sábado, 4 de maio de 2019

Caso Samora Machel Jr.: o grande tabu do conclave da Frelimo

Caso Samora Machel Jr.: o grande tabu do conclave da Frelimo
Apesar de o porta-voz do partido Frelimo, Caifadine Manasse, ter dito há dias que o caso Samito Machel não seria nem ao de leve aflorado no conclave do Comité Central que hoje iniciou na Matola, a realidade, no terreno, tem estado a revelar-se exactamente contrária.
A ousadia de Samito não é propriamente um tema de agenda; mas ela marcou timidamente todos os discursos e foi largamente mencionada em murmúrios nos corredores. É aliás o grande tabu do evento.
Ou seja, a rebeldia de Samito, o processo contra ele e a sua defesa fracturante (onde confrontou abertamente Filipe Nyusi) não foram temas de agenda. Mas marcaram de mansinho a abertura do evento: expurgar a rebeldia e o pensamento diferente, eis a ladainha dominante.
Coincidência ou não, todas as intervenções da abertura desaguaram no mesmo denominador comum: a necessidade do respeito escrupuloso da disciplina partidária. Nas entrelinhas, o principal visado estava claro: Samito, o quasi-pária.
Outro consenso notável: declarações de lealdade a Filipe Nyusi. O candidato a candidato já é mesmo o candidato final. Ninguém esboçou o leve suspiro de oposição. Embrenhado na bancada dos “veteranos”, donde ele faz parte, Samito fez sua rebeldia uma ausência: cantarolou nas danças de saudação ao líder (seu carrasco!?).
Enfim, as organizações sociais da Frelimo, nomeadamente a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), a Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e a Associação Combatentes Luta de Libertação Nacional (ACLLN), até o próprio Presidente do Partido, Filipe Nyusi, estiveram sob o signo do unanimismo. Uma palavra de ordem: coesão interna e obediência aos ditames estatutários.
No seu discurso, Filipe Nyusi começou por dizer que os membros da Frelimo são “um só”, a recorrente ideia da unidade na diversidade. O partido não se parte, parece. Adiante, Nyusi anotou que os membros da Frelimo não deviam “permitir que os nossos inimigos de ontem e de hoje nos usem com se fôssemos fraldas descartáveis. Juntos podemos vencer todos os obstáculos”.
O discurso mais musculado da manhã viria da ala conservadora e mais radical, a associação dos veteranos (donde Samito é oriundo, repita-se), presidida por Fernando Faustino. Para ele, existem membros que não respeitam os órgãos do partido e fomentam a intriga e a divisão interna. Para bom entendedor, meia palavra basta!
Faustino, um “nyusista” inveterado, disse que ninguém estava acima do partido e que todos os membros deviam, independentemente da sua qualidade, respeitar a disciplina partidária. Faustino, uma espécie de chefe direto de Samito no partido, deixou claro que o candidato da Frelimo para o pleito de Outubro não era outro senão Filipe Nyusi.
Ontem, o braço juvenil da Frelimo, a OJM, já estendera a passarele a Filipe Nyusi. Hoje, o líder da “jota”, Mety Gondola recuperou o discurso de ontem, voltando a chamar de “indisciplinados” os camaradas que ignoram os órgãos do partido e vão discutir assuntos internos na praça pública. Nada de extraordinário!
E a Secretária Geral da OMM, Mariazinha Niquice, para além de, também em diapasão geral, apelar à coesão interna e ao respeito pela disciplina partidária, garantiu que é em Filipe Nyusi que as mulheres da Frelimo depositavam total e incondicional apoio na caminhada para o pleito de Outubro.
Esta manhã, nos corredores do conclave, “Carta” tentou um exercício: ouvir membros de proa do partido sobre o caso Samora Machel Jr.. Todos os abordados, declinaram prestar declarações, deixando no ar a ideia de que o tema era mesmo um grande tabu. Um tabu que percorreu hoje nas entrelinhas, qual fantasma omnipresente, a narrativa oficial da corrente dominante. Um tabu para expurgar, para uns. Ou o tabu da rebeldia necessária mas indizível? (IB e MM) Carta de Moçambique.
Comentários
  • Helder Hugo Este tipo de crises pode nao ter sido de conhecimento de muitos devido a evolução das redes sócias, mas não é nova na gloriosa FRELIMO....é uma tempestade vai passar. A bonança virá, que é a coesão, unidade e disciplina. Vislumbro uma posição estratégica para Samito no próximo Governo de Nyusi de 2019 de modo a promover a sua imagem para as outras eleições. 
    A FRELIMO mesmo enfraquecida contínua a ser uma máquina.
    8
    Escreve uma resposta...

  • Augusto Matlava Viva o samito, estamos juntos avança e não recua
    6
  • Francisco De Assis Cossa Frelimo não tolera lambe-botas... by Fernando Faustino...se calhar ele nao sabe o significado dessa palavra pk a maioria dos membros que querem ascender ao poder são...
    3
  • Gervasio Alberto Timbe até quando sera tabu.
  • Geraldo Manjate Comportamento tipico de "Sonâmbulas"
  • Anselmo Titos Cachuada Samito tem razão!
    Escreve uma resposta...

  • Arnaldo Mendes Samito marcou posição, contem com ele para 2024
  • Ivan Do Carmo Lameque Samito nunca iria ser assunto de debate neste evento da Frelimo, Samito é um produto (ou melhor, estar a ser) que interessante gente de fora da Frelimo. Na Frelimo sempre esteve claro que Filipe Nyusi é o candidato da Frelimo, e sem prenumbra para fazer disso uma dúvida (talvez uma 
    imprensa para vender audiência).
    Samito não é nenhuma sombra para Felipe Nyusi. Para lá do nome que carrega, o que se lhe conhece para fazer deste país ( a partir da Frelimo) diferente!? Creio que nada!
    Samito está ligado à empresa que explora
    rubis em Cabo-Delgado, agora a empresa é o mecenas do clube Baia de Pemba, para Moçambola! Ora, mas é preciso não ter memória curta. É a mesma empresa que foi obrigado por um tribunal de Londres a pagar indemnização por actos contra direitos humanos. 
    Pelo que se sabe, nunca vimos o senhor Samito a se pronunciar sobre este assunto.
    Sobre as dívidas ocultas, qual foi o posicionamento do senhor Samito!? Eu não conheço! 
    Eu prefiro um mal que já conheço.
    4
  • Elson Guila Nas redes sociais não existem indisciplinados. Os assuntos do Frelimo são também assuntos do povo. Todos nascemos do Frelimo. Nos que não temos acesso à essas discussões vamos discutir aonde? Claro que iremos discutir nas barracas, no chapa, nos corredores, na faculdade e nas redes sociais! Não há espaço para nós não-lambebotas porque somos chamados de rebeldes/indisciplinados principalmente quando não somos ouvidos. É por isso que este país está como está. Ignoram-nos e só se beneficia quem está alinhado na roubalheira. Queremos o bem de todos e não apenas do Gôndola e os amigos.
    6
  • Da Silva A maior tristeza nisto tudo é considerar o contrário de inimigo. Obrigar alguém a pensar igual sem concordar é uma fraude a psique.

    Todo mundo tem o direito de pensar contrário ou diferente e nisto não há crime.


    Só espero que não se avente a possibilidade de eleger mais uma corja apartidária para para partir o partido. Basta!
  • Eusebio Jose Essa coisa de disciplina partidária não existe,se existisse aqles tios q nos deixaram com bolso roto não faria parte daquela organização,tdo para o boi dormir só...
    2
  • Edson Almeida A procissão ainda vai no adro...
    1
  • Antonio Fernando Mimbirre Samito é adulto e esta ciente de quando e onde fazer as coisas, ha intrigas e desorganização na frelimo, disciplina partidaria?? Aquilo é um movimento militar e esta bastante longe de ser algo Democratico, Disciplina se for ao inverso da moral, em particular deve se admitir sim que o partido esta doente, e agir dessa maneira contornando oa problemas, so vai enfurecer mais os membros e agravar os conflitos internos, A Frelimo esta a autodestruir-se, se houvesse disciplina o presidente demitia-se so pelo comportamento do filho, ( em Portugal houve um ministro que demitiu-se por conta de uma indisciplina da filha na admissão a universidade) a Frelimo esta bastante longe de amadurecer como partido político democrático, isso tudo foi uma capa, é como bofetear a sua mulher a volta do serviço chegar com beijos e como se nada tivesse acontecido, isso apenas adia o problema..
    Escreve uma resposta...

  • Jaconias Massango Se enganam os que pensam que Samito vai sair da Frelimo e fundar outro partido, ou se candidatar fora do partido. A Frelimo sabe o que Samito está reivindicar, e a Frelimo vai responder, acomodando Samito. Cadê a mae, Graça Machel! Está acomodada. Usem vossas cabeças para pensar, fazer "dum"!
  • Pedro de Sousa Oh Marcelao, voce escreve. Descreve os assuntos e coloca-me como se estivesse vivendo-os. Parabens Marcelo...
    1
  • Maria Helena Areosa Pena Samito: cuidado! Os que .... ainda estão vivos.

Sem comentários: