quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A batalha sem fim

 
 
 
 
 
É assim que o ministro da Segurança Social descreve as políticas para integrar pessoas em situação de sem-abrigo: uma "batalha sem fim". Mas com início, espera-se. Pelo menos no que toca a uma estratégia real, com força nacional e peso político.
 
 
PUB
 
 
Há décadas que organizações solidárias estão no terreno a apoiar quem perde tudo, por vezes até a noção do seu próprio valor. Têm travado essa batalha sozinhas, até Marcelo Rebelo de Sousa adotar a causa como sua. Entretanto, já foi publicada uma estratégia e um plano de ação e, esta terça-feira, pela primeira vez, sentaram-se na mesma sala os Núcleos de Planeamento e Intervenção de Sem-Abrigo (NPISA), criados há quase uma década.
 
No encontro, encerrado pelo Presidente da República, o Governo assegurou que os centros de emprego terão "gestores de carreira" para os casos "mais complexos". É mais uma responsabilidade para uma estrutura a rebentar pelas costuras e uma gota no oceano, pode dizer-se. Mas é um passo em frente.
 
JN
 
E já sabemos que está frio, como manda o mês de fevereiro, e que chove, como infelizmente não tem chovido. Em Trás-os-Montes, não há chuva, mas há neve.
 
Noutro tópico, de duas a uma: Rúben Semedo continua em prisão preventiva em Espanha, por suspeita de tentativa de homicídio, posse ilegal de arma, sequestro e roubo com violência, mas livrou-se de outra queixa. As autoridades espanholas arquivaram as acusações de maus-tratos e ameaças, feitas por dois trabalhadores de uma discoteca ao futebolista luso.
 
Preciso só de mais um minuto da sua atenção, para uma boa causa: a Associação JN Solidário quer ajudar um pai de família a reconstruir a casa onde vive com a filha de 11 anos. Em janeiro, um curto-circuito causou um incêndio e destruiu o pouco que tinha. A família está a viver numa casa degradada e reduzida a uma só cama, sem mobília, roupas ou eletrodomésticos. Veja aqui como pode ajudar.
 
 
PUB
 
 
 
Partilhe estas notícias com os seus amigos
 
Facebook    Twitter    Email
 
 
Leia as Últimas Notícias Subscreva as nossas Newsletters
 
 
Jornal de Notícias 2016 © Todos os direitos reservados
Recebeu esta newsletter porque se encontra registado em www.jn.pt
Se a recebeu por engano, pode anular a subscrição aqui.

Sem comentários: