sábado, 24 de fevereiro de 2018

Restrições agudas de água em Maputo

BARRAGEM DOS PEQUENOS LIBOMBOS A 19 POR CENTO: 

Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz
-Activado alerta laranja. Mais de um milhão de pessoas afectadas
Famílias recebem água dia sim, dia não, a partir de quinta-feira. A crise já chegou e tudo indica que não há solução à vista, pelo menos, até à próxima época chuvosa. Autoridades estão alarmadas e já activaram alerta laranja. Um milhão e trezentas pessoas estão afectadas nas cidades de Maputo e Matola.
Face à crise, o Governo apela à poupança e ao uso racional de água, ao mesmo tempo que enco­raja monitoramento con­tínuo e conjunto do cumprimen­to do acordo da bacia do Umbe­luzi com a vizinha Suazilândia.
A realidade já é dura nas ci­dades de Maputo e Matola e vila de Boane, onde se mantém a restrição total de abastecimento de água até à melhoria do nível do armazenamento da barra­gem dos Pequenos Libombos, sobretudo para irrigação e pro­dução de energia hidroeléctrica.
O fornecimento ao consumo doméstico, via torneiras, é feito dia sim, dia não, desde a passa­da quinta-feira, quando o Execu­tivo se desdobra em acções que visam a mobilização de recursos junto aos parceiros de coopera­ção para se dar resposta ao pro­grama de emergência.
ALERTA LARANJA
O Centro Nacional Operativo de Emergência já activou alerta laranja para a bacia do Umbelu­zi, que fornece água às cidades de Maputo e Matola e vila de Boane.
A decisão foi tomada após constatação, em sessão extra­ordinária, no dia 13 de Fevereiro corrente após avaliação da situ­ação crítica que se vive na ges­tão da barragem dos Pequenos Libombos.
Refira-se que, de 2014 a 2017, a bacia do Umbeluzi foi afectada pela situação de chuvas abaixo do normal tanto no terri­tório moçambicano, assim como no da Suazilândia, o que de certa forma tem vindo a condicionar a operação normal da barragem.
Segundo o Instituto Nacio­nal de Meteorologia (INAM), as previsões sazonais para Janeiro, Fevereiro e Março do corrente ano indicam chuvas normais com tendência para abaixo do normal.
O nível de armazenamento actual na albufeira da barragem dos Pequenos Libombos conti­nua muito baixo (19 por cento) e, mais grave, com tendência a reduzir.
 


  • vtem news box
  • vtem news box
  • vtem news box
  • vtem news box

Editorial

Gota-a-gota vamos ficando “secos”
domingo, 18 fevereiro 2018, 00:00
A sabedoria secular ensina que bastas vezes só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. Maputo, capital do país, está a braços com restrições no... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

S

Sem comentários: