quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mensagem do Presidente Isaás Samakuva na celebração do dia da morte do Dr. Jonas Savimbi



24 Fevereiro 2018

      

MENSAGEM DO PRESIDENTE ISAÍAS SAMAKUVA NA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MORTE DO DR. SAVIMBI

Caros compatriotas,

Hoje celebramos, mais uma vez, a passagem de mais um ano sobre os que já se passaram desde que o nosso saudoso Presidente Fundador tombou, em combate, no Moxico. Estão já passados 16 anos desde esse fatídico dia 22 de Fevereiro de 2002. Os seus detratores e inimigos que tudo fizeram para que além do seu desaparecimento físico também o seu nome desaparecesse das mentes dos Angolanos confrontam-se, hoje, com a crescente divulgação do seu nome e dos seus feitos no seio dos angolanos. Os seus discursos, as suas imagens, as suas ideias e o seu pensamento político permanecem actuais e, agora, são divulgados expontâneamente nas ruas, nos mercados, nas escolas, etc., por pessoas que nem sequer são da UNITA. Na realidade, a morte do Dr. Savimbi foi apenas física porque, de facto, ele permanece cada vez mais vivo na memória colectiva dos angolanos e não só.

Encontrando-nos em missão de serviço fora do País, nesta data de tão profundo significado para o nosso partido e para os angolanos, quisemos, através desta breve mensagem, partilhar e comungar convosco este acto de homenagem e de reflexão sobre a vida e obra do homem que criou a UNITA e que deixou aos angolanos o Projecto de Muangai que se tornou num instrumento de luta no processo de libertar os angolanos e a Pátria Angolana da pobreza, do sofrimento, do obscurantismo e do subdesenvolvimento.

Como a verdade é teimosa, o tempo tem-se encarregado de trazê-la à tona. E, ainda que alguns persistam em denegrir a sua imagem, o Dr. Savimbi tem-se tornado ídolo da maioria sofredora do nosso País. Temos encontrado várias personalidades que no passado o odiavam mas que agora o reconhecem como um grande nacionalista com aspirações de elevado sentido patriótico.

Neste dia que, como disse atrás, é de profundo significado para o nosso país, reflictamos todos juntos os ensinamentos do nosso guia e mestre. Não bastam discursos laudatórios quando na prática o nosso comportamento reflecte posições contrárias às da pessoa que homenageamos . Precisamos de pôr em prática os ensinamentos doutrinários que o Dr. Savimbi nos deixou, procurando transformar o sofrimento do nosso povo no combustível que motiva, sustenta e desenvolve a luta contra os que ainda hoje nos exploram e oprimem.

Continuemos a marchar com os olhos virados para o bem estar colectivo dos angolanos. Sob o signo da unidade, continuemos a trabalhar no sentido de mobilizar os angolanos para a necessidade de se livrarem do sofrimento. A UNITA é o instrumento que garante a verdadeira paz, a verdadeira reconciliação nacional e o verdadeiro desenvolvimento.

Que viva para sempre a memória do nosso Presidente Fundador, Dr. Jonas Malheiro Savimbi.
Viva a UNITA
Viva Angola

Paris, 24 de Fevereiro de 2018.

Isaías Samakuva
Presidente da UNITA

Sem comentários: