BARRAGEM DOS PEQUENOS LIBOMBOS A 19 POR CENTO:
Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz
-Activado alerta laranja. Mais de um milhão de pessoas afectadas
Famílias recebem água dia sim, dia não, a partir de quinta-feira. A crise já chegou e tudo indica que não há solução à vista, pelo menos, até à próxima época chuvosa. Autoridades estão alarmadas e já activaram alerta laranja. Um milhão e trezentas pessoas estão afectadas nas cidades de Maputo e Matola.
Face à crise, o Governo apela à poupança e ao uso racional de água, ao mesmo tempo que encoraja monitoramento contínuo e conjunto do cumprimento do acordo da bacia do Umbeluzi com a vizinha Suazilândia.
A realidade já é dura nas cidades de Maputo e Matola e vila de Boane, onde se mantém a restrição total de abastecimento de água até à melhoria do nível do armazenamento da barragem dos Pequenos Libombos, sobretudo para irrigação e produção de energia hidroeléctrica.
O fornecimento ao consumo doméstico, via torneiras, é feito dia sim, dia não, desde a passada quinta-feira, quando o Executivo se desdobra em acções que visam a mobilização de recursos junto aos parceiros de cooperação para se dar resposta ao programa de emergência.
ALERTA LARANJA
O Centro Nacional Operativo de Emergência já activou alerta laranja para a bacia do Umbeluzi, que fornece água às cidades de Maputo e Matola e vila de Boane.
A decisão foi tomada após constatação, em sessão extraordinária, no dia 13 de Fevereiro corrente após avaliação da situação crítica que se vive na gestão da barragem dos Pequenos Libombos.
Refira-se que, de 2014 a 2017, a bacia do Umbeluzi foi afectada pela situação de chuvas abaixo do normal tanto no território moçambicano, assim como no da Suazilândia, o que de certa forma tem vindo a condicionar a operação normal da barragem.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), as previsões sazonais para Janeiro, Fevereiro e Março do corrente ano indicam chuvas normais com tendência para abaixo do normal.
O nível de armazenamento actual na albufeira da barragem dos Pequenos Libombos continua muito baixo (19 por cento) e, mais grave, com tendência a reduzir.
BARRAGEM DOS PEQUENOS LIBOMBOS A 19 POR CENTO: Restrições agudas de água em Maputo
Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz
-Activado alerta laranja. Mais de um milhão de pessoas afectadas
Famílias recebem água dia sim, dia não, a partir de quinta-feira. A crise já chegou e tudo indica que não há solução à vista, pelo menos, até à próxima época chuvosa. Autoridades estão alarmadas e já activaram alerta laranja. Um milhão e trezentas pessoas estão afectadas nas cidades de Maputo e Matola.
MEIO AMBIENTE: INAE suspende recicladora por excesso de imundície
Redacção
A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) mandou suspender as actividades que eram desenvolvidas pela empresa Huayang Mozambique Waste Plastic Recicling, Limited, localizada no posto administrativo da Machava, município da Matola, por excesso de lixo acumulado naquele recinto.
CALAMIDADES NATURAIS: Chuvas matam 34 pessoas
Texto de Horácio João
Pelo menos 34 pessoas morreram em todo o país na presente época chuvosa e ciclónica, na sequência de descargas atmosféricas, ventos fortes, arrastamento, electrocução e afogamento. António Beleza, técnico do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) referiu que do número de óbitos declarados pelo Serviço Nacional de Saúde, 12 foram registados em Nampula, seis nas províncias de Sofala, Cabo Delgado e Tete, dois no Niassa e um na Zambézia.
TURISMO: East3Route impõe reformas às agências de viagens
Texto de Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticicas.co.mz
A iniciativa “East3Route”, para a promoção de rotas e negócios turísticos entre Moçambique, África do Sul, Suazilândia e, mais recentemente, as Ilhas Seychelles, começa a obrigar a que as agências de viagens nacionais se posicionem no mercado não apenas como negociantes de passagens aéreas e de reservas de hotéis, mas como verdadeiros operadores turísticos.
MINERAÇÃO: Como o ouro escapa das mãos do Estado (conclusão)
Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz
-Autoridades admitem que não controlam devidamente a fronteira de Machipanda
Abdul Karim Ahmad usa passaporte n.º 099191504, do Reino Unido, e destaca-se, segundo as nossas fontes, como peça-chave na agitação que se vive no distrito de Manica. Homem poderoso da Omnia Mining, é descrito como elemento vital na entrada descontrolada de estrangeiros ao país, buscando ouro que circula na rota de contrabando internacional.
COMUNICAÇÃO: Arroz pode salvar telemóvel molhado
Redacção
O telemóvel caiu na água? Não há mais razões para pânico. Desligue-o, remova o cartão SIM e enfie o telefone num saco com arroz cru, claro. Deixe-o pelo tempo necessário para secar. Na edição de hoje, oferecemos várias dicas sobre como cuidar do seu telefone celular.
ROSA MACIEL: Nasci para fazer comunicação
Texto de Frederico Jamisse
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz
É uma voz que nos invade os tímpanos e nos conforta com a sensualidade com que transmite a informação. Trabalha na Rádio Moçambique (RM). Chama-se Rosa Maciel, mulher moçambicana, trabalhadora e mãe de três adolescentes. Nasceu um ano antes da independência nacional, em Morrumbene, na província de Inhambane, no dia 5 de Fevereiro de 1974.
VENTOS DE MUDANÇA: Cyril Ramaphosa novo “boss” da RSA
A África do Sul tem um novo presidente. Chama-se Cyril Ramaphosa. Sucede a Jacob Zuma, tornando-se assim o quarto presidente da maior potência africana pós-apartheid. Tem a dura missão de resgatar a mística do ANC beliscada em parte pelos escândalos que marcaram os dois mandatos de Jacob Zuma. Ramaphosa tem pela frente um ano de trabalho árduo antes das eleições marcadas para 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário