segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Banco Central volta a reduzir taxa de juro de política monetária


Banco Central volta a reduzir taxa de juro de política monetária
Depois de em Dezembro último ter reduzido a taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) em 1.5 pontos percentuais para 19.5%, o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique voltou a reduzir a taxa MIMO em 1.5 pontos percentuais para 18%.
A contínua melhoria do indicador de inflação e das projecções para o médio prazo, indica a autoridade monetária, justifica o prosseguimento da redução das taxas de juro pelo CPMO.
O Comité de Política Monetária reduziu, igualmente, as taxas da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) e da Facilidade Permanente de Depósitos (FPD) em 1.5 pontos percentuais, para 19% e 12,5%, respectivamente.
“Em face da volatilidade que se observa no mercado cambial, o CPMO deliberou aumentar o coeficiente de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda estrangeira em 8 pontos percentuais para 22%, com efeitos a partir do período de constituição de reservas obrigatórias que inicia a 7 de Março de 2018, tendo mantido o coeficiente de Reservas Obrigatórias para os passivos em moeda nacional em 14%”, indica a nota de deliberação da reunião do Comité da Política Monetária, havida esta segunda-feira.

Sem comentários: