quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção

Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção


© Espalha-Factos
Pouco mais de 24 horas depois do surgimento da polémica em torno de um alegado plágio de Diogo Piçarra, o cantor e compositor decidiu retirar a candidatura aoFestival da Canção 2018.
O artista anunciou a decisão através das redes sociais: “A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção.”
Numa longa mensagem, agradece “todo o apoio e carinho” que recebeu ao longo do último dia por parte de “colegas de profissão, amigos, família e fãs” e sublinha que mantém a sua posição em relação a esta música, bem como “consciência tranquila e cabeça erguida“.
Após a polémica gerada no último dia, Diogo Piçarra considera que “já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade“. Aponta que “tudo o que se criou” em torno da sua participação “já não é música” e sublinha não querer deixar manifestar “o orgulho que poderia ser representar o país num concurso como a Eurovisão“.
Em reação, a RTP afirma compreender e respeitar a decisão do compositor e intérprete, sublinhando que “independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si“.
Assim, e perante a desistência, “no lugar da primeira classificada, ‘Canção do Fim’, estará o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, “Mensageira”, que ficou em oitavo lugar na segunda semifinal”.
A Canção do Fim, defendida pelo vencedor de uma das edições portuguesas do programa Ídolos, foi a mais votada de ambas as semifinais, com pontuação máxima do júri e do televoto. Estava entre as principais favoritas à vitória no certame que designa o representante português na Eurovisão 2018.
Numa entrevista dada ao jornal Observador esta segunda-feira (26), o cantor admitiu “parecenças” entre a sua proposta e a música religiosa ‘Abre Os Meus Olhos‘, sublinhando que tendo em conta que esta é uma “melodia tão simples e tão elementar“, é natural que a canção seja “parecida com muita coisa“.
Votação começa do zero
Depois desta desistência, e com as votações já abertas, o tema ‘Mensageira’ assume também o número 760 100 802, que tinha sido sorteado para Diogo Piçarra e a votação volta “a iniciar-se do zero a partir de agora“.
A RTP “agradece a Aline Frazão e Susana Travassos o fair-play desta participação” e relembra que a final do certame decorre no próximo domingo, às 21h00, em direto do Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Veja também: Piçarra fala de 'coincidência irónica e cómica'

Sem comentários: