domingo, 19 de maio de 2019

MAMILOS DO MUNICÍPIO JORRAVAM LEITE EM TODOS OS ORIFÍCIOS - PARTE 11

MAMILOS DO MUNICÍPIO JORRAVAM LEITE EM TODOS OS ORIFÍCIOS - PARTE 11
(Quem verdadeiramente construiu o alpendre da CETA?)
O Plano de Actividade e Orçamento (PAO) Municipal é uma ferramenta pública e pode ser acessível em qualquer autarquia de forma parcial ou completa, bastando fazer algum requerimento dirigido ao presidente da respectiva autarquia. A aprovação do PAO é obrigatória a presença da media e o acompanhamento, idem. Para o caso, o Pinnacle News está na posse do PAO 2016 e vai fazer uma leitura transversal e deduzir que:
O Presidente Rui Chong Saw colocou a sua assinatura no canto esquerdo da página aonde a vereação da Saúde havia projectado muitas actividades. O mesmo documento, foi outorgado pelo responsável financeiro e os dois, para além de assinarem, carimbaram-no.
Na actividade 23 (2.1.1.1.99), projectava-se e pode-se ler, CONSTRUÇÃO DE ALPENDRE PARA S.M.I. e a meta física foi de 1 e custaria 200.000,oo Mts (antes do custo de vida ser igual ao de hoje em dia), dinheiro que proviria do Fundo de Investimento Local (FIIL) e seria executado pela vereação da Saúde, Mulher e acção Social. na altura (ao se projectar), não se sabia aonde estaria. E isso é normal! - Vê-se na mesma coluna do mesmo documento. Aliás, por acaso, algum munícipe de Nacala conhece um segundo alpendre semelhante aquele do Hospital distrital de Nacala? - Por acaso é bonito e diga-se a bónus de verdade, é uma obra apreciável.
Portanto, está claro que no quinquénio passado, vimos uma fiel obra edificada pelo executivo de Rui Chong Saw. Provavelmente alguma coisa foi exagerada, ao se usarem alguns meios circulantes pessoais ou da família, para o efeito mas fique claro que FORAM NOSSOS IMPOSTOS.
Ora, na próxima actividade, na mesma página, aparece REABILITAÇÃO DO UM POSTO DE SAÚDE DE MATHAPWE. Essa era actividade 2.1.1.1.02 - Especificamente era para a reparação do tecto e construção do alpendre para acomodar doentes. Estimava-se que seriam necessários 300.000,oo Mts. Seriam fundos da mesma proveniência e a serem supervisionadas pela mesma vereação.
Quanto ao Pinnacle News, achamos que seria um alpendre maior do que o da CETA, olhando de forma comparativa, o bolo! Mas, na verdade, o Centro de saúde do Mathapwe merecia um alpendre do género e não existe, apesar de se ter dito, de boca cheia de que este plano foi executado em 100%. Diríamos, todos os planos de Rui Chong Saw, foram sim, executados em 100%.
Mas, se formos a ver a verdade, nem mesmo o referido tecto foi tocado. Mesmo quando caiu um ramo maior de mangueira naquela Unidade Sanitária, não foi o Conselho Municipal quem refez. - Concluamos de que há quem levou o alpendre para sua propriedade. E se não é uma pessoa (já que não foi denunciado) é uma cambada.
Resumindo: o dinheiro saiu, para duas actividades mas foi feita e com perfeição, única e a outra, ficou no segredo dos deuses.
NOTE; DEPOIS DE UMA PARAGEM DE DOIS MESES, VOLTAREMOS COM MUITO MAIS PUBLICAÇÕES DO GÉNERO (Mamilos...) - Próximas edições saiba quantas pessoas fizeram desaparecer dezenas de computadores do Município e usando que esquemas.

Sem comentários: