sábado, 24 de fevereiro de 2018

UM ACORDO CELEBRADO ENTRE O SEQUESTRADOR E SEQUESTRADO, REALIZADO SOB COACÇÃO PSICOLÓGICA.

  1. ANTÓNIO FRANGOULIS COMPARA O ACTUAL ACORDO DE PAZ ENTRE O PRESIDENTE NYUSI E O LÍDER DA REMANO A UM ACORDO CELEBRADO ENTRE O SEQUESTRADOR E SEQUESTRADO, REALIZADO SOB COACÇÃO PSICOLÓGICA.
    O jurista, criminalista e comentador residente da STV no programa “Noite Informativa”, disse na sexta-feira última (16/02/2018) que o acordo entre o presidente Nyusi e o líder da Renamo que pariu o novo pacote descentralização não é um acordo de boa-fé. Para Frangoulis se trata de um Pacto L...eonino e de um acordo entre um sequestrador e o sequestrado. É um acordo mediante a coacção psicológica porque uma das partes se encontra numa situação de vulnerabilidade em relação à outra. Para Frangoulis o líder da Remano, que está acantonado na serra da Gorongosa e cercado pelas Forças de Defesa e Segurança, não tinha/tem muitas alternativas na discussão deste acordo. Ou ele concordava com os termos propostos pela Frelimo ou continuava na parte incerta sofrendo ataques. Para o Dr. Frangoulis, se houvesse boa-fé, primeiro Dhlakama teria que sair do mato.
    "Um contrato/pacto leonino é aquele que é construído de forma a ferir a boa-fé objetiva, com o intuito de gerar enormes benefícios para um dos lados da relação, lesando os direitos da outra parte. Em uma relação jurídica, o desequilíbrio entre direitos e deveres estabelecido gera um problema grave".

    Péricles Maquiavel 20/02/2018
    See More
  2. LikeShow more reactions
    Comment
    Comments
    Lázaro Jamine A segurança do líder da oposição está em jogo...quantas vezes ja o tentaram ??? Seria assim mas ha muitos que querem a cabeça do Sr.Afonso no chão. Ja acompahamos essa novela de garantias que não resultaram em nada.por favor não matam água.. deixam o Presidente Nyuse fazer do jeito dele..o Guebuza tentou e não conseguiu...
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Venancio Amido Há muita subjectividade neste comentário!
    __________________
    O respeitado Dr. Frangoulis, apresenta análises defensivas a mercê do impacto deste pacote face ao MDM e outros partidos extraparlamentares. Minha preocupação como cidadão, é até que ponto a PAZ será garantida com esse acordo e que impactos socioeconômicos tem este pacto. Quais são as possibilidades de reduzir a pobreza neste novo modelo de governação. Que ganhos políticos, socioeconômicos são esperados.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Carlos Moçambique Macuacua Quero acreditar que o PR esteja imbuido de boa fê. O fio de analise do Dr frangouls tem logica ate. O proprio DHLKM afirmou que " nao pedia permitir que todo esforço fosse abaixo só por causa da modalidade" e teve de ceder a vontade da frellimo q tem o poder politico e ele entre os dedos dela(frlimo)detinha de pouca manobra p preservar seu estatuto e a sobrevivência do partido. Dhlkm nao tem libberdade. Daí, o acordo q nao tivesse implicacao imediata p ele e partido nao era de o desperiçar. Admite k sua popularidade, venha corrrigir os erros politicos e seja penado pelo tempo nas matas.

    Para mim, o problema é a renamo querer travar esta batalha (descentralização) sozinha excluindo o povo enquanto está sem plena liberdade
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Antonio Henriques de Melo Ora bem! Assim é que é ser direto e objetivo nas palavras, sem papas na língua! Bem haja Sr. Frangoulis
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Carlos Moçambique Macuacua Quem tem visão, sr antonio, ofende-me muito pk profetiza. Onde esta gil sistac? O k lhe levou àquela morte? Alguem sentiu ofensa das poucas pala4as ditas k mais tarde, sao ja o modelo. Nao importa se o modelo é impírico ou científico. Mas teve seu embriao apartir da cópula(politico-cientifica)
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Hilario Mahumane A demais, nas analises daquele forum foi esclarecido q o encontro e concensos tidos foi entre 2 amigos ou 2 lideres partidários, o que envez de trazer paz ao país pode sim provocar outros e graves conflitos.
    Os concensos tidos são mais de concentração de poderes e inclusive arrancar o poder minimo local onde o Governador não tem area de acção visto que o adminitrador responde directo a nação logo aos directores distritais e provincias ele não tem poder embora na sua provincia.
    Classificou se o PR e Ministro de Adm. Estatal como intrusos, estranhos e intrometidos em assuntos das provincias e distritais.
    O que entendo é poderá ter espaço o ditado popular "quem quer tudo, a tudo perde", pois deixarão de gerir a nação para gerir o distrito.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Joao Manuel Alvares Gonçalves Infelizmente o sr dlakama acabou de entregou o poder a frelimo por mais 50 anos as eleicoes vao ser fraudolentas como sempre forao a renamo nao vai aceitar os resultados e depois vai mandar os deputados tomar posse para legitimar os resultados eleitorais como sempre fez
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Matias Anakadula Bom, eh directo cada cidadao mostrar a sua opiniao em relacao a vida do pais, mas desta vez penso k os dois lideres manifestam vontade de trazer aos mocambicanos a PAZ efectiva por isso apoiemos essa vontade.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Edmundo Uqueio Esta mais que claro,pois essa defesa nos disperta atenção e vai terminar com boa sujeira.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4d
    Stefan Cumbi Cumbi Tudo pode se falar, muitos podem criticar mas a verdade e que o Dlakama esteve sozinho nas matas a lutar, escapou a morte por varias vezes, eu acho que seria essa altura que as pessoas podiam se juntar a ele, todo mundo quer papas feitas e quando sao mal feitas ainda querem reclamar. O Dlakama fez oque foi possivel pra ele.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3dEdited
    Faque Inacio LAMENTA -SE QUE TENHAMOS PENSADORES DESSE TIPO EM MOCAMBIQUE QUE EM NADA AJUDAM OS DIALOGANTES; AO INVES DE CONSTRUIR INCITAM A DESTRUICAO, PARA QUE INTERESSE NINGUEM SABE, PARA O INTERESSE DO POVO MUITO DUVIDO. VOTAR UM INDIVIDUO COMO CANDIDATO E VOTAR UMA LISTA QUE DIFERENCA FAZ ; ATE HOJE DEPUTADOS DA AR PROVEM DAS LISTAS ,MAS NINGUEM QUER QUESTIONAR.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    Fernando Sande a questão não essa de lutou sozinho, é fazer coisa certa ser inclusivo e não apertar cerco pra os outros não aparecer
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2d
    NÃO É FÁCIL CONFIAR E NEGOCIAR COM OS QUE JÁ TENTARAM TE HUMILHAR, CAPTURAR E ELIMINAR MAS TAMBÉM NÃO É FÁCIL NEGOCIAR COM UM “BANDIDO ARMADO”: Presidente Nyusi e Dhlakama superaram estas coisas em nome da PAZ
    Os dois líderes estão a dar lição de Perdão, Humildade e de compromisso com a Paz. Vejamos os porquês:
    Afonso Dhlakama, líder da Renamo, sofreu atentado contra a sua vida em Zipinga (Província de Manica), foi cercado e humilhado na Cidade da Beira pelas Forças de Defesa... e Segurança num acto puramente desnecessário, tendo fugido para às matas de Gorongosa. Lá sofreu várias incursões militares e bombardeamentos pra lhe capturar vivo ou morto mas também de lá comandou várias incursões/ataques militares.
    O presidente Nyusi teve e tem de negociar de novo com o mesmo homem (mesmo bandido) que a Frelimo o tem por chefe dos “bandidos armados”. O homem que está a inviabilizar a governação plena da Frelimo desde 1979 quando substituiu André Matsangaíssa na liderança da Renamo. Um homem que tem um exército particular acantonado nas matas de Gorongonsa que confronta o estado sempre que são chamados a agir pelo seu líder. Dhlakama e a Renamo sempre foram tidas pela Frelimo como inimigos a abater.
    Mas, o presidente Nyusi e Dhlakama têm sabido superar todas estas coisas movidos pela busca da Paz. Estão de parabéns pela humildade, coragem e determinação na busca pela Paz. É bom ver os dois líderes sorrindo e superando montanhas (preconceitos, arrogância, ódio, interesses partidários) para devolver a Paz aos Moçambicanos. Todos deviam seguir esse exemplo e desarmar as mentes em nome da Paz! Devemos sorrir, dar gargalhadas da paz ...chega de conflitos desnecessários entre irmãos.

    P.S: Tudo isso não lhes autoriza a retirar o direito do povo de eleger (votar) directamente o Presidente do Município. Descordo plenamente com eles em relação a este ponto.
    Péricles Maquiavel 21/02/2018
    See More
    LikeShow more reactions
    Comment
    Comments
    Fernando Veloso Nyussi também se resguardou na Gorongosa ? ...
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    Pericles Maquiavel kkkkk Claro que não. As FDS que obrigaram Dhlakama a fugir pra Gorongosa.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    Jose Majasse Dombe Parabéns senhores Presidentes.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    Telvina Munziane Yu hahaha Kkkkk kkkkk Kkkkk
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    Gote Rafa Dhlakama é carismático incomparável
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    LikeShow more reactions
    Reply3d
    Altino De Nascimento Estão de parabéns .
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2d
    Oraibo Muarabo
    PAZ
    DOIS FACTOS CURIOSOS EM VOLTA DO ACORDO DE PAZ ENTRE O PRESIDENTE NYUSI E O LÍDER DA RENAMO
    1. O Presidente Nyusi e o líder da Renamo estão e vão governar juntos conforme prometeu Dhlakama após as eleições gerais de 2014;
    2. O Presidente Nyusi será o único e exclusivo empregado do Povo a ser eleito directamente pelo Povo.
    Está consumado, com o fim da eleição directa do Presidente do Município, e também com a eleição indirecta do Governador Provincial (a partir de 2019) e do Administrador Distrital (a partir de 2024), o Presidente da República (Nyusi) passar a ser o único e exclusivo Empregado do Povo. Será o único magistrado/governante que será eleito directamente por via do voto directo do Povo.
    Após as eleições de 2014, Afonso Dhlakama, realizou vários comícios pelo país onde afirmava que a saída para a crise política pós- eleitoral era uma governação inclusiva. Dhlakama dizia: “vamos governar juntos” ou “iremos inviabilizar a governação de Nyusi”. Parece que ele conseguiu as duas coisas volvidos 3 anos. Ele conseguiu inviabilizar os primeiros dois anos do mandato de Nyusi e agora estão (e passarão) a governar juntos por meio da construção de consensos sobre a descentralização, segurança e defesa nacional. Viva a Paz!
    Péricles Maquiavel 20/02/2018
    LikeShow more reactions
    Comment
    Comments
    Carlos Moçambique Macuacua O presidente da renamo tem sido dircto na sua alocução(talvez seja o que dá-lhe popullaridade contínua). É claro e audível. Vezes pomos em causa seu poder e nao acreditamos. Como tambem, é paciente mais que todo o país. Ele promete com prazos e qd nao acerta, é logo rotulado e esquecemos o com quem e de que estirpe, trava batalha. Frelimo é quase areia nacional. Todos mocambicanos têm pelo menos um gene recesssivo deste partido. Logo, converter a cada um de nós qd necessario, via emprego, dinheiro, camisetes descartáveis é estratégia positivamente válida

1 comentário:

Ndafa Ndine disse...

▒É um caso de anelamento sem padrinhos
Casa de uma parte ser lesada, quem vai testemunhar o matrimonio?