sábado, 24 de fevereiro de 2018

É preciso falar do significado das datas

É preciso falar do significado das datas

- defende Teodoro de Abreu, comunicólogo
Vezes sem conta, concentramo-nos no ecrã do televisor e ficamos incrédulos ao ver jovens incapazes de dizer algo sobre o real significado das datas comemorativas.
Teodoro de Abreu, comunicólogo, defende uma intervenção de investigadores, historiadores e comunicadores na divulgação das datas e seu significado histórico.
Infelizmente, poucos conhecem o real significado do dia 2 de Fevereiro.
Sabem apenas que há sempre carne de hipopótamo e sumo de canhu. Mas o sentido histórico desta data não é conhecido por muitos.
Os artistas fazem o seu papel do ponto de vista comercial, mas deviam ser o veículo de transmissão do conhecimento, fazendo um pouco mais, defende Teodoro de Abreu.
Segundo o nosso entrevistado, é chegado o momento de serem implementadas acções que envolvam investigadores, historiadores e comunidade artística para consciencializar a sociedade sobre a importância e significado das datas.
É tempo de os investigadores começarem a explicar às pessoas o elemento gerador desta celebração, que é cultural, mas também político.
Caso contrário, vamos perder o Gwaza Muthini.
Isso deve ser feito também em relação a outras datas.
Os jovens não sabem por que celebramos 8 de Março, 7 de Abril, 1 de Maio, 25 de Junho, 7 de Setembro, 25 de Setembro, 25 de Dezembro, entre outras datas.
Teodoro afirma ainda que em relação ao canhu, há uma certa preocupação nas pessoas que o consomem, porque está a parecer que se perdem duas coisas: “a primeira, que é a qualidade do próprio canhu, e a segunda, a simbologia do canhu que é oferecido e não deve ser vendido. Sabemos que tem estado à venda”.
 

Sem comentários: