quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Caçador furtivo envenena 104 abutres no distrito da Moamba

Pelo menos 104 abutres de espécies em perigo de extinção foram deliberadamente envenenados por um caçador furtivo, no último sábado (24), no distrito da Moamba, província de Maputo.
Trata-se de 87 aves de dorso branco e 17 com capuz. A chacina aconteceu na localidade de Mbashene e o indiciado, identificado pelo nome de Nelson Palate Machel, de 62 anos de idade, já está a contas com as autoridades policiais.
Segundo a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), os abutres são deliberadamente envenenados para que não alertem as autoridades da presença de carcaças resultantes da caça furtiva e para as referidas práticas obscurantistas.
Quando a equipa daquela entidade do Estado se fez ao local dos factos, ao menos 17 aves ainda estavam em vida, o que exigiu a presenca dos Serviços de Veterinária do Parque Nacional do Kruger para administrar o antídoto com vista ao salvamento.
O cidadão em causa é natural do distrito de Magude e foi detido no domingo (25) pela Polícia de Protecção dos Recursos Naturais e Meio Ambiente (PPRMNA), no povoado de Tombine-Sabié, em Moamba.
Submetido ao interrogatório, o suspeito confessou o crime que pesa sobre si foi conduzido ao Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) naquele ponto do país.
Na altura da sua detenção, Nelson Machel estava na posse de duas pontas de marfim e um frasco com o suposto veneno, mas nega seu envolvimento na morte dos 3 elefantes encontrados no local, de acordo com a ANAC, em comunicado enviado ao @Verdade.
“Algumas das aves estavam mutiladas, o que sugere a procura de partes de órgãos para práticas obscurantistas, porém as razões deste envenenamento, que não é o primeiro na zona, ainda estão a ser investigadas”.

Sem comentários: