segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Mentores da candidatura de Venâncio Mondlane desolados

PLANO FALHADO: Eleição orquestada por militantes de Maputo cai por terra


 Mentores da candidatura de Venâncio Mondlane desolados

 Em outubro de 2017 a Delegação do Movimento Democrático de Moçambique na cidade de maputo elegeu Venâncio Mondlane como candidato desta formação política a edil deste ponto do país, num processo rápido, encabeçado pela actual Bancada do partido na assembleia municipal.

A jogada rápida deste grupo que culminou com a formalização antecipada de Venâncio a candidato do MDM a edil da cidade de maputo, tinha haver com o facto de estarem a circular informações da pretenção de alguns nomes que por sinal estavam a fazer “lobby” ao nível da direcção central do partido para que conseguissem indicação para o mesmo efeito.
Vencida a batalha, Venâncio Mondlane chegou a mostrar-se confiante num bom resultado nas eleições de 15 de outubro próximo.
Parecia um esquema certo e bem montado. Entretanto, o esforço dos militantes do MDM parce terem sido em vão, dado que a futurologia que parecia bem encaminhada foi barrada pelo "tsunami" chamado pacote de descentralização.
 Neste momento paira um silêncio na delegação política do partido do galo da cidade de maputo, localizada na avenida de Angola, em face do acordo, celebrado entre o presidente da República Filipe Nyusi e o líder da Renamo Afonso Dhlakama, que coloca fim a eleição directa dos presidentes das autarquias.
Aliais, o pacote que até já foi remetido ao parlamento, órgão que deverá decidir em relação a matéria, não deixa margem de dúvida que será o partido a decidir quem vai indicar a figura que vai ocupar o cargo de edil em caso de vitória, situação que os membros do MDM na cidade de maputo pretenderam evitar ao consagrarem o deputado Venâncio candidato, alegando para o efeito vontade das bases, o que bloqueava o surgimento de qualquer posição contrária proveniente da liderança partidária.

Confrontado com a informação que tira o tapete vermelho a muito estendido a candidatura directa de Venâncio Mondlane,  , Vice-Chefe da bancada do MDM na Assembleia Municipal da cidade de maputo, Augusto Mbazo, e um dos ferenhos defensores da candidatura de Mondlane, declinou pronunciar-se sobre como fica a figura do deputado perante a nova diretriz política que se avizinha."
Vamos falar no tempo oportuno".  Limitou-se a Dizer. O certo é que cai por terra a engenharia política exercida pelos militantes do MDM nesse ponto do país que agora terão que deixar o futuro na mão de deus...ou do partido.

Sem comentários: