Parecer de um indignado com o lixo!
Não fosse a minha mãe me garantir, jamais iria aceitar que nasci em Moçambique. Poderia até pensar que a minha certidão de nascimento foi arranjada em esquemas fraudulentos. É que sou muito diferente de tantos moçambicanos. Eu não deixo barato uma injustiça. Como é que cerca de 28 milhões de moçambicanos acobardam-se? Deixam-se espezinhar por um grupelho de camaradas?
E não vale a pena alguém dizer que Nini fala o que quer porque está fora de Moçambique. Fui o único moçambicano a dizer que quem mandou matar Carlos Cardoso foi Nyimpine Chissano. Eu estava preso. O pai dele era Presidente da República. Não tive medo das consequências. Prefiro morrer a defender o que é justo. Do que vale um cobarde vivo?
Essas vossas vidas míseras vocês é que preferem!
Meus senhores, ninguém vos vai cortar os grilhões. Quem quer ser livre luta por isso. A minha carta de alforria tenho que ser eu a conquistar. O meu futuro está nas minhas mãos. Como é que um povo inteiro delega a sua vida nas mãos de um grupo de gatunos?
Roubaram os dois biliões de Dólares. O que o povo fez? Nada. Penduram-vos nos “My Loves” e consentem. Vocês sãos bois? Nunca vi nenhuma marcha, digna desse nome, para reivindicar seja o que for.
Se o país está escangalhado, a culpa não é dos políticos. É do povo que é matreco. Os políticos estão a fazer a sua parte. Encher os bolsos. Engordarem. Multiplicar amantes. Construiu palacetes. Multiplicar viaturas de luxo. E o povo? Só murmura, nem Tseke tem. Que raio de povo é esse?Quer dizer, esperam ser dado de comer na boca? Enfiarem-vos um xibuvo de xima pela goela abaixo para ficarem contentes?
Tudo está nas mãos do povo. O povo é capaz de operar qualquer mudança que quiser. Não existem milagreiros. Deixem o Dhlakama. Ele sabe quais sãos os seus interesses. Se luta pelo povo, porquê não incluiu esse mesmo povo no diálogo político? Ou seja, qual de vós se revê nos acordos até aqui alcançados? Meu povo: temos que ir a luta. O nosso destino está em nossas mãos. O meu futuro é o meu querer.
Morreram há pouco 17 pessoas na lixeira de Hulene. O povo só se limitou a repassar os WhatsApp com as imagens das vítimas. O povo deixou o carrasco de David Simango falar a seu bel-prazer. Deixou que até dissesse, publicamente, que precisa de 50 milhões de dólares para o seu bolso. O povo até aqui está em silêncio. Só murmura.
Esses filhos da ......até foram ao cúmulo de criar um “Centro de Acolhimento de Pessoas Vítimas de Lixo”. E ninguém de vós notou que isto é um insulto. Na escala planetária somos tão pobres que até temos centros para pessoas vítimas de lixo. De que lixo estamos a falar? O que faziam aquelas pessoas lá? O que se fez antes para que não tivéssemos centros de acolhimento para as vítimas de lixo? Um Governo normal é capaz de parir esta denominação? Somos o próprio lixo. E nós é que permitimos que assim nos tratem.
Deus deve ser moçambicano. Ou seja, o Messias prometido virá a Moçambique. É por isso que o povo moçambicano não reage. Está a espera do salvador. Segredaram-lhe que virá a qualquer momento.
Não é possível que tu tenhas uma PGR que comanda esquadrões da morte e fiques em silêncio. Não é possível num país normal um punhado de indivíduos golpearem milhares de dólares ao Estado e a PGR não reagir.
O povo tem cumplicidade em tudo porque não reage.
O povo tem cumplicidade em tudo porque não reage.
A dias puseram a venda uma parte da HCB.Quem dentre nós, vítimas de lixo, consegue comprar uma ínfima parte das acções da HCB? E o que nós estamos a fazer para que não escangalhem a nossa riqueza?
Somos vítimas de lixo porque queremos!
Nini Satar
Sem comentários:
Enviar um comentário