sábado, 24 de fevereiro de 2018

A morte das ciências humanas vai matar também as exatas





Compartilhar
47k
Comentar
0

É crucial reconhecer que as descobertas nascem da curiosidade

A ciência está matando as humanidades: eu não sou o primeiro a afirmar isto, nem serei o último. Os líderes norte-americanos estão apressando essa morte, seja por causa das suas prioridades, seja por causa das suas opções políticas. Enquanto muitos estudiosos provavelmente vão lamentar o fim das humanidades, outros já começaram a aceitar estoicamente a ideia de que não vale a pena tentar salvar as ciências humanas.
John Ellis escreve sobre este declínio:
“Os cursos que oferecem uma visão geral das realizações da cultura ocidental foram abolidos em quase todos os lugares; os cursos obrigatórios sobre a história e sobre as instituições desta nação também foram deixados de lado e até as faculdades de literatura deixaram de exigir Shakespeare como parte essencial da literatura inglesa. Mesmo quando cursos anteriormente obrigatórios ainda são oferecidos como opcionais, costuma-se apresentá-los a partir de uma perspectiva preconceituosa do nosso passado cultural, o que tende a desencorajar estudos mais aprofundados”.
Ellis identifica uma tendência real, embora não muito inteligível: ler Shakespeare pode até deixar de ser exigido, mas quem se formar em literatura inglesa sem ter lido Shakespeare deverá ter realizado uma tarefa hercúlea para se desviar de Hamlet, Otelo ou Macbeth.
No entanto, mesmo que as faculdades de ciências humanas, em seu estado atual, não desapareçam, Ellis não responde se as ciências humanas, tais como devem ser ensinadas, ainda valem a pena. Ele pode não ter uma resposta, mas eu gostaria de declarar um sonoro “sim”. Hoje nós podemos assistir às ciências matando as humanidades, mas amanhã vamos perceber que a morte das humanidades vai matar também as ciências.
Alguns anos atrás, em uma conferência sobre a chamada “educação STEM” (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês), especialistas dentre os mais importante dos EUA se reuniram para lamentar que estávamos todos “condenados”, porque “não havia alunos suficientes interessados em ciências”. Alguns dos palestrantes tinham credenciais impressionantes: um dos oradores era Dean Kamen, o inventor do Segway; outro era Bill Nye, o “Science Guy”.
Eu participei de grupos de discussões específicas naquele evento e tive a sensação de que os professores de ciências nos EUA estavam estranhamente desconectados da maneira como as pessoas vivem e pensam. A maioria das recomendações que eles traziam soava banal: “Precisamos mudar a imagem cultural que as pessoas têm do cientista nerd”, repetiam.
Mas, de forma mais ampla, o problema com esses eventos é o seu objetivo, que, basicamente, é o de ajudar a encontrar substitutos para os atuais trabalhadores dos ramos de exatas. Enquanto eles se lamentavam porque “os jovens norte-americanos não estão interessados nos trabalhos científicos que nós temos para eles”, eu não podia deixar de me lembrar de uma passagem do livro “Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, para a qual William Deresiewicz tinha chamado a minha atenção em certa ocasião:
“Ele estava empregado nisso desde a mocidade. Era obedecido, mas não inspirava nem amor, nem medo; nem mesmo respeito. Ele inspirava mal-estar. Isso, apenas mal-estar. Não era uma desconfiança definida; apenas mal-estar, nada mais. Você não tem ideia do quanto pode ser eficaz uma… uma… capacidade desse tipo. Ele não tinha nenhum grande talento para organizar, nem para tomar a iniciativa, nem sequer para comandar… Ele não tinha nenhum conhecimento, nem inteligência. Seu cargo tinha chegado até ele. Por quê? Ele não originava nada, ele apenas mantinha a rotina; só isso. Mas ele impressionava. Ele impressionava graças a essa pequena coisa, essa impossibilidade dizer o que controlava um homem daqueles. Ele nunca revelou esse segredo”.
Como Deresiewicz aponta, esta é a descrição perfeita da burocracia: ela está cheia de gente que mantém o status quo, mas não de gente que define qual é o status quo. Isso não quer dizer que as pessoas presentes na conferência fossem todas burocratas; algumas delas eram empreendedoras, realizadas; e tinham que ser, para terem chegado até a posição que ocupavam. Mas elas queriam, essencialmente, treinar a próxima geração para ocupar papéis precisos e para ter o preciso conhecimento que elas próprias tinham.
Não é assim que o mundo funciona. Os problemas de amanhã são sempre diferentes dos problemas de hoje. As soluções que funcionam hoje não vão responder a todas as questões que surgirão na próxima década. Adaptar-se ao amanhã só é possível a partir do próprio ato de se viver em sociedade. E isto é assim porque aquele adágio surrado que diz que “a necessidade é a mãe da invenção” é pura verdade: quanto mais as pessoas precisarem (ou pensarem que precisam), mais elas vão inventar.
Há uma abundância de sociedades que têm ou tiveram sistemas educacionais dedicados quase exclusivamente à formação de estudantes de ciências e de engenharia. A China faz isso hoje, assim como a União Soviética o fez em seu tempo. Mas, apesar de estar na moda declamar que a escassez de habilidades em matemática e ciências põe o nosso futuro em risco, este medo não se mostrou matematicamente verdadeiro no passado. O Japão é bem posicionado nos rankings de desempenho acadêmico, mas o seu desempenho econômico não tem refletido este sucesso.
Educadores e tecnocratas acreditam, erroneamente, que já sabemos ou já pensamos em tudo de que precisamos para o próximo boom econômico ou para a próxima revolução científica. Tudo seria apenas questão de dar à próxima geração as respostas que nós já temos. Acontece, porém, que é menos importante treinar as pessoas para chegarem à próxima fronteira do que educá-las para discernirem quais são as fronteiras que vale a pena cruzar. Teoricamente, é para isso que existe a educação nas artes liberais. Na prática, isso nem sempre é verdade: as faculdades de humanas tenderam de tal forma ao pensamento de grupo na geração passada que provavelmente não melhoraram as habilidades de pensamento crítico dos alunos nem a sua criatividade.
Mesmo que as artes liberais já não sirvam ao seu propósito tradicional, no entanto, isso não significa que esse objetivo não seja valioso. O valor principal de uma educação em artes liberais é que ela incentiva o debate e a discordância. Diferentemente da matemática, é raro que haja nas artes liberais uma resposta claramente correta. Algumas declarações sobre arte ou literatura são mais verdadeiras do que outras, mas nunca há uma perspectiva que possa servir indefinidamente. Isto ocorre porque o “melhor que já foi pensado e dito” foi mudando ao longo do tempo; mais ainda: o mundo foi mudando. O “Édipo Rei”, de Sófocles, ou o “Frankenstein”, de Mary Shelley, não podem nos dizer definitivamente o que devemos pensar sobre o cientificismo ou sobre o pós-humanismo, mas nos forçam a enfrentar os cantos mais escuros do iluminismo para os quais relutamos em voltar os olhos.
As ciências humanas, entretanto, podem fazer mais do que nos ajudar a entender o que não deveríamos estar fazendo: elas podem nos ajudar a contemplar o que deveríamos fazer. Podemos estar bem longe do mundo clássico que separava as artes liberais (artes liberales) das artes técnicas (artes serviles), mas as artes liberais ainda são indispensáveis porque fomentam a curiosidade intelectual e o desejo de aprender pelo prazer de aprender. As ciências também podem fazer isso: alguns cientistas atingem marcos importantes mesmo sem a capacidade de pensar criativamente. Mas os professores de ciências nem sempre entendem as implicações do campo em que querem educar: se eles acreditam que podem fornecer toda a educação de que as pessoas precisam para o futuro, eles já falharam. As ideias não são um instrumento para o futuro, mas são, em si mesmas, objetivos dignos de busca.
As iniciativas educacionais geralmente focam no currículo, mas promover a curiosidade intelectual não é algo facilmente descritível num currículo. Essa tarefa depende da cultura da escola e dos valores dos alunos e dos instrutores. De qualquer forma, nenhum educador deveria começar a elaborar uma política educacional sem reconhecer que a próxima revolução tecnológica não virá de pessoas que sempre têm a resposta certa, mas de pessoas cuja aprendizagem as dotou de curiosidade intelectual suficiente para se sentirem à vontade mesmo quando obtêm a resposta errada.

Ao encontro do Professor Julião João Cumbane
Por uns tantos dias o Professor Julião Cumbana decidiu dizer o que lhe ia na alma quanto a distinção e mérito entre ciências sociais e as ditas ciências naturais ou ciências exactas. Fê-lo em inúmeros posts que para já não adianta elencar. Mas ficam aqui as suas linhas de força.
Primeira, que as ciências sociais são meras promotoras de confusão e muita confusão.
Segunda, que elas não são tão expressivas no contexto produtivo, comparadas com as ciências exactas ou ciências naturais
Terceira, que pelo facto de Moçambique não apostar em ciências exactas, estar a razão da nossa pobreza.
Para começar, vou fazer de contas que o que ele afirmou é tudo verdadeiro. Porém, o primeiro erro do Professor é meramente de raciocínio. ERRO de raciocino que consiste em associar a pobreza de um país à falta do investimento em ciências naturais. O segundo grande erro de raciocínio é de ele sempre pensar no vácuo. Se calhar tenha razão, dado que a física faz de vácuos seus prediletos campos de testagem.
Não sei porque é que o Professor Cumbana preferiu se esquecer da sua paixão pela análise politica, apesar de ele não creditar no campo de estudo, algum mérito cientifico. Mas deixemos.
Hoje, o campo de estudos sobre a geração de conhecimentos nas ciências naturais está entulhado de expressões como "construtivismo", "contextualidade", "contingência", "indexicalidade", "oportunismo" e "fabricação", que colocam em questão tanto a visão popperiana da ciência como a busca do experimento crucial, como a descrição de Thomas S. Kuhn da ciência normal como a resolução de quebra-cabeças, interrompidos a cada tanto por revoluções paradigmáticas. O debate que o Professor Cumbane quer introduzir está de longe esgotado graças ao avanço da interdisciplinaridade, da intradisciplinaridade e da transdisciplinaridade, conceitos provavelmente bem conhecidos pelo Professor e que foram responsáveis por revoluções interessantes. Cheikh Anta Diop (N. dezembro 29, 1923 e M. Fev. 7, 1986, Dakar, Senegal) foi um historiador, antropólogo e físico senegalês que conseguiu provar cientificamente a anterioridade negra do actual Egipto. Fê-lo combinando as técnicas de datação de carbono e da decifração dos primeiros hieróglifos; portanto, exemplo paradigmático de como o paradigma dominante já nos primórdios do sec. XX entrava em crise.
A insistência do departamentalismo cientifico do Profesor Cumbane é hoje inútil e mesmo indizível. Só pode alimentar museus ou mesmo redes sociais, apenas para o deleite individual. Professor Carlos Serra, se calhar, o maior (para mim é) sociólogo moçambicano, é dos principais expoentes de estudos interdisciplinares. Convenhamos, porém, trabalhar com outros requer abertura do “impensar”e uma mente fecunda, disposta em apreender o mundo fascinante e interminável de saberes.
Mas como acontece em toda sociedade, existem sempre as chamadas minas retardadas, que sao aproveitadas para outros fins. E, nestes tempos de glorificação da prática empresarial e dos lucros do capitalismo, essas minas retardadas valem-se destes questionamentos para se desfazer de vez das ilusões da ciência académica, seja ela social ou natural, e buscar uma "ciência de resultados”.
Na realidade, as ciências não vivem nem de uma maneira nem de outra, mas das duas ao mesmo tempo. A actividade científica dá-se por uma negociação contínua entre pessoas de carne e osso sobre critérios de relevância, critérios de prova e de verdade, recursos financeiros e autoridade de decidir quem deve ou pode fazer o quê. O equívoco de muitas das tentativas de pensar a ciência a partir da política ou da economia, ou de conduzi-la por decisões externas; é não entender que a política exerce-se no interior na própria actividade científica, durante sua própria elaboração, de forma inseparável do processo de construção das tradições de trabalho, práticas empíricas e consolidação de resultados, e não por cima, por fora ou em substituição a estes processos.
Mas convenhamos. Negar a existência de uma barreira de demarcação entre as ciências naturais e sociais não significa dizer que elas sejam idênticas. Uma das coisas que diferenciam mais claramente as ciências exactas e naturais das sociais é a natureza cambiante do campo em que estas se desenvolvem, ou seja, dos interlocutores com os quais os pesquisadores e cientistas normalmente dialogam.
As ciências naturais contemporâneas lograram se desenvolver em campos de diálogo relativamente fechados, e por isto puderam criar suas próprias linguagens, com os supostos implícitos, vocabulários, hierarquias e regras de retórica e demonstração próprias de cada campo. Por muito tempo a sociedade se contentou em respeitar e admirar os cientistas, e esperar com paciência as benesses de suas descobertas. Uma novidade importante dos últimos anos, que abalou esta autoprotecção das ciências exactas e biológicas, foram as controvérsias sobre temas como os efeitos do fumo, os índices de contaminação de alimentos, a segurança dos diferentes tipos de energia, ou a responsabilidade jurídica dos médicos pelos erros técnicos que possam cometer. Em todos estes casos as fronteiras entre o "leigo" e o "especialista" tendem a se dissolver, e deixa de ser possível resolver as questões pelos procedimentos tradicionais de disputa e conciliação "técnica", intramuros.
PORQUE É QUE AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS OCUPAM UMA PARTE PREPONDERANTE DE TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO SUPERIOR EM QUALQUER PARTE DO MUNDO?
As ciências humanas e sociais ocupam uma parte preponderante de todos os sistemas de ensino superior em qualquer parte do mundo, pela simples razão de que o número de actividades profissionais que requerem o uso adequado da língua e conhecimentos gerais sobre a sociedade e o mundo contemporâneo são muito maiores do que as que requerem conhecimentos especializados e técnicos. Se os cientistas sociais não tratarem de atender a este público, ninguém o fará. Se o Professor Cumbane não entendeu essa parte eu posso explicar de novo.
MAS TAMBÉM O PROFESSOR CUMBANE TEM EM PARTE ALGUMA RAZÃO
A questão do uso da pesquisa social por governos e empresas tem sido bastante estudada, e o que se nota é que pesquisas são contratadas por muitas razões (legitimação de políticas, cooptação dos cientistas sociais, busca de fortalecimento de determinados sectores em lutas interburocráticas. etc), das quais o uso efectivo dos resultados obtidos nem sempre é a mais importante.
Não há dúvida que alguns cientistas sociais foram capazes de desenvolver competências de grande aceitação junto ao sector privado, como por exemplo na área de pesquisas de opinião pública e propaganda, enquanto outros se tornaram consultores disputados e bem pagos de grandes firmas nacionais e internacionais. Mas, aqui como no exterior, é difícil imaginar que este tipo de actividades venha a constituir o cerne do trabalho do cientista social, que é sobretudo de natureza académica, e por isto mesmo universitário.
Com esse texto, não venho em defesa de nenhuma ciência pois elas tendem a cada dia a partilharem mesmo gineceu de valores e preocupações. A minha defesa é pela HARMONIA das ciências e pelo trabalho interdisciplinar, transdisciplinar e pela cooperação mutua, pois os desafios da humanidade afectam a todos.
Insistir em departamentalismos bacocos é parar no tempo. Nem próprio Voltaire concordaria com esse principio se tivesse acordado da sua tumba.
Mas atenção: eu sou da opinião que o estado invista muito mais nos cursos profissionalizantes por serem esses com potencial de fomentar a inovação. Estou consciente que esses cursos são mais caros, mais exigentes em equipamento, porem reside ai a possibilidade de maximização da nossa capacidade de resiliênca.
LikeShow more reactions
42 Comments
Comments
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
Rodrigues Tembe Lendo e aprendendo.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Osvaldo Jocitala “Professor Carlos Serra, se calhar, o maior (para mim é) sociólogo moçambicano, é dos principais expoentes de estudos interdisciplinares. Convenhamos, porém, trabalhar com outros requer abertura do “impensar”e uma mente fecunda, disposta em apreender o mundo fascinante e interminável de saberes” (Cito).

_____Deixa-me só acrescentar uma palavra e em letras garrafais no fim desta frase: (…) trabalhar com outros requerer abertura do impensar e uma mente fecunda e DESCOMBOIONIZADA (...).

“Insistir em departamentalismos bacocos é parar no tempo. Nem próprio Voltaire concordaria com esse principio se tivesse acordado da sua tumba” (Cito).

_____Aqui também: (…) Departamentalismos bacocos e INÚTEIS (…)
Manage
LikeShow more reactions
2d
Lourenço Jossias Este mufana sabe....parabens...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Sol Macie Mano Vaz, aquele pseudo, precisa de psicólogo, é quadrado demais para que eu fale dele. Nunca vi um tipo inteligente, bruto e burro feito ele. Soberba em pessoa! Mais nao disse!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Arsenio Jose Farranguane "Insistir em departamentalismos bacocos é parar no tempo" Sepultou o homem.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Ramalho Edson Paris Me cheira uma primeira guerra nuclear de saber.mas ok, estou do seu lado caro Egidio Vaz empunhando um canhão vocal para continuar a ler algumas retaliações .Kkkkkkkkkkkkkkkk
Manage
LikeShow more reactions
2d
Alberto Vuvu Vunjanhe Com esse tipo de texto vale a pena gastar megas e tempo para entrar no facebook. Porque a intelegincia nao esta no dizer que isto é ou nao é, mas sim na argumentaçao.
Manage
LikeShow more reactions
2d
João Guilherme Eu simplesmente achei ridiculo o que o professor ensinou.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Soshangane Wa Ka Machele Vunaste maningue, mbuya !
Manage
LikeShow more reactions
2d
Nuno Pires "Conversa entre dois filósofos F1 e F2
F1 - Olhe colega, descobri um cientista estúpido!
F2 - Oh, impossível! Isso é um paradoxo irresolúvel. Se é estúpido não pode ser cientista e se é cientista não pode ser estúpido...

F1 - Pois, neste caso os dois pressupostos coexistem.
F2 - Como explica isso?
F1 - É que ele afirma a esfericidade da Terra.
F2 - E então? Não é isso do conhecimento geral há muitos séculos?
F1 - Sim, mas para ele não deveria ser.
F2 - Então porquê?
F1 - Ele acredita que o círculo é um trapézio disfarçado...

Nota: Qualquer semelhança com factos reais não é coincidência..."
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Albert Francis Francis O titulo do artigo deveria ser: DE ENCONTRO AO PROFESSOR JULIÃO JOÃO CUMBANE, pois como esta' e' como se estivesse a subscrever as suas afirmacoes sobre as Ciências Socais. Mas duma ou de outra forma, foi boa a forma como argumentou, MBUYA. Nao há ciência frívola. Sem pretender ser arrogante, as ciências sociais sao as que estudam o homem e as suas accoes. Nao e' a Física que vai prognosticar um conflito, QUE PODE ACABAR COM O DESENVOLVIMENTO QUE ELE ACHA SER FRUTO EXCLUSIVO DA FISICA, sao as ciencias fracas . Ele quando esta' na TV nao aborda FISICA, mas fala de assuntos sociais e por cima diz aos aos formados em ciências sociais presentes nos mesmos debates como se nao soubessem do que estao a falar, ou seja, ele age como se tivesse ''rei na barriga'' a ponto de nao permitir que os outros expressem cabalmente as suas opinioes. Portanto, ''andar nas nuvens'' e' o maior problema que o nosso concidadao sofre. EU acho que o JULIÃO JOÃO CUMBANE nao conhece a Teoria de Catástrofes (teoria de acidentes), que, de alguma maneira diz algo assim: quando agente inventou navio, foi muito bom (permite-nos viajar, descobrir o mundo), mas também inventamos o naufrágio; quando agente inventou o avião, inventou também junto com a sua queda. Portanto, a ciência nos abre novos mundos (o progresso), também nos abre possibilidades do recuo e até mesmo de exterminação em massa da humanidade ou a destruição do planeta, o que não tínhamos antes nessa escala; exemplo: o avanço das ciências naturais culminou com a invenção de bombas atómicas e com elas Hiroxima e Nagasaqui, cidades japonesas, foram transformadas em cinzas, levadas a um recuo ; portanto, somos os únicos seres que, por força do avanço do nosso conhecimento, podemos destruir o planeta inteiro. Portanto, se apostarmos unicamente nas ciências naturais podemos ter problemas, assim como se apostarmos apenas nas ciências sociais. E' preciso misturar tudo. NAO SERA POSSIVEL DESENVOLVER UMA SOCIEDADE SEM CONHECER A ANTROPOLOGIA LOCAL ou as consequências de uma acção. DESCULPE-ME SE OFENDI, mas era isso que eu queria dizer
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Osvaldo Jocitala Albert Francis,

Estás completamente equivocado. O título está bem colocado. Linguisticamente o Egídio Vaz quando diz “AO ENCONTRO DO…”, está a dizer que vai/quer cruzar com… Está a dizer que está a reagir relativamente ao que…


Tu entendes, será?

__________________
Mas isso é de fraca importância. Fixemo-nos no conteúdo da coisa. Gosto do Arsénio José Farranguane. Diz ele que E.Vaz “SEPULTOU O HOMEM” (as letras garrafais são minhas. O dono escreve em minúsculo). Agora o que não sei, é se a cerimónia decorreu num ambiente de “harmonia” (kkkk), tal como um outro moçambicano referia-se num post por si feito onde buscava descrever as incidências das cerimónias fúnebres do falecido Líder Carismático Morgan Tswivanguirai. Coisas da nossa terra…
Manage
LikeShow more reactions
2d
Albert Francis Francis AMIGO, OSVALDO JOCITALA. Em língua portuguesa ha duas formas que sao contraditórias: IR AO ENCONTRO DE JULIAO JOÃO CUMABNE, significa estar de acordo com ele, a favor dele. E IR DE ENCONTRO AO JULIÃO JOÃO CUMABNE significa estar contra ele, estar em desacordo. Isso e' lingua portuguesa. DIGA-ME A DIFERENÇA ENTRE ESTAS DUAS FRASES: a) ''A investigação publicada ontem veio DE encontro 'a tese publicada em 2000''; b) ''A investigação publicada ontem veio AO encontro 'a tese publicada em 2000''.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Ariel Sonto O professor...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Anselmo Fernando Moiane Uma resposta certa para o professor so espero que ele lea este texto
Manage
LikeShow more reactions
2d
Antonio Fani Fani Algo me preocupa sobre os posts de Egídio Vaz, nos últimos dias está a ter pouca audiência. Poucos leitores. Something rong!?
Manage
LikeShow more reactions
2d
Anselmo Fernando Moiane Desde que o professor comensou a publicar aquele tipo de texto confesso que comencei a duvidar do tipo de conhecimento que trasmite em sala de aulas para o seus estudantes
Manage
LikeShow more reactions
2d
Inacio F. Menete Requer muita predisposicao
Manage
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
Ilidio Bila Caro Egidio Vaz o seu texto espelha uma realidade muito importante no conceito de equilibrio de areas de conhecimento, anos atras era muito dificil falar se de um bom enquadramento para certas areas de conhecimento, meu exemplo concreto comecei a carreira de aluno nas escolas tecnicas (industriais) mas por que não tinha em vista um enquadramento economico no país, acabei optando por seguir as ciencias empresarias. aqui surge algo que definitivamente deveria se tomar em conta para a firmação em certa área em detrimento de outra: vocação, paixão e entrega. portanto é só assim que se atinge um equilibrio individual o que ira contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa sociedade como um todo. portanto todas as áreas são importantes desde que as pessoas façam as escolhas acertadas e não por fins meramente de beneficios económicos.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Evanex Saboroso Nenhum pais do mundo desenvolve com Filosofia, ou ciências sócias. Este pais nunca desenvolverá com letrados, pois o mesmo é dirigidos por está classe. Japão, Alemanha, Israel, e.t.c são os paises que menos se lé, apostam em ciências exactas e ocupam os lugares onde estão ...diferentemente de Portugal pais de letrados e mais atrazados da europa( vivem de Camões, Fernando pessoa) e sempre estaram na cauda e nós herdámos isso do colono. Estes cursos como direito por exemplo são necessários para reger uma sociedade mais não são importantes para o desenvolvimento de um pais. As ciências exactas são prioridades num pais sério quando se trata de educação, as ciências exactas naturais e sócias sabemos que se complementam... Mais neste pais dá se mais crédito as ciências sócias em 85% e os restantes as ciências exactas, logo pais retardado que só consome.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Silvino Ñhantumbo Então o problema de não ler estarão e o futuro, * estavam não existe cuidado Saboroso
Manage
LikeShow more reactions
2d
CJ Bila Este também é um raciocínio falso, porquê não fala de países como Singapura, Nova Zelândia, Áustria, Emiratos Árabes Unidos, Norway e até Lituânia, que não são comparáveis tecnológico e industrialmente ao Japão ou a Alemanha, mas que em termos de desempenho económico e qualidade de vida dos seus cidadãos é igual ou por vezes até superior às grandes potências? Mais uma vez as politicas é que fazem a diferença.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Evanex Saboroso As políticas minam um pais, os problemas num pais surgem por causa dos letrados, pois estes nao tem muita das vezes um pensamento próprio, sempre guiam se nos seus autores quanto a linha de pensamento, por isso divergem sempre uns com os outros. Nas ciências exactas o pensamento é lógico 1+1=2 não ha politiqueces baseadas nas fontes de um Kant ou Max...paises preguiçosos de uma nação que não quer prosperar apostam em ciência sócias. Por isso estamos a ser aldrabados no campo dos minerais, pois os que estão à frente pra discutir casos sérios dessa natureza são letrados e uma duzia de engenheiros.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Guilherme Da Silva Rodrigues O quê adianta o homem ganhar a técnica e perder a sociedade? O dia em que o homem deixar de perceber e estudar a sociedade, a técnica destrói o homem. Um discurso sobre a superioridade de alguma ciência é impossível porquê nunca existiu um conhecimento isolado nem na Grécia, o berço da ciência. A técnica está para o homem e o homem para técnica. Se olharmos para a qualidade do conhecimento, nem as ciências naturais possuem um conhecimento absoluto. Existem sempre limites. O discurso deve ser de reforçar a formação nas ciências naturais e exatas por uma questão de equilíbrio e não devido a alguma superioridade científica.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Evanex Saboroso Mas tu acha que não ha superioridade científica? Sejamos sérios e paremos de defender o que não ajuda um pais, mais ajuda uma nação a comportar se socializar se e.t.c ...Corea do Sul e Moçambique a 50anos atraz eram iguais, mas deram crédito as ciências exactas como prioritárias e hoje estão ocupando o lugar q estão assim como Japão. Visitei Japão em 2012 soube que em todo pais existiam 41 universidades mas somente 7 leccionam ciências sócias letras e as restantes ciências exactas, e só ver.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Guilherme Da Silva Rodrigues Não sei se prioridade = superioridade. Penso que não. Não nego que precisamos de investir nas ciências da natureza. Isto é um facto. O que defendo é um equilíbrio científico. O discurso não deve em minha opinião estar assente na superioridade. Eu acho que o extremo das duas situações seja perigoso. O impacto disso nem sempre é mensurável a curto prazo.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Yan De Narvik Milange "Minas retardadas" ficou a mensagem!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Aurelio Munguambe "....Preferiu se esquecer da sua paixão pela análise política...." kkkkkkkk contudo, reina paixão pela análise política no prof.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Zarito Mutana KKKKKKKMMMMMMKKKKKKK
Manage
LikeShow more reactions
2d
Anselmo Titos Cachuada Mbuya a mexer o "leao" com pau comprido!
Manage
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
Bertil Magalo 🤗👏 encontrou-te no climax da inspiração kkkkkk
Manage
LikeShow more reactions
2d
Filipe Nhalungo Cursos profissionalizantes apesar de serem caros, os resultados a longo prazo são de longe satisfatorios(produzem riquezas materiais e não só....)
Manage
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
1d
Dercio Saranga Ha meu ver este debate ultrapassou as redes sociais devemos propor um mais amplo e abrangente. Pois adoraria ver um frente a frente entre os academicos quem saia a ganhar seria a sociedade...já agora servo o meu espaço na primeira fila da planteia.
Manage
LikeShow more reactions
1d
Aderito Tamele Tiro certeiro Dr. Onde ele( o prof) estiver a mensagem chegou. A antítese que for a fazer lhe ajudará a se enterrar mais ainda!!
Manage
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
Edson João João Alberto Agora percebo porque as intervenções de Julião Cumbane nas TVs, ele parece uma pessoa que vive fora de Moçambique. Discursos que fogem a realidade é devido a sua insuficiência epistémica na área social.
Manage
LikeShow more reactions
23h
Paulino Davanhane Eu penso que o problema colocado è a definiçào de prioridades . Porque nào encerrar alguns cursos na universidade Eduardo Mondlane como por exemplo o ensino de lingua portuguesa e direcionar os recursos ali alocados para as engenharias?
Manage
LikeShow more reactions
20h
Santos Mafigo sera k Homer Wolf leu isto🤔
Manage
LikeShow more reactions
15h
Sérgio Raimundo - Militar Euclides Flavio...
Aguardo o teu posicionamento.
Manage
LikeShow more reactions
13h
Euclides Flavio Neste momento no transporte. O seu texto sobre Tânia bem como este quase me fugiam. Logo que chegar a casa irei me posicionar. Tanto o seu bem este considero textos da semana. Obrigado pelo tag meu irmão.
Manage
LikeShow more reactions
13h
LikeShow more reactions
13h
Edson João João Alberto Sempre olhei Julião Cumbane como um embuste ou no máximo é um daqueles estudiosos de área X que querem se meter em áreas que não lhe dizem respeito. Nesse caso, é perceptível que não manja nada de História, Geografia ou Sociologia.
Manage
LikeShow more reactions
1h

Sem comentários: