagem mencionava por exemplo o facto de que o Coronel recusou-se a perdoar a dívida que nós tinhamos para com a Líbia, na altura em que todos os outros países estavam a perdoar. Isto mostra como a relação oficial com a Líbia não tão simples e benéfica como nós gostamos de pensar.

    Nos comentários algumas pessoas contaram as histórias do coronel que distribuía notas de 100 dólares pela população.
    Uma mulher líbia entrou na conversa e disse qualquer coisa como que enquanto nós gostávamos das "doações" do Kadafi eles, os líbios, o que viam era o seu dinheiro (porque era dinheiro do estado e logo do povo líbio e não dinheiro pessoal do Kadafi) a ser esbanjado com outro povo quando haviam necessidades em casa.

    Há sempre um outro ponto de vista...

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, vou te pedir um favor. Veja se atende este meu favor. Mencione mano Américo pelo menos 10 dos países que mais desconfias que estejam em campanha para nivelar o mundo pelo caos.

  • Antonio A. S. Kawaria Essa história de Coronel Kadafi recusar perdoar a dívida externa de Mocambique foi também contada por Paul Fauvet, se não estou em em erro, em 2010.

  • Américo Matavele USA, França, UK (chefes), Italia, Espanha, Australia, Japao, Coreia do Sul, e mais dois paises (os yes man, escovinhas neste forum). Mano Kawaria, veja o historia do mundo nos ultimos dez anos, e teras a resposta completa.

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, acha que um indivíduo como eu vou acreditar de tudo que escreveste, partindo dos países que mencionas? Porquê há países de santos quando sabemos que também deviam ser desconfiados? Já viste como estás a confirmar que estás a criar um papão para enganar os povos africanos, incluindo o nosso, mano?

  • Antonio A. S. Kawaria Esses dois países tens que mencioná-los, pois que estou convencido que não são de dificil ortografia.

  • Gito Katawala Americo, da-me exemplo de um pais ( a escala global) que manteve os principios do Nao-Alinhamento que tenha entrado para este Milenio intacto e que pode oferecer prosperidade ao seu povo. Da-me 1!

  • José de Matos Ja agora, mano Américo Matavele, podes ser mais claro sobre "os yes man, escovinhas neste forum".

  • Américo Matavele Mano Gito, ja nao ha o "Nao Alinhamento". Mas se seguir os passos ocupacionistas desses paises, vera que eles sao "guerreiros", e que extravazam as suas fronteiras para menter segurança interna. Paquistao, drones, intervençao. Mano Kawaria, quer me encurralar? Kikikikikikiki... Pediu dez, e eu nao podia fazer batota. Tenho 33 paises que seguem cegamente os "chefes". Israel e Canada', que tal?

  • Antonio A. S. Kawaria Mas aproveito ainda dizer que os países africanos que evitam destinos da Líbia, o nosso passado destino, usam a democracia, o sistema eleitoral, eleicões transparentes, livres e justas como arma. É aqui onde há diferenca. No nosso país precisamos de as eleicões transparentes, livres e justas para evitarmos destinos como de Côte d'Ivoire.

  • Américo Matavele Mano Jose de Matos, se e' assim como chamam malta eu. Escovinha, lambe botas, sei la quantos, so por defender um ideal em que se acredita.

  • Américo Matavele Mano Kawaria, as nossas eleiçoes sao tudo isso. Por isso que nao somos Cote de Ivoire.

  • Antonio A. S. Kawaria Esse é que o problema mano Américo Matavele, e os Albuquerques, Changaras, exclusões, são sinal de transparencia?
    O problema deste post é exactamente o que eu disse no início: defesa do poder. Isso fazem todos os que estão no poder porque se acham ind
    icados por Deus todo poderoso. Fizeram os do regime colonial, fazem os da Frelimo, os do MPLA, etc. etc.
    Essa história que contas de países imperialistas valeu em 1975 e nos princípios da década 80.

  • Américo Matavele Kikikikiki... No dia que vai me conhecer, vera que do poder so tenho o Nokia X-2 que uso para interagir consigo e outros. Sou um moçambicano comum, mano. Nao tenho poder nenhum. Nao vou comentar mais. Estou em weekend mode. Clic!

  • Gito Katawala Ja nao ha Nao Alinhamento, mas alguns habitos estao a custar a morrer. Por exemplo, o habito de considerar os outros como um grupo determinado em elimiar o outro. Esse tipo de retorica eh do tempo do Nao ALinhamento.

    Ha um pais que inventou a expressa
    o "Death to America", desde 1979 cantam isso, mas a America nao morre. E quem esta a sofrer neste momento eh esse mesmo pais por causa das sancoes; Esse mesmo pais tem dirigentes que de vez em quando viajam por outros continentes a procura de aliancas que cantam o mesmo refrao.

    Quero com tudo isso dizer, olhar para a Libia, Iraque, Siria e usar isso como prova de que outros paises querem elimina-los eh uma posicao extremista. Ou apresenta provas, ou deixa de disseminar discursos vitimistas do tempo da "guerra fria".

 
Para alguns compatriotas e sobretudo a nova leva de jornalistas , não se pode bater cabeça para explicar certos fenómenos e/ou decisões. Basta dizer que nos Estados Unidos tambem faz-se, muda tudo. Pois, para os fanáticos da The Stars and stripes vai ai uma matéria da Wikipédia. Não mexi absolutamente nada.
Porta-voz da Casa Branca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O porta-voz da Casa Branca (em inglês White House Press Secretary) é o porta-voz do presidente dos Estados Unidos. Em geral, por ser colaborador do mesmo, ele faz parte do Gabinete Executivo do Presidente dos Estados Unidos. Desde 20 janeiro de 2009, Robert Gibbs é o porta-voz do presidente Barack Obama.
Ele tem por função coletar informações sobre os atos e eventos da administração presidencial e fazer contato com a imprensa, geralmente num encontro diário com os correspondentes de imprensa credenciados na Casa Branca. Ele comenta a agenda presidencial do dia, com quais personalidades ele se encontrará ou dá a posição oficial da administração sobre as notícias do dia e os eventos nacionais e internacionais.
Ele também responde tradicionalmente às questões dos jornalistas em encontros ou conferências de imprensa geralmente televisionados na sala de imprensa da Casa Branca, a James S. Brady Press Briefing Room (que foi nomeada em homenagem ao porta-voz James Brady, gravemente ferido numa tentativa de assassinato do Presidente Reagan em 1981).
O cargo existe desde os anos 20, a partir do segundo mandato de Hoover. O cargo foi ocupado frequentemente por personalidades da imprensa, como Stephen Early (porta-voz de Franklin D. Roosevelt), que era repórter da United Press International e correspondente da Associated Press, ou até mesmo James C. Hagerty (porta-voz de Dwight D. Eisenhower, que era jornalista do New York Times).
Like · · · 6 hours ago near Maputo, Mozambique ·

  • Horácio André Cuna Exemplo bem tirado, esse, camarada Amosse Macamo. Uma pequena duvida, entretanto: Para além desse porta-voz, o presidente Obama tem ainda outro para o governo, que ele mesmo dirige?

  • Amosse Macamo existe o porta voz do Departamento do Estado.

  • Dino Foi Kikikiki, voces vao me matar um dia juro.

  • Amosse Macamo Dino Foi kkkkkkkkkkk e nao tenho razao? kkkk

  • Dino Foi Nao ha nada a discutir ai! Mas sabes que ultimamente e a todos niveis, fazes levas, nao fazes levas na mesma!!!
    Penso que o "unico" problema eh que a decisao ja vai tarde. Todo o resto eh aquele papo do FB! Tsc, tsc, tsc
    .

  • Taisse Sigaúque Ouchhh

    Pontapé certeiro. .. E bem na boca do estômago!!!

  • Manuel J. P. Sumbana O Porta-voz do Departamento do Estado nâo é o porta-voz do executivo. E sò se ocupa de matérias de Relaçñes com o Exter4or. È o Presidencialismo por excelencia. O VP næo tem porta-voz. Tal como aqui, cada pelouro tem um porta-voz ou adido de imprensa...

  • Sic Spirou Só no fim de mandaTo descobre-se que faz falta um pateta pra dizer nada?! ahahãhha não há dinheiro neste país pra isso! ou há?!

  • Amosse Macamo obrigado Sumabana. entao cada pelouro tem o seu porta voz certo?.

  • Amosse Macamo Spirou acho que a dinamica social influencia grandemente na tomada de certas decisoes. a conjuntura politico, social e economico mudou muito e ha que dar cobro. tu es um exemplo da mudanca. ou nao es?

  • Manuel J. P. Sumbana Por outro lado como é que articulam Marlene Magaia, Alberto Nkutumula e Edson Macuacua? Gostaria de ver os seus Job Descriptions.

  • Manuel J. P. Sumbana Amosse cada pelouro tem seu porta-voz. Spokesperson é invenção americana e aue muito usado no sector privado./corporações.

  • Amosse Macamo OK. eu penso que tudo passa pela definicao clara das atribuicoes e competencias de cada um.

  • Manuel J. P. Sumbana É aí onde reside a minha preocupaçåo. Se são todos necessários. Tal como nos EUa, o PR é Chefe do Governo.

  • Sic Spirou Vcs são bons em defender o indefensável! quer dizer criar mais cargos pra gastar dinheiro não há problemas! foram perguntar aquele senhor do orçamento se havia taco pra esse porta voz e tudo que isso acarreta?! porque ele o edinho, vai ter carro, gasolina, telefone, agua, luz, casa, viagens, etc tudo a custa do nosso suor! raios... e ainda ê deputado, administrador de empresas do estado e sei lá que mais! poooxa!

  • Amosse Macamo Spirou, entao se se tivesse escolhido a si nao havia nenhum problema pois?

  • Luzidia John " Vcs são bons em defender o indefensável! quer dizer criar mais cargos pra gastar dinheiro não há problemas!" Gosto!!!

  • Zenaida Machado Eu ja dei a minha opiniao sobre o assunto e mantenho - ja vai tarde. Soq ue tenho minhas duvidas --- Um porta voz de PR tem que saber falar com a imprensa nacional e internacional, e muito bem - para nao ser "misquoted" e criar embaracos desnecessarios ao pais. Um porta voz de PR eh tipo embaixador - Reuters, AFP, BBC, CNN, etc vao citar-lhe tal e qual... Estou a falar por experinecia propria. Seria triste ver um outro caso de Zucula, mas desta vez com o proprio PR... O presidente Guebuza eh muito bom a lidar com a imprensa internacional... E muito atento antes de falar. Tenho duvidas sobre o Macuacua - as acusacoes de que gosta de controlar o trbalho da imprensa, a arrogancia dele... podem envergonhar-nos como pais. Entretanto, dou-lhe o beneficio da duvida...

  • Angela Maria Serras Pires Gostei da comparacao com os gringos, patético.

  • Sic Spirou Amosse pah, não estás no tribunal aqui a defender um cliente seu! eu não ia aeitar ser usado pra fins obscuros como parece ser o caso ou melhor, não lambo botas pra chegar aos píncaros do poder! vc mesmo acha que se justifica esse cargo AGORA? esse edinho vai deixar outros cargos ou vai acumular?! sejamos sensatos, dispam a camisa partidária e sejam cidadãos imunes a pensamentos únicos e colectivos!

  • Donnando Mandlate aqui no face ha cada defesa, Se fosse guarda redes seria frangueiro.

  • Amosse Macamo nao se exalte Spirou e nao deixe que a emocao fale no lugar da razao. a sociedade nao se equipara a gestao que fazes em casa e mesmo em casa, ha vezes que os acontecimentos se precipitam e exigem medidas que nao devem esperar em nome do tempo. quando colocas dezoito meses para o final do mandato eu posso recuar para lhe dar exemplos de crises que surgiram por falta e/ou deficiencia de comunicacao que duraram apenas dois dias mas que trouxeram retrocessos incomensuraveis. voce enquanto usar a emocao nao sera capaz de perceber e nem um pouco algumas necessidades do Estado. acalme-se e se ja estas no local deixe que chegue a segunda feira a tarde para uma conversa mais moderada.

  • Amosse Macamo e mais, eu te garanto, que se te derem (a si caro Spirou) cinco minutos de poder eu te arranco. cinco apenas. dezoito meses nao eh brincadeira meu caro.

  • Amosse Macamo e mais amigo: no dia que voce(que me conhece bem) repetir este assunto de escova, lambe botas e companhia, vou te dizer umas coisas muito duras. deixe esse discurso para os outros e ate o podes alimentar, mas nao o coloques nunca mais. abraco e vamo-nos cruzar.

  • Ema Canda xi amosse...

  • Amosse Macamo o que foi mana Ema?

  • Ema Canda tu la te zangas? algumas amecas parecem aquelas daquele tempo "...vamo-nos cruzar..". a coisa promete.

  • Amosse Macamo nada mana, ainda nao estou zangado. ele sabe onde costumamos nos cruzar. ainda nao cheguei ao cruzamento do "xikwakwakwa e joelhadas". nao zango nao, so acho que ha algumas coisas que nao devem ser ditas por certas pessoas que nos conhecem e alguma que ate ja "safamos" no exercicio da nossa profissao.

  • Sic Spirou Bwakakakak, tou a tremer! mas nao era a ti que dizia ser escova, mas se a carapuça serviu, ohhh "fazer mais como" ?! akkak de-me 1 min d poder e eu faço magias! esses cargos e personagens que inventam de dia pra noite, essa estória de não haver taco mas criar-se cargos a faltar 18meses de desgovernação, eu acabo! o resto vê-se! aríiii, vão enganar os incautos!

  • Amosse Macamo se nao estavas a falar de mim retiro o que disse. se estavas o aviso esta la e bem dado. o resto se percebi eh tacho. hei de falar com o proprio a ver se indica para ajudante e acabamos com esta lamuria. em todo caso, o meu post ja cumpriu com o seu objectivo.

  • Gito Katawala Amosse Macamo, primeito Robert Gibbs ja nao eh o Press Secretary. Actual Press Secretary eh Jay Carney; Segundo, o equivalente a Press Secretary devia ser a Marlene Magaia (Adido de Imprensa);

    Porta-Vos equivale a speaker.

    E tem o Speaker of the House que equivale a Presidente da Camara Baixa (se assim quiserem entender).

    Uns podem nao entender isso e vir aqui dar-te palmadinhas nas costas. But, get your facts straight.

  • Pifa Gouveia Gove Por uma questao de coerencia e para que todos tenhamos que get our facts straight talvez o ilustre Gito Katawala tivesse que buscar exemplos que se equiparam ao nosso sistema legislativo...salvo melhor opiniao o equivalente a um speaker of the house no nosso sistema legislativo seria presidente da assembleia...e nao presidente da camara baixa posto que nao temos um sistema parlamentar bicameral....#am just saying#.

  • Pifa Gouveia Gove algumas pessoas movidas pela inveja e falta de auto estima fazem papeloes...forca amosse certo ou errado vestindo ou nao a camisete que vestes defendes os teus pontos de forma eloquente e classe...porque a vulgaridade reina deixa eu te falar...eheheh #just saying#

  • Gito Katawala Se assim quiserem entender Pifa. What part of that was hard to understand?

  • Amosse Macamo Pifa, obrigada mana mas não bata cabeca com Gito e Sergio, agora Spirou. Sao meus manos esses e no dia que me dirigirem mimos vou achar estranho. Gito, tirando o introito tudo o resto a fonte eh wikipedia, o que queria vincar e que essa figura existe e real e existe onde alguns acham que tudo e perfeito. Volto a si Gito.

Sem comentários: